@almeidafabi as conservatórias portuguesas não tem autorização pára transcrever divórcios, eles fazem apenas o casamento, no caso da sua sogra se ela fará a transcrição de casamento e caso ela precise ou queira, terá que contratar os serviços de um advogado em Portugal para que seja feita judicialmente a transcrição do divórcio, no momento ela constará como casada em Portugal.
@blancout obrigada pela resposta. Mas deixa eu tentar explicar... na verdade o foco principal é a atribuição do meu namorado, e para que ele dê inicio à atribuição dele, mesmo que minha sogra esteja divorciada, é necessário realizar uma "transcrição de casamento", correto?
Só queria saber se não tem problema realizar a transcrição de casamento em Portugal, mesmo a pessoa não sendo mais casada, no caso dela, já divorciada...
@almeidafabi sem problemas, pode fazer a transcrição do casamento e se sua sogra não se importar, deixar o processo dela assim mesmo com o status de casada. Se terá problemas se o seu namorado nasceu após o divórcio da sua sogra, mas acho isso pouco provável.
Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Após a obtenção do assento de nascimento português da minha mãe (brasileira, filha de português casado com brasileira - ambos falecidos), posso iniciar o meu processo de atribuição de nacionalidade ou terei que fazer antes a transcrição do casamento dos meus pais em Ponta Delgada? Obrigada.
Boa noite! Estou preparando os documentos para transcrever meu casamento por Ponta Delgado Delgada. Tenho uma certidão original de casamento que vai completar 7 meses de validade. Qual a validade de uma certidão este processo?
Gostaria de conferir os documentos para a transcrição de casamento dos meus bisavós:
- Formulário com reconhecimento por autenticidade - Certidão de casamento - Nascimento do meu bisavô brasileiro apostilado - Cópia simples do Nascimento de minha bisavó - Cópia autenticada do RG de minha avó, ela quem assinou o formulário.
Agora basta ir aos correios enviar para Ponta Delgada com o vale postal?
Uma dúvida:
No campo nome dos nubentes adaptados após o casamento, minha bisavó passou a usar o nome de Maria Ferreira Dias, (antes era Faria) mas isso não consta na certidão de casamento de inteiro teor? Vou ter problemas por isso? Preciso provar que ela passou a usar outro nome após o casamento?
bom dia a todos. os documentos para a transcrição de casamento dos meus avós foram recebidos em PD dia 9/10. esta transcrição será averbada no assento digitalizado de nascimento dela, certo? ou seja, posso acompanhar através daquele mesmo código do civil online q usei para imprimir o assento dela ou este código só vale pra anotações feitas até a data de envio do código?
Bom dia. Já estou com todas as documentações e mãos para transcrição de casamento. Preenchi o modelo 2. Meu casamento foi celebrado na igreja com efeito civil.
Referente aos Dados relativos à celebração do casamento. Duvida : Minha certidão de inteiro teor de casamento não possui a hora da celebração, pois casei na igreja, entretanto peguei uma declaração na igreja que comprava o dia e hora que casei. Posso enviar esta declaração apostilada junto com o restante da documentação como comprovativo do horário ?
pessoal, meu avô tem mais de 60 anos e sua identidade está vencida desde 2016. teria problema ser enviada a cópia autenticada dessa identidade, mesmo vencida?
@gabidubrull Sim, se tem data de validade e está vencida, não tem valor. Provavelmente, o cartório nem irá deixar fazer uma xerox autenticada, pois o documento está vencido. Faça uma segunda via atualizada.
@eliasfsjunior obrigada. pode me dizer como faço essa segunda via? através da polícia federal mesmo?
pois fui informada que não existe mais carteira de identificação português, que agora é somente com o cartão cidadão, que está impossível de ser agendado no consulado do rio de janeiro.
Boa tarde povo de Deus, agradeço imensamente a ajuda de todos ,mas em especial da @Marcia@MarizaGuerra@Vladpen@Maria Nélida ,a transcrição de casamento de meu grande Amigo Ismael saiu ,,confirmei junto ao consulado de Portugal em SP, para controle enviado 18/09 pór DHL recebido em 24/09 e transcrito em 15/10 , obrigado a todos agora vamos a atribuição dos filhos ..
Boa tarde, Ponta Delgada só aceita vale posta mesmo? Ou aceita pagamento por cartão de crédito? Está difícil conseguir uma agência em São Paulo que faça o Vale
@Marco Machado O processo de Transcrição de Casamento só aceita Vale Postal, em qualquer conservatória. O pagamento por cartão de crédito é somente para processos de atribuição (na ACP, Tondela, ou em Lisboa).
@gabidubrull Ah sim, eu pensei que ele tivesse nascido no Brasil. Sinceramente não sei dizer se Ponta Delgada irá criar algum caso com a identidade vencida. Eu recomendaria que algum dos filhos assine a transcrição, é melhor que mandar a identidade vencida. Mande a identidade do filho (autenticada) e pode mandar também a xerox da identidade do avô, pois eles vão procurar no sistema.
Alguém que tenha feito recentemente o Vale Postal em São Paulo, em qual agência foi? Fui em três no centro (João Mendes, Liberdade e Anhangabau) nenhuma quis fazer, to vendo que o jeito vai ser dizer que o vale é pra pessoa física, um amigo japones chamado IRNPI hahaahah
@gabidubrull Sim, não tem problema. Os filhos podem solicitar a Transcrição de Casamento dos pais. O modelo da solicitação é no mesmo nos dois casos. A identidade (RG) precisa ter menos de 10 anos e estar em boas condições. Mande a xerox da identidade Portuguesa do seu avô, mesmo vencida, por vai ajuda-los a localizar o assento de nascimento dele.
. Já estou com todas as documentações e mãos para transcrição de casamento. Preenchi o modelo 2. Meu casamento foi celebrado na igreja com efeito civil.
Referente aos Dados relativos à celebração do casamento. Duvida1 : Minha certidão de inteiro teor de casamento não possui a hora da celebração, pois casei na igreja, entretanto peguei uma declaração na igreja que comprava o dia e hora que casei. Posso enviar esta declaração apostilada junto com o restante da documentação como comprovativo do horário ? Duvida 2: Os endereços dos Nubentes.
O Nubente: Nome: ……………………………………………………………………………………….………………. Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..…………… Naturalidade: ………………………………………………….......................……..…………………….. Filiação: ……………………………………………………………………………………………………. ……………………………………………………………………………………..………………….…… Residência habitual:ANTES DO CASAMENTO? Dúvida 3 campos Residência a data da celebração e primeira residência conjugal
Residência à data da celebração: O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….……… A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................….. Primeira residência conjugal: …..……………………….………
Comentários
Só queria saber se não tem problema realizar a transcrição de casamento em Portugal, mesmo a pessoa não sendo mais casada, no caso dela, já divorciada...
Obrigada.
Terá que transcrever o casamento dos seus pais já que a nacionalidade será pela sua mãe
Ok, então. Muito obrigada!
Gostaria de conferir os documentos para a transcrição de casamento dos meus bisavós:
- Formulário com reconhecimento por autenticidade
- Certidão de casamento
- Nascimento do meu bisavô brasileiro apostilado
- Cópia simples do Nascimento de minha bisavó
- Cópia autenticada do RG de minha avó, ela quem assinou o formulário.
Agora basta ir aos correios enviar para Ponta Delgada com o vale postal?
Uma dúvida:
No campo nome dos nubentes adaptados após o casamento, minha bisavó passou a usar o nome de Maria Ferreira Dias, (antes era Faria) mas isso não consta na certidão de casamento de inteiro teor? Vou ter problemas por isso? Preciso provar que ela passou a usar outro nome após o casamento?
Meu casamento foi celebrado na igreja com efeito civil.
Referente aos Dados relativos à celebração do casamento.
Duvida : Minha certidão de inteiro teor de casamento não possui a hora da celebração, pois casei na igreja, entretanto peguei uma declaração na igreja que comprava o dia e hora que casei. Posso enviar esta declaração apostilada junto com o restante da documentação como comprovativo do horário ?
pois fui informada que não existe mais carteira de identificação português, que agora é somente com o cartão cidadão, que está impossível de ser agendado no consulado do rio de janeiro.
da @Marcia @MarizaGuerra @Vladpen @Maria Nélida ,a transcrição de casamento de meu grande Amigo Ismael saiu ,,confirmei junto ao consulado de Portugal em SP, para controle enviado 18/09 pór DHL recebido em 24/09 e transcrito em 15/10 , obrigado a todos agora vamos a atribuição dos filhos ..
Fui em três no centro (João Mendes, Liberdade e Anhangabau) nenhuma quis fazer, to vendo que o jeito vai ser dizer que o vale é pra pessoa física, um amigo japones chamado IRNPI hahaahah
e no caso, seria aquele primeiro modelo de requerimento de transcrição, certo?
Para filhos requerentes da transcrição de casamento,use esse modelo que é mais apropriado
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
A RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)não contem os dados para a localização do assento do portugues
Também tem uma agência na Florêncio de Abreu que costuma fazer...
Se você não conseguir fazer no Centro...Siga a dica do @Cristiano Relva...Essa agência perto do Ceagesp não costuma se negar a fazer o VP...
Importante...Nem distraído diga que é um VP para Pessoa Jurídica...Você esta fazendo um VP para "Manutenção de Residente"...!!!
Meu casamento foi celebrado na igreja com efeito civil.
Referente aos Dados relativos à celebração do casamento.
Duvida1 : Minha certidão de inteiro teor de casamento não possui a hora da celebração, pois casei na igreja, entretanto peguei uma declaração na igreja que comprava o dia e hora que casei. Posso enviar esta declaração apostilada junto com o restante da documentação como comprovativo do horário ?
Duvida 2: Os endereços dos Nubentes.
O Nubente:
Nome: ……………………………………………………………………………………….……………….
Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
……………………………………………………………………………………..………………….……
Residência habitual:ANTES DO CASAMENTO?
Dúvida 3 campos Residência a data da celebração e primeira residência conjugal
Residência à data da celebração:
O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……………………….………