@Yuri Santos acabei de vir pela 3ª vez hoje, falando com outras atendentes e a agência aqui não está fazendo mesmo! O jeito será tentar outras agências... Mas ficar procurando isso que é complicado!
Eles alegam que o Bacen proibiu eles de fazer isso porque não tem como cobrar imposto do Brasileiro. Dizem que estamos sonegando impostos... É brincadeira! É por essas e outras que tô de saco cheio desse país!
Alguém sabe alguma outra maneira de fazer??? Pois eles alegam que só enviando por outros meios, tipo Banco do Brasil.
O vale postal vence dia 01 06 Sexta feira, falta aoenas 2 dias, e recebi o email da Ctt informando que ainda nao foi sacado Os documentos chegaram dia 11/05, espero que nao tenha que enviar novamente o vale
@Fernanda Ambrosio, dia 15 de maio consegui fazer na agência da Tijuca (Rua Heitor Beltrão). Fui super bem atendida, não me perguntaram nada, tinham experiência e fizeram na hora. Antes tentei no Largo do Machado e na Presidente Vargas e não consegui. Vi outros relatos que a agência da Primeiro de Março tb está fazendo sem problemas.
Alguém que tenha enviado o vale postal para Ponta Delgada com valor superior aos 120 euros poderia, por favor, confirmar se foi aceito normalmente?
Sei que tem ocorrido casos de chegar menos, então é recomendado enviar um pouco a mais. Porém, tenho um pouco de receio de dar problema, não sei... Instituições públicas (mesmo as privadas) geralmente proíbem seus funcionários de receberem a mais, para que não haja nenhum tipo de favorecimento.
@MarceloDF estou esperando bater os 20 dias para solicitar a certidão online. Ainda não mandei email a ninguém sobre o vale. Pelo que tenho percebido, PD está sacando o vale e fazendo a transcrição aos 45 do segundo tempo. Estou aguardando!
@Fernanda Ambrosio, enviei os documentos por EMS (dia 15) e chegaram nesta última terça-feira (dia 29), ainda não devem ter sacado. Que bom que conseguiu fazer o vale!
Agência do Méier na Dias da Cruz faz sim , porém nem todo atendente sabe, infelizmente. Tentem no primeiro horário com a atendente Katia e lembrem-se de consultar o câmbio do euro no dia , pra não ter problema de errar na hora de fazer o vale.
@vladpen, enviei meu processo hj esperando q a transcrição do casamento em PD fique pronta até semana q vem, a acp verifica eletronicamente no assento do pai o averbamento do casamento?
Agora que saiu a atribuição de minha mãe por ACP estou preparando os documentos para a transcrição do casamento por PD. Está tudo praticamente pronto, porém a certidão de nascimento de minha mãe, lavrada em 28/05 saiu com um pequeno erro no nome do meu avô português: ao invés de António, saiu Antónyo.
Já enviei um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt, mas ainda não obtive resposta.
Minha dúvida é: Vocês acham que esse erro é um impeditivo? Devo aguardar a correção ou já posso enviar?
Estou pensando em enviar assim mesmo, colocar o nome correto no requerimento, e em uma carta a parte explicar que já foi solicitada a correção. O que vocês acham?
@MarceloDF o assento de minha mãe veio faltando o sobrenome do meu avô. Mandei ontem sexta feira todos os documentos para Ponta Delgada, A certidão de casamento dela com a retificação/ inclusão do sobrenome do pai foi enviada, já que nós retificamos incluindo o sobrenome do pai. ACP pediu que incluíssemos o sobrenome na certidão de nascimento dela e aproveitamos e retificamos a certidão de casamento. Não entendi nada não colocarem o sobrenome no assento dela. Enfim, vamos ver o que acontece.. O erro do assento de sua mãe é simples, mande assim mesmo, quem errou foram eles. Você não tem culpa nenhuma assim como no caso de minha mãe, o que eu tinha que fazer, eu fiz. Boa sorte pra nós nessa nova empreitada em Ponta Delgada.
Obrigado @Paulo Copolillo! Que tenhamos boa sorte na transcrição!
Provavelmente no seu caso eles usaram a certidão sem a retificação como referência. Veja no assento de sua mãe, onde tem “menções especiais”, qual a data da certidão usada com base.
@MarceloDF verdade. A data da certidão referente é da primeira certidão sem o sobrenome. Será que eles pediram para retificar apenas para constar em arquivo e não para mudar na prática. Vai saber... Grande abraço.
Olá! Boa noite a todos! Estou com uma dúvida, não sei se meio besta... mas enfim.
Como a maioria das certidões que eu preciso são do Nordeste- Recife e Campina Grande, quero aproveitar minha viagem até lá agora dia 17/06 e já pegar as certidões todas.
As conservatórias de ponta delgada, Lisboa e a ACP aceitam certidões com emissão de 6 meses ou até 1 ano!? Estou com essa dúvida, pois vi em tópicos falando 6 meses e outros 1 ano...
PD aceita certidões com mais de um ano( não é bom passar muito disso) para as transcrições de casamento. Providencie o apostilamento. Para os processos de nacionalidade é mais seguro com emissão mais recente, no máximo perto de um ano.
Comentários
Eles alegam que o Bacen proibiu eles de fazer isso porque não tem como cobrar imposto do Brasileiro. Dizem que estamos sonegando impostos... É brincadeira! É por essas e outras que tô de saco cheio desse país!
Alguém sabe alguma outra maneira de fazer??? Pois eles alegam que só enviando por outros meios, tipo Banco do Brasil.
Os documentos chegaram dia 11/05, espero que nao tenha que enviar novamente o vale
Essa agencia que vc foi por 3 vezes enão conseguiu é a da Rua Primeiro de Março,64,que fica ao lado do CCBB?
Alguém que tenha enviado o vale postal para Ponta Delgada com valor superior aos 120 euros poderia, por favor, confirmar se foi aceito normalmente?
Sei que tem ocorrido casos de chegar menos, então é recomendado enviar um pouco a mais. Porém, tenho um pouco de receio de dar problema, não sei... Instituições públicas (mesmo as privadas) geralmente proíbem seus funcionários de receberem a mais, para que não haja nenhum tipo de favorecimento.
Desde já, agradeço.
Para o vale postal podem ir a agencia primeiro de março e procurem a funcionária ÉLIDA. Muito atenciosa e com prática nesse assunto.
Agora que saiu a atribuição de minha mãe por ACP estou preparando os documentos para a transcrição do casamento por PD. Está tudo praticamente pronto, porém a certidão de nascimento de minha mãe, lavrada em 28/05 saiu com um pequeno erro no nome do meu avô português: ao invés de António, saiu Antónyo.
Já enviei um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt, mas ainda não obtive resposta.
Minha dúvida é:
Vocês acham que esse erro é um impeditivo? Devo aguardar a correção ou já posso enviar?
Estou pensando em enviar assim mesmo, colocar o nome correto no requerimento, e em uma carta a parte explicar que já foi solicitada a correção. O que vocês acham?
Agradeço a quem pudem ajudar.
Provavelmente no seu caso eles usaram a certidão sem a retificação como referência. Veja no assento de sua mãe, onde tem “menções especiais”, qual a data da certidão usada com base.
Grande abraço.
Como a maioria das certidões que eu preciso são do Nordeste- Recife e Campina Grande, quero aproveitar minha viagem até lá agora dia 17/06 e já pegar as certidões todas.
As conservatórias de ponta delgada, Lisboa e a ACP aceitam certidões com emissão de 6 meses ou até 1 ano!? Estou com essa dúvida, pois vi em tópicos falando 6 meses e outros 1 ano...
Desde já agradeço!
PD aceita certidões com mais de um ano( não é bom passar muito disso) para as transcrições de casamento. Providencie o apostilamento. Para os processos de nacionalidade é mais seguro com emissão mais recente, no máximo perto de um ano.