@Peterson NÃO pode mandar o processo da sua filhinha junto. Faça o seu primeiro. Depois de pronto, você e sua esposa estando juntos em Portugal, vão os dois numa conservatória do registo civil e declaram o nascimento da menina. Os dois têm que assinar juntos. Precisará do seu assento português e da certidão de inteiro teor reprográfica apostilada da criança. Leve já daqui.
Como disse a Teresa, mande seu processo AGORA para Ovar ou Tondela. Esperar junho só vai atrasar as coisas para você. Além disso, os funcionários das conservatórias começam a entrar de férias.
@Peterson Outra coisa: você terá que, depois que seu processo de cidadania ficar pronto, transcrever seu casamento. Leve consigo também para PT: sua certidão de casamento de inteiro teor apostilada e a certidão de nascimento da sua esposa brasileira de inteiro teor apostilada. Precisará delas para a transcrição de seu casamento, para depois poder fazer a nacionalidade da sua filhinha e também dar entrada no SEF para a reunião familiar (para sua esposa poder ficar em PT com você legalmente).
@cynthia O advogado que estava fazendo meu processo tinha dito que a certidão da minha esposa poderia ser a simples com a averbação do casamento. =( Tem q quer a inteiro teor? Pra transcricao.
@Ribeiro Segue o endereço de Tondela,. Dados para Envio: Conservatória do Registo Civil de Tondela Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA email: civil.tondela@irn.mj.pt
Dados para Vale Postal: IRN, IP Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA
Pessoal, recebi o email a respeito da abertura do meu processo na cons. de Tondela. Alguém está adicionando na planilha ou eu que devo incluir lá? 12xxx/2017 - Abertura: 15/03/2017 - Pedro Amaral
acho que todas as CRC`s estão lotadas de processos, então acho que o prazo de 3 a 4 meses são para todas, como ja foi dito antes nos meses de Julho, Agosto e Setembro é o período de ferias dos funcionários o que acaba atrasando ainda mais os processos, não ligue e não mande e-mail para CRC, isso acaba atrasando os processos também.
@theresa Eu vi a respeito da ACP do Porto em um tópico aqui do fórum, colocaram um vídeo de uma das pessoas contando como foi o processo presencial dele direto na ACP
Ovar tem demorado,em média, mais que 3 meses e ainda tem aquele problema que quem marcou pra ir pessoalmente vai passar a frente de quem mandou o processo pelo correio.Pelo que tenho lido,Tondela tem sido mais rápida.Até recomendei uma parente minha pra fazer em Tondela.
Vou pedir a atribuição para o meu pai em Tondela. Meu Vô é português nato e minha Vó é brasileira. A transcrição de casamento e de óbito dele já está feita.
Alguém poderia me ajudar se é necessário o envio da certidão do meu vô mesmo ou só pela indicação do número de registro no formulário 1C já é suficiente?
Vou enviar os seguintes documentos: - Formulário 1C preenchido (com referência com o número de registro de certidão do meu vô) e com assinatura reconhecida no consulado; - Certidão de nascimento do meu pai com firma reconhecida e apostilhado; - Certidão de nascimento por cópia reprográfica do meu pai com firma reconhecida e apostilhado; - RG do meu pai autenticado e apostilhado;
Preciso de mais algo ou alguma burocracia nas certidões?
@Luis Santos, eis os documentos requeridos: - cópia da certidão portuguesa do seu avôi (ou indicação do número de assento dele) - O seu avô deve ser o declarante na certidão de nascimento do seu pai; - Certidão de nascimento do seu pai, reprográfica - Inteiro Teor -, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada; - cópia autenticada e apostilada do RG do seu pai (deve ter sido emitido há menos de 10 anos); - Formulário 1C preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade do seu pai no cartório; - Vale postal de 175 euros, anotar o número no formulário IC e enviar no envelope cópia do Vale, informe no correio que a finalidade do vale é para manutenção de residente em Portugal-Tondela. Remessa por EMS é o normal.
E com muita Alegria que venho aqui informar que eu sou a mais nova Tuga acabei de receber o email da clara informando a conclusão do meu processo. Boa Tarde!!!
Informo que o processo de Simeia Cristina C de O, foi concluído com sucesso. O Assento de nascimento tem o número 1xx26/2017 da Conservatória dos Registos Centrais.
Segue por correio normal para a morada indicada no requerimento uma certidão de nascimento.
Com os melhores cumprimentos
Clara Nogueira, CRC de Tondela
Muito obrigada a todos a Adelaide ao sr Weber por suas palavras a umas duas semanas atrás sem esse fórum eu e meu irmão não teríamos conseguido .
Envio: 25/10/2016 Recebimento: 10/11/2016 Numerado: 22/11/2016 Saque do Vale: 24/11/2016 Número do Processo: 4613X/2016 Situação: @CONCLUIDO em 15/03/2017 sob assento 1XX80/2017 Dias decorridos: 113 dias
Meu
Envio: 25/10/2016 Recebimento: 10/11/2016 Numerado: 22/11/2016 Saque do Vale: 24/11/2016 Número do Processo: 4614X/2016 Situação: @Despacho
Proc 460XX/16 Pessoal também trago notícias boas. O email da Clara também chegou por aqui. Nova tuga no pedaço (acabei de receber). Muito obrigada a todos. Por favor, peço que atualizem a planilhas, pois não tenho como. Estarei agora enviando dos meus filhos. Boa sorte a todos.
Comentários
Obrigado mais uma vez.
Te enviei mensagem inbox.
NÃO pode mandar o processo da sua filhinha junto.
Faça o seu primeiro.
Depois de pronto, você e sua esposa estando juntos em Portugal, vão os dois numa conservatória do registo civil e declaram o nascimento da menina. Os dois têm que assinar juntos. Precisará do seu assento português e da certidão de inteiro teor reprográfica apostilada da criança. Leve já daqui.
Como disse a Teresa, mande seu processo AGORA para Ovar ou Tondela. Esperar junho só vai atrasar as coisas para você. Além disso, os funcionários das conservatórias começam a entrar de férias.
Ok! Muito obrigado,
Já estou com a certidão da minha bebe apostilada. Levarei comigo então.
Outra coisa: você terá que, depois que seu processo de cidadania ficar pronto, transcrever seu casamento. Leve consigo também para PT: sua certidão de casamento de inteiro teor apostilada e a certidão de nascimento da sua esposa brasileira de inteiro teor apostilada. Precisará delas para a transcrição de seu casamento, para depois poder fazer a nacionalidade da sua filhinha e também dar entrada no SEF para a reunião familiar (para sua esposa poder ficar em PT com você legalmente).
O advogado que estava fazendo meu processo tinha dito que a certidão da minha esposa poderia ser a simples com a averbação do casamento. =(
Tem q quer a inteiro teor? Pra transcricao.
Como disse a Theresa, inteiro teor. Se não constar averbado seu casamento com ela na certidão de nascimento dela, não faz mal.
Só para confirmar, são esses documentos q tenho que enviar?
-Certidão de nascimento por cópia reprografica do livro com firma do notário reconhecida e apostilada por Haia.
-copia identidade com menos de 10 anos de emissão, autenticada e apostilada por Haia
-formulário 1c colorido com reconhecimento da assinatura por autenticidade
-copia do vale postal
-copia do assento nascimento da minha mãe.
-cópia transcrição casamento da minha mãe
Dados do vale postal e de envios para Tondela continua o mesmo?
Grato
Dados para Envio:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
email: civil.tondela@irn.mj.pt
Dados para Vale Postal:
IRN, IP
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
Alguém está adicionando na planilha ou eu que devo incluir lá?
12xxx/2017 - Abertura: 15/03/2017 - Pedro Amaral
Galera, melhor enviar pra Tondela ou ACP do Porto? Vi um relato de pessoas que fizerem super rápido na ACP
acho que todas as CRC`s estão lotadas de processos, então acho que o prazo de 3 a 4 meses são para todas, como ja foi dito antes nos meses de Julho, Agosto e Setembro é o período de ferias dos funcionários o que acaba atrasando ainda mais os processos, não ligue e não mande e-mail para CRC, isso acaba atrasando os processos também.
Eu vi a respeito da ACP do Porto em um tópico aqui do fórum, colocaram um vídeo de uma das pessoas contando como foi o processo presencial dele direto na ACP
Atualmente pelos Correios, Ovar faz em 90 e Tondela em 120 dias.
Vou pedir a atribuição para o meu pai em Tondela. Meu Vô é português nato e minha Vó é brasileira.
A transcrição de casamento e de óbito dele já está feita.
Alguém poderia me ajudar se é necessário o envio da certidão do meu vô mesmo ou só pela indicação do número de registro no formulário 1C já é suficiente?
Vou enviar os seguintes documentos:
- Formulário 1C preenchido (com referência com o número de registro de certidão do meu vô) e com assinatura reconhecida no consulado;
- Certidão de nascimento do meu pai com firma reconhecida e apostilhado;
- Certidão de nascimento por cópia reprográfica do meu pai com firma reconhecida e apostilhado;
- RG do meu pai autenticado e apostilhado;
Preciso de mais algo ou alguma burocracia nas certidões?
Desde já, agradeço a ajuda.
- cópia da certidão portuguesa do seu avôi (ou indicação do número de assento dele) - O seu avô deve ser o declarante na certidão de nascimento do seu pai;
- Certidão de nascimento do seu pai, reprográfica - Inteiro Teor -, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada;
- cópia autenticada e apostilada do RG do seu pai (deve ter sido emitido há menos de 10 anos);
- Formulário 1C preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade do seu pai no cartório;
- Vale postal de 175 euros, anotar o número no formulário IC e enviar no envelope cópia do Vale, informe no correio que a finalidade do vale é para manutenção de residente em Portugal-Tondela.
Remessa por EMS é o normal.
Informo que o processo de Simeia Cristina C de O, foi concluído com sucesso. O Assento de nascimento tem o número 1xx26/2017 da Conservatória dos Registos Centrais.
Segue por correio normal para a morada indicada no requerimento uma certidão de nascimento.
Com os melhores cumprimentos
Clara Nogueira, CRC de Tondela
Muito obrigada a todos a Adelaide ao sr Weber por suas palavras a umas duas semanas atrás sem esse fórum eu e meu irmão não teríamos conseguido .
Galera, acabei de mandar o vale postal e a documentação para Tondela.
Agora é esperar e confiar!
Boa sorte a todos
Meu Pai
Envio: 25/10/2016
Recebimento: 10/11/2016
Numerado: 22/11/2016
Saque do Vale: 24/11/2016
Número do Processo: 4613X/2016
Situação: @CONCLUIDO em 15/03/2017 sob assento 1XX80/2017
Dias decorridos: 113 dias
Meu
Envio: 25/10/2016
Recebimento: 10/11/2016
Numerado: 22/11/2016
Saque do Vale: 24/11/2016
Número do Processo: 4614X/2016
Situação: @Despacho
Pessoal também trago notícias
boas. O email da Clara também chegou por aqui. Nova tuga no pedaço (acabei de receber).
Muito obrigada a todos.
Por favor, peço que atualizem a planilhas, pois não tenho como.
Estarei agora enviando dos meus filhos.
Boa sorte a todos.