Estou na mesma situação. O envelope com o requerimento de transcrição chegou lá dia 10/04 e não recebi nenhum informação.... a conservatória não responde e-mail e nem atende telefone. Acho que vou tentar na linha de registros como fez @Rocha Júnior
Oi... olhando os posts eu lí que podemos acompanhar pelo civil on line, é isso mesmo? Porque eu tenho um código de acesso (que paguei quando fiz a atribuição de minha avó) esse acesso é ate agosto de 2018. Minha pergunta é se ele atualiza a certidão? Ou seja, eu recebi esse código de acesso lá quando fiz a atribuição, então se averbarem a transcrição do casamento e acessar novamente com esse mesmo código vai aparecer a transcrição? Porque eu já consultei e está igual.
Pessoal enviei meus documentos no dia 02/04 para Ponta Delgada e até agora não chegou, o status é que esta na alfândega em Lisboa... Acredito que tenha ficado retido, alguém que ja passou por essa experiência poderia me dizer quantos dias mais ou menos para realizarem a liberação dos documentos? Obrigado.
@GuilhermeGomes Apenas a página inicial será alterada, a que mostra o código de acesso e os dados da pessoa. A certidão (o arquivo .doc) não atualiza e sempre mantém os mesmos dados da época que você fez o pedido. Quando aparecer o nome de casada na página do código de acesso, significa que foi feita a transcrição.
Preciso tirar uma dúvida... a certidão do conjugue estrangeiro precisa ser cópia reprográfica? Pois no cartório onde devo pedir me disseram que ou é inteiro teor ou reprográfica..
Como posso fazer o pedido de forma bem exata/específica pra não vir errado, pois é um cartório em outra cidade e vou ter que pedir por e-mail, pagar, esperar chegar, etc.. se ficar errado vou perder muito tempo.
Depois de imprimir o formulário 1 que vi que o 2 seria mais indicado para o meu caso que sou a requerente da transcrição do meu próprio casamento, enfim, posso fazer a solicitação com esse formulário 1 mesmo? Caso sim, no primeiro parágrafo onde diz na qualidade de (grau de parentesco ou procurador) o que coloco? Nesse formulário não vai nenhuma informação sobre a nacionalidade portuguesa? E posso enviar somente o número do meu assento correto? Recebi a informação por telefone!
@jhmelman interessante... de fato ao acessar o código, na pagina inicial, aparece o nome de casada mesmo, porém o arquivo da certidão gerada consta o nome de solteira e apenas a averbação da atribuição de nacionalidade. Nesse caso então está certo? Além de concluída a transcrição do casamento é certo que está também averbada no registro civil dela? Se eu pedir uma nova certidão o civil online aí sairá com o nome de casada e a averbação do casamento? Obrigado,
@GuilhermeGomes Deve sair sim. Se está concluído, já deve ter sido averbado no assento eletrônico. Mas se você não for precisar do assento por algum motivo, não vejo porque gastar 10 euros com isso... Eu nunca tentei... Se for pra provar a transcrição do casamento no processo de algum descendente (embora nem precise), anexe uma impressão simples dessa página com o código com o nome de casada e mande um cópia simples do assento mesmo sem aparecer a averbação. Fiz isso e não deu problema nenhum. Dessa forma, você está mostrando duas coisas: "o número do assento é esse" (assento) e "foi feita a averbação do casamento" (tela com nome de casada). Na verdade bastaria indicar os dados para localização ou apenas o número do assento informatizado. A certidão "completa" eles conseguem puxar pelo sistema.
Então para dar entrada na atribuição da minha mãe, após a transcrição da minha avó, não será necessário emitir uma outra certidão no civilonline com o nome da minha avó atualizado, certo? Basta eu fornecer o assento? É isso? Se estiver errada me corrija, please.
@Fcamuri Não é necessário. Da explicação para o Quadro 2 do formulário 1c: 1.Pode juntar a certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) de nacionalidade portuguesa, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Caso não junte a certidão de nascimento do progenitor português (mãe ou pai), a mesma pode ser obtida pelos Serviços, desde que o registo de nascimento se encontre arquivado na Conservatória dos Registos Centrais ou, não sendo esse o caso, se o interessado indicar os elementos que permitam identificar o registo, designadamente o local de nascimento, a respetiva data e, se for do seu conhecimento, a Conservatória do Registo Civil Português onde o mesmo se encontra arquivado e o respetivo número e ano. [Grifos meus]
Ou seja, se tiver, ajuda, se não tiver, você sabendo os dados para localizar o assento, não tem problema.
@Leticia ..se vc for neta..coloca " na qualidade de neta" , se for filha " na qualidade de filha".Envie uma certidão de nascimento para comprovar o parentesco se for neta.
Olá pessoal! A título de informação: Transcrição de casamento concluída. Recebida em: 10/04/2018 Hoje, 17/04/2018, consultei a civil on line e apareceu o nome de casada da minha mãe. Ponta Delgada é nota mil. Agora, vou fazer a minha e de minha irmã. Só agradecimentos e profunda gratidão a este Fórum maravilhoso.
Não consigo confirmar pelo civil online pq ao tentar emitir a certidão de casamento o sistema não aceita o nascimento da minha bisavó de 1909. Diz que precisa ser dentro de 100 anos.....estou preocupada pq meu vale vai vencer eles não me dão retorno. Na mandei e-mail, tentei ligar e o CTT tbm não responde o email, diz apenas que esta analisando.....mais alguma opção além de esperar?
@wsteles Relaxa que ainda está dentro do prazo e infelizmente nem todos os vôos para os Açores estão conseguindo chegar devido ao mau tempo, aconteceu isso comigo semana passada..
@wsteles não sei o que pode ter ocorrido, mas hoje pela manhã meus documentos estavam em Ponta Delgada hehehe... E ontem conforme orientado eu fiz uma reclamação no site do CTT... Agora é aguardar entregar e a transcrição... Mais muito obrigado pelas dicas...
Outra dúvida é qual seria a melhor forma de acompanhar a transcrição do casamento, no meu caso é o meu casamento então não houve mudança de nome para acompanhar pelo civil online, será que é possível acompanhar pela linha de registro? Perguntando se na certidão de nascimento consta a averbação do casamento?
gente, alguém pode me ajudar no passo a passo para transcrição do casamento dos meus pais Portugueses? e pra qual conservatória posso enviar? preciso fazer esse processo urgente.
Comentários
Porque eu já consultei e está igual.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4773/como-saber-se-o-vale-postal-foi-entregue-sem-mandar-e-mail-a-crc
Nº do vale:
Valor: R$
Data de emissão:
Loja emissora:
*Não adianta ligar na conservatória eles sabem o que estão fazendo, caso tenha algum problema vocês serão contactados.
Estive em 2 agencias dos correios em São Paulo - SP e não estão emitindo o vale postal, estão alegando suspensão dos serviços.
Alguém de SP, com dificuldades ?
Obrigado.
Recebi hoje o e-mail.
como você soube do resultado?
Apenas a página inicial será alterada, a que mostra o código de acesso e os dados da pessoa. A certidão (o arquivo .doc) não atualiza e sempre mantém os mesmos dados da época que você fez o pedido. Quando aparecer o nome de casada na página do código de acesso, significa que foi feita a transcrição.
Como posso fazer o pedido de forma bem exata/específica pra não vir errado, pois é um cartório em outra cidade e vou ter que pedir por e-mail, pagar, esperar chegar, etc.. se ficar errado vou perder muito tempo.
Grata.
Depois de imprimir o formulário 1 que vi que o 2 seria mais indicado para o meu caso que sou a requerente da transcrição do meu próprio casamento, enfim, posso fazer a solicitação com esse formulário 1 mesmo? Caso sim, no primeiro parágrafo onde diz na qualidade de (grau de parentesco ou procurador) o que coloco?
Nesse formulário não vai nenhuma informação sobre a nacionalidade portuguesa?
E posso enviar somente o número do meu assento correto? Recebi a informação por telefone!
Desde já agradeço!
interessante... de fato ao acessar o código, na pagina inicial, aparece o nome de casada mesmo, porém o arquivo da certidão gerada consta o nome de solteira e apenas a averbação da atribuição de nacionalidade. Nesse caso então está certo? Além de concluída a transcrição do casamento é certo que está também averbada no registro civil dela? Se eu pedir uma nova certidão o civil online aí sairá com o nome de casada e a averbação do casamento?
Obrigado,
Deve sair sim. Se está concluído, já deve ter sido averbado no assento eletrônico. Mas se você não for precisar do assento por algum motivo, não vejo porque gastar 10 euros com isso... Eu nunca tentei...
Se for pra provar a transcrição do casamento no processo de algum descendente (embora nem precise), anexe uma impressão simples dessa página com o código com o nome de casada e mande um cópia simples do assento mesmo sem aparecer a averbação. Fiz isso e não deu problema nenhum. Dessa forma, você está mostrando duas coisas: "o número do assento é esse" (assento) e "foi feita a averbação do casamento" (tela com nome de casada). Na verdade bastaria indicar os dados para localização ou apenas o número do assento informatizado. A certidão "completa" eles conseguem puxar pelo sistema.
Então para dar entrada na atribuição da minha mãe, após a transcrição da minha avó, não será necessário emitir uma outra certidão no civilonline com o nome da minha avó atualizado, certo? Basta eu fornecer o assento? É isso?
Se estiver errada me corrija, please.
Obrigada!
Não é necessário. Da explicação para o Quadro 2 do formulário 1c:
1.Pode juntar a certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) de nacionalidade portuguesa, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia.
Caso não junte a certidão de nascimento do progenitor português (mãe ou pai), a mesma pode ser obtida pelos Serviços, desde que o registo de nascimento se encontre arquivado na Conservatória dos Registos Centrais ou, não sendo esse o caso, se o interessado indicar os elementos que permitam identificar o registo, designadamente o local de nascimento, a respetiva data e, se for do seu conhecimento, a Conservatória do Registo Civil Português onde o mesmo se encontra arquivado e o respetivo número e ano.
[Grifos meus]
Ou seja, se tiver, ajuda, se não tiver, você sabendo os dados para localizar o assento, não tem problema.
Beleza, entendi. Obrigada!!!!!
A título de informação:
Transcrição de casamento concluída.
Recebida em: 10/04/2018
Hoje, 17/04/2018, consultei a civil on line e apareceu o nome de casada da minha mãe.
Ponta Delgada é nota mil.
Agora, vou fazer a minha e de minha irmã.
Só agradecimentos e profunda gratidão a este Fórum maravilhoso.
Outra dúvida é qual seria a melhor forma de acompanhar a transcrição do casamento, no meu caso é o meu casamento então não houve mudança de nome para acompanhar pelo civil online, será que é possível acompanhar pela linha de registro? Perguntando se na certidão de nascimento consta a averbação do casamento?
Obrigado.
muito obrigado pela ajuda...
Ponta Delgada é a mais rápida, às vezes fica pronto em menos de uma semana depois da chegada dos documentos.
Veja os modelos para casos em que o solicitante é um dos nubentes ou um descendente.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1