@Rosi Oliveira que boa notícia, é estou demorando mesmo, nem sei se o pessoal de novembro já recebeu a certidão.. Se já tivesse um número poderia pedir por ele o passaporte e cartão.. Mas esperar é o que resta, pelo jeito depois da decisão no mínimo mais 3/4 meses..
Uau! @Herculano então está muito demorado, as outras etapas seguiram + ou - o tempo normal de quem mandou em agosto/17, o que está bem fora da curva é o registro.
Informação valiosa! Nem sempre conseguimos todas as informações... na última vez que liguei a atendente nem quis informar a data em que meu processo foi despachado pelo conservador...
Alguém sabe o que devo preencher na plataforma de pagamentos nesses campos Nome Próprio, Apelido e Nome de Requerente? porque no caso tenho a cidadania e estou solicitando pra minha esposa, então fiquei na dúvida se devo preencher o nome dela em todos esses campos.
Falei na LR no dia 08/03/2019, o meu processo chegou em Lisboa em jun/2018 e, segundo a atendente, ele ainda está em análise inicial mas não caiu em exigência até o momento. Ela me informou que, para o processo estar finalizado, devo contar com um prazo de 1 ano e meio, ou seja, bem maior do que o prazo que eu esperava de 1 ano. Alguém teve informação parecida na LR ?
Carlos Longo, creio que a informação está correta. Se levarmos em consideração que se até a decisão superior sobre o mérito do pedido está levando cerca de 1 ano e 1 mês, o processo posterior que é o registo pelo conservador, e que de acordo com as informações obtidas aqui pelos participantes do fórum está levando pelo menos mais uns 4 meses (agora estão analisando os despachos de nov/2018), o prazo total passado pela atendente de 1 ano e meio está coerente. Lembrando que somente após concluído todo o processo descrito acima é que será possível você solicitar o Cartão de Cidadão e o passaporte português. Talvez o maior desencontro é no fato de que dizem que leva-se cerca de 1 ano para se obter a cidadania portuguesa. Isso realmente é um fato. Porém o processo completo, considerando o despacho e o registo pelo conservador), leva-se mais tempo. Espero ter ajudado. Abraços.
Obrigado Marcio ! O que vc quis dizer é que o despacho favorável sai em 1 ano e 1 mês, que já dá o conforto que o processo será aprovado apesar de termos que esperar o registro, que seriam mais 4 meses ?
Carlos Longo,exatamente, tendo o despacho favorável, quer dizer que o processo da aquisição da cidadania foi finalizado com sucesso, ou seja, ao término desta fase, já será considerado(a) um(a) cidadão(ã) português(a). Porém, é necessário que a documentação referente a este despacho (decisão) seja lavrada e registrada, de forma a permitir que se possa emitir os documentos do(a) novo(a) cidadão(â). Considerando que a cidadania italiana demora atualmente pelo menos 12 anos, a um custo bem maior e mais burocrática, esse tempo é ínfimo. Abraços.
boa noite pessoal. estou com documentos prontos para envio e reparei que a certidão de nascimento da minha esposa com apostilamento ja passou de 6 meses da expedição!!! melhor tirar outra?? ou não há esse prazo rígido dos 6 meses??
Bom dia, fiquei na espera na LR durante 1h. Meu processo chegou dia 01/02 em Lisboa e foi numerado no dia 05/03 ***47/2019 Achei a numeração super rápida, se alguém tiver o link da planilha depois agradeço.
Alguém sabe se faz diferença se o cartão cidadão do nacional português estiver vencida ou tanto faz? no caso da solicitação da cidadania da esposa pelo casamento por exemplo.
Pessoal, triste noticia. Minha filha esteve hoje na conservatoria de Lisboa. Senha 36, e mais 6:00 hrs de espera para tirar uma informação, processo numerado em março de 2018. Resposta foi: Seu processo nem foi aberto ainda.. Estamos a abrir os processos numerados em janeiro de 2018. Se correr tudo certo ele começará a ser analisado em maio ou junho deste ano. Se a documentaçao estiver em ordem , coloque mais uns 5 meses a frente. Então se estiver tudo correto, pode esperar lá para o final do ano de 2019. Enfim vamos aguardar só mais um pouquinho kkkkkkkkkk
Em primeiro lugar me desculpem se farei uma pergunta repetida, procurei ler o máximo possível mas ainda não ficou claro para mim. Sou neto de portuguesa, já tendo regularizado todas as certidões e obtitido o CC, e, sendo casado há 13 anos, mesmo não morando em Portugal, minha esposa teria direito ou não à cidadania?
Estranho, @ANDREA PEPINO, o meu processo é de fevereiro de 2018 e já foi despachado favoravelmente em Dez/18 (ele realmente foi rápido, acho q por eu já ter morado em PT), tem outros processos q foram enviados perto do meu q já estao adiantados tb, a numeração do meu é 32xxx/18, qual o seu? Melhor ligar na linha de registros
Rosi, lembre-se que após o despacho favorável são mais 3 ou 4 meses pelo menos. Pelo que a Andrea comentou, a atendente deve ter dito final de 2019 para o processo dela completo, que, pelo o que tenho apurado, está começando a demorar 1 ano e meio.
Comentários
Informação valiosa! Nem sempre conseguimos todas as informações... na última vez que liguei a atendente nem quis informar a data em que meu processo foi despachado pelo conservador...
Nome de Requerente? porque no caso tenho a cidadania e estou solicitando pra minha esposa, então fiquei na dúvida se devo preencher o nome dela em todos esses campos.
Nome : primeiro nome (dela)
Apelido: sobrenome(dela)
Requerente: nome dela
Dados do titular do cartão (seu nome)
Falei na LR no dia 08/03/2019, o meu processo chegou em Lisboa em jun/2018 e, segundo a atendente, ele ainda está em análise inicial mas não caiu em exigência até o momento. Ela me informou que, para o processo estar finalizado, devo contar com um prazo de 1 ano e meio, ou seja, bem maior do que o prazo que eu esperava de 1 ano. Alguém teve informação parecida na LR ?
Pode enviar essa que vc tem
As conservatórias aceitam com até 1 anos de emissão
Achei a numeração super rápida, se alguém tiver o link da planilha depois agradeço.
Obrigado
Minha filha esteve hoje na conservatoria de Lisboa. Senha 36, e mais 6:00 hrs de espera para tirar uma informação,
processo numerado em março de 2018. Resposta foi: Seu processo nem foi aberto ainda.. Estamos a abrir os processos numerados em janeiro de 2018. Se correr tudo certo ele começará a ser analisado em maio ou junho deste ano. Se a documentaçao estiver em ordem , coloque mais uns 5 meses a frente. Então se estiver tudo correto, pode esperar lá para o final do ano de 2019.
Enfim vamos aguardar só mais um pouquinho kkkkkkkkkk
Em primeiro lugar me desculpem se farei uma pergunta repetida, procurei ler o máximo possível mas ainda não ficou claro para mim. Sou neto de portuguesa, já tendo regularizado todas as certidões e obtitido o CC, e, sendo casado há 13 anos, mesmo não morando em Portugal, minha esposa teria direito ou não à cidadania?
Gratidão!!
Dez/18 (ele realmente foi rápido, acho q por eu já ter morado em PT), tem outros processos q foram enviados perto do meu q já estao adiantados tb, a numeração do meu é 32xxx/18, qual o seu?
Melhor ligar na linha de registros