Meus documentos chegaram em PD dia 13/03. Não recebi nenhum e-mail até o momento sobre a abertura do processo ou conclusão do mesmo. Como faço para consultar se o processo já foi concluído?
05/03/18 -> Documentação coletada pela DHL; 09/03/18 -> Documentação recebida em Ponta Delgada; 28/03/18 -> Casamento averbado.
Esperei alguns dias pós-recebimento da documentação em PD e pedi, em 31/03, o assento de nascimento do meu avô pelo Civil Online, a resposta com o código de acesso chegou ontem (02/04), visualizei a certidão e o averbamento já estava lá, bem... Caiu até uns ciscos nos olhos rsrs... Sei que foi somente um primeiro passo, mas foi uma luta tão grande para conseguir as informações (meu pai já é falecido), que nem acredito que deu certo... Foi difícil localizar certidões, após localizar vi que havia divergências de datas e nomes, foi necessário retificar, pedir nova certidão, pois a que tinha passou dos 6 meses... Enfim, agradeço imensamente à @Mariza Guerra, pela paciência, direcionamento e força para que eu não desistisse, à @Maria Adelaide, por toda a boa vontade em me ajudar e ao @Vlad Pen e @Daniel Henriques pelos esclarecimentos...
o vale só será sacado depois que chegar o envelope com o requerimento e os documentos fique tranquila! está tudo certo, os documentos vão chegar lá, e dará tudo certo. é super rápido pra concluir, o que demora é chegar a carta para você e lembre, eles só entrarão em contato com vc se tiver algum problema.
como vc está transcrevendo o casamento da nubente mulher, vc pode "acompanhar" o andamento pelo civil online veja como nesse tópico
Olá, hoje chegou a tão esperada transcrição de casamento de meu avô!! Apenas para informação, segue abaixo as datas,
15/02/2018 – Enviado os documentos Via Correios a Ponta Delgada e também o vale postal. 05/03/2018 – Recebido os documento em Ponta Delgada. 09/03/2018 – Transcrição concluída. 13/03/2018 – Deposito do vale postal em conta. 03/04/2018 – Recebida Transcrição de Casamento em minha residência.
Não Tive nenhum retorno de Ponta Delgada referente ao status da transcrição, concluída ou outro tipo de retorno.
Agradeço a todos do Fórum pela força, e agora só dar entrada no processo de cidadania!! Mais uma Vez Obrigado a Todos!!
Pessoal, a cópia do RG precisa ser autenticada e apostilada, ou apenas a autenticação serve? Pergunto pq há alguns meses recebi a informação de que poderia ser apenas autenticada.
@AllanDC quando enviei os documentos pra transcrição do meu pai tbm não tive problemas com o Vale. Mas, tenho visto tanra gente falando disso que me preocupei.. o correto seria o que?
Bárbara, antes de tudo eu entro no site dos Correios, vejo a cotação do dia e já faço a conversão antes de ir até a agência, e na agência eu peço pra atendente emitir o comprovante pra revisar antes de finalizar o Vale, ae eu comparo o Valor que está constando o comprovante com o valor que eu calculei em casa. Mas seja bem insistente em falar que é o EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL e NÃO EURO EXPORTAÇÃO
@Bárbara Loureiro Para hoje tem que dar 120 Euros x 4,2670 = 512,04 + 1,5% + R$ 35 = 554,72 Acabei de fazer nos Correios da Primeiro de Março/RJ
@Mtrin Quando o atendente estava fazendo o VP hoje, notei que aparecia uma opção "Açores e Madeira". Tem alguma diferença de quando faz "Portugal"? Não estou preocupado porque já mandei antes para PD como Portugal e funcionou sem problemas. É mais por curiosidade mesmo...
Transcrição de casamento da minha mãe Enviado dia 28/02 por Sedex EMS Chegada em Lisboa 07/03 Chegada em Ponta Delgada 15/03 Concluido 23/03
E consegui a confirmação através do macete que já informaram por aqui. Pra quem já solicitou a certidão de nascimento no Civil Online, é só ficar checando através da consulta, quando o nome mudar para o nome de casada é pq está concluído. Isso no caso de mulher, claro.
@Pedro Kormann Obrigada, mas pelo o que entendi, ainda preciso receber o código de acesso para verificar no Civil Online. Enviei por DHL na segunda e eles falam que levar 5 dias úteis. Então, vou confirmar com eles na sexta, se chegou. Pior que to ansiosa rs. E verificar também se o vale postal foi sacado, pq já vi casos que um chegou e o outro, não.
Evite fazer contatos desnecessários com a Conservatória, seja por telefone, seja por email. Muitas vezes eles nem atendem nem respondem aos emails, além de atrapalhar o trabalho deles.
Comentários
Só pra complementar
Requerimento para quem é filho ou neto
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Envie uma cópia do seu documento de identificação para provar o parentesco
Orientações para o preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Transcrição de casamento dos meus avós concluída:
05/03/18 -> Documentação coletada pela DHL;
09/03/18 -> Documentação recebida em Ponta Delgada;
28/03/18 -> Casamento averbado.
Esperei alguns dias pós-recebimento da documentação em PD e pedi, em 31/03, o assento de nascimento do meu avô pelo Civil Online, a resposta com o código de acesso chegou ontem (02/04), visualizei a certidão e o averbamento já estava lá, bem... Caiu até uns ciscos nos olhos rsrs...
Sei que foi somente um primeiro passo, mas foi uma luta tão grande para conseguir as informações (meu pai já é falecido), que nem acredito que deu certo... Foi difícil localizar certidões, após localizar vi que havia divergências de datas e nomes, foi necessário retificar, pedir nova certidão, pois a que tinha passou dos 6 meses... Enfim, agradeço imensamente à @Mariza Guerra, pela paciência, direcionamento e força para que eu não desistisse, à @Maria Adelaide, por toda a boa vontade em me ajudar e ao @Vlad Pen e @Daniel Henriques pelos esclarecimentos...
Muito obrigado!
o vale só será sacado depois que chegar o envelope com o requerimento e os documentos
fique tranquila! está tudo certo, os documentos vão chegar lá, e dará tudo certo. é super rápido pra concluir, o que demora é chegar a carta para você
e lembre, eles só entrarão em contato com vc se tiver algum problema.
como vc está transcrevendo o casamento da nubente mulher, vc pode "acompanhar" o andamento pelo civil online
veja como nesse tópico
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9911/uma-maneira-indireta-de-acompanhar-a-transcricao-de-casamento-via-civil-online-se-alterou-nome
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
6 posts acima tem um
Meus documentos chegaram dia 20 Fev 18 em Ponta Delgada pra transcrição do meu casamento.
Ocorre que até o momento não obtive nenhuma confirmação da transcrição.
Já liguei pra LR 2 vezes e não consta ainda o meu casamento averbado.
Ligo pra PD e eles não atendem. Nem email PD responde mais.
Alguma alma caridosa poderia me orientar como proceder, até pq estou com receio da documentação da nacionalidade de minha esposa vencer o prazo.
Obrigado.
15/02/2018 – Enviado os documentos Via Correios a Ponta Delgada e também o vale postal.
05/03/2018 – Recebido os documento em Ponta Delgada.
09/03/2018 – Transcrição concluída.
13/03/2018 – Deposito do vale postal em conta.
03/04/2018 – Recebida Transcrição de Casamento em minha residência.
Não Tive nenhum retorno de Ponta Delgada referente ao status da transcrição, concluída ou outro tipo de retorno.
Agradeço a todos do Fórum pela força, e agora só dar entrada no processo de cidadania!!
Mais uma Vez Obrigado a Todos!!
Para hoje tem que dar
120 Euros x 4,2670 = 512,04
+ 1,5% + R$ 35 = 554,72
Acabei de fazer nos Correios da Primeiro de Março/RJ
@Mtrin
Quando o atendente estava fazendo o VP hoje, notei que aparecia uma opção "Açores e Madeira". Tem alguma diferença de quando faz "Portugal"? Não estou preocupado porque já mandei antes para PD como Portugal e funcionou sem problemas. É mais por curiosidade mesmo...
Transcrição de casamento da minha mãe
Enviado dia 28/02 por Sedex EMS
Chegada em Lisboa 07/03
Chegada em Ponta Delgada 15/03
Concluido 23/03
E consegui a confirmação através do macete que já informaram por aqui. Pra quem já solicitou a certidão de nascimento no Civil Online, é só ficar checando através da consulta, quando o nome mudar para o nome de casada é pq está concluído. Isso no caso de mulher, claro.
8 dias foi o prazo pra concluir o processo.
Demora um pouco mais pra chegar por estar localizada em uma ilha, mas é bem rápido.
Boa sorte a todos.
A princípio sim. É recomendável que o vale seja emitido em nome do requerente como forma de rápida identificação.
Pode ser que não tenha problema mas não sei te afirmar.
Acompanhe a entrega da DHL no rastreamento: http://www.dhl.com.br/pt/express/rastreamento.html Coloque o número do AWB
Para verificar se o vale foi sacado: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/143343/#Comment_143343
Evite fazer contatos desnecessários com a Conservatória, seja por telefone, seja por email. Muitas vezes eles nem atendem nem respondem aos emails, além de atrapalhar o trabalho deles.