Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1332333334335337

Comentários

  • Oi @thiagosb o seu processo é de qual mes/ano? o meu é de set/21 mudou para a nolinha 6 marrom em meados de agosto.

  • Oi @Simeia Lobato  o seu processo é de qual mes/ano? obrigada

  • Conforme último relato enviado por Isabel Tupete, Oficial de Registos do IRN, a previsão para a análise dos processos por casamento ficaram assim:


    Agora é torcer para esses prazos diminuírem.

  • @Destefano Ótima a sua informação! Muito obrigado. Pelo menos, já se tem uma faixa de tas para acompanhar. Agora é torcer para que seja isso mesmo!

    @diegomendes23 Pela tabela fornecida pelo Destefano, temos que aguardar até meados de outubro! A ver!

  • Obrigada, @Jimmy !

  • Acabou que a tabela que postei anteriormente ficou errada... Na 2ª e na 3ª data...


  • @Destefano

    Será que já entrou em vigor a tal da aceleração da criação de assentos de nascimento automatizada ou seria mais uma bravata (uma de muitas)?

  • Olá, pessoal! Tenho uma dúvida sobre a cidadania por casamento. Estou em um relacionamento há 12 anos, temos dois filhos, um de 7 e outro de 2 anos, mas não somos casados e também não temos união estável. Para dar entrada no processo de cidadania da minha esposa, seria melhor fazermos união estável ou é mais recomendado formalizar o casamento? Qual seria o melhor caminho nesse caso?


    Agradeço desde já pela ajuda!

  • @IgorChaves melhor casar , fazer a transcrição.

    E depois de 3 anos da entrada

  • @diegomendes23 acho que ainda não entrou , pois vejo relatos de pessoas esperando por um assento , a mais de 10 meses.

    @Destefano não entendi essa tabela ,essa previsão de análise quer dizer bola 7?

  • @diegomendes23 eu acredito que entrou sim. Apesar de alguns relatos, a maior parte não está tão atrasada. Daqueles que estão na bola 7 marrom, tem menos gente esperando do que teve a emissão.

    @IgorChaves sem dúvidas em afirmar que é mais fácil e muito mais barato casar.

  • @Simeia Lobato primeiramente muito obrigado pela resposta. Não queríamos esperar mais 3 anos só para dar entrada contato que o prazo para processos através do casamento leva de 3 a 4 anos. Não seria melhor a união estável? Ou casar normalmente é dar entrada por ter filho com 7 anos?

  • @IgorChaves

    Não queríamos esperar mais 3 anos só para dar entrada contato que o prazo para processos através do casamento leva de 3 a 4 anos. Não seria melhor a união estável? Ou casar normalmente é dar entrada por ter filho com 7 anos?

    Mas o que você gostaria de fazer? Se você não tem uma união estável formalizada, vc terá fazer uma e esperar 3 anos. Assim, como casar. Só que o procedimento para quem casa é muito mais barato e muito mais fácil e vai esperar igualmente os 3 anos. Os filhos, na verdade, irão fazer com que esse prazo seja apenas de 3 anos, quando na verdade, supondo que seja brasileiros, isso seria de 5 anos.

  • @Destefano Me desculpas, acabei me esquecendo de mencionar na mensagem, com a união estável eu posso fazer a mesma retroativa, com isso eliminaríamos os 3 anos de espera para da entrada, correto ou não?

  • @IgorChaves

    Me desculpas, acabei me esquecendo de mencionar na mensagem, com a união estável eu posso fazer a mesma retroativa, com isso eliminaríamos os 3 anos de espera para da entrada, correto ou não?

    Se vc não tem a união estável hoje, não há o que se falar em união estável para Portugal. Para vc ter uma ideia, para se conseguir uma união estável em Portugal para fins de nacionalidade, vc precisar judicializar primeiro no Brasil e depois em Portugal para se conseguir formalizar um pedido de nacionalidade. No seu caso, diante da inexistência documental de união estável, conta a partir da documentação formal.

  • Oi @IsabelaBraga o nosso processo é de Agosto de 2021.

  • @diegomendes23Fazendo uma análise dos processos estava vendo uns comentários e e-mail que eu mandei pra Lisboa a respeito da movimentação dos processos de aquisição de casamento.

    Em agosto de 2023 eles estavam analisando a 2° quinzena de maio de 2021.

    Agosto de 2024- Análise de setembro de 2021 

    Um ano corrido pra eles trabalhem um período de maio até setembro de 2021.

    Se continuarem assim nesse ritmo eles não finalizam os processos de 2021 esse ano .

    Queria realmente entender essa demora ,sinceramente nenhuma desculpa deles justifica a demora .@Destefano

  • @Destefano Por favor, um esclarecimento: essa tabela com uma previsão de datas seria para a análise dos processos por casamento (ETAPA 5), correto? @Simeia Lobato

    1 - O Despacho (ETAPA 6 - MARROM) sai em conjunto com a análise da etapa 5 ou é feito depois por outro setor (pessoas)? Sabe dizer quanto tempo, em média, se gasta entre as duas etapas (5 até a 6 -VERDE)?

    2 - Você respondeu ao @diegomendes23 que acreditava que a criação de assentos automatizada já estaria funcionando, mas pelo que entendi, ainda fica um bom tempo de espera na etapa 7 (Marrom), certo?

    Agradeço suas respostas.

  • @Simeia Lobato

    A senhora vive em Portugal?

    Eu vivo aqui e falo, aqui a velocidade é da tartaruga que tomou gadernal e dando marcha ré.

  • @diegomendes23 não vivo , mas meu irmão já mora aí tem 5 anos e sei bem como funcionam as coisas aí , acompanho aqui este fórum desde quando comecei o processo da minha mãe já tem mais de 7 anos .

    Sempre teve esses problemas , mas creio que esses últimos anos eles se superaram.

    IRN já vem pedindo socorro a anos , essa consulta on line isso já foi uma vitória, pois pra você saber da evolução do seu processo tinha que esperar até 2h na linha de registro e torcer pra ligação não cair .

    Fora as greves do final de ano que juntava as festas de Natal e ano.

    Conheço todas essas burocracias e lentidão das conservatórias , vamos esperar é só o que nos resta.

  • @QUITO análise que falo e que menciona na tabela seria do conservador, ou seja, bolinha 6 marrom.

  • @Simeia Lobato

    Em agosto de 2023 eles estavam analisando a 2° quinzena de maio de 2021.

    Agosto de 2024- Análise de setembro de 2021 

    Um ano corrido pra eles trabalhem um período de maio até setembro de 2021.

    Se continuarem assim nesse ritmo eles não finalizam os processos de 2021 esse ano .

    Queria realmente entender essa demora ,sinceramente nenhuma desculpa deles justifica a demora .

    O grande ponto é a informação. Tudo que temos é uma base do que seria, mas não uma certeza do que é. Por mais que respondam para a gente que é uma data, isso não quer dizer que de fato é aquela data. Na verdade, quase nunca é. É quase sempre uma data a frente. Até porque quem manda o email o, não é necessariamente alguém que tenha acesso ou que busque na hora de enviar o email a informação correta. Não condeno a pessoa que responde esse email dessa forma, imaginando que ela deva ter que fazer isso o dia a todo mais de 100X todos os dias. Ainda temos que pensar nos erros naturais do ser humano que a pessoa que envie pode cometer.

    Eu acabo trabalhando com o que tenho, mas não se deve cometer o erro de fazer por perspectiva, considerando que temos apenas a informação seca sem levar em consideração aos dois meses em que muitos funcionários estavam em férias (julho e agosto). Trabalhar com perspectiva do jeito que está fazendo teria que pegar todos os últimos anos e ainda assim desconsiderar todos os elementos que podem alterar o funcionamento e que não temos a menor noção, como uma licença maternidade ou enfermidade ou simplesmente o falecimento de um parente que levou a pessoa a pedir licença.

    Trabalhe com a média anual, porque com isso, os períodos parados são diluídos nos demais meses do ano e, assim, vc consegue chegar mais próximo de um tempo real, em que pese, ainda assim, podem haver variações para mais ou para menos.

  • @Simeia Lobato "analisaram" 4 meses em 1 ano,considerando esse fato,demorarão 3 anos para analisar 1 ano,se estão em 2021,eu creio que nesse ritmo chegaremos em 10 anos de demora,isso não está bom.

  • Sem querer ser otimista, temos que levar em conta que os "4 meses" analisados neste um ano foram 4 meses com uma quantidade enorme de novos processos, e este "um ano" pegou guerra na Ucránia (refugiados), fim do SEF e um vácuo de muitos meses até o estabelecimento da AIMA, migração de parte do processo para uma plataforma digital com os consequentes percalços, mudança de governo, entre outros fatores. A tendência neste momento me parece de diminuição dos prazos, seja por causa da digitalização, seja porque entram menos processos.

    Como diz o ditado, "o otimista crê que vivemos no melhor dos mundos, o pessimista teme que isso seja verdade". 😂 Assim, pode ser que realmente só piore e em breve estejamos com demora de 5 ou 10 anos para a tramitação dos processos, mas não acho que isso vá acontecer.

  • @Destefano o que significa o status bolinha 6 marrom? Seria apenas o conservador assinar ou ainda tem alguma avaliacao?

  • @IsabelaBraga é justamente a análise do conservador sobre o seu pedido. Abaixo das bolinhas vem dizendo isso:

    O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho.

    Pode olhar!

  • @andrelas

    Olá pessoal! O meu processo é de 13/06/21(casamento), foi aprovado desde 16/02/24 e até agora estou aguardando que seja criado o novo registo. Por isso não vale a pena fazer uma estimativa, é só ter paciência e esperar.

  • @Melissa_Vieira fazer estimativa, sempre vale. Agora, saber lidar com ela é de cada um. No seu caso, tenho a nítida impressão de que já foi emitido há muito tempo, pois o despacho já vai completar 7 meses e o sistema automática tem emitido assentos com menos de 30 dias atualmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.