Boa tarde. Venho com más noticias do meu processo rs Caiu em exigência, foi pedido a certidão de casamento do meu bisavô e de óbito tbm. E o mais estranho, um comprovativo de uso do nome do meu bisavô. O que seria isso?
hiroynoue o seu bisavô foi o declarante na certidão de nascimento de seu avô? Há menção em alguma certidão do estado civil dele? houve alguma divergência no nome dele? ele tinha mais irmãos com o mesmo nome? isso era comum na época.
@hiroynoue, quando o português nasceu antes de 1911, só vem o primeiro nome na certidão de batismo. Assim, tem que mandar junto a certidão de casamento do mesmo, para se provar que aquela pessoa originou a sua família.
Recebi a carta da ACP com o meu assento, datado de 22/12/17. Carta de envio datada em 04/01/18, ou seja, quase um mês para chegar ao Brasil. Processo finalizado com 6 meses, aproximadamente. Curioso que o do meu irmão, enviado na mesma ocasião e com os mesmos documentos, com numeração anterior à minha, ainda está em análise...
O processo de meu pai foi numerado em 16/06/17 n.265Xx/2017, e está travado nas instituições superiores tb. Seu irmão assim como meu pai estão sem entender, até pq não há exigência. O melhor é aguardar.
Bom dia foristas. na data de 03/02/17 recebi um email apontando exigências. como a transcrição de casamento. porém são certidões católicas do ano de 1864 e outra de 1878. minha dúvida é: Deverão ser de inteiro teor e apostilhada? Haja vista que são documentos de origem religiosas.
Recebi um email com a lista de documentos que faltava certinho e fiquei muito mais aliviado. A informação que tive na linha de registos por telefone foi que precisava da certidão de casamento, óbito e um comprovativo do nome do meu bisavô. No documento que chegou com os pedidos faltantes estava uma cópia reprografica da certidão de nascimento da minha avó, que passou batido e enviei só a de inteiro teor; e um comprovativo do nome completo do meu bisavô, uma vez que na certidão portuguesa vem somente o primeiro nome ne. E para comprovar poderia enviar certidão de casamento OU de óbito OU documento de identificação, devidamente certificado. Fiquei bem mais aliviado ufaaa Uma coisa q notei tbm é q na certidão da minha avó pediram certificado e apostilado. Na do comprovativo do nome do bisavô estava só certificado. Será q não precisa apostilar então?
Boa noite foristas, estou com uma dúvida primária, ao receber um e-mail de Ponta Delgada para transcrição de casamento, li o seguinte texto:
Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento certificada sem apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal. Que tipo de certidão de nascimento certificada é esta ? Tenho essa dúvida!!
@Marcelo Olegário se for o neto que assina o requerimento a certidão de nascimento é para comprovar o parentesco, pode ser uma certidão normal (breve relato) e não precisa ser super recente, é apenas para checagem do nome dos avós. A certidão que te pediram é uma original, basta solicitar no cartório onde foi feito o registro do nascimento. No caso de filhos não é necessário pois no documento de identidade já consta o nome dos pais.
Pessoal, boa tarde! Ou boa noite! Em três semanas embarco para Lisboa para entrar com pedido de naturalização de minha mãe (neta de português falecido, nascido no final do século XIX). O processo seguinte será entrar com o meu próprio pedido, via minha mãe...
Achei por bem saber das novidades neste fórum. E ocorreu-me que seria mais rápido entrar com o pedido em outra conservatória que não fosse Lisboa. O detalhe é que fico poucos dias em Portugal.
A pergunta que tenho a fazer: será que vale viajar até Porto? Os processos são efetivamente mais rápidos por lá? Mencionaram outras Conservatórias no caminho, também. Sei que muito já foi dito, mas as coisas mudam muito rápido, né? O que se disse em 2016 ainda se aplica?
A pergunta número 2: Dá pra pagar a taxa no balcão, diretamente? Tenho (acho) todos os documentos, já, inclusive o vínculo prolongado de minha mãe com comunidade portuguesa.
Abraços e muito, muito obrigado ao pessoal deste fórum!
Bom dia foristas. No dia 03/02/17 recebi email com exigências do ACP. Quantos dias tenho para sanar as pendências, pois estamos em carnaval e temos feriados e pontos facultativos e que devem atrasar as emissões de documentos. Quais os prazos? Muito obrigado pela atenção de todos.
Boa tarde foristas! O processo de naturalização de meu pai apresentou exigências, postei ao ACP aquelas que por eles foram solicitadas, e a transcrição de casamento dos avós de meu pai foi para CRC de Ponta Delgada, os documentos chegaram ao ACP dia 01/03/2018 e os documentos de Ponta Delgada chegaram dia 05/03/2018. Ocorre que recebi novo email do ACP cobrando a transcrição de casamento. Porém dependo da CRC de Ponta Delgada. Como faço neste caso haja vista que não respondem email e não atendem telefone. O pior foi que liguei na linha registo e a atendente deve ser a MARIA, me fez perguntas sarcásticas, do tipo, vc quer ser português é isso?. Depois me disse que não tinha informações e pediu para eu fazer um resumo para inserir no sistema da linha registo. Coisa de louco essa linha registo. Existe um outro meio de comunicação?
@MarceloOlegario envie um e-mail para ACP informando q já enviou o processo de transcrição de casamento e q aguarda a emissão do assento pela conservatória de Ponta Delgada.
Boa tarde, pessoal. Após receberem na ACP os documentos que caíram em exigência, demora qnt tempo para ser finalizado mais ou menos o processo? Quando posso ligar pra ter alguma notícia? Ansioso hehe. Obrigado
ALELUIAAAAAA O processo do meu pai foi finalizadooooooooo 173xx/18. Foi para despacho dia 12/03 e concluido hj 02/04.
@Marcia e @Mariza Guerra, vcs são pessoas fantásticas, mto obrigado pela ajuda de sempre. Desculpe a quantidade de msg q mandava ansioso
Algumas particularidades do processo: -O bisavô português era casado em portugal com portuguesa qnd veio ao Brasil (so descobri pelo assento portugues qnd pedi) e se casou aqui com minha bisavó japonesa. Não foi problema minha avó ter sido filha adulterina, até pq o português foi o declarante do nascimento. Tbm não foi preciso transcrever casamento daqui ou divórcio lá...achei q poderia dar mto problema mas foi tranquilo. -Na correria de pegar a lei antiga, enviei a CNH apostilada e cópia simples do RG, que ja tinha mais de 10 anos, e não foi problema, graças a Deus.
Bom dia, liguei hoje para a Linha de Registo e me informaram que o processo do meu irmão foi finalizado em 26/03. Curioso que o meu ficou pronto em dezembro, ou seja, o dele enviado na mesma ocasião e com os mesmos documentos, distribuído até com numeração anterior à minha concluiu só três meses depois...
Caros amigos foristas, minha família está muito feliz neste dia. A tão esperada cidadania portuguesa de meu pai enfim foi concluída, na data de 30 de abril 2017.Acredito que ele seja um dos últimos netos a naturalizar-se. Agradeço muito aos moderadores deste fórum.que de forma voluntária tornou-se uma fonte de ajuda e orientação aos lusos descendentes. Meus sinceros agradecimentos a todos !! Agora rumo a convolação !
Pessoal, vim atualizar o meu caso... No registro de batismo de minha bisavó haviam averbamentos de outra pessoa com o nome semelhante o que fez a ACP solicitar explicações a respeito. Além disso eles solicitaram a decisão judicial que promoveu alteração no nome de minha avó (tivemos q entrar na justiça para solicitar algumas alterações). Optamos por entrar com essas explicações via advogados. Os papeis foram encaminhados para a ACP em fevereiro e até hj não há atualização nenhuma no sistema em relação ao processo, então ligar na linha de registro é inútil. Como eu e minha mãe estávamos em Portugal duas semanas atrás fomos à ACP. Fomos muito mau atendidas, todos com muita má vontade, quase não acreditei quando a atendente deu a entender que estaria fazendo um favor a nós consultando o processo já que existia um advogado cuidando do "caso", mesmo com a minha mãe, titular do processo, presente. Enfim, o que me foi informado é que eles enviaram um e-mail para o "consulado" pedindo que fosse verificada a veracidade de algumas certidões junto aos cartórios. Quando questionei se a certidão apostilada não servia justamente para sanar esse tipo de problema a atendente simplesmente me disse que o apostilamento não quer dizer nada (oi???). Eu saí de lá simplesmente tonta, sem saber o que fazer... Ao chegar no brasil contatamos os cartórios que emitiram as certidões e eles disseram eu não há nenhum questionamento a cerca das certidões que enviamos. Minha mãe então foi direto à embaixada em Brasília. Por sorte a pessoa que a atendeu parece ter conhecimento desse tipo de situação e disse que sempre as certidões vindas do estado de Goiás são questionadas. Ela pegou todos os dados disse que iria fazer a verificações e enviar para a ACP e que provavelmente esse processo demoraria uns 15 dias... Bom é isso, dei entrada no processo que minha mãe ano passado, em maio o processo já fez aniversário e até agora nada... Estou muito desestimulada e decepcionada... A única parte muito boa dessa história é que em Portugal consegui continuar as investigações em relação aos parentes portugueses e minha mãe pode finalmente conhecer os primos (que nem sabíamos que existia!!!!). Esse encontro não tem preço!!!!
Comentários
Venho com más noticias do meu processo rs
Caiu em exigência, foi pedido a certidão de casamento do meu bisavô e de óbito tbm. E o mais estranho, um comprovativo de uso do nome do meu bisavô. O que seria isso?
Há menção em alguma certidão do estado civil dele? houve alguma divergência no nome dele? ele tinha mais irmãos com o mesmo nome? isso era comum na época.
quando o português nasceu antes de 1911, só vem o primeiro nome na certidão de batismo.
Assim, tem que mandar junto a certidão de casamento do mesmo, para se provar que aquela pessoa originou a sua família.
O melhor é aguardar.
PD aceita certidões católicas para transcrição de casamento.
Têm que ser de inteiro teor e apostiladas sim.
Responda ao ACP, dizendo estar providenciando as transcrições, a fim de que seu processo fique no aguarde.
Uma coisa q notei tbm é q na certidão da minha avó pediram certificado e apostilado. Na do comprovativo do nome do bisavô estava só certificado. Será q não precisa apostilar então?
Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento certificada sem apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
Que tipo de certidão de nascimento certificada é esta ? Tenho essa dúvida!!
Em três semanas embarco para Lisboa para entrar com pedido de naturalização de minha mãe (neta de português falecido, nascido no final do século XIX). O processo seguinte será entrar com o meu próprio pedido, via minha mãe...
Achei por bem saber das novidades neste fórum. E ocorreu-me que seria mais rápido entrar com o pedido em outra conservatória que não fosse Lisboa. O detalhe é que fico poucos dias em Portugal.
A pergunta que tenho a fazer: será que vale viajar até Porto? Os processos são efetivamente mais rápidos por lá? Mencionaram outras Conservatórias no caminho, também. Sei que muito já foi dito, mas as coisas mudam muito rápido, né? O que se disse em 2016 ainda se aplica?
A pergunta número 2: Dá pra pagar a taxa no balcão, diretamente? Tenho (acho) todos os documentos, já, inclusive o vínculo prolongado de minha mãe com comunidade portuguesa.
Abraços e muito, muito obrigado ao pessoal deste fórum!
Tiago
No dia 03/02/17 recebi email com exigências do ACP. Quantos dias tenho para sanar as pendências, pois estamos em carnaval e temos feriados e pontos facultativos e que devem atrasar as emissões de documentos.
Quais os prazos? Muito obrigado pela atenção de todos.
geralmente, 20 dias.
Faça o relato das exigências, poderá ser útil.
Responda ao e-mail solicitando mais prazo.
O processo de naturalização de meu pai apresentou exigências, postei ao ACP aquelas que por eles foram solicitadas, e a transcrição de casamento dos avós de meu pai foi para CRC de Ponta Delgada, os documentos chegaram ao ACP dia 01/03/2018 e os documentos de Ponta Delgada chegaram dia 05/03/2018. Ocorre que recebi novo email do ACP cobrando a transcrição de casamento. Porém dependo da CRC de Ponta Delgada. Como faço neste caso haja vista que não respondem email e não atendem telefone.
O pior foi que liguei na linha registo e a atendente deve ser a MARIA, me fez perguntas sarcásticas, do tipo, vc quer ser português é isso?. Depois me disse que não tinha informações e pediu para eu fazer um resumo para inserir no sistema da linha registo. Coisa de louco essa linha registo.
Existe um outro meio de comunicação?
Após receberem na ACP os documentos que caíram em exigência, demora qnt tempo para ser finalizado mais ou menos o processo? Quando posso ligar pra ter alguma notícia?
Ansioso hehe.
Obrigado
O processo do meu pai foi finalizadooooooooo 173xx/18.
Foi para despacho dia 12/03 e concluido hj 02/04.
@Marcia e @Mariza Guerra, vcs são pessoas fantásticas, mto obrigado pela ajuda de sempre.
Desculpe a quantidade de msg q mandava ansioso
Algumas particularidades do processo:
-O bisavô português era casado em portugal com portuguesa qnd veio ao Brasil (so descobri pelo assento portugues qnd pedi) e se casou aqui com minha bisavó japonesa. Não foi problema minha avó ter sido filha adulterina, até pq o português foi o declarante do nascimento. Tbm não foi preciso transcrever casamento daqui ou divórcio lá...achei q poderia dar mto problema mas foi tranquilo.
-Na correria de pegar a lei antiga, enviei a CNH apostilada e cópia simples do RG, que ja tinha mais de 10 anos, e não foi problema, graças a Deus.
Partiu convolação
fico feliz com sua conquista! Parabéns ao seu pai.
Agradeço muito aos moderadores deste fórum.que de forma voluntária tornou-se uma fonte de ajuda e orientação aos lusos descendentes.
Meus sinceros agradecimentos a todos !! Agora rumo a convolação !
No registro de batismo de minha bisavó haviam averbamentos de outra pessoa com o nome semelhante o que fez a ACP solicitar explicações a respeito. Além disso eles solicitaram a decisão judicial que promoveu alteração no nome de minha avó (tivemos q entrar na justiça para solicitar algumas alterações).
Optamos por entrar com essas explicações via advogados. Os papeis foram encaminhados para a ACP em fevereiro e até hj não há atualização nenhuma no sistema em relação ao processo, então ligar na linha de registro é inútil.
Como eu e minha mãe estávamos em Portugal duas semanas atrás fomos à ACP. Fomos muito mau atendidas, todos com muita má vontade, quase não acreditei quando a atendente deu a entender que estaria fazendo um favor a nós consultando o processo já que existia um advogado cuidando do "caso", mesmo com a minha mãe, titular do processo, presente.
Enfim, o que me foi informado é que eles enviaram um e-mail para o "consulado" pedindo que fosse verificada a veracidade de algumas certidões junto aos cartórios. Quando questionei se a certidão apostilada não servia justamente para sanar esse tipo de problema a atendente simplesmente me disse que o apostilamento não quer dizer nada (oi???).
Eu saí de lá simplesmente tonta, sem saber o que fazer...
Ao chegar no brasil contatamos os cartórios que emitiram as certidões e eles disseram eu não há nenhum questionamento a cerca das certidões que enviamos. Minha mãe então foi direto à embaixada em Brasília. Por sorte a pessoa que a atendeu parece ter conhecimento desse tipo de situação e disse que sempre as certidões vindas do estado de Goiás são questionadas. Ela pegou todos os dados disse que iria fazer a verificações e enviar para a ACP e que provavelmente esse processo demoraria uns 15 dias...
Bom é isso, dei entrada no processo que minha mãe ano passado, em maio o processo já fez aniversário e até agora nada...
Estou muito desestimulada e decepcionada...
A única parte muito boa dessa história é que em Portugal consegui continuar as investigações em relação aos parentes portugueses e minha mãe pode finalmente conhecer os primos (que nem sabíamos que existia!!!!). Esse encontro não tem preço!!!!