Cartão Cidadão e Passaporte

12346

Comentários

  • @glisboa

    Não.

    Transcrição de casamento no consulado do Rio só é feita por correios.

    Pode mandar já o pedido; não precisa esperar a data do agendamento do CC. Só seguir as instruções do consualdo do Rio; são em geral bem rápidos para fazer. Se bobear, estará pronta antes da data do agendamento.

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    Pode ver aqui relatos recentes do tempo que levou:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj#latest

  • Oi @Carlos! obrigado, vou agilizar os documentos pra transcrição do casamento e mando logo por correios :)

  • Consegui marcar em SP, demorou uns 10 dias depois que enviei pedido. recebi e-mail com data e horário e pediu 48 p confirmar, confirmei p próxima semana, porem nao recebi a confirmação do agendamento, seria normal isso?

  • Bom dia a todos! Recebi agora o meu CC, pedi com urgência no consulado do Rio no dia 16/07. Agora tentando agendar para obter o PEP e o site não abre. Alguém mais passando por isso? Sabem se por email é possível agendar?

  • Bom dia a todos!

    A informação abaixo é correta?

    "Se você tem dupla nacionalidade, pode usar qualquer um dos seus passaportes para viagens internacionais, tanto para sair quanto para entrar no Brasil. No entanto, ao entrar no Brasil com um passaporte estrangeiro, é recomendável apresentar também um documento que comprove sua nacionalidade brasileira, como o RG, para evitar complicações no registro migratório e garantir que você seja tratado como brasileiro. "

  • editado August 22

    @Marturg

    Sim… Eu diria que não é questão de ser “recomendável” apresentar um documento brasileiro. É necessário.

    Ao entrar ou sair do Brasil apresente um documento brasileiro (RG ou passaporte brasileiro). Se tentar entrar só com o passaporte português (ou outro qq) será tratado como estrangeiro e precisará em alguns casos apresentar visto de entrada, mostrar passagem de volta, explicar o motivo da viagem etc…

    Ao chegar no outro país, aí vc pode escolher usar o passaporte brasileiro ou português conforme a conveniência (sim, há situações em que o passaporte brasileiro pode ser mais vantajoso que o português, por exemplo se estiver entrando nos EUA e já tiver um visto americano no passaporte brasileiro, melhor usar esse pois te permite ficar até 6 meses como turista, contra 3 meses do português). E ao sair desse país apresente o mesmo passaporte que usou ao entrar para que fique registrado que aquela passoa entrou e saiu no prazo correto.

  • editado August 22

    Obrigado, @ecoutinho!

    Meus dois passaportes venceram, vou aguardar janeiro para emitir o português e usá-lo como único passporte para não ter que gastar com o brasileiro.

    Falei em aguardar janeiro para ter validade de 10 anos, mas liguei agora para o Consulado de Santos e falaram que não tem essa informação. Será?

  • @Marturg , informação no site da PF:

    Dupla nacionalidade: posso usar o outro passaporte, diferente do brasileiro?

    SIM, o brasileiro com dupla nacionalidade pode usar passaporte de sua outra nacionalidade, tanto para sair quanto para retornar ao Brasil, DESDE QUE observe os seguintes detalhes:

    ✓ Para sair do Brasil, o passaporte da outra nacionalidade deve estar válido;

    ✓ Além do passaporte de outra nacionalidade, o viajante deverá portar RG ― cédula de identidade emitida por Secretaria de Segurança Pública, cuja foto deve identificá-lo plenamente;

    Atenção: CHN, OAB, CRM, certidão etc, NÃO servem para esse propósito: sem apresentação do RG, o registro migratório do viajante será feito na condição de estrangeiro, passando a ser aplicáveis, por regra, prazos e multas definidos na Lei de Migração.

    ✓ Caso o viajante brasileiro seja menor de 18 anos, mesmo que utilize passaporte de outra nacionalidade, deve portar AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM sempre que estiver viajando sem algum dos genitores.

  • editado August 22

    @Marturg

    Falei em aguardar janeiro para ter validade de 10 anos, mas liguei agora para o Consulado de Santos e falaram que não tem essa informação. Será?

    Sim, mas não conte com janeiro. Veja abaixo...

    Provavelmente se emitir em janeiro ainda será o passaporte de 5 anos. Conhecendo nossos patrícios, vão lançar isso lá para abril de 2026 (se na última hora não adiarem) e só vão começar a entregar os novos com validade de 10 anos quando tiverem esgotado o estoque de "livrinhos" de 5 anos, o que significa que esse novo passaporte só deve chegar na ponta lá pelo final de 2026.

    Por último: cada um sabe onde o calo aperta, mas eu não andaria por aí apenas com o passaporte português e deixaria de emitir o brasileiro para "economizar" R$ 257 da taxa de emissão (40 Euros, provavelmente menos da metade do que vc vai gastar de taxi para ir ou voltar ao aeroporto no destino dia da viagem). O passaporte português é muito útil, mas o brasileiro também, além disso tem validade de 10 anos o que significa que custa R$27,70/ano, uma pechincha (tenho amigos indianos ou de países vizinhos ao Brasil que dariam um braço para ter um desses).

    Fazendo parte do pacote de medidas visando a simplificação e desburocratização dos serviços da administração pública prestados aos cidadãos, o Conselho de Ministro anunciou o alargamento do prazo de validade do Passaporte Eletrónico Português (PEP) a partir do primeiro trimestre de 2026. A validade dos novos documentos emitidos será alargada de cinco para dez anos, de forma a aumentar a comodidade e a segurança dos cidadãos nacionais que pretendam viajar.

    https://bruxelas.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/a-embaixada/noticias/passaporte-portugues-passara-a-ter-uma-validade-de-10-anos-em-2026

  • @Marturg fui fazer o check in na tap(em Lisboa)com o passaporte portugues e a atedente "encrespou" pois eu nao tinha voo de volta ...dai tive que apresentar o brasileiro(nao quis arranjar encrenca e eu já estava meio atrasada).É bizarro mas aconteceu comigo.

  • @guedesmarcia

    Pois é, nós tendemos a não valorizar muito, mas o passaporte brasileiro é bastante útil. No caso dos EUA se vc já tiver o visto americano, vale muito mais a pena entrar com o brasileiro.

    Eu vejo amigos de outras nacionalidades, acho que os indianos são o caso mais emblemático, que também vivem aqui na Europa, e passam por verdadeiras maratonas em busca de um visto (que geralmente vale para uma única entrada) toda vez que querem fazer uma simples viagem com a família num feriado. Coisa que nós brasileiros podemos fazer sem termos sequer que nos preocupar.

  • andrelasandrelas Beta
    editado August 23

    @guedesmarcia @Marturg , como disse o @ecoutinho nós temos uma falsa noção de que o passaporte brasileiro não tem aceitação, unicamente porque o brasileiro tem, como povo, esse complexo de vira-latas. Além disso, o brasileiro médio entende que só porque os EUA exigem visto prévio para o passaporte brasileiro isso é motivo para achar que ele é "ruim", como se os EUA fossem o único destino do mundo. E notem que eu não sou NEM DE LONGE um ufanista - CULTURALMENTE sou Brasileiro e Português, mas meu país é o mundo, minha nacionalidade é a humana, e entendo que todas as fronteiras são divisões artificiais.

    Vou me abster de desenvolver o tema EUA aqui para não fugir muito do assunto (vou apenas comentar que nunca quis e nem quero visitar e que jamais pagaria ou pediria por favor para entrar lá, mesmo antes da laranjização do país) mas, quanto aos passaportes, lembremos de algumas informações (os números podem estar ligeiramente incorretos, pois o site pode estar ligeiramente desatualizado - CONFIRA SEMPRE PELOS CANAIS OFICIAIS se precisa de visto para determinado país antes de viajar):

    • Portadores de passaporte brasileiro podem entrar sem visto nem aviso prévio (sujeito aos controles de fronteira, claro) nos países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile, etc, etc), Área Schengen Europeia (Portugal, França, Espanha, Itália, Alemanha, etc, etc), China, Grécia, Hong Kong, Japão, Ilhas Maurício, Marrocos, Panama, África do Sul, Tailândia, Emirados Árabes, entre muitos outros (são 109 destinos sem visto)
    • Pode viajar somente com e-visa ou visto ao chegar para Cuba, Egito, Índia, Maldivas, Catar, Vietnã, entre muitos outros (nesta categoria são mais 46 países)
    • Com visto prévio eletrônico (ETA) ou registro prévio, existem Nova Zelândia, Coréia do Sul, Reino Unido, etc (no total são 8 países)
    • Com visto de fato (eletrônico ou pessoal), temos Austrália, Canadá, México, Arábia Saudita, Estados Unidos (no total são 35 países)
    • Ao todo, a depender de como se conte os países, o portador de passaporte brasileiro pode visitar entre 163 e 170 países com ou sem visto.
    • O passaporte brasileiro é, individualmente, o 43o. "melhor" passaporte do mundo, mas se considerarmos "grupos" de passaportes empatados, ele está na 11a. posição

    Mas e comparativamente com este ou aquele passaporte? Este site abaixo ajuda bastante a ter uma noção (reforçando que pode haver erros e desatualizações):

    https://www.passportindex.org/

    Por exemplo, comparando os passaportes brasileiro e português, as diferenças são as abaixo:

    https://www.passportindex.org/comparebyPassport.php?p1=br&y1=2025&p2=pt&y2=2025

    De marcante em termos TURÍSTICOS, temos (observem que em um dos casos o passaporte brasileiro leva "vantagem"):

    • Onde o passaporte brasileiro precisa de visto eletrônico de algum tipo mas o português é visa-free: Coréia do Sul
    • Onde o passaporte brasileiro precisa de visto presencial mas o português não: México, Estados Unidos e Canadá (mas o português precisa de ETA, e certamente a única explicação para México e Canadá é a fronteira com os EUA)
    • Onde há pequenas diferenças (e-visa x e-visitor): Austrália
    • Mas, na Indonésia: o passaporte brasileiro é visa-free, enquanto o passaporte português precisa de e-visa

    Claro, há também o "risco" de ser "devolvido", mesmo não precisando de visto. Concordo que este é um pouco maior para o passaporte brasileiro em alguns locais, em especial na Europa, do que outros passaportes. Por outro lado, precisamos compreender que na MAIOR PARTE DOS CASOS (não em todos) isso é explicado historicamente pelo grande número de brasileiros que tentavam imigrar sem a documentação necessária (note que esse grande número é explicado também porque temos uma população gigantesca), acabando por criar um alerta maior em relação ao passaporte brasileiro, e também por muitas pessoas que viajam SEM A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (passagem de volta, hospedagem, recursos para se manter, etc) mesmo estas condições estando claras nas regras de cada país. Além disso, o passaporte brasileiro é um dos mais valiosos para falsificação, dado que não temos um biotipo médio - qualquer pessoa da face da terra pode dizer que é brasileira e não será desmentida unicamente pelo biotipo, o que cria um alerta maior para ele do que para outros.

    Enfim, não desvalorizemos o passaporte brasileiro. Sua aceitação foi forjada em décadas de excelente trabalho do Itamaraty (mesmo em tempos difíceis como há alguns anos), de seriedade na emissão do documento, de vanguarda tecnológica e de boa reputação do país em seus controles.

    EDIT: como exercício de comparação, sugiro comparar no site acima o passaporte brasileiro com, por exemplo, o argentino e, depois, o mexicano. Depois de selecionar ambos, basta clicar neste ícone:

    E serão mostradas apenas as diferenças. E notem que estamos falando de países em desenvolvimento como o Brasil, e mesmo assim temos clara "vantagem" de aceitação do passaporte.

  • @andrelas lembrando que em 2026 brasileiros precisarao de autorizaçao de viagem para a Europa.

  • andrelasandrelas Beta
    editado August 23

    @guedesmarcia , assim como todos os outros passaportes que hoje são isentos de visto. 😊 O ETIAS será aplicado a todos os que hoje podem entrar sem visto prévio, sem exceções, a não ser por cidadãos da União Europeia (claro),  Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça, Andorra, São Marino, Mónaco e Vaticano. Ou seja, exceto por esses países europeus, o passaporte brasileiro continua igual a todos os outros.

    Não estou diminuindo a importância do passaporte Europeu (que, como cidadão Português, eu já tenho e utilizo), mas seu maior "valor" (se encarado do ponto de vista utilitário e turístico) é a entrada na Área Schengen sem estresse e sem prazo de retorno. Fora isso, quando comparado ao Brasileiro, tem poucas "vantagens" utilitárias. Sempre, claro, reforçando que cidadania é muito mais do que um passaporte ou a "utilidade" dele - mas, aqui, estamos focando apenas nisso.

  • editado August 23

    @andrelas

    O México passou a exigir visto de entrada de brasileiros a uns 6 anos mais ou menos por conta de pressão do maldito governo estado-unidense.

    Me lembro de ter feito várias viagens a trabalho e a turismo por lá, a primeiro em 2002 na época da copa do mundo e a última salvo engano em 2018, e nunca tive visto mexicano.

    Por sinal, é um país fantástico e culturalmente muito rico, tenho boas lembranças de lá.

  • editado August 24

    @ecoutinho vc sabe se para ir pra Londres com passaporte português tem alguma vantagem?

  • editado August 24

    @paulohml

    Ir nesse caso seria para férias ou para morar?

    Que eu saiba, mas posso estar enganado, depois do Brexit tanto brasileiros quanto portugueses precisam de um visto para residir/trabalhar, mas não precisam de visto para fazer turismo.

  • @ecoutinho para estudar e morar , acho que precisa de visto

  • @paulohml

    Sim, tanto portugueses quanto brasileiros precisam de visto para estudar ou trabalhar em UK.

  • Cartão cidadão pedido no dia 04/08 e recebido hoje 04/09, exatamente um mês :)


    Para pedir o passaporte precisa da transcrição do casamento? Tem bastante dia disponivel no consulado do RJ, queria tentar pedir o passaporte logo. Obrigado desde já

  • @glisboa

    Não. O passaporte vai sair com o mesmo nome que aparece no seu CC.

    Se tiver mudado de nome, e quiser que o passaporte reflita isso, aí sim teria que transcrever o casamento.

    Só seguir as instruções do consulado:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/passaporte#quais-os-documentos-necess%C3%A1rios-para-fazer-o-pedido-de-passaporte

  • Show! Obrigado @CarlosASP! Eu to surpreso que o sistema de agendamento ta com datas próximas disponíveis e nao está fora do ar kkk eu esperava que fosse sofrer com isso

  • Boa tarde a todos!

    Tirei meu cartão cidadão no Consulado do Rio de Janeiro em Julho, recebi em 15 dias na minha casa. Não solicitei Urgência.

    Agendei para tirar o passaporte no próximo dia 10 de setembro, fui imprimir agora o formulário para preencher mas o site está direto fora do ar. Sabem me dizer se quando isso acontece é sinal que o sistema para tirar o passaporte também está fora do ar no consulado? No dia que fui tirar o meu CC o sistema de passaporte estava fora do ar e todos que estavam agendados tiveram que ir embora e remarcar para outro dia.

    Alguém teria o formulário em PDF para me enviar? Como não consigo acessar o site, não tenho como baixar o arquivo para preencher.


    Obrigada desde já pela ajuda

  • Já faz pelo menos uns 6 meses que entro direto no site para agendamento, e nunca tem data disponível em SP para emissão dos documentos. Será que estou acessando o local correto?

    https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/schedule/form/consular

  • @legoesr

    Consulado de SP capital pode ser complicado mesmo.

    Se estiver disposto a ir a Santos, eles tradicionalmente agendam rápido através de um email:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/contactos/consulado-geral-2

    Outras possibilidades em outros pontos do estado são as permanências consulares, quando os funcionários se deslocam para esses lugares justamente para fazer CC, PEP etc. Campinas, por exemplo, tem todo mês. Olhe como agendar:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares#consulado-geral-de-portugal-em-sao-paulo

  • Olá boa noite, estou querendo renovar o cartão cidadão da minha esposa e filhos, que ainda estão na validade (até set 2026), consegui acessar a página de agendamentos mas estou com uma duvida, eu vi em outra postagem, uma pessoa falando que é possível agendar para filhos mas usando a conta do adulto, isso procede?

    Agendei mas não tinha opção de agendar para parentes/filhos, somente o meu, será que um único agendamento já é válido para atender todos nós, ou devo logar com o cartão cidadão dos meus filhos e fazer agendamento individual?


    Obrigado

  • @Steve

    Varia de consulado a consulado. Aqui onde vivo por exemplo o consulado permite fazer um agendamento familiar para até 4 pessoas da mesma família. O de SP recentemente tentei ajudar meu irmão a fazer e vi que o site não permite essa opção.

  • Eu dei entrada no pedido de passaporte no consulado do RJ no dia 04 de setembro e ele foi entegue na minha casa dia 11 de setembro. E eu nao pedi urgencia! Caraca eu to muito impressionado como foi rápido!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.