Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

12829313334454

Comentários

  • Mariza/Luiz/Wesley, obrigado pelas respostas!

    Como estou levando a Xerox autenticada e legalizada do RG, e nela consta o número do CPF será que já é suficiente?
  • Sim.
  • Meus amados,

    Gostaria de informar então que hoje tirei o meu cartão de cidadão e segunda está pronto e na terça feira embarco para estar junto do meu amor..... Tempo recorde para tondela, pessoal maravilhoso e muito profissionais. A todos do grupo eu agradeço pelo apoio e pela paciência. @marcia @theresa e @rennan. Obrigado demais..... Bjus
  • Que bom, Fernando!!
    Fico feliz por saber que deu tudo certo!! Felicidades!! =D
  • @Julia, VocÊ foi incrível também comigo, mas manteremos contacto pois este forum é Tudo de bom!!!!
  • Pessoal, vi no incício da discussão que a equipe de Tondela não é tão flexível.

    Vocês sabem se eu consigo enviar o pedido de atribuição da minha avó + a transcrição do casamento dela com o meu avô (brasileiro) em uma mesma postagem? Irei organizar os documentos e pagar o vale postal separadamente.
  • Pessoal, despachei os documentos ontem. Atribuição da minha mãe e transcrição do casamento dela. @Luiz Fernando, eu mandei todos num mesmo EMS, porém dentro em envelopes separados com Vales separados.

    Fiz o Vale Postal na agência do shopping Morumbi. A menina nunca tinha feito mas aparentemente deu tudo certo!

    Obrigado a todos pela ajuda!
  • Pessoal, dúvida simples sobre o formulário que precisamos preencher. Devo marcar alguma dessas opções?

    □ certificado do registo criminal português; ou ***
    □ pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido oficiosamente pela Conservatória dos Registos Centrais;

    Nunca fui a Portugal e só estou mandando o atestado de antecedentes criminais brasileiro.
  • editado July 2016
    @Luiz Fernando,

    Tondela só aceita 2 processos de cada vez.
    Aliás, a prudência tb pede que não se envie mais do que isso, de cada vez. Já pensou se tudo é extraviado?

    Pode enviar a atribuição de sua avó + transcrição de casamento dos avós de uma só vez.
    Mas, lembre-se que os vales postais têm que ser separados, mas, em nome de sua avó.

    ôpa! Não tinha visto a resposta do @Robert Orban....
  • @Carolina Truzzi,

    esta discussão é sobre atribuição.

    Mas, vou te responder.
    Não marque nenhuma dessa opções.
    Deve marcar a:
    □ certificado do registo criminal emitido em ___Brasil_____, país da sua nacionalidade;
  • Galera, poderiam me ajudar, por gentileza?

    Estou fazendo a atribuição do meu pai, filho de pai português. Eu ia fazer por PD, mas agora acho q vou fazer por Tondela mesmo, na documentação eles não pediram a certidão de casamento dos meus avós, nem mencionaram transcrição, nem nada do tipo, em PD eles tinham pedido a certidão de casamento apenas, sem ser necessário fazer a transcrição. Então, a minha dúvida é para as pessoas q já mandaram seus processos, é necessário ou não a certidão de casamento do português, mesmo ele sendo declarante na certidão de nascimento?
    Obrigada!
  • Prezados, bom dia!
    Tentei acompanhar o tópico mas acabei ficando um pouco confusa rs. Desculpem. Poderiam me auxiliar?
    Acabei de efetuar o processo de nacionalidade para meu avó via consulado no Brasil. Deu tudo certo - apesar de ter demorado uma eternidade - ele assinou e estamos aguardando a chegada do cartão cidadão.

    Agora iniciarei o processo para minha mãe, divorciada.
    Eu tenho que dar entrada via consulado do Brasil ou posso dar entrada via CRC de Tondela?
    Se por Tondela, quais são os documentos, procedimentos que ela deve efetuar?

    Fico no aguardo e desde já agradeço a ajuda.

    Abs.
  • @Karen,
    Seu avô português se casou com uma brasileira aqui no Brasil?
    Seu avô português nasceu depois de 1911?

    Se a resposta foi 'sim' para ambas as perguntas então você não precisa fazer a transcrição do casamento!!
    Se alguma foi 'não' então precisará transcrever sim.
  • @lila,
    Pode fazer por Tondela sim!! Eles não exigem que se faça a transcrição do divórcio (a não ser que vocês precisem informar um casamento após o divórcio).
    Você precisará fazer somente a transcrição do casamento dela. Para isso, siga as orientações do link:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

  • @Julia
    A primeira pergunta sim, a segunda não, ele nasceu em 1895.
    No e-mail que eles me mandaram não está pedindo nem mesmo a certidão de casamento dos meus avós, por isso, achei melhor perguntar para quem já passou pelo processo.
    Obrigada!
  • @Karen,
    Sim...
    É que o português que nasceu antes de 1911 não tinha um registro de nascimento e sim o certificado de baptismo, ou seja, vinha só com o nome da criança sem o/os sobrenomes. O sobrenome só era adotado quando se casava, daí a necessidade de fazer a transcrição.
  • @julia obrigada pela resposta.
    Porém, após a nacionalidade da minha mãe ser feita, preciso efetuar a minha e, segundo o consulado brasileiro, eu não consigo dar entrada na minha pois o estado civil da minha mãe estaria desatualizado. Procede?

    Outra pergunta, eles efetuam somente o cartão cidadão ou também o passaporte?

    Obrigada por toda ajuda novamente.
  • editado July 2016
    @lila,
    É obrigação do cidadão manter o estado civil atualizado, mas você pode fazer a sua atribuição com os documentos dela de casada ainda. Eu também vou fazer assim com a minha mãe. O consulado costuma ter mais regras e longos prazos do que as conservatórias. Aqui costumam orientar para evitar ao máximo usar os serviços do consulado, sem conseguir fugir muito das legalizações dos documentos, claro.

    Só pra complementar, o processo de divórcio deve ser feito por advogado em Portugal, e custa e demora bastante!

    O documento que a conservatória emite é a certidão de nascimento portuguesa. Você deverá providenciar o CC e Passaporte em seguida. Aí pode ser pelo consulado, acredito que não demore muito já que você já será portuguesa! =D
  • @julia
    Não tinha notado isso, realmente não consta o sobrenome.
    Obrigada por me responder, tenha um bom dia!
  • Por nada, @karen! Bom dia!!
  • @julia pelo o que li no site do consulado, para solicitar o CC e o passaporte o estado civil tem que estar atualizado, e o único que não se faz pelo consulado é o do divórcio :(
    O consulado no Brasil faz todas as transcrições, no caso dela, até o casamento por um valor só e de uma vez e com um prazo só (6 meses em média). Pelo o que vi, acaba saindo mais caro e demorado torná-la cidadã pelo CRC pra depois fazer transcrição de casamento pelo consulado e depois o divórcio por advogado em Portugal.

    Talvez quando chegar na minha vez - que sou casada e os documentos estão mais fáceis, por assim dizer - seja mais fácil e válido.

  • @lila,
    qual o valor para atribuição pelo consulado? Pela CRC custa 175 euros + envio (~100/120 reais) + certidões e formulários, sendo esses últimos necessários também para o consulado.
    Quanto ao prazo, pelo que você deve ter notado nas últimas postagens aqui nessa discussão, é bem mais rápido pela CRC. Com o envio, processamento e envio de volta pra vocês dá menos de 1 mês caso os documentos estejam ok e não haja nenhuma exigência por parte deles.

    Sobre o CC pelo consulado, a sua mãe também tem interesse nesse documento ou todo o processo está sendo feito para que você tenha a cidadania reconhecida? Pergunto isso pois se não for de interesse dela vocês já podem fazer a sua atribuição somente com a certidão de nascimento dela recebida pelo CRC (ou consulado caso prefiram fazer por lá).
  • @julia e @karen a informação que tem aqui no fórum é que português que só em certidão de batismo precisa encaminhar a certidão casamento legalizada para Tondela e não fazer transcrição de casamento. Não seria isso? A transcrição seria obrigatória em caso da mulher tb ser portuguesa.

  • @Tatianna e @Karen
    Verdade, obrigada @Tatianna!
    Fui pesquisar e achei esse comentário da Marcia falando sobre a possibilidade de dispensa da transcrição de casamento: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49745/#Comment_49745

    E sim, a transcrição seria obrigatória caso a mulher também fosse portuguesa ou se o registro do filho não tivesse sido feito pelo pai português.
  • @julia o processo via consulado para o caso da minha mãe custa R$ 2.235,00 está incluso nascimento e transcrição de casamento, CC e passaporte e leva em torno de 6 meses.

    Depois disso, tenho que dar entrada no processo de transcrição de divórcio - já averbado pelo Brasil - e isso é feito somente com advogados em Portugal e tá saindo em torno de R$ 3.000,00 mais 300 euros de custas. Susto né? hehehe
  • Olá Gente!
    Gostaria de uma ajuda se possível.
    Minha situação para tirar a cidadania é a seguinte.
    - Sou neto de portuguesa, minha mãe é filha.
    - quero tirar por atribuição através dela.
    - Temos somente a certidão de casamento. Então para confirmar sua naturalidade, aconselhado por este mesmo fórum, mandei um email a ''rcentrais.diversos@irn.mj.pt'', com todos os datos de minha vó, e localidade de nascimento. E a resposta deles foi a seguinte. Gostaria de um conselho de como proceder agora.


    '' Exmº. Ssenhor,
    Mais se informa que, relativamente aos assentos de nascimento, regra geral, estes encontram-se arquivados na conservatória do registo civil da localidade (concelho) de onde a pessoa é natural, do qual deverá possuir melhores elementos de identificação da pessoa em questão, nomeadamente, o nome completo, a data de nascimento/casamento, a filiação e a localidade (freguesia e concelho) onde nasceu/casou.
    Informo ainda que, no site www.irn.mj.pt , seleccionando a palavra “contactos” e de seguida “contactos de serviços de registo civil”, poderá obter as moradas e contactos de todas as conservatórias do país, incluindo de correio electrónico.
    Alerta-se ainda para o facto, de que, a certidão pretendida respeita a um registo de nascimento com mais de cem anos, o mesmo poderá eventualmente já não se encontrar arquivado na conservatória da localidade, pelo que, nesse caso, V. Exa. deverá consultar o respectivo Arquivo Distrital.
    Informa-se também que no site www.aatt.org/site/index.php?P=3 encontrará os endereços dos Arquivos Distritais. ''


    Agradeço desde já.
  • @Fred,
    A indicação do local de nascimento do português vem com Freguesia e Conselho. Veja se você tem essas informações.
    O que quiseram dizer nessa resposta é que você deve mandar email ou consultar o site diretamente do Concelho de nascimento do português e que pode ser que o documento já esteja digitalizado e você vai conseguir visualizar mais facilmente.
    Aconselho então verificar o nome do conselho em que o português nasceu e pesquisar como indicaram: "Informo ainda que, no site www.irn.mj.pt , seleccionando a palavra “contactos” e de seguida “contactos de serviços de registo civil”, poderá obter as moradas e contactos de todas as conservatórias do país, incluindo de correio electrónico."
    Eles costumam responder rapidinho. Pode ser que digam que o documento já está sob os cuidados do Arquivo distrital, então você fará o mesmo, pesquisará o contato do arquivo distrital para solicitar as informações.
    Se você tiver essas informações será bem tranquilo de conseguir o que precisa! Boa sorte!
  • editado July 2016
    Olá pessoal, alguém tem a lista de docs e o procedimento detalhado para tirar a dupla cidadania via Tondela?
    Vou iniciar o processo do meu pai e depois o meu.

    [APAGADO]

    Estou indo para Portugal em setembro a trabalho e preciso tirar a cidadania o mais rápido possível.

    Desde já agradeço.
  • @Rodrigo, no próprio site http://www.cidadaniaportuguesa.com/passos/ você confere o passo a passo "básico" para tirar a cidadania.

    Se você for enviar seus documentos para Tondela, veja este tópico explicado as novas regras:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar
  • @lila,

    sobre suas considerações em fazer os processos pelo consulado.
    Aqui, no fórum, evitamos ao máximo os consulados por 2 motivos:
    - são mais burocráticos --> exigem todas as transcrições
    - são mais morosos --> enviam os processos para a conservatória de Registos Centrais em Lisboa, local que mais demora para concluir processos.

    Enquanto em outras conservatórias, se conclui em 2 meses, uma atribuição e transcrição de casamento.
    Em Lisboa, só a atribuição, leva de 6 a 8 meses.

    Sobre o divórcio, não precisa homologar o divórcio neste momento.
    Aliás, se não for morar lá (e se pretender casar de novo) não precisa fazer nunca.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.