Transcrição de casamento por Ponta Delgada

17879818384256

Comentários

  • Obrigada, @Vlad Pen. Qual o melhor jeito de enviar, no momento com o Correio em greve?
  • Quando a 3aCRC me liberar, eu penso em mandar pra PD por DHL/Fedex... É um tanto mais caro, mas permite fazer seguro de até mil reais e garante uma chegada rápida.
  • @BarbaraLoureiro se os correios estiverem em greve, envie pela DHL. demora de 3 a 4 dias úteis
  • Só para informação;
    A Greve dos Correios já acabaram em todo pais.
    Todos os procedimento já voltaram a normalidade.
  • @Vlad Pen. Favor me orientar. Enviei o pedido de transcrição para Ponta Delgada em 5/02 e foi recebido lá em 20/02. Eles não respondem ao email e nem aos telefonemas atendem. Não sei nem mesmo se descontaram o Vale Postal. Por favor. Como saber se tudo está OK? Para complicar o nosso Correios está uma lástima.
  • @Valdir..fique relaxado,,se houver algum problema com o vale, vc vai ser avisado.O assento de casamento vai chegar em sua residencia.Prazo depois de concluido. 20 a 30 dias.
  • @Vlad Pen Foi só postar a observação e receber uma resposta de Ponta Delgada. Não foi a resposta que queria, mas pelo menos sei o que está ocorrendo.
    Segundo PD o Arquivo Distrital da Guarda da efetuou a averbação do casamento do português devido a seguinte incoerência no batismo;
    "1- No livro de com a refª PT/ADGRD/PRQ/PGRD30/001/00002, original, relativo aos registos originais de batismos/nascimentos da referida Paróquia, existe um registo com o nº 3, do ano de 1891, a folhas 1 verso, onde se refere que no dia 25/12/1890, às 8 horas da tarde, nasceu uma “Maria”, filha de Norberto Antunes das Neves e Angela da Silva;

    2- Detemos também um livro, com a refª PT/ADGRD/PRQ/PGRD30/031, relativo a duplicados dos registos de batismos da mesma Paróquia, também com o nº 3 do ano de 1891, que respeita ao batismo de um individuo de nome “Joze”, filho de Norberto Antunes das Neves e de Angela da Silva, que também nasceu às, cito, “oito horas da tarde do dia vinte cinco do mez de Dezembro” de 1890."

    Considerando o referido nos pontos 1 e 2 supra, parece-nos que há indícios claros de haver um lapso do pároco na feitura do registo nº 3/1890 supra referido.

    Caso pretenda poderá requerer certidões de ambos os registos e solicitar a promoção de retificação do registo ou de outra diligência que se mostre adequada, junto da Conservatória do Registo Civil da Guarda, ou de outra entidade com competência adequada para tais efeitos"
    Na ocasião apenas solicitamos as certidões de batismos, achando que quando da averbação do casamento i erro seria regularizado.
    Agora não sabemos o que fazer.
    Seria melhor abrir um novo tópico?
  • @Marcia

    Muito obrigado!
  • Prezados, estou caindo de paraquedas aqui.Preferi não fazer um novo tópico.
    Sei como fazer essas coisas só pelo consulado do RJ, mas como já sabem, não há possibilidade de datas. Já tenho os documentos, mas chegou um momento que estou com pressa, pois tirei todos os documentos, e o tempo está passando.
    Minha mãe é a filha de portugueses, que já tirou a sua cidadania há um tempo, e agora quero tirar a minha. Pra transcrever o casamento por Ponta Delgada, tenho que começar por onde? Só baixei o requerimento para transcrição de casamento, onde o filho é o que está fazendo o processo.
    Desculpem, pois sei que muitos devem vir fazer essas mesmas perguntas, mas não sei como me comunicar com a conservatória, pois tentei com outra e não obtive resposta. Talvez tenha feito algo errado.
    Qual o primeiro passo? Se quiserem só deixar o link de alguma discussão, ok. É pq são tantas que não estou achando o "passo 1", entendem? Inclusive, ver se todos os documentos estão corretos para essa conservatória.
    Obrigada pela atenção.
  • LiaLopesLiaLopes Member
    editado March 2018
    Obrigada @Vlad Pen
  • editado March 2018
    @Valdir dos Santos,

    Será que ao invés de ser um lapso do pároco na feitura do registo não é um registro de Gêmeos? seu descendente português não tinha um irmão Gêmeo?
  • Foi rápido, @Mila.
    Que bom que deu tudo certo!
  • Acabei de enviar a transcricao para PD.

    Obrigado ao Vlad pela ajuda.

    Agora é aguardar...
  • Pessoal, Ponta Delgada continua sendo a Conservatória mais célere em se tratando de transcrição de casamento?
  • LiaLopesLiaLopes Member
    editado March 2018
    @Vlad ou quem puder ajudarl, estou indo agora apostilar alguns documentos. E como serei a requerente da transcrição dos meus pais, preciso mandar o RG autenticado. Posso usar a carteira de motorista? É porque minha identidade não tem cpf, é um cartão separado.
    Obrigada.
  • @LiaLopes mesmo q seu R.G não tenha CPF não tem problema,Ele tem mais de 10 anos?Se tiver, envie a CNH.Só não tenho certeza se Ponta Delgada aceita. Para transcriçao de casamento não precisa ser apostilado.
  • @Vlad, infelizmente tem. Foi em 2003. Então vou só pegar a CNH e autenticar.
    Tenho até uma cópia da CNH apostilada aqui em casa pois reservei pra cidadania. Mas muito obrigada, vou enviar a CNH mesmo. Abraço.
  • Ah, @Vlad mas eu, como filha, posso mesmo requerer a transcrição de casamento dos meus pais não é?
    Minha mãe é que tem dupla cidadania. Pq já vi gente falando em Facebook que não posso, que seria minha mãe. Mas li no link que vc enviou, que posso como requerente. Por isso que estava perguntando da CNH.
    Mas aí eu penso: se tem quem manda por terceiros, porque eu não poderia, não é?
  • Pessoal,

    Boa tarde. O processo ne nacionalidade da minha esposa foi concluído sob o nº de registro xxx27/2018, porém ainda não recebemos o assento de nascimento portugues dela pela conservatória. É possível já dar entrada na transcrição do casamento somente pelo número de registro do processo de nacionalidade?

    Obrigado!!
  • @LiaLopes vc pode ser sim a requerente.
  • Pessoal a certidão de casamento de Inteiro Teor e da pessoa não portuguesa também de Inteiro Teor além de apostiladas, precisa ter reconhecimento de firma por autenticidade nesses documentos?
  • @Guilherme Jorge. É o que pensamos, mas ninguém d família sabe dizer com certeza. Falam até de que havia uma Maria mas ninguém sabe informar. O que temos certeza é que o José desembarcou em Santos, depois foi para o Pará, voltando a São Paulo onde se casou e fixou residência.
    P problema agora é acertar junto a uma Conservatória, mas não sabemos nem como começar.
  • @Vlad outra informação que vieram me mandar, agora que já deixei os documentos no cartório para apostilar, foi que ponta delgada não aceita cópia reprográfica. Isso tem lógica? Sempre li que era pra enviar inteiro teor com cópia reprográfica. Vou pegar os documentos sexta e fazer o vale postal.
    Ah, além de me falarem que rg não tem essa coisa de dez anos. Mas vc não é o primeiro a me falar sobre essa “validade” Estou crendo que existe sim essa validade de dez anos pro rg.
  • editado March 2018
    @LiaLopes não de ouvidos a muita coisa q falam no facebook.A copia reprográfica e exigida quando é para processos de atribuição de nacionalidade. Para transcrição é normalmente enviada a de inteiro teor.Desde q a reprográfica esteja de fácil leitura, não tem como não ser aceita.
  • @Vlad a de casamento e nascimento do meu pai é de inteiro teor e cópia reprográfica. Não tem problema né? Pois como falei, comecei a pesquisa pelo consulado, cheguei aqui ontem.
  • @LiaLopes vc vai fazer a transcrição pelo consulado ou direto pela conservatória?
  • @Vlad pela conservatória. Consulado tá sem data. Por isso tenho os documentos que vi pelo consulado. Mas bate com os do link que vc mandou.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.