Ola pessoal, o meu processo 83XXX/2018, de 03/12/2018 passou hoje da fase 6 para a 7 - com os dizeres> O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadao Portugues. Por favor alterem a planilha por mim/ Obrigado.
@albert, @gandalf Sempre soube que quem tem nacionalidade adquirida (derivada) só consegue transmitir para filhos menores, nascidos após a aquisição da nacionalidade. Para passar a nacionalidade para o cônjuge tem que ser português originário. Fui ver os requisitos para nacionalidade pelo casamento e só é mencionado "nacional português" então recorri ao texto da lei para procurar a definição de quem é considerado nacional português no CAPÍTULO II, Artigo 21.o temos "Prova da nacionalidade originária". Lá está definido quem é considerado "nacional português" "2 — É havido como nacional português o indivíduo de cujo assento de nascimento não conste menção da nacionalidade estrangeira dos progenitores ou do seu desconhecimento."
Não sei como é registado nos assentos de nascimentos de quem tem nacionalidade derivada mas o texto da lei é esse. No meu caso, nacionalidade atribuída, não consta na certidão a nacionalidade dos meus pais.
@albert, se sua intenção é morar em Portugal acredito que você consiga fazer a autorização de residência de sua esposa normalmente e, após cinco anos residindo em Portugal, ela pode pedir a nacionalidade por tempo de residência.
@Armando Jorge Gomes Macedo, inicialmente parabéns pela aprovação da nacionalidade, porém, vale salientar que na planilha deverá permanecer na etapa 6 "Despacho", só passando para etapa 7 "Finalizado" por ocasião do registo devidamente encerrado, mas entendo que muita gente faz essa confusão, como também fiz, é natural a nossa ansiedade de ver logo aquela bendita bolinha 7 mudar de cor, fique tranquilo tão logo isso vai ocorrer, um forte abraço.
@cerqueirasa, era isso que eu estava reparando, parece que redistribuiram os que estavam na fase 7. Olhei agora e o meu 60XXX/18 que está na fase 7, foi para a Conservatória do Registo Civil de Seixal. Tomara que isto signifique um encurtamento dos prazos, estou ansioso para ver os relatos que quem teve o processo finalizado depois da redistribuição...
@Alexandre_L creio que a redestribuição dos processos signifiquem sim um encurtamento na finalização dos mesmos (vi num outro grupo que o processo por aquisição/ casamento de uma pessoa que teve seu processo encaminhado para a Conservatória de Santiago do Cacém foi finalizado 6 dias após a chegada do mesmo nesta conservatória sem pedido de urgência). Foi muito rápido. Porém, creio que não se aplique à todas as outras pq cada Conservatória é única e tem os seus critérios. *Detalhe: o processo dessa pessoa foi para despacho em Agosto/19. (O meu processo por exemplo, que está em outra conservatória teve despacho em 29/07/2019. Ou seja... o dele saiu antes que o meu, mas está numa conservatória diferente. E tenho certeza de que vai acontecer muito disso).
Eu particularmente vou continuar aguardando atualização no site como se meu processo não tivesse sido redistribuído para não gerar ainda mais expectativas.
Outra dica crucial que nosso colega @Nilton e tantos outros deram e acho bem sensata, é não ligar ou enviar emails para estas conservatórias para não gerar ainda mais atrasos uma vez que estes funcionários estão agora trabalhando na criação destes registros.
Acredito também que não dá para comparar processos despachados na mesma data porém em conservatórias diferentes, porque com certeza uns vão sair antes que outros e não devem necessariamente seguir uma ordem cronológica. Agora cada um é um e cada conservatória é única com seu critério de trabalhar...
Paciência e perseverança é a palavra de ordem.
Acho interessante trazermos novidades assim que esses registros forem concluídos para termos um parâmetro de como trabalham cada uma.
Minha mãe é portuguesa e quer passar a cidadania ao meu pai, eles são casados perante Portugal a mais de 10 anos e minha dúvida é a respeito comprovação de vinculo com o país, meu por já ter a cidadania é considerado esse vinculo ?
Boa noite, pessoal! To ausente do forum ha um tempo e n sei se essa pergunta ja foi feita aqui... Cidadania por Casamento pode ser pago por cartão de crédito??? Pergunto pq um amigo está iniciando o processo dele e as agências dos correios do Rio de Janeiro estao todas negando fazer o vale postal! Podem me dar uma luz?
@LucianaOCS concordo com você, somente acompanhando os relatos aqui, vamor ter uma noção de quanto tempo cada CRC está levando agora é ainda, que não adianta muito ligar ou mandar e-mails, isto apenas atrasa os processos e raramente trás uma informação útil.
Não compensa e é arriscado, pois ate chegar o valor pode mudar ai terá que enviar a diferença caso isso ocorra. O endereço emcontra-se no formulário que ira preencher. CRC LISBOA
O processo que estou acompanhando não mudou de Conservadoria. Mais alguém assim? Chegou em Lisboa 02 08 18 e teve dispacho favorável 10 19. Não sei a data exata. Previsão antes era de abril e agora é ate Junho em uma perspectiva normal.
LucianaOCS o meu processo teve despacho na primeira quinzena de agosto/2019 e foi para conservatória de Santiago do Cacém, porém ainda não teve o registo. Vamos ver se vai ser rápido como dessa pessoa do outro grupo
Oi @patriciaagv! Então... o relato dessa pessoa foi de que o dele também havia sido despachado na 1a quinzena de agosto de 2019, confesso que achei até "estranho" ter feito o registro tão rápido (1 semana após ter sido recebido na nova conservatória), mas... como eu mesma disse, cada caso é único e cada conservatória tem seus critérios... Qdo o teu tiver o registo concluído, venha nos contar! O meu, o seu e o da @Bianca tem datas próximas... (final de julho e inicio de agosto de 2019). Boa sorte pra nos!
Já sou registrado aqui tem um tempo mas nunca postei nada. Estive a ler quase todas as páginas deste tópico, paguei os emolumentos por cartão de crédito e tenho o formulário já preenchido. Amanhã pretendo dar entrada no processo de nacionalidade da minha esposa, enviando por correios, vou submeter com os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento da esposa, por cópia reprográfica e apostilada; - Minha certidão de nascimento portuguesa, do civilonline impressa; - Certidão de casamento portuguesa, do civilonlie impressa; - Certidão de nascimento portuguesa do nosso filho, do civilonline impressa; - Cópia autenticada e apostilada do passaporte dela; - Certidão de antecedentes da PF, com a validação impressa no verso.
É isto mesmo ou estou esquecendo algum documento?
No Quadro 1,8 em "Localidades e países onde residiu anteriormente:" escrevemos apenas BRASIL, é isto mesmo que deve ser feito? Fiquei em duvida.
Endereço envio direto para... Conservatória dos Registos Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa
@RODRIGOGIRARDON, Sugiro que coloque no quadro 1,8 a cidade também, por exemplo: SÃO PAULO/BRASIL-BR. O meu processo deixei de colocar a cidade e caiu em exigência tendo que gastar novamente com o envio da correção via correios. Boa Sorte e paciência. Abços!!!!
Boa noite ! Dei entrada na Aquisição da nacionalidade Portuguesa da minha esposa dia 02/02/2020. Pelos comentários do fórum acredito que o processo dela dever ser concluído em 2 anos . Se estiver errado alguém se manifeste com uma data + ou - provável. Agradeço.
No momento é essa a expectativa, porém eles recentemente fizeram uma alteração no modo de conduzir os processos que foi redistribuir para outras conservatórias, aliviando a CRC de Lisboa de processos que estavam muito atrasados, o que mostra preocupação por parte da autoridade judiciária de dar mais celeridade na finalização destes. Esperamos que estejam enfim agilizando o sistema deles que parece ser muito burocrático e desorganizado por tudo que temos visto.
@LucianaOCS já tentei de computadores diferentes e por provedores de internet diferentes, aqui diz que a página é que não responde, tomara que venha mesmo alguma novidade ou o servidor tenha caído devido a tantas atualizações que todas as CRCs de portugal estão fazendo depois da distribuição dos processos...
@Alexandre_ torcendo pra que seja isso mesmo! Eu não consigo acessar de nenhuma forma assim como vc... acabei de tentar novamente e nada... Tomara Deus que estejam atualizando
Comentários
Por favor alterem a planilha por mim/ Obrigado.
Sempre soube que quem tem nacionalidade adquirida (derivada) só consegue transmitir para filhos menores, nascidos após a aquisição da nacionalidade. Para passar a nacionalidade para o cônjuge tem que ser português originário.
Fui ver os requisitos para nacionalidade pelo casamento e só é mencionado "nacional português" então recorri ao texto da lei para procurar a definição de quem é considerado nacional português no CAPÍTULO II, Artigo 21.o temos "Prova da nacionalidade originária". Lá está definido quem é considerado "nacional português"
"2 — É havido como nacional português o indivíduo de cujo assento de nascimento não conste
menção da nacionalidade estrangeira dos progenitores ou do seu desconhecimento."
Não sei como é registado nos assentos de nascimentos de quem tem nacionalidade derivada mas o texto da lei é esse. No meu caso, nacionalidade atribuída, não consta na certidão a nacionalidade dos meus pais.
@albert, se sua intenção é morar em Portugal acredito que você consiga fazer a autorização de residência de sua esposa normalmente e, após cinco anos residindo em Portugal, ela pode pedir a nacionalidade por tempo de residência.
Olhei agora e o meu 60XXX/18 que está na fase 7, foi para a Conservatória do Registo Civil de Seixal.
Tomara que isto signifique um encurtamento dos prazos, estou ansioso para ver os relatos que quem teve o processo finalizado depois da redistribuição...
Foi muito rápido. Porém, creio que não se aplique à todas as outras pq cada Conservatória é única e tem os seus critérios.
*Detalhe: o processo dessa pessoa foi para despacho em Agosto/19. (O meu processo por exemplo, que está em outra conservatória teve despacho em 29/07/2019. Ou seja... o dele saiu antes que o meu, mas está numa conservatória diferente. E tenho certeza de que vai acontecer muito disso).
Eu particularmente vou continuar aguardando atualização no site como se meu processo não tivesse sido redistribuído para não gerar ainda mais expectativas.
Outra dica crucial que nosso colega @Nilton e tantos outros deram e acho bem sensata, é não ligar ou enviar emails para estas conservatórias para não gerar ainda mais atrasos uma vez que estes funcionários estão agora trabalhando na criação destes registros.
Acredito também que não dá para comparar processos despachados na mesma data porém em conservatórias diferentes, porque com certeza uns vão sair antes que outros e não devem necessariamente seguir uma ordem cronológica. Agora cada um é um e cada conservatória é única com seu critério de trabalhar...
Paciência e perseverança é a palavra de ordem.
Acho interessante trazermos novidades assim que esses registros forem concluídos para termos um parâmetro de como trabalham cada uma.
To ausente do forum ha um tempo e n sei se essa pergunta ja foi feita aqui...
Cidadania por Casamento pode ser pago por cartão de crédito???
Pergunto pq um amigo está iniciando o processo dele e as agências dos correios do Rio de Janeiro estao todas negando fazer o vale postal!
Podem me dar uma luz?
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
Não compensa e é arriscado, pois ate chegar o valor pode mudar ai terá que enviar a diferença caso isso ocorra. O endereço emcontra-se no formulário que ira preencher. CRC LISBOA
Qdo o teu tiver o registo concluído, venha nos contar!
O meu, o seu e o da @Bianca tem datas próximas... (final de julho e inicio de agosto de 2019).
Boa sorte pra nos!
O meu, com despacho favorável em 4.12.2019, também permanece na Central.
Já sou registrado aqui tem um tempo mas nunca postei nada. Estive a ler quase todas as páginas deste tópico, paguei os emolumentos por cartão de crédito e tenho o formulário já preenchido. Amanhã pretendo dar entrada no processo de nacionalidade da minha esposa, enviando por correios, vou submeter com os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento da esposa, por cópia reprográfica e apostilada;
- Minha certidão de nascimento portuguesa, do civilonline impressa;
- Certidão de casamento portuguesa, do civilonlie impressa;
- Certidão de nascimento portuguesa do nosso filho, do civilonline impressa;
- Cópia autenticada e apostilada do passaporte dela;
- Certidão de antecedentes da PF, com a validação impressa no verso.
É isto mesmo ou estou esquecendo algum documento?
No Quadro 1,8 em "Localidades e países onde residiu anteriormente:" escrevemos apenas BRASIL, é isto mesmo que deve ser feito? Fiquei em duvida.
Endereço envio direto para...
Conservatória dos Registos Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003 Lisboa
Correto?
Mui agradecido pela atenção de todos!
Dei entrada na Aquisição da nacionalidade Portuguesa da minha esposa dia 02/02/2020.
Pelos comentários do fórum acredito que o processo dela dever ser concluído em 2 anos .
Se estiver errado alguém se manifeste com uma data + ou - provável.
Agradeço.
No momento é essa a expectativa, porém eles recentemente fizeram uma alteração no modo de conduzir os processos que foi redistribuir para outras conservatórias, aliviando a CRC de Lisboa de processos que estavam muito atrasados, o que mostra preocupação por parte da autoridade judiciária de dar mais celeridade na finalização destes. Esperamos que estejam enfim agilizando o sistema deles que parece ser muito burocrático e desorganizado por tudo que temos visto.
Estou acessando normalmente.
só esperar q jájá deve voltar
Eu não consigo acessar de nenhuma forma assim como vc... acabei de tentar novamente e nada...
Tomara Deus que estejam atualizando