Cartão Cidadão e Passaporte

13»

Comentários

• @lgmari meu assento tem os meus dados e somente o nome do meu pai e da minha mãe e consegui tirar o CC e Passaporte sem problemas no consulado de SP.

• @lgmari Tirei os documentos no meio do ano passado, mais ou menos, e o meu assento está cheio de asteriscos. Não tive problema algum.

• Alguém sabe onde procuro meu registro de assento? Já tive o processo concluído e aprovado.

Gostaria para conseguir tirar o CC, e passaporte

• Talk2lurchTalk2lurch Member
    editado January 16

@marcoabs87 infelizmente, é a única forma de ativar o cartão. Esta semana fui ao Consulado de minha cidade para fazê-lo, ativar o certificado digital e a CMD, e deu certo. Aqui basta dirigir-se ao Consulado sem agendamento e pedir. Para quem usa os serviços das permanências, realmente fica bastante prejudicado.

@lgmari recebi a nacionalidade em novembro agora e o meu assento veio exatamente desta forma. Pode ficar tranquila, eles já estão cientes da mudança do formato dos assentos e estão aceitando normalmente. Emiti o CC no RJ e o passaporte em BH, sem problemas.

• @Talk2lurch Você ativou o cartão em consulado diferente de onde emitiu?

Eu liguei na embaixada de Brasília e perguntei se poderia ir até lá ativar, pois com frequência estou na cidade. A pessoa que me atendeu disse que lá eles só ativam os Cartões emitidos na embaixada e que eu deveria ir até São Paulo. Achei um absurdo sem sentido, mas foi o que disseram.

• @marcoabs87 sim, emiti no RJ e ativei o certificado digital em BH. É uma exigência absurda, até porque eles não têm o controle fino do que foi emitido lá ou não. É um procedimento simples.

• @Talk2lurch Pois é, estou pensando em ir lá mesmo assim. Basta levar o cartão?

• Pessoal, fiz meu agendamento no consulado de SP e moro em Florianópolis/SC. Sei que a jurisdição daqui é Curitiba, mas tento agendamento há meses lá, sem sucesso. Alguém já fez isso? É possível? Há problema em levar um comprovante de residência de Florianópolis mesmo ou seria melhor eu conseguir um de SP?

• @teixeiranovais @marcoabs87 @Talk2lurch obrigada por responderem! Deu tudo certo, nem falaram nada sobre os asteriscos, foi bem tranquilo!

• Pessoal, estou desde segunda-feira tentando agendar o cartão do cidadão no consulado do Rio de Janeiro. Entretanto, o site está permanentemente fora do ar.

Algurm sabe se posso agendar pessoalmente ou se há horários em que ele funciona ?

• Resolvido m, agendei o CC no consulado do Rio de Janeiro.

• Após toda a saga para conseguir agendar, finalmente meu passaporte chegou. Como mencionei antes, fiz o processo em Bauru, SP. Realizei a solicitação no dia 20/01 e o passaporte foi entregue no dia 31/0.

• @Saverin que bom que deu certo e foi tão rápido. Eu estou na saga de tentar agendar em São Paulo ou Santos, mas preciso fazer o cartão cidadão e o passaporte. Você sabe se estas presenças consulares fazem os dois ao mesmo tempo?

• @Saverin que bom que deu certo e foi tão rápido. Eu estou na saga de tentar agendar em São Paulo ou Santos, mas preciso fazer o cartão cidadão e o passaporte. Você sabe se estas presenças cons

• @Naflavia75 bom dia, tudo bem?? foi bem rápido sim, então faz os dois sim no mesmo dia.

• Oi pessoal,

A minha filha tem o processo de nacionalidade concluído há 6 meses. Hje fui a embaixada de Portugal para tirar cartão cidadão e me falaram que ainda não pode fazer o cartão pq o assento de nascimento dela não fica integrado no sistema... Me falaram de contatar eles em 6 meses para saber se o assento já está íntegrado no sistema.... (Eles podem ver o assento, mais não no sistema de cartão). Isso aconteceu ja para alguém? Eu sabia que logo de ter o assento já podia fazer o cartão

• Boa noite pessoal…

uma dúvida…

já sou cidadã portuguesa, já fiz o pedido do meu CC e passaporte no consulado de SP… etc.

meu marido tem direito a ter passaporte português tbm? Pode conseguir tirar por ser casado comigo?

se sim, como fazemos? Tem algum tópico aqui no fórum explicando isso?

mto obrigada!!

• andrelasandrelas Beta
    editado February 28

@rmarquine , para ter um passaporte português ele precisa primeiro se tornar um cidadão Português. Sendo casado com você (que é Portuguesa) ele PODE ter direito à cidadania por naturalização, mas há alguns pre-requisitos e alguns impedimentos.

Neste link do governo Português há uma lista destes pre-requisitos e impedimentos: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos

Leia os dados do link mas, em resumo (parto do princípio de que ele é brasileiro; se não for, há mais requisitos):

• Tempo de casamento CINCO anos se vocês não tiverem filhos que já são portugueses, TRÊS anos se tiverem filhos que já são portugueses
    • NÃO PODE exercer ou ter exercido cargo público que não seja de natureza puramente técnica (este requisito é subjetivo mas, por exemplo, ser diplomata, determinados cargos eletivos ou concursados mais altos, etc, podem ser impeditivo)
    • NÃO PODE ser ou ter sido militar, EXCETO o serviço militar obrigatório (este não é problema)
    • NÃO PODE ter sido condenado com pena de prisão de 3 anos ou mais, por um crime que em Portugal seja punível
    • NÃO PODE estar envolvido em atividades relacionadas com terrorismo ou crime organizado (cito este item e o de cima para ser detalhista, pois fazem parte da lista de impedimentos do link que coloquei acima)

Neste tópico você vai encontrar ajuda de pessoas bem mais experientes do que eu para saber como solicitar a cidadania: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest

E neste tópico você encontra a lista de documentos para poder fazer a solicitação: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

• @andrelas nossa, perfeito!

mto obrigada mesmo por todas as informações!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.