@Luis Carlos Ela já tem o número do assento de nascimento do pai. Confesso que fiquei confuso, fui orientado de que toda mulher precisaria transcrever o casamento antes de de dar entrada no processo de nacionalidade. no caso, ela é viúva, é só dar entrada no processo normal? ou precisa de algo especifico?
Bom dia queridos Vou enviar o requerimento da transcrição de meu casamento, mas a certidão de casamento ( cópia reprográfica) não está 100% clara. Posso enviar uma cópia autenticada da original para facilitar a leitura dos dados? Ou isso poderá gerar alguma desconfiança?
Pessoal segue minhas informações para contribuir com o grupo, gostaria de saber também, se pelo tempo que foi sacado meu Vale Postal, a transcrição já pode ter sido concluída ? E como fazer para saber antes de receber a carta em casa, porque muitos disseram não receber a mesma ? Obrigado desde já !
Envio de Documentos via EMS - 28/03 Recebido em PT - 08/04 Envio Vale Postal - 28/03 Saque do Vale - 29/04 ( Confirmado por e-mail da CTT) Aguardando a conclusão do processo.
Quem respondeu seu primeiro questionamento foi o @Daniel Henriques. Vou tentar ajudar:
Primeiro é necessário fazer o processo de atribuição. É como se fosse o seu "nascimento" em Portugal. Primeiro "nasce", depois casa... rssrs
Para o processo de atribuição, se o nome de casada é diferente do nome de solteira precisa enviar também a certidão de casamento. O link abaixo pode lhe ajudar com documentações e preenchimento do 1C:
@Marcello Moraes obrigado amigo, mas me tira uma dúvida pelo data do saque será que já está pronta, porque se eu pagar a solicitação e não estiver pronta eu perco o valor né ?
Não sei se você pediu a certidão da atribuição no civil online. Caso tenha, pode acompanhar na primeira tela de consulta da certidão se o nome mudou. Quando mudar, é que a transcrição está concluída. Essa é uma forma de acompanhar, divulgada aqui no fórum.
O que tenho notado, é que após o saque do vale, pode levar de 10 a 20 dias para concluírem o processo.
Boa noite, Fiz a transcrição do casamento da minha bisavó por Ponta Delgada, e pelos prazos que o pessoal posta aqui já deve estar pronta. Falta apenas esse documento para eu dar entrada na atribuição da minha avó. Me informei aqui nesse post também, que a melhor forma é pegar a certidão de casamento transcrita no site do CivilOnLine. Entretanto, quando eu coloco a data de nascimento da minha bisavó (1908) e a data do casamento (1926), ele não avança, pois o nascimento já tem mais de 100 anos. O que devo fazer para ter acesso a essa certidão de casamento?
Mande o processo de transcrição em um envelope e os processos dos filhos cada um em um envelope, com a documentação completa. Depois coloque esses envelopes dentro do envelope de envio (correios ou DHL)
Endereços CRC de Tondela:
Para o vale postal da transcrição de casamento (120 euros, não utilizar euro exportação): • IRN, IP Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 – Tondela
Para os documentos: • CRC de Tondela Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 – Tondela
Sério? Que bom! Então no caso mando uma postagem só com 3 envelopes dentro né? Qual tempo da transcrição em tondela? E a atribuição ? Os dois chegam juntos? Grata
@Drimdp123, isso mesmo, os 3 envelopes cada um com a documentação completa do processo e esses envelopes vão dentro do envelope da postagem (envelope plástico do EMS - Correios ou envelope cartonado da DHL)
Mandando a transcrição com atribuição de menores junto teve relato recente no fórum que demorou pouco mais de 2 meses a conclusão de tudo. Mas lembrando que é por conta da prioridade que dão para processos de menores de idade, não sei a transcrição quanto está demorando por lá mas a atribuição de maiores está levando de 6 a 8 meses por Tondela.
Gostaria de tirar uma dúvida, minha sogra teve o processo concluído e agora iremos transcrever o seu casamento em portugal, porém ela hoje em dia é viúva e o meu sogro era brasileiro.. Muda alguma coisa nos documentos necessários para enviar? É necessário enviar alguma coisa a mais? Obrigada.
@Tahhs2, não precisa transcrever o óbito se não quiser. Para transcrever o óbito terá que enviar a certidão de óbito inteiro teor apostilada e fazer um requerimento com firma reconhecida em cartório por autenticidade solicitando que seja feita a dissolução do casamento pelo óbito do cônjuge.
Obrigada pela informação... mais no formulário para transcrição como devo preencher? No campo de o nubente aparece endereço atual, oq que coloco? E no campo de A nubente, coloco casada ou viúva? Ela adquiriu a cidadania pelos pais esse ano, deve informar no campo naturalidade Portuguesa ou Brasileira? Estamos com muitas dificuldades no preenchimento, ainda mais por ser viúva..
@Tahhs2, Residência habitual coloque o mesmo endereço para os dois. A certidão será enviada para esse endereço ao final do processo.
Nubentes = noivos. O estado civil se refere a antes do casamento. A certidão de casamento terá essa informação.
Quanto a nacionalidade, se foi através dos pais é originária, está explicado lá na segunda postagem como preencher: "NACIONALIDADE DOS NUBENTES À DATA DO CASAMENTO: Se o nubente(s) for nascido (s) em Portugal ou com a nacionalidade originária, preencher: PORTUGUESA Se a nacionalidade fora adquirida por aquisição, preencher: BRASILEIRA. O assento português indicará a nacionalidade."
Ola pessoal! Boa noite! Preciso de uma grande ajuda de vcs!
Enviei a transcrição de casamento dos meus pais em 28/02. Chegou em 06/03.
Hoje, 09/05 recebi uma carta do CRC de Ponta Delgada informando que COMO TEM CONVENÇÃO ANTENUPCIAL tenho que efetuar o pagamento de 30 EUROS para que o processo possa prosseguir.
Alguém já passou por isso!?
Como tenho prazo, não cheguei a procurar nos posts anteriores.
Como devo proceder a esse pagamento!? Não tem muitas instruções na carta. Apenas isso.
@rayssaduarte, entendo que você já mandou o pacto antenupcial junto com a documentação, já que estão solicitando apenas o pagamento da taxa. O pagamento é por vale postal, assim como o processo da transcrição. Faça um vale no valor de 30 euros (não utilizar o euro exportação), emitido a favor de IRN.IP Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º 9500-063 Ponta Delgada Açores – Portugal E depois mande e-mail para PD informando que já enviou o vale, anexe no e-mail a imagem do comprovante do VP. Faça o vale no nome do requerente da transcrição (o mesmo do outro vale de 120 euros)
Boa noite, pessoal. Gostaria de saber se ponta delgada continua sendo o melhor local para realizar a transcrição de casamento ou se há outros lugares mais rápidos.
@IsabelGuimarães, se não for presencial Ponta Delgada é a melhor opção sim. Veja nas duas primeiras postagens deste tópico os modelos de requerimento e a documentação necessária.
@rayssaduarte, acredito que seja o civil.pdelgada@irn.mj.pt No assunto coloque algo chamativo como exigência processo e no corpo da mensagem coloque os dados da carta da exigencia.
@danielhenriques brigada! Outra pergunta, uma pessoa poderia dar entrada na transcrição do casamento ou na atribuição por mim? Por meio de procuração, no caso.
Comentários
no caso, ela é viúva, é só dar entrada no processo normal? ou precisa de algo especifico?
Vou enviar o requerimento da transcrição de meu casamento, mas a certidão de casamento ( cópia reprográfica) não está 100% clara. Posso enviar uma cópia autenticada da original para facilitar a leitura dos dados? Ou isso poderá gerar alguma desconfiança?
Grato Diógenes
Envio de Documentos via EMS - 28/03
Recebido em PT - 08/04
Envio Vale Postal - 28/03
Saque do Vale - 29/04 ( Confirmado por e-mail da CTT)
Aguardando a conclusão do processo.
Recebi em casa depois de dois meses!
Tenta via Civil Online conseguir uma cópia da certidão.
Abs
Quem respondeu seu primeiro questionamento foi o @Daniel Henriques. Vou tentar ajudar:
Primeiro é necessário fazer o processo de atribuição. É como se fosse o seu "nascimento" em Portugal. Primeiro "nasce", depois casa... rssrs
Para o processo de atribuição, se o nome de casada é diferente do nome de solteira precisa enviar também a certidão de casamento. O link abaixo pode lhe ajudar com documentações e preenchimento do 1C:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao.
Para atribuição, atualmente a orientação é enviar para o ACP. Para transcrição de casamento, PD.
Não sei se você pediu a certidão da atribuição no civil online. Caso tenha, pode acompanhar na primeira tela de consulta da certidão se o nome mudou. Quando mudar, é que a transcrição está concluída. Essa é uma forma de acompanhar, divulgada aqui no fórum.
O que tenho notado, é que após o saque do vale, pode levar de 10 a 20 dias para concluírem o processo.
Envio EMS 2/4
Emissao do vale 2/4
Recebido em PT 8/4
Saque do vale 2/5
Aguardando conclusao
Fiz a transcrição do casamento da minha bisavó por Ponta Delgada, e pelos prazos que o pessoal posta aqui já deve estar pronta.
Falta apenas esse documento para eu dar entrada na atribuição da minha avó.
Me informei aqui nesse post também, que a melhor forma é pegar a certidão de casamento transcrita no site do CivilOnLine.
Entretanto, quando eu coloco a data de nascimento da minha bisavó (1908) e a data do casamento (1926), ele não avança, pois o nascimento já tem mais de 100 anos.
O que devo fazer para ter acesso a essa certidão de casamento?
Muito obrigado.
Cartório aceita eu fazer a minha transcrição de casamento e a atribuição ao mesmo tempo dos meus dois filhos pequenos?
Podem me informar os documentos necessários pra ponta delgada?
A documentação e o requerimento para transcrição são os mesmos de Ponta Delgada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Seus filhos são menores, correto? Utilize o formulário 1C modelo para menores, o processo de menores de idade é gratuito
Formulário 1C e instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Mande o processo de transcrição em um envelope e os processos dos filhos cada um em um envelope, com a documentação completa. Depois coloque esses envelopes dentro do envelope de envio (correios ou DHL)
Endereços CRC de Tondela:
Para o vale postal da transcrição de casamento (120 euros, não utilizar euro exportação):
• IRN, IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
Para os documentos:
• CRC de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
Mandando a transcrição com atribuição de menores junto teve relato recente no fórum que demorou pouco mais de 2 meses a conclusão de tudo. Mas lembrando que é por conta da prioridade que dão para processos de menores de idade, não sei a transcrição quanto está demorando por lá mas a atribuição de maiores está levando de 6 a 8 meses por Tondela.
Muda alguma coisa nos documentos necessários para enviar?
É necessário enviar alguma coisa a mais?
Obrigada.
Ela adquiriu a cidadania pelos pais esse ano, deve informar no campo naturalidade Portuguesa ou Brasileira?
Estamos com muitas dificuldades no preenchimento, ainda mais por ser viúva..
Residência habitual coloque o mesmo endereço para os dois. A certidão será enviada para esse endereço ao final do processo.
Nubentes = noivos. O estado civil se refere a antes do casamento. A certidão de casamento terá essa informação.
Quanto a nacionalidade, se foi através dos pais é originária, está explicado lá na segunda postagem como preencher:
"NACIONALIDADE DOS NUBENTES À DATA DO CASAMENTO:
Se o nubente(s) for nascido (s) em Portugal ou com a nacionalidade originária, preencher: PORTUGUESA
Se a nacionalidade fora adquirida por aquisição, preencher: BRASILEIRA.
O assento português indicará a nacionalidade."
Enviei a transcrição de casamento dos meus pais em 28/02.
Chegou em 06/03.
Hoje, 09/05 recebi uma carta do CRC de Ponta Delgada informando que COMO TEM CONVENÇÃO ANTENUPCIAL tenho que efetuar o pagamento de 30 EUROS para que o processo possa prosseguir.
Alguém já passou por isso!?
Como tenho prazo, não cheguei a procurar nos posts anteriores.
Como devo proceder a esse pagamento!? Não tem muitas instruções na carta. Apenas isso.
Desde já agradeço muito a atenção!
O pagamento é por vale postal, assim como o processo da transcrição.
Faça um vale no valor de 30 euros (não utilizar o euro exportação), emitido a favor de
IRN.IP
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Açores – Portugal
E depois mande e-mail para PD informando que já enviou o vale, anexe no e-mail a imagem do comprovante do VP. Faça o vale no nome do requerente da transcrição (o mesmo do outro vale de 120 euros)
Vc pode me confirmar o e-mail de Ponta Delgada para esse tipo de exigência!?
Obrigada mais umas vez @daniel henriques
Veja nas duas primeiras postagens deste tópico os modelos de requerimento e a documentação necessária.
No assunto coloque algo chamativo como exigência processo e no corpo da mensagem coloque os dados da carta da exigencia.