Transcrição de casamento por Ponta Delgada

18485878990256

Comentários

  • Parabéns, @Sergio Pacific.
    Rapidinho.
  • Obrigado Márcia !!!!!
  • @wsteles
    PD dispensa o envio do pacto. Recebi essa informação na época da minha transcrição. Já a 4a. do Porto exige a certidão e cobra mais 30 euros.
  • @jhmelman
    Os documentos chegaram, mas a CTT ainda não me confirmou se pegou o pagamento, quantos dias eles levam ora responder? Enviei o email na sexta-feira, e até agora só aqueles emails onde eles falam que "Informamos que o assunto reportado foi reenviado para a área competente, para uma análise rigorosa e cuidada da questão colocada."
    Estou preocupada de não ter essa resposta.
  • @LiaLopes
    Às vezes demoram uns dias mesmo... Tb estou na mesmíssima situação. Mandei pedido de acompanhamento do saque na quarta passada, até agora nada... Eu tento ficar tranquilo porque a princípio, tudo segue o previsto. Mas teria sido bom poder confirmar o valor correto do vale antes dos meus documentos chegarem lá...
    Agora já tô num ponto de acompanhar pelo Civil Online, se o email chegar, tanto melhor.
  • cleberson123cleberson123 Member
    editado April 2018
    Agilidade em PD:
    Postado via EMS: 16/03
    Recebido em PD: 04/04
    Conclusão: 11/04
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2018
    Pessoal

    Não fiquem preocupados se o vale postal foi sacado ou não. A transcrição de casamento em Ponta Delgada é concluída antes do prazo de validade do vale. É importante rastrear a entrega dos documentos através do site dos correis e ctt, após isso basta aguardar 20 dias para obter notícias se a transcrição foi concluída. O único azar é inconsistência no valor do vale, se chegar menos de 120 euros os documentos podem ser devolvidos. Infelizmente PD não está solicitando o envio da diferença como antigamente.
  • editado April 2018
    @MarizaGuerra
    Pode ser por conta do Parecer do Conselho Consultivo do IRN N.º 47/ CC /2017

    "Em face do exposto formulamos as seguintes conclusões:
    1 - No âmbito do registo civil e da nacionalidade, sempre que seja apresentado um pedido sem qualquer pagamento deve o mesmo ser rejeitado procedendo-se à devolução dos documentos.
    2 – O pedido acompanhado de vale ou cheque, com quantia inferior ao emolumento devido, deve ser rejeitado e devolvido ao interessado, conjuntamente com o respetivo meio de pagamento.
    3 – Os valores rececionados em cheque, vale postal ou numerário sem pedido associado que não possam ser devolvidos são registados mediante PT.
    " (pág 9)

    Essas conclusões elucidam porque recentemente ocorreram alguns casos de devolução imediata do processo/documentos quando o vale vai a menor. O documento é de 30/11/2017, o que pode explicar a mudança recente.

    OBS: Há outros pontos interessantes no documento, inclusive a recomendação (ao IRN) de que se providencie outras formas de pagamento.

    Lista de Pareceres: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2017/cc-publicacoes-de/
    Parecer do Conselho Consultivo do IRN N.º 47/ CC /2017 http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2017/pareceres-12-26-2017/downloadFile/attachedFile_4_f0/47_CC_2017-CC55_2017_STJSR_CC.pdf?nocache=1516359878.54
  • @Mariza Guerra Esse é meu medo, vai que o valor é dado errado sendo que fiz o valor certo e tem até a cópia no envelope pra provar. Mas já vi algumas pessoas falando disso. Ter que requerer a volta do vale postal, tudo pra deixar a gente preocupado com essa falta de informação. Os documentos chegaram segunda. Poxa, tínhamos que ter um jeito de saber se o vale postal chegou e foi sacado, sem precisar contatar a conservatória ou a CTT, como um número de rastreio. Mas ok. Vamos ver. O chato é que daqui a duas semanas, dá 30 dias que fui nos Correios depositar os 120 euros da transcrição de casamento :/
  • @jhmelman Acha que devemos começar a olhar o Civi online a partir de quanto tempo depois de enviado os documentos? Vinte dias?
  • O contato da CTT muitas vezes funcionou, dessa vez que estão demorando pra responder: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/143343/#Comment_143343
    Ultimamente tenho visto processos concluídos em uma semana... Consultar a certidão com o código que você eventualmente já tenha é de graça, qualquer dia é dia. Como chegou lá segunda, veja na sexta ou na segunda agora. Só vai dar pra saber se houver mudança de nome no casamento. Se você ainda não tiver tirado a certidão no civil online, não vale a pena pagar 10 euros só pra acompanhar isso.... Se sua única preocupação for o prazo do vale (se não tiver algum atendimento de Cartão de Cidadão no consulado, por exemplo), fica tranquila, antes disso eles terminam.
  • Se não tiver resposta até o último dia de validade do vale, mande um email com um título sugestivo - "fulana de tal - transc. casamento - vale vence XX/04" e não "vale", "ajuda", que eles provavelmente nem irão ler, e aí pergunta se já foi concluído, mencionando a preocupação com o vencimento do vale.
  • Boa noite a todos. Eu gostaria de saber se ponta delgada continua sem conservador ou se ja esta regularizado, pois tenho urgência em fazer o processo de transcrição com suprimento de certidão e sei q PD costuma ser mais rapida que a 4crc, mas o suprimento havia sido interrompido por falta de conservador. Alguma notícia se este serviço ja retornou?
  • @wsteles

    Qualquer alternativa para evitar a devolução seria bem-vinda. Não sabemos porque estão devolvendo processos em vez de enviar exigências. Cada Conservador possui um tipo de entendimento da lei. Uns cumpre-na à risca outros enxergam saidas.
  • @MarizaGuerra isso é uma diretriz do IRN... devolver tudo.
  • @wsteles pelo site do civil online.
  • Pra quem eventualmente estivesse preocupado com a velocidade de Ponta delgada:
    Chegou lá 10.04.2018 às 12:03 (recibo da DHL -- horário de PD)
    Fui conferir no civil online a transcrição da minha irmã agora, 12.04.2018 às 14:03 (horário de PD, 11:03 daqui)
    E. ESTÁ. PROOOONTOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!
    Dois meios-expediente e um expediente inteiro. Nada mau...

    @LiaLopes
    Vê lá se o seu já atualizou!
  • @jhmelman

    Tô pasma com a rapidez.....dessa forma, já vou agilizar a atribuição da minha mãe hehehehe
  • Parabéns @Sergio Pacific! Mesmo prazo da minha atribuição! :)
  • Boa tarde pessoal, gostaria da ajuda de vocês com duas questões....
    introdução
    Estou fazendo a atribuição de minha sogra (ela é filha de português com mãe brasileira, ambos falecidos. este casamento dos pais dela já está averbado. O pai português também foi o declarante na certidão de nascimento de minha sogra), pela 3ªCRC do Porto. Em um ou dois meses a cidadania dela vai ser concluída para então minha noiva fazer a dela.
    Pergunta 1: É necessário averbar o casamento dos meus sogros para fazer a cidadania da minha noiva? ou basta minha sogra ter o numero do assento português (que está quase pronto)?
    Pergunta 2: Caso eu venha a fazer esse averbamento do casamento dos meus sogros, o meu sogro que não tem descendência portuguesa poderia fazer a cidadania dele tbm?

    Desde já obrigado (:
  • editado April 2018
    @bvbtronquini
    1) Sendo a mãe dela o ascendente português, precisa transcrever.
    2) Sim, se for casado com português há mais de 3 anos pode pedir nacionalidade derivada (aquisição). Com mais de 5 anos de casado com português originário (ou que tenha sido atribuído, independente da data da atribuição) presume-se a ligação efetiva à Portugal. (O que provavelmente deva ser o caso)
  • @Jandira obrigada por responder... eu fui uma das q tive os documentos devolvidos por PD por deixarem de fazer o suprimento por ausência de conservador... pensei na possibilidade de ja terem resolvido isso pq ja passou um tempo... seria otimo, pois sei q PD eh bem rapida e, como vc sabe, estou lutando contra o tempo..rss
    Vou enviar pra 4crc mesmo, que parece ser a unica alternativa no momento para transcrição com suprimento de certidão.
  • @Karina Barbosa , sim. Espere 15 dias e se nao lhe enviarem um e mail , escreva para a Sra Loudes :)
  • Carla FerollaCarla Ferolla Member
    editado April 2018
    O requerimento de transcricao de casamento para Ponte Delgada , pode ser assinado pelo filho , mesmo a mae ( portuguesa ) sendo viva ? Grata
  • @Carla Ferolla

    Pode,sim e envie junto,xerox autenticada do documento de identificação de quem vai assinar o requerimento

    Veja aqui o modelo de formulário - 1

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • @jhmelman
    Que isso?! Já?!!!
    Tô de boca aberta! =OOOO
  • @jhmelman Eu fiz o pedido mas não entendi. Apareceu: pedido número: xxxxx/2018 Submetido.
    Quer dizer que já foi feito?
    Pq apareceu o pedido de 10 euros para serem pagos. Isso é confirmado que já está disponível? Fiquei confusa mesmo.
  • @LiaLopes
    Esse acompanhamento no Civil Online só vale a pena se você for precisar por alguma razão apresentar a certidão a algum órgão português. Ou se, como eu fiz, quando saiu a atribuição da minha irmã pra ter uma certidão para enviar para PD (pq eu quis fazer, a rigor não precisava), então era só acompanhar quando o nome fosse modificado na pagina do código.
    Achei que esse seria seu caso tb,, mas se você não pediu antes, não vale a pena pagar 10 euros só pra ver dessa forma se foi concluído ou não.
    O mais importante: fique tranquila, se o da minha irmã chegou dia 10 e já está pronto, o seu muito provavelmente estará. Mande um email no penúltimo dia de validade do VP, como eu sugeri em uma das postagens anteriores.
  • Bom dia Pessoal.
    Fiquei com dúvida se minha transcrição já foi efetuada.
    Chegou em PD dia 04/04 e hoje no site civilonline na tela principal aparece o meu nome já alterado, porém o documento ainda apresenta o nome antigo. Isso qur dizer que o processo já foi finalizado?
    Grato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.