Junto os documentos necessários (certidão de casamento inteiro teor (apostilhada), certidão do meu marido brasileiro (normal e tb apostilhada), meu documento de identidade (pode ser RG)) e preencho o formulário, assino e reconheço firma, pago o vale postal e envio para o endereço, certo?
Minha dúvida, onde consigo esse formulário para preencher? E tem mais algum documento necessário? Tipo minha certidão portuguesa?
Pessoal, Bom dia! Estou com algumas dúvidas sobre a transcrição de casamento da minha irmã, que foi feito no civil e no religioso com pacto nupcial. A certidão de casamento dela menciona o pacto.
1) PD faz transcrição com pacto nupcial? É o local mais indicado para enviar a transcrição? 2) O documento do pacto nupcial precisa ser apostilado? 3) No caso da minha irmã ser a requerente do pedido de transcrição de casamento dela, existe algum formulário específico?
Pessoal, bom dia! enviei os documentos de transcrição de casamento dos meus avós para Ponta Delgada e eles chegaram no dia 12/06... então acredito que podem já ter sido processados. Mandei e-mail mas eles não me respondem. Existe algum outro meio de consultar o status? Preciso enviar uma resposta ao Viseu pois o processo da minha mãe caiu em exigência por causa disso. Obrigado!
@raphaoliver PD não vai te responder esse tipo de e-mail, verifique com a CTT se o valor foi sacado ou peça pelo Civil Online a Transcrição para saber se ficou pronto. Boa sorte!
Pessoal, Liguei para a Linha de Registros hoje e a atendente me disse que lá eles não tem acesso a nenhum processo de casamento, que só ligando para Ponta Delgada mesmo. Liguei para PD e ninguém atende.
Sério, como consigo saber se o processo foi numerado ou finalizado???
@raphaoliver, os documentos de minha mãe chegaram lá no dia 11/06. Acabei de consultar pelo Civil Online, pois minha mãe mudou de nome, mas ainda está com nome de solteira, ou seja, ainda não está pronto. O meu vale postal é válido até 05/07 e ainda não foi sacado. Tenho reparado que para várias pessoas tem saído no limite de vencimento do vale...
@Fernanda Ambrosio tente novamente, algumas pessoas conseguem com a boa vontade do atendente (eu mesmo não consegui). Tive que pedir pelo Civil Online para saber se tinha sido concluído ou não.
@Yuri Santos eu cheguei a solicitar o assento de casamento e enviaram e-mail dizendo que não acharam. Será que fiz correto?
Tenho que solicitar a certidão de casamento para obter essa resposta? Ou tenho que solicitar o assento de nascimento para saber se o casamento dela já está transcrito?
Estou realmente perdida nesse assunto, pois não consigo obter nenhum contato com ninguém.
Para quem está com dificuldades em descobrir se a transcrição foi concluída, caso vocês já tenham solicitado a certidão de nascimento do português pelo Civil Online, é possível verificar se o nome foi alterado sem pagar nada.
@Paulo Benith obrigada pela sua informação, mas continuo na mesma... Eu não recebi nenhum código de acesso, pois como solicitei o assento de casamento, eles não encontraram nada...
Mandei a transcrição de casamento da minha sogra para PD. Chegou dia 12/06. Até o dia 22/02 o vale não tinha sido sacado. Está valido até dia 06/07. No civil online o nome da minha sogra continua de solteira.
@Fernanda Ambrosio se a pessoa mudou o nome, você pode verificar pelo código que você tem da primeira solicitação. Também pode pedir a certidão de casamento, se não encontraram é pq não ficou pronto.
@jujumvieira solicita a de casamento pelo Civil Online.
@tatiana eles estão fazendo em cima do laço, estão sacando vale bem próximo do vencimento.
@babilopes resolvi tudo pelo centro! Apostilei no cartório da rua do Rosário, Vale postal na primeiro de março e DHL na Rio Branco. Resolvi tudo a pé e bem rápido! Aconselho!
Boa tarde meu povo. Consultando o civil online agora a tarde (consulto todo dia), mudou o sobrenome de minha mãe. Enviado via EMS dia 01/06 Recebido dia 15/06 Visto hoje 28/06. Transcrição feita menos de 15 dias depois de recebido. Agradeço mais uma vez a todos e partir para a minha atribuição via ACP. Abraço a todos.
@Yuri Santos acho que não me expressei bem... Eu solicitei pelo civil online dia 21/06 o assento de casamento, porém não encontraram falando que o pedido ia ser recusado e com isso não me enviaram nenhum código de acesso. Logo eu não consigo entrar para consultar isso.
Minha dúvida é: nesses casos, eu tenho que solicitar o Assento de Nascimento para receber o código e ficar consultando se o nome dela muda? É isso?
CTT me respondeu hoje que o vale ainda não foi sacado.
Boa tarde, enviei minha transcrição para PD e foi devolvida devido a valores diferentes no vale postal. cheguei a fazer o complemento mais não deu tempo, sabes me informar, como procedo para retirar o vale, e quanto tempo leva para os doc, chegarem no Brasil Obrigada.
@Suzana lima da silva, como você ficou sabendo que ele não aceitaram o complemento do vale e irão devolver os docs? Pergunto isso porque estou com receio de não aceitarem os meus documentos, visto que a certidão de casamento que enviei era de 1ano e 1 mês atrás.
@tatiana PD me enviou um e-mail, e olha que meus doc. chegaram no dia 19/06/2018, no dia 22/06/2018, já estavam me devolvendo,cheguei a fazer um complemento do vale no dia 26/06/2018, mais não deu tempo.
@MarceloDF, mas pra consultar no Civil online é necessário pagar, certo? eu só quero fazer a transcrição para enviar para o Viseu... precisarei fazer essa solicitação?
@Fernanda Ambrosio o valor será estornado no cartão (o IOF você terá que pagar). Você pode pedir outra de Casamento, se não tiver feito no casamento, não vai estar na de nascimento (vai jogar dinheiro fora).
Sugiro que aguarde mais uns dias, e peça após o vencimento do Vale Postal no Civil Online que já deve estar pronto (foi o que eu fiz).
@raphaoliver, eu já havia pago 10 euros para obter a certidão de nascimento de minha mãe. Como o código é válido por 6 meses, dá para consultar a tela inicial e verificar se o nome foi alterado, como comentado no tópico abaixo. Se no seu caso o nome não mudou, ou se você não tem o código de acesso, eu esperaria dar um mês do envio do vale para solicitar a certidão de casamento e comunicar Viseu sobre a conclusão.
Boa tarde, enviei um e-mail para PD para saber se eu poderia estar enviando o processo de transcrição de casamento da minha mãe junto com meu processo de atribuição. Vou postar aqui a resposta deles.
"Bom dia
A conservatória de Ponta Delgada deixou de ter competência para decidir processos de pedido de nacionalidade portuguesa desde o dia 1 de Setembro de 2016, pelo que deverá solicitar informações para uma Conservatória do País, com competência para tal.
Para a transcrição do casamento:
Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha. -Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português. -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento) Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento certificada sem apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
Os documentos devem ser enviados à : Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º 9500-063 Ponta Delgada
Com os melhores cumprimentos"
E esse foi o requerimento que eles me enviaram:
Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente: Nome: ……………………………………………………………………………………….………………. Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..…………… Naturalidade: ………………………………………………….......................……..…………………….. Filiação: ……………………………………………………………………………………………………. ……………………………………………………………………………………..………………….…… Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….…… ……………………………………………………….……………………………………………………..
A Nubente: Nome: ………………………………………………………………………….……………………….…. Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..…………… Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….………….. Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..…. ……………………………………………………………………………………..….………………..…. Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…... ……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..……………. A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: …………………………………… Nacionalidade da nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ……… Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..…………………………. Celebrante: ………………………………………………………………………………………..………. Casamento: ……………………………… Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração: O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….……… A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................….. Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM QNT AO PREENCHIMENTO DESSE REQUERIMENTO. DUVIDAS: 1- "O NUBENTE - RESIDÊNCIA HABITUAL" . SERIA ANTES DO CASAMENTO ??? 2- "DECLARANTE(S). PREENCHE COM O NOME DE SOLTEIRO DOS DOIS ??? 3- " Nacionalidade dos nubentes à data do casamento". COLOCA BRASILEIRA ??? POIS ELA RECEBEU A ATRIBUIÇÃO AGORA. 4 -" Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não)" OQ COLOCO ??? 5 -" Se um dos nubentes for estrangeiro Residência à data da celebração: " NO CASO PREENCHO SO OS DADOS DO MEU PAI QUE É BRASILEIRO ???
ACHEI BEM COMPLICADO ESSE MODELO DELES. SE PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO.
Comentários
Junto os documentos necessários (certidão de casamento inteiro teor (apostilhada), certidão do meu marido brasileiro (normal e tb apostilhada), meu documento de identidade (pode ser RG)) e preencho o formulário, assino e reconheço firma, pago o vale postal e envio para o endereço, certo?
Minha dúvida, onde consigo esse formulário para preencher? E tem mais algum documento necessário? Tipo minha certidão portuguesa?
Obrigada!
Estou com algumas dúvidas sobre a transcrição de casamento da minha irmã, que foi feito no civil e no religioso com pacto nupcial. A certidão de casamento dela menciona o pacto.
1) PD faz transcrição com pacto nupcial? É o local mais indicado para enviar a transcrição?
2) O documento do pacto nupcial precisa ser apostilado?
3) No caso da minha irmã ser a requerente do pedido de transcrição de casamento dela, existe algum formulário específico?
Agradeço a ajuda.
enviei os documentos de transcrição de casamento dos meus avós para Ponta Delgada e eles chegaram no dia 12/06... então acredito que podem já ter sido processados.
Mandei e-mail mas eles não me respondem. Existe algum outro meio de consultar o status? Preciso enviar uma resposta ao Viseu pois o processo da minha mãe caiu em exigência por causa disso.
Obrigado!
Liguei para a Linha de Registros hoje e a atendente me disse que lá eles não tem acesso a nenhum processo de casamento, que só ligando para Ponta Delgada mesmo.
Liguei para PD e ninguém atende.
Sério, como consigo saber se o processo foi numerado ou finalizado???
Tenho que solicitar a certidão de casamento para obter essa resposta? Ou tenho que solicitar o assento de nascimento para saber se o casamento dela já está transcrito?
Estou realmente perdida nesse assunto, pois não consigo obter nenhum contato com ninguém.
Vejam o tópico que fala sobre isso: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9911/uma-maneira-indireta-de-acompanhar-a-transcricao-de-casamento-via-civil-online-se-alterou-nome/p2
Abraços
Eu não recebi nenhum código de acesso, pois como solicitei o assento de casamento, eles não encontraram nada...
Qual certidão ao certo eu tenho que solicitar???
@jujumvieira solicita a de casamento pelo Civil Online.
@tatiana eles estão fazendo em cima do laço, estão sacando vale bem próximo do vencimento.
Vale postal na primeiro de março e DHL na Rio Branco. Resolvi tudo a pé e bem rápido! Aconselho!
Recebido dia 15/06
Visto hoje 28/06.
Transcrição feita menos de 15 dias depois de recebido.
Agradeço mais uma vez a todos e partir para a minha atribuição via ACP.
Abraço a todos.
Eu solicitei pelo civil online dia 21/06 o assento de casamento, porém não encontraram falando que o pedido ia ser recusado e com isso não me enviaram nenhum código de acesso. Logo eu não consigo entrar para consultar isso.
Minha dúvida é: nesses casos, eu tenho que solicitar o Assento de Nascimento para receber o código e ficar consultando se o nome dela muda? É isso?
CTT me respondeu hoje que o vale ainda não foi sacado.
eu só quero fazer a transcrição para enviar para o Viseu... precisarei fazer essa solicitação?
Obrigado
Sugiro que aguarde mais uns dias, e peça após o vencimento do Vale Postal no Civil Online que já deve estar pronto (foi o que eu fiz).
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9911/uma-maneira-indireta-de-acompanhar-a-transcricao-de-casamento-via-civil-online-se-alterou-nome/p1
"Bom dia
A conservatória de Ponta Delgada deixou de ter competência para decidir processos de pedido de nacionalidade portuguesa desde o dia 1 de Setembro de 2016, pelo que deverá solicitar informações para uma Conservatória do País, com competência para tal.
Para a transcrição do casamento:
Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
-Certidão de nascimento de inteiro teor do nubente que for estrangeiro, com apostilha e cópia da certidão de nascimento do nubente português.
-Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junta-se requerimento)
Fotocópia certificada do documento de identificação de quem assina o requerimento, podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento certificada sem apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
IRN, IP
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Os documentos devem ser enviados à :
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Com os melhores cumprimentos"
E esse foi o requerimento que eles me enviaram:
Requerimento
para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente:
Nome: ……………………………………………………………………………………….……………….
Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
……………………………………………………………………………………..………………….……
Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….……
……………………………………………………….……………………………………………………..
A Nubente:
Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….
Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
……………………………………………………………………………………..….………………..….
Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…...
……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: ……………………………………
Nacionalidade da nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
Casamento: ………………………………
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….
__________________________________________________
(assinaturas)
GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM QNT AO PREENCHIMENTO DESSE REQUERIMENTO.
DUVIDAS:
1- "O NUBENTE - RESIDÊNCIA HABITUAL" . SERIA ANTES DO CASAMENTO ???
2- "DECLARANTE(S). PREENCHE COM O NOME DE SOLTEIRO DOS DOIS ???
3- " Nacionalidade dos nubentes à data do casamento". COLOCA BRASILEIRA ??? POIS ELA RECEBEU A ATRIBUIÇÃO AGORA.
4 -" Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não)" OQ COLOCO ???
5 -" Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração: " NO CASO PREENCHO SO OS DADOS DO MEU PAI QUE É BRASILEIRO ???
ACHEI BEM COMPLICADO ESSE MODELO DELES. SE PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO.