Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1183184186188189256

Comentários

  • @IsabelGuimarães, depende de por qual conservatória e o grau de parentesco. Algumas só aceitam procuração em nome de parentes próximos ou advogados.
    É mais prático mandar por correspondência mesmo, o prazo não varia tanto dando entrada pessoalmente ou enviando os documentos.
    Lembrando que Ponta Delgada não fica na parte continental de Portugal e sim nos Açores.
  • Tahhs2Tahhs2 Member
    Muito obrigada pela explicação.. é que não recebemos o assento por correio, somente uma carta informando que o processo havia sido concluído com êxito e o número do assento na crc.
  • Bom dia!

    Preciso confirmar se meu vale postal para PD foi sacado, porém no site as informações não batem. Alguém pode me informar um link e quais informações do comprovante do vale postal eu coloco para acompanhar o recebimento?

    Muito obrigada!!
  • Olá Pessoal,

    Tive meus documentos e o vale devolvidos sem a minha transcrição de casamento, o motivo na carta foi
    "não foi apresentado a fotocopia do documento de identidade do requerente"

    Porém eu mandei a copia simples da minha certidão de nascimento portuguesa, eles querem o meu RG Brasileiro autenticado é isso mesmo?

    Alguém que tenha tido o vale devolvido sabe qual o procedimento mais rápido para sacar e fazer outro?

    Muito obrigado a todos desde já,

  • @William381,

    Sim, é um dos documentos exigidos:
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    Lembrando que o RG deve ter menos de 10 anos.

    Veja os documentos aqui
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais

    Sobre o vale, acredito que você deve ir na agência para resgatar o valor. Caso o vale esteja em nome de outra pessoa, ela é quem devem comparecer.

    Existe um telefone 0800 dos Correios. Você pode entrar em contato com eles para saber melhor sobre o procedimento ou perguntar em alguma agência.
  • @William381, complementando o @Luis Carlos sobre o vale postal veja o procedimento nesta postagem da @Mtrin.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/181699/#Comment_181699
    O vale não vai voltar automaticamente pra agencia (problema de integração dos nossos correios), tem que primeiro registrar a reclamação para, depois de alguns dias, ter o calor disponibilizado na agência. Lembrando que as taxas do vale não são reembolsáveis, apenas o valor enviado.
  • @RobertaAntunes123,

    Pelo que vejo aqui no forum, para saber se o vale foi sacado, a orientação é enviar email para o CTT (informacao@ctt.pt) passando as informações. Algo tipo:

    "Assunto: Rastreamento de Vale Postal

    Prezados
    Gostaria de contar com sua ajuda no rastreamento do vale postal número 999999999 no valor 999,99 euros efetuado em 99/99/99 na loja emissora Emp Brasileira de Correios e Telégrafo, agência 999999 - bairro - Cidade - Estado - Brasil.
    Atte."
  • @RobertaAntunes123,
    Tive essa mesma dúvida, estou ajudando minhas irmãs na transcrição delas. Segui essa orientação aqui do fórum e hoje o CTT me respondeu informando que eles foram sacados, o número que eles receberam em Portugal e o dia em que foram sacados.
    abs
  • @Luis Carlos e @Cecilia_Helena muito obrigada pela ajuda, vou seguir essas dicas!!
  • @Daniel Henriques @William381
    O vale postal da minha cunhada retornou e foi sacado sem precisar fazer qualquer reclamação. Fui na agência do correio (Tijuca/ RJ) com o protocolo e recebi o dinheiro sem qualquer problema. O vale estava no nome dela e eu que recebi... apenas necessitei apresentar meu documento.
  • @Eliane Figueiredo, estou repassando a informação que a @mtrin escreveu. Ela trabalha em uma agência dos Correios e é nossa referência sobre esses assuntos aqui no fórum. Acredito que a sua cunhada tenha tido sorte e que foi exceção, e não a regra, pois diversos usuários aqui do fórum já relataram problemas para receber o valor de vales devolvidos.
  • Muito obrigado a todos vocês, @Luis Carlos @Daniel Henriques @Eliane Figueiredo

    Realmente eu falhei na documentação apesar ter lido tudo já tinha feito a transcrição do meu pai e eu tinha sido o requerente e tinha mandado meu RG, acabei me confundindo pelo fato da transcrição ser minha e já ter colocado a certidão de nascimento portuguesa, portanto fica a dica para quem for fazer futuramente.

    Sobre o vale postal ao ligar para fazer a reclamação um dos atendentes realmente falou o seguinte que o vale só ficaria disponível para eu sacar após o ultimo dia útil do mês seguinte, ou seja, vale de 05/04 ficaria automaticamente disponível a partir de 31/05, pode ser isso que a @Eliane Figueiredo comentou.

    Por não confiar no nosso correio (rsrsrs) eu liguei novamente e outra atendente abriu a reclamação pra mim, prazo de resposta 1 a 5 dias úteis.

    Devido minha urgência farei outro vale e enviarei minha documentação hoje, após obter reposta e sacar o vale devolvido informarei para deixar registrado.
  • @Eliane Figueiredo, @Daniel Henriques, @William381,
    Casos como o que a Elaine citou são raros pelo demostrativo que temos no nosso fórum. Isso não quer dizer que eles não ocorram. Na maioria dos casos os Correios precisa ser provocado para dar continuidade ao processo de devolução. Por isso sempre recomendo passar na agencia e fazer uma reclamação, para formalizar e provocar o pagamento do Vale.
    Em todos os casos de devolução, os correios tem o compromisso de devolver o valor sem taxas. Mas as vezes isso não ocorre automaticamente.
    Nos casos que não ocorre a melhor recomendação ainda é fazer a reclamação e monitorar a Agencia em que foi feito o Vale Postal.
    Boa Sorte a Todos!!!!!

  • @Mtrin, mais uma vez obrigado pelo retorno e esclarecimentos, sempre nos ajudando com as dúvidas quanto aos procedimentos dos Correios.
  • Estou no correio para enviar a transcrição de casamento para Ponta Delgada e aparece três opções: ponta delgada SCF, ponta delgada SVC e só ponta delgada.
    Qual deles eu devo enviar?
  • @Milena Ponta Delgada somente
  • Amigos, bom dia!
    Tenho uma dúvida, enviei os documentos das minhas irmãs para a transcrição em Ponte Delgada e eles chegaram lá dia 10 de abril. Enviei os Vales Postais das duas dia 02 de abril e consegui saber através de email ao CTT, que os vales postais foram descontados no dia 03 de maio. Hoje liguei na LR e soube que as transcrições ainda não foram feitas. Vocês sabem me dizer se minha irmã pode fazer o Cartão de Cidadão com a transcrição ainda não concluída? Ela tem agendamento no Consulado do Rio nesta 4a feira, dia 22 (esse agendamento é muito difícil, agora só para novembro!). Agradeço a todos, desde já!
  • @Cecilia_Helena poder fazer , ela pode, mas ficará com os dados de solteira. Agora , estranho o vale ter sido descontado dia 03/05 e não ter averbado ainda a transcrição. Eu arriscaria pedir uma certidão de nascimento no Civil Online, acredito que já possa estar averbado o casamento.
  • @Leticia Marques, eu tenho entrado no Civil Online diariamente para ver a certidão de nascimento delas, justamente por isso, mas continua tudo igual, sem averbação. Por isso liguei na LR, poderia já estar transcrito e o assento na LR não estar atualizado. Mas a atendente (Maria) me pediu o número do assento, verificou e disse que não estava averbado ainda...
  • @Cecilia_Helena, a certidão que você baixa no civilonline não atualiza. Se houve alteração no nome por conta do casamento na página que tem o link do arquivo da certidão para download vai aparecer o nome de casada mas, se não houve alteração, não tem como saber se já está feita a averbação ou não.
    Pelo tempo decorrido eu diria que ou está pronto ou está para ser concluído a qualquer momento.
  • Obrigada, @Daniel Henriques e @Leticia Marques
    Vou aguardar, e depois dou notícias aqui.
    abs
  • Pessoal, mais uma transcrição finalizada em PD:

    Envio dos docs: 21/03
    Emissão do vale postal: 21/03
    Recebimento dos docs em PD: 08/04
    Saque do vale postal: 18/04
    Conclusão: eles não me passaram a data exata, mas soube hj da conclusão

    Abraços
  • @larissa_ , boa tarde

    Soube da conclusão consultando o civil online?

    Consegui hoje a confirmação de que o vale foi sacado, porém nada mudou ainda no civil online..... :(

    Vale em 08/04
    Chegada docs em PD 15/04
    Saque do vale: 09/05

    Já se passaram 12 dias desde o saque e não tenho notícias. Está tudo pronto para mandar o processo da minha esposa para ACP, só esperando esta transcrição (é o casamento da mãe dela).

    Como não adianta mandar email, o jeito é esperar mais um pouco.
  • Meu vale foi sacado dia 02/05 e também ainda não recebi o e-mail de finalização da transcrição.
    Acho que está levando um pouco mais de tempo.
  • Boa noite. Pesquisei em vários tópicos do fórum, mas não consegui esclarecer uma dúvida. Alguém pode me ajudar? Desculpe se já tiver sido dito por aqui.

    Eu e meu marido tiramos a cidadania no consulado de BH. Ele é filho de português e eu tb (coincidentemente).

    Quando eu agendei pra pedir o cartão cidadão, eles disseram que é necessário registrar nosso casamento, pq eu mudei de nome.

    Eu estou reunindo os documentos, porém fiquei com uma dúvida: esse é o segundo casamento do meu marido. E ele tirou o cartão cidadão sem precisar registrar o casamento anterior e o divórcio.

    Como vou precisar registrar o nosso casamento pra pedir meu cartão cidadão, será que eles vão exigir no consulado que ele registre o casamento anterior e o divórcio antes?

    E se eu fizer direito em Portugal, com esse cartório de Ponta Delgada, eles vão exigir que meu marido atualize todo o histórico do estado civil dele?

    Última pergunta: tem alguma forma de tirar o cartão cidadão sem precisar transcrever o casamento? Vou a Portugal em dezembro e poderia fazer lá.

    Desde já obrigada, gente!
  • @Luis Carlos o processo de nacionalidade da nubente portuguesa foi por um consulado, então eu mandei um e-mail para a parte de consulados da CRC Lisboa perguntando se já tinha um casamento averbado junto ao assento de nascimento e eles me disseram q sim
  • @larissa_ ,
    Entendi, obrigado pela resposta.

    @rafaeltrouble,
    Caso tenha notícias da sua transcrição, avise aqui por favor. Imagino que a minha deve sair alguns dias depois da sua.

    Um bom dia a todos.
  • editado May 2019
    @amanda vc não precisa transcrever seu casamento para pedir o CC e o passaporte. O estado civil a principio não precisa ser atualizado, mas quando for pedir a nacionalidade para filhos aí tudo terá que ser feito.
  • Também enviei minha transcricão em abril e ontem liguei pra LR e ainda não constava a transcricão.
    Mas hoje recebi resposta do CTT (depois de 2 semanas aguardando) informando que o vale foi sacado dia 02/05. Fiquei mais tranquila!
    Envio do vale: 01/04
    Recebimento dos documentos:16/04
    Saque do vale: 02/05
  • Boa noite! Estou com minha documentação pronta para enviar para Ponta Delgada e bateu uma dúvida:
    1º - Sou casado no Brasil com comunhão de bens, temos um pacto nupcial. Li algumas vezes dentro do fórum (acho que foi nos posts de atribuição) o pacto do Brasil não é válido em Portugal, é isto mesmo?
    2º - Se precisar enviar o pacto, deve ser como a certidão de casamento/nascimento inteiro teor e apostilado?
    OBS: já sou português

    Obrigado pela atenção
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.