@jhmelman Os documentos chegaram, mas a CTT ainda não me confirmou se pegou o pagamento, quantos dias eles levam ora responder? Enviei o email na sexta-feira, e até agora só aqueles emails onde eles falam que "Informamos que o assunto reportado foi reenviado para a área competente, para uma análise rigorosa e cuidada da questão colocada." Estou preocupada de não ter essa resposta.
@LiaLopes Às vezes demoram uns dias mesmo... Tb estou na mesmíssima situação. Mandei pedido de acompanhamento do saque na quarta passada, até agora nada... Eu tento ficar tranquilo porque a princípio, tudo segue o previsto. Mas teria sido bom poder confirmar o valor correto do vale antes dos meus documentos chegarem lá... Agora já tô num ponto de acompanhar pelo Civil Online, se o email chegar, tanto melhor.
Não fiquem preocupados se o vale postal foi sacado ou não. A transcrição de casamento em Ponta Delgada é concluída antes do prazo de validade do vale. É importante rastrear a entrega dos documentos através do site dos correis e ctt, após isso basta aguardar 20 dias para obter notícias se a transcrição foi concluída. O único azar é inconsistência no valor do vale, se chegar menos de 120 euros os documentos podem ser devolvidos. Infelizmente PD não está solicitando o envio da diferença como antigamente.
@MarizaGuerra Pode ser por conta do Parecer do Conselho Consultivo do IRN N.º 47/ CC /2017
"Em face do exposto formulamos as seguintes conclusões: 1 - No âmbito do registo civil e da nacionalidade, sempre que seja apresentado um pedido sem qualquer pagamento deve o mesmo ser rejeitado procedendo-se à devolução dos documentos. 2 – O pedido acompanhado de vale ou cheque, com quantia inferior ao emolumento devido, deve ser rejeitado e devolvido ao interessado, conjuntamente com o respetivo meio de pagamento. 3 – Os valores rececionados em cheque, vale postal ou numerário sem pedido associado que não possam ser devolvidos são registados mediante PT." (pág 9)
Essas conclusões elucidam porque recentemente ocorreram alguns casos de devolução imediata do processo/documentos quando o vale vai a menor. O documento é de 30/11/2017, o que pode explicar a mudança recente.
OBS: Há outros pontos interessantes no documento, inclusive a recomendação (ao IRN) de que se providencie outras formas de pagamento.
@Mariza Guerra Esse é meu medo, vai que o valor é dado errado sendo que fiz o valor certo e tem até a cópia no envelope pra provar. Mas já vi algumas pessoas falando disso. Ter que requerer a volta do vale postal, tudo pra deixar a gente preocupado com essa falta de informação. Os documentos chegaram segunda. Poxa, tínhamos que ter um jeito de saber se o vale postal chegou e foi sacado, sem precisar contatar a conservatória ou a CTT, como um número de rastreio. Mas ok. Vamos ver. O chato é que daqui a duas semanas, dá 30 dias que fui nos Correios depositar os 120 euros da transcrição de casamento
O contato da CTT muitas vezes funcionou, dessa vez que estão demorando pra responder: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/143343/#Comment_143343 Ultimamente tenho visto processos concluídos em uma semana... Consultar a certidão com o código que você eventualmente já tenha é de graça, qualquer dia é dia. Como chegou lá segunda, veja na sexta ou na segunda agora. Só vai dar pra saber se houver mudança de nome no casamento. Se você ainda não tiver tirado a certidão no civil online, não vale a pena pagar 10 euros só pra acompanhar isso.... Se sua única preocupação for o prazo do vale (se não tiver algum atendimento de Cartão de Cidadão no consulado, por exemplo), fica tranquila, antes disso eles terminam.
Se não tiver resposta até o último dia de validade do vale, mande um email com um título sugestivo - "fulana de tal - transc. casamento - vale vence XX/04" e não "vale", "ajuda", que eles provavelmente nem irão ler, e aí pergunta se já foi concluído, mencionando a preocupação com o vencimento do vale.
Boa noite a todos. Eu gostaria de saber se ponta delgada continua sem conservador ou se ja esta regularizado, pois tenho urgência em fazer o processo de transcrição com suprimento de certidão e sei q PD costuma ser mais rapida que a 4crc, mas o suprimento havia sido interrompido por falta de conservador. Alguma notícia se este serviço ja retornou?
Qualquer alternativa para evitar a devolução seria bem-vinda. Não sabemos porque estão devolvendo processos em vez de enviar exigências. Cada Conservador possui um tipo de entendimento da lei. Uns cumpre-na à risca outros enxergam saidas.
Pra quem eventualmente estivesse preocupado com a velocidade de Ponta delgada: Chegou lá 10.04.2018 às 12:03 (recibo da DHL -- horário de PD) Fui conferir no civil online a transcrição da minha irmã agora, 12.04.2018 às 14:03 (horário de PD, 11:03 daqui) E. ESTÁ. PROOOONTOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!! Dois meios-expediente e um expediente inteiro. Nada mau...
Boa tarde pessoal, gostaria da ajuda de vocês com duas questões.... introdução Estou fazendo a atribuição de minha sogra (ela é filha de português com mãe brasileira, ambos falecidos. este casamento dos pais dela já está averbado. O pai português também foi o declarante na certidão de nascimento de minha sogra), pela 3ªCRC do Porto. Em um ou dois meses a cidadania dela vai ser concluída para então minha noiva fazer a dela. Pergunta 1: É necessário averbar o casamento dos meus sogros para fazer a cidadania da minha noiva? ou basta minha sogra ter o numero do assento português (que está quase pronto)? Pergunta 2: Caso eu venha a fazer esse averbamento do casamento dos meus sogros, o meu sogro que não tem descendência portuguesa poderia fazer a cidadania dele tbm?
@bvbtronquini 1) Sendo a mãe dela o ascendente português, precisa transcrever. 2) Sim, se for casado com português há mais de 3 anos pode pedir nacionalidade derivada (aquisição). Com mais de 5 anos de casado com português originário (ou que tenha sido atribuído, independente da data da atribuição) presume-se a ligação efetiva à Portugal. (O que provavelmente deva ser o caso)
@Jandira obrigada por responder... eu fui uma das q tive os documentos devolvidos por PD por deixarem de fazer o suprimento por ausência de conservador... pensei na possibilidade de ja terem resolvido isso pq ja passou um tempo... seria otimo, pois sei q PD eh bem rapida e, como vc sabe, estou lutando contra o tempo..rss Vou enviar pra 4crc mesmo, que parece ser a unica alternativa no momento para transcrição com suprimento de certidão.
@jhmelman Eu fiz o pedido mas não entendi. Apareceu: pedido número: xxxxx/2018 Submetido. Quer dizer que já foi feito? Pq apareceu o pedido de 10 euros para serem pagos. Isso é confirmado que já está disponível? Fiquei confusa mesmo.
@LiaLopes Esse acompanhamento no Civil Online só vale a pena se você for precisar por alguma razão apresentar a certidão a algum órgão português. Ou se, como eu fiz, quando saiu a atribuição da minha irmã pra ter uma certidão para enviar para PD (pq eu quis fazer, a rigor não precisava), então era só acompanhar quando o nome fosse modificado na pagina do código. Achei que esse seria seu caso tb,, mas se você não pediu antes, não vale a pena pagar 10 euros só pra ver dessa forma se foi concluído ou não. O mais importante: fique tranquila, se o da minha irmã chegou dia 10 e já está pronto, o seu muito provavelmente estará. Mande um email no penúltimo dia de validade do VP, como eu sugeri em uma das postagens anteriores.
Bom dia Pessoal. Fiquei com dúvida se minha transcrição já foi efetuada. Chegou em PD dia 04/04 e hoje no site civilonline na tela principal aparece o meu nome já alterado, porém o documento ainda apresenta o nome antigo. Isso qur dizer que o processo já foi finalizado? Grato.
Comentários
Rapidinho.
PD dispensa o envio do pacto. Recebi essa informação na época da minha transcrição. Já a 4a. do Porto exige a certidão e cobra mais 30 euros.
Os documentos chegaram, mas a CTT ainda não me confirmou se pegou o pagamento, quantos dias eles levam ora responder? Enviei o email na sexta-feira, e até agora só aqueles emails onde eles falam que "Informamos que o assunto reportado foi reenviado para a área competente, para uma análise rigorosa e cuidada da questão colocada."
Estou preocupada de não ter essa resposta.
Às vezes demoram uns dias mesmo... Tb estou na mesmíssima situação. Mandei pedido de acompanhamento do saque na quarta passada, até agora nada... Eu tento ficar tranquilo porque a princípio, tudo segue o previsto. Mas teria sido bom poder confirmar o valor correto do vale antes dos meus documentos chegarem lá...
Agora já tô num ponto de acompanhar pelo Civil Online, se o email chegar, tanto melhor.
Postado via EMS: 16/03
Recebido em PD: 04/04
Conclusão: 11/04
Não fiquem preocupados se o vale postal foi sacado ou não. A transcrição de casamento em Ponta Delgada é concluída antes do prazo de validade do vale. É importante rastrear a entrega dos documentos através do site dos correis e ctt, após isso basta aguardar 20 dias para obter notícias se a transcrição foi concluída. O único azar é inconsistência no valor do vale, se chegar menos de 120 euros os documentos podem ser devolvidos. Infelizmente PD não está solicitando o envio da diferença como antigamente.
Pode ser por conta do Parecer do Conselho Consultivo do IRN N.º 47/ CC /2017
"Em face do exposto formulamos as seguintes conclusões:
1 - No âmbito do registo civil e da nacionalidade, sempre que seja apresentado um pedido sem qualquer pagamento deve o mesmo ser rejeitado procedendo-se à devolução dos documentos.
2 – O pedido acompanhado de vale ou cheque, com quantia inferior ao emolumento devido, deve ser rejeitado e devolvido ao interessado, conjuntamente com o respetivo meio de pagamento.
3 – Os valores rececionados em cheque, vale postal ou numerário sem pedido associado que não possam ser devolvidos são registados mediante PT." (pág 9)
Essas conclusões elucidam porque recentemente ocorreram alguns casos de devolução imediata do processo/documentos quando o vale vai a menor. O documento é de 30/11/2017, o que pode explicar a mudança recente.
OBS: Há outros pontos interessantes no documento, inclusive a recomendação (ao IRN) de que se providencie outras formas de pagamento.
Lista de Pareceres: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2017/cc-publicacoes-de/
Parecer do Conselho Consultivo do IRN N.º 47/ CC /2017 http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2017/pareceres-12-26-2017/downloadFile/attachedFile_4_f0/47_CC_2017-CC55_2017_STJSR_CC.pdf?nocache=1516359878.54
Ultimamente tenho visto processos concluídos em uma semana... Consultar a certidão com o código que você eventualmente já tenha é de graça, qualquer dia é dia. Como chegou lá segunda, veja na sexta ou na segunda agora. Só vai dar pra saber se houver mudança de nome no casamento. Se você ainda não tiver tirado a certidão no civil online, não vale a pena pagar 10 euros só pra acompanhar isso.... Se sua única preocupação for o prazo do vale (se não tiver algum atendimento de Cartão de Cidadão no consulado, por exemplo), fica tranquila, antes disso eles terminam.
Qualquer alternativa para evitar a devolução seria bem-vinda. Não sabemos porque estão devolvendo processos em vez de enviar exigências. Cada Conservador possui um tipo de entendimento da lei. Uns cumpre-na à risca outros enxergam saidas.
Chegou lá 10.04.2018 às 12:03 (recibo da DHL -- horário de PD)
Fui conferir no civil online a transcrição da minha irmã agora, 12.04.2018 às 14:03 (horário de PD, 11:03 daqui)
E. ESTÁ. PROOOONTOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!
Dois meios-expediente e um expediente inteiro. Nada mau...
@LiaLopes
Vê lá se o seu já atualizou!
Tô pasma com a rapidez.....dessa forma, já vou agilizar a atribuição da minha mãe hehehehe
introdução
Estou fazendo a atribuição de minha sogra (ela é filha de português com mãe brasileira, ambos falecidos. este casamento dos pais dela já está averbado. O pai português também foi o declarante na certidão de nascimento de minha sogra), pela 3ªCRC do Porto. Em um ou dois meses a cidadania dela vai ser concluída para então minha noiva fazer a dela.
Pergunta 1: É necessário averbar o casamento dos meus sogros para fazer a cidadania da minha noiva? ou basta minha sogra ter o numero do assento português (que está quase pronto)?
Pergunta 2: Caso eu venha a fazer esse averbamento do casamento dos meus sogros, o meu sogro que não tem descendência portuguesa poderia fazer a cidadania dele tbm?
Desde já obrigado (:
1) Sendo a mãe dela o ascendente português, precisa transcrever.
2) Sim, se for casado com português há mais de 3 anos pode pedir nacionalidade derivada (aquisição). Com mais de 5 anos de casado com português originário (ou que tenha sido atribuído, independente da data da atribuição) presume-se a ligação efetiva à Portugal. (O que provavelmente deva ser o caso)
Vou enviar pra 4crc mesmo, que parece ser a unica alternativa no momento para transcrição com suprimento de certidão.
Pode,sim e envie junto,xerox autenticada do documento de identificação de quem vai assinar o requerimento
Veja aqui o modelo de formulário - 1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Que isso?! Já?!!!
Tô de boca aberta! =OOOO
Quer dizer que já foi feito?
Pq apareceu o pedido de 10 euros para serem pagos. Isso é confirmado que já está disponível? Fiquei confusa mesmo.
Esse acompanhamento no Civil Online só vale a pena se você for precisar por alguma razão apresentar a certidão a algum órgão português. Ou se, como eu fiz, quando saiu a atribuição da minha irmã pra ter uma certidão para enviar para PD (pq eu quis fazer, a rigor não precisava), então era só acompanhar quando o nome fosse modificado na pagina do código.
Achei que esse seria seu caso tb,, mas se você não pediu antes, não vale a pena pagar 10 euros só pra ver dessa forma se foi concluído ou não.
O mais importante: fique tranquila, se o da minha irmã chegou dia 10 e já está pronto, o seu muito provavelmente estará. Mande um email no penúltimo dia de validade do VP, como eu sugeri em uma das postagens anteriores.
Fiquei com dúvida se minha transcrição já foi efetuada.
Chegou em PD dia 04/04 e hoje no site civilonline na tela principal aparece o meu nome já alterado, porém o documento ainda apresenta o nome antigo. Isso qur dizer que o processo já foi finalizado?
Grato.