Pessoal, Boa noite! Recebi um e-mail da conservatória de Tondela. Como eles não estão recebendo os documentos para uma análise, estou com muita dúvida se os docimentos do processo da minha mãe será aceito. Na certidão de nascimento da minha mãe consta os nomes dos avôs dela com algumas divergências do que consta na certidão de batismo do meu avô MANUEL D' ALMEIDA GOVERNO E MANUEL D' ALMEIDA ROBALLO
Isso é uma grande erro, e a conservatória pode negar???
Boa noite, gostaria de mais detalhes sobre o fato de meu marido ter adquirido a cidadania portuguesa e pretendemos morar em Portugal, porem sou sua segunda esposa, como devemos proceder pra fazer valer nosso casamento em. Portugal?
@marcia Entendi, agora acredito que esses erros tenham sido feitos quando o meu avô foi registrado no baptimo em 1893 Dizem que naquela época era muito comum ter erros bizzaros e nomes ou falta de nomes Você aconselha eu mandar assim mesmo??? ou se tiver que modificar onde posso recorrer???
Pessoal Tondela continua extremamente rápida chegaram 2 processos de atribuição dos Meus primos Gustavo e Gabriel no dia 13/07, já no padrão novo (reprográfica e RG legalizado) e foram concluídos dia 14/07, foi realizado em 1 dia.
Meus documentos chegaram ontem em Tondela (Eu já enviei os documentos com as novas regras de legalização de RG e Certidão em cópia reprográfica. ), e hoje já me enviaram e-mail informando que o meu processo e da minha irmã já estão concluídos, e postados no correio!
Estou muito feliz com o processo feito em um dia! Agradeço a todos que me ajudaram nesse forum, não teria sido possível sem a ajuda de vocês!
Gente, o meu processo é cheio de 'xabus' e mesmo assim eles estão sendo super atenciosos!!
Vou ter que pegar de volta o dinheiro do vale postal de um dos processos (transcrição) que não deu tempo para eles sacarem, já que a atribuição não foi concluída a tempo. Vou pesquisar aqui no fórum sobre isso...
Pessoal, apenas para confirmar o formulario 1C deve ter reconhecimento presencial da assinatura feito em cartório, certo?
Pois vi algumas pessoas comentando aqui no forum, no topico de ponta delgada que deveria ser legalizado no consulado, mas vejam trecho do email com lista de documentos que seria necessário para atribuição em tondela:
"Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de certidão de nascimento por fotocópia (xerox)(de inteiro teor e legalizada) da pessoa a registar, cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado e indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
O formulário é o modelo1C (disponível no nosso site, www.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura.""
Vocês podem me tirar essa dúvida, por favor? Ela não cita nada sobre ser legalizado no consulado
@Paulo, O formulário 1C não precisa ser legalizado, apenas ter a assinatura do requerente reconhecida por autenticidade. O reconhecimento por autenticidade pode ser feito em cartório (assina lá na frente do funcionário) ou no consulado (gratuito mas deve ser agendado). Fazer pelo cartório é o mais recomendado mesmo!!
@celsoaraujo, boa tarde, enviei processo do meu pai em Fevereiro de 2016 processo 12xxx /2016 para CRC, E eles me informaram que estão analisando os de Julho de 2015 ainda. Teria como eu enviar uma procuração a um amigo e ele solicitar a devolução do processo para ser enviado para Tondela? Ou terei de esperar por um ano a finalização do mesmo para poder pegar o número do Assento dele para poder enviar o meu para Tondela.... Você teria como verificar essa informação, e nos atualizar se há essa possibilidade? Ouvi dizer sobre uma lei que td e qualquer processo deverá ser finalizado em no máximo 90 dias, isso é verídico ou mito? Vi que tem uns advogados entrando com processo contra o CRC por conta dessa demora! Aguardo seu retorno.... Obrigado
Obrigado!! eu já fiz o reconhecimento por autenticidade no cartório.. Fiquei preocupado que com essas mudanças de junho, precisasse legalizar no consulado o 1C tambem!
Recebi e-mail da Conservatória de Tondela com os seguintes dizeres:
"Ex.º Senhora: Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª. Analisados os documentos, verificamos que está em falta a certidão de reconhecimento de filho de 1996 averbada à margem, emitida pelo cartório e legalizada no Consulado de Portugal."
Fiquei na duvida deste documento que me pedem porem acho que já o tenho em posse segue o link para verem caso alguém possa confirmar se é este mesmo o documento:
Agora é necessário reconhecer a assinatura do Tabelião que assina a cópia? e após isso envio o documento para o consulado para autenticação deles?
Gostaria de aguardar a apostila de Haia que começa a valer no próximo mês porem estou com medo pois como todos nos sabemos as coisas no Brasil nunca funcionam bem, será que os cartórios estarão aptos a emitir os documento no novo formato (Lembrando que sou de São Paulo), duvido muito que já conseguiram fornecer os documentos no novo formato a partir já do próximo mês.
Desde já agradeço a quem poder me ajudar e peço desculpas pelo tamanho da postagem.
Gostaria de Informar que ja com o CC estou na bulgária e com meu trabalho de volta e com meu amor.... Amanhã vou ao consulado português para tirar o Passaporte.... Bjus
para cancelamento do processo que deu entrada pela CRC Lisboa, você deve fazer uma carta, explicando sua urgência e solicitando o cancelamento. Coloque todos os dados e envie para lá via SEDEX EMS, ou através do seu amigo.
A carta deve ter sua assinatura e esta assinatura deve ser reconhecida por autenticidade em cartório.
Éeh pessoal, meus documentos chegaram em Tondela, foi analisado, e a cópia do livro até agora nada : / Como imaginávamos, foi pedido a cópia reprográfica. Eu fiz o pedido dia 04/07 (muito antes de enviar os documentos, para ganhar tempo) e o Cartório só sabe me dizer que a "Comarca" é lenta, e blá, blá, blá!
Paulo tbem mandei doc para analise, e eles retornaram dizendo sem tempo para analisar, por outro lado assim que receberam meus processos, cordialmente mandaram resposta
Alguem sabe me informar se com a falta de um doc. Que é a xereox reprografia, o processo fica parado esperando a copia, ou eles proceguem mas ficam a espera da pendencia? Muito ansiosa
PODERIAM ME INFORMAR SE É NECESSÁRIO QUE SEJA COPIA , AUTENTICADA E CHANCELADA NO CONSULADO E NÃO A ORIGINAL, POIS JÁ FIZ A CHANCELA NA ORIGINAL MESMO JUNTO AO CONSULADO. POSSO ENVIAR A MINHA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR ORIGINAL COM ASSINATURA RECONHECIDA E LEGALIZADA PARA FAZER A ATRIBUIÇÃO POR TONDELA OU OVAR???
As certidões precisam ser inteiro teor, originais, com selos de fiscalização, firma do escrivão reconhecida e legalizadas no Consulado. Tondela só aceita certidões reprográficas, isto é, cópias do livro de registro em papel-moeda.
Comentários
Recebi um e-mail da conservatória de Tondela.
Como eles não estão recebendo os documentos para uma análise, estou com muita dúvida se os docimentos do processo da minha mãe será aceito.
Na certidão de nascimento da minha mãe consta os nomes dos avôs dela com algumas divergências do que consta na certidão de batismo do meu avô
MANUEL D' ALMEIDA GOVERNO
E
MANUEL D' ALMEIDA ROBALLO
Isso é uma grande erro, e a conservatória pode negar???
as conservatórias só aceitam divergências que têm o mesmo valor fonético.
Exemplo: Sousa e Souza.
Governo e Roballo são nomes totalmente diferentes.
Vão pedir para retificar a certidão.
Vc disse que te enviaram um email? O que o email dizia?
Obrigada meninas, de qualquer forma eu já tinha enviado um email explicando detalhadamente a situação, vou aguardar a resposta e posto aqui.
Entendi, agora acredito que esses erros tenham sido feitos quando o meu avô foi registrado no baptimo em 1893
Dizem que naquela época era muito comum ter erros bizzaros e nomes ou falta de nomes
Você aconselha eu mandar assim mesmo??? ou se tiver que modificar onde posso recorrer???
Tondela ainda está aceitando dois processos (atribuição e transcrição) de uma vez?
Obrigada!
eu já havia lhe respondido isso em 14/07.
Sua pergunta:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/51986/#Comment_51986
Minha resposta:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/52003/#Comment_52003
vc disse que recebeu um email de Tondela. O que dizia?
Não acho que vão aceitar uma certidão com nome tão diferente.
Vc deve procurar o cartório onde sua mãe foi registrada e perguntar o que é necessário para a retificação.
Obrigada pela atenção.
Esse e-mail de Tondela dizia apenas as documentações a serem providenciadas.
Vou no cartório e procuro saber o necessario para retificação.
Meus documentos chegaram ontem em Tondela (Eu já enviei os documentos com as novas regras de legalização de RG e Certidão em cópia reprográfica. ), e hoje já me enviaram e-mail informando que o meu processo e da minha irmã já estão concluídos, e postados no correio!
Estou muito feliz com o processo feito em um dia! Agradeço a todos que me ajudaram nesse forum, não teria sido possível sem a ajuda de vocês!
Obrigada!
Gente, o meu processo é cheio de 'xabus' e mesmo assim eles estão sendo super atenciosos!!
Vou ter que pegar de volta o dinheiro do vale postal de um dos processos (transcrição) que não deu tempo para eles sacarem, já que a atribuição não foi concluída a tempo.
Vou pesquisar aqui no fórum sobre isso...
Pois vi algumas pessoas comentando aqui no forum, no topico de ponta delgada que deveria ser legalizado no consulado, mas vejam trecho do email com lista de documentos que seria necessário para atribuição em tondela:
"Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de certidão de nascimento por fotocópia (xerox)(de inteiro teor e legalizada) da pessoa a registar, cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado e indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
O formulário é o modelo1C (disponível no nosso site, www.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura.""
Vocês podem me tirar essa dúvida, por favor? Ela não cita nada sobre ser legalizado no consulado
Obrigado!!
O formulário 1C não precisa ser legalizado, apenas ter a assinatura do requerente reconhecida por autenticidade.
O reconhecimento por autenticidade pode ser feito em cartório (assina lá na frente do funcionário) ou no consulado (gratuito mas deve ser agendado). Fazer pelo cartório é o mais recomendado mesmo!!
Teria como eu enviar uma procuração a um amigo e ele solicitar a devolução do processo para ser enviado para Tondela?
Ou terei de esperar por um ano a finalização do mesmo para poder pegar o número do Assento dele para poder enviar o meu para Tondela....
Você teria como verificar essa informação, e nos atualizar se há essa possibilidade?
Ouvi dizer sobre uma lei que td e qualquer processo deverá ser finalizado em no máximo 90 dias, isso é verídico ou mito?
Vi que tem uns advogados entrando com processo contra o CRC por conta dessa demora!
Aguardo seu retorno....
Obrigado
Obrigado!! eu já fiz o reconhecimento por autenticidade no cartório.. Fiquei preocupado que com essas mudanças de junho, precisasse legalizar no consulado o 1C tambem!
Recebi e-mail da Conservatória de Tondela com os seguintes dizeres:
"Ex.º Senhora:
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
Analisados os documentos, verificamos que está em falta a certidão de reconhecimento de filho de 1996 averbada à margem, emitida pelo cartório e legalizada no Consulado de Portugal."
Fiquei na duvida deste documento que me pedem porem acho que já o tenho em posse segue o link para verem caso alguém possa confirmar se é este mesmo o documento:
https://www.dropbox.com/s/aum6d1d0cudcgs5/Averbação.pdf?dl=0
Agora é necessário reconhecer a assinatura do Tabelião que assina a cópia? e após isso envio o documento para o consulado para autenticação deles?
Gostaria de aguardar a apostila de Haia que começa a valer no próximo mês porem estou com medo pois como todos nos sabemos as coisas no Brasil nunca funcionam bem, será que os cartórios estarão aptos a emitir os documento no novo formato (Lembrando que sou de São Paulo), duvido muito que já conseguiram fornecer os documentos no novo formato a partir já do próximo mês.
Desde já agradeço a quem poder me ajudar e peço desculpas pelo tamanho da postagem.
Quando você enviou os documentos para analise?
Eu enviei faz 2 semanas e eles disseram que não poderiam analisar pois estavam com bastante serviço.
para cancelamento do processo que deu entrada pela CRC Lisboa, você deve fazer uma carta, explicando sua urgência e solicitando o cancelamento. Coloque todos os dados e envie para lá via SEDEX EMS, ou através do seu amigo.
A carta deve ter sua assinatura e esta assinatura deve ser reconhecida por autenticidade em cartório.
é este documento mesmo.
Vc deve reconhecer a firma de tabelião e depois, legalizar no consulado.
perfeito! E antes do que vc imaginava!!! Sucesso e felicidade para vcs dois!
Éeh pessoal, meus documentos chegaram em Tondela, foi analisado, e a cópia do livro até agora nada : /
Como imaginávamos, foi pedido a cópia reprográfica. Eu fiz o pedido dia 04/07 (muito antes de enviar os documentos, para ganhar tempo) e o Cartório só sabe me dizer que a "Comarca" é lenta, e blá, blá, blá!
Enviei o e-mail no dia 22/07 e me responderam no dia 25/07.
PODERIAM ME INFORMAR SE É NECESSÁRIO QUE SEJA COPIA , AUTENTICADA E CHANCELADA NO CONSULADO E NÃO A ORIGINAL, POIS JÁ FIZ A CHANCELA NA ORIGINAL MESMO JUNTO AO CONSULADO.
POSSO ENVIAR A MINHA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR ORIGINAL COM ASSINATURA RECONHECIDA E LEGALIZADA PARA FAZER A ATRIBUIÇÃO POR TONDELA OU OVAR???
As certidões precisam ser inteiro teor, originais, com selos de fiscalização, firma do escrivão reconhecida e legalizadas no Consulado.
Tondela só aceita certidões reprográficas, isto é, cópias do livro de registro em papel-moeda.