Tenho a cópia da Certião de Nascimento/Pai

Tenho a cópia da Certião de Nascimento/Pai.

O Consulado em São Paulo/SP Brasil

aceita esta cópia ou tenho de pegar uma em Portugal???

Outra dúvida: ele casou e morreu no Brasil. Precisa fazer casamento e óbto em Portugal?

Precisa constar lá o estado civil e o óbto?

Onde que faço estes pedidos e encaminhamentos em Portugal?

Comentários

  • @Leopoldo_Claro

    Para responder é preciso saber o que vc pretende fazer com essa certidão: solicitar nacionalidade para um dos filhos, transcrever um casamento etc.

    De quando é essa certidão? Foi obtida via civil online, ou é uma antiga certidão de batismo emitida por algum arquivo distrital?

  • editado April 2

    @ecoutinho

    Para responder é preciso saber o que vc pretende fazer com essa certidão: solicitar nacionalidade para um dos filhos (SIM, PARA MIM E PARA UMA DAS MINHAS DUAS FILHAS), transcrever um casamento etc. (NÃO SEI O QUE É TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO, DESCULPE)

    De quando é essa certidão (CERTIDÃO DE 1950, MAS ELE NASCEU EM 1925). ANO QUE CASOU AQUI NO BRASIL = 1950

    Confesso, antes o site do consulado era mais intuitivo. Agora que decidi começar o processo vejo que ficou muito diferente.

    Segue anexado a certidão de nascimento dele.

    Se´ra que preciso avisar Portugal sobre seu casamento e óbto? E como faria isso... eis a dúvida.

    Agradeço imensamente seu apoio, meu caro. Mas sinto que sozinho não vou conseguir.

    [removido]

    Agradeço imensamente.

    Abs fraternos Leopoldo Claro


    Segue anexado a certidão de nascimento dele.


    ? Foi obtida via civil online, ou é uma antiga certidão de batismo emitida por algum arquivo distrital?

  • @Leopoldo_Claro

    Peça uma certidão atualizada atraves do civilonline, custa 10 euros e fica pronta geralmente muito rapido (1 ou 2 dias); Siga este guia Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

    @Admin gentileza editar o post do Leopoldo excluindo numero de telefone/zap

  • @ecoutinho

    Para responder é preciso saber o que vc pretende fazer com essa certidão: solicitar nacionalidade para um dos filhos (SIM, PARA MIM E PARA UMA DAS MINHAS DUAS FILHAS), transcrever um casamento (NÃO SEI O QUE É TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO, DESCULPE)

    De quando é essa certidão (CERTIDAO DE 1950, MAS ELE NASCEU EM 1925). ANO QUE CASOU AQUI NO BRASIOL = 1950

    Confesso, antes o site do consulado era mais intuitivo. Agora que decidi começãr o processo vejo que ficou muito diferente.

    Segue anexado a certidão de nascimento dele.

    Se´ra que preciso avisar Portugal sobre seu casamento e óbto? E como faria isso... eis a dúvida.

    Agradeço imensamente seu apoio, meu caro. Mas sinto que sozinho não vou conseguir.

    Agradeço imensamente.

    Abs fraternos Leopoldo Claro



    ? Foi obtida via civil online, ou é uma antiga certidão de batismo emitida por algum arquivo distrital?

  • editado April 8

    @Leopoldo_Claro

    Primeira coisa que te recomendo é: esqueça os consulados para pedido de cidadania. Eles criam burocracias desnecessárias, o processo demora muito mais e vc não consegue acompanhar o andamento. Use o consulado apenas para transcrição de casamento (caso seja preciso fazer). Para o pedido de cidadania mande a documentação diretamente para uma conservatória (cartório) em Portugal conforme os guias abaixo.

    Leia com atenção os guias abaixo e se depois de ler ainda tiver dúvidas, fique à vontade para perguntar.

    Sobre a certidão de nascimento do seu pai: Essa via antiga não vai servir. Guarde ela como uma recordação de família. Emita uma via atualizada no site do civil online. Custa 10 euros e fica pronta de um dia para o outro. Essa via do civil online vc imprime quantas cópias precisar em casa mesmo e guarda uma cópia em PDF para uso futuro.

    Guia aqui: Como solicitar certidões pelo civilonline

    Transcrição de casamento significa "reconhecer" o casamento do seu pai português com sua mãe brasileira em Portugal. Apesar de ser uma obrigação legal de todo cidadão português, em muitos casos não é impeditivo para o processo de nacionalidade dos filhos e netos. Em outros casos ela é necessária para que a perfilhação ("prova" de que uma pessoa é filha da outra) seja estabelecida. Para saber se vc precisa transcrever o casamento de seus pais ou não vc precisa verificar na sua certidão de nascimento quem consta como declarante do seu nascimento e com que idade vc foi registrado. Se o declarante foi seu pai português e o seu registro ocorreu antes de você completar 1 ano de idade, vc não precisa transcrever o casamento dos seus pais para pedir cidadania portuguesa.

    Guia aqui: Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

    Para fazer o seu pedido de nacionalidade portuguesa e dos seus filhos use os guias abaixo:

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

    Guia - Apensação de Processos

    Boa sorte.

  • @ecoutinho

    @AlanNogueira

    Ol´aamigo. Meu pai nasceu depois de 191, nasceu em 1925 (portanto este site aceita apás essa data??).

    Outra questão, ele casou aqui no Brasil e faleceu aqui. Portugal precisa ter conhecimento destes fatos?

    Ano que vem ele completa 100 anos de nascimento, após essa data fica mais difícil a minha cidadania?

    Gratidão. Editei e tirei meu telefone.

  • @Leopoldo_Claro


    Ol´aamigo. Meu pai nasceu depois de 191, nasceu em 1925 (portanto este site aceita apás essa data??).

    Leia as instruções no link que o @ecoutinho postou. Está respondido lá: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa


    Outra questão, ele casou aqui no Brasil e faleceu aqui. Portugal precisa ter conhecimento destes fatos?

    Sobre o casamento, leia a informação que o @ecoutinho postou acima: "Para saber se vc precisa transcrever o casamento de seus pais ou não vc precisa verificar na sua certidão de nascimento quem consta como declarante do seu nascimento e com que idade vc foi registrado. Se o declarante foi seu pai português e o seu registro ocorreu antes de você completar 1 ano de idade, vc não precisa transcrever o casamento dos seus pais para pedir cidadania portuguesa." Falecimento, para fins de nacionalidade, normalmente não é cobrado.


    Ano que vem ele completa 100 anos de nascimento, após essa data fica mais difícil a minha cidadania?

    Não, a cidadania independe da idade, desde que seja de maior (para menores há algumas questões específicas). No entanto, a pessoas precisa estar viva até a conclusão do processo, portanto, não demore!

  • @Leopoldo_Claro

    Complementando apenas um ponto das informações que o @eduardo_augusto forneceu:

    Ano que vem ele completa 100 anos de nascimento, após essa data fica mais difícil a minha cidadania?

    Se entendi corretamente, seu pai já é português, e você vai pedir a sua cidadania como filho dele, certo? Se for isso mesmo, não faz diferença (para o seu pedido de cidadania) se ele tem 50, 100 ou 150 anos, se ele está vivo ou se é falecido. Só como exemplo: fiz a cidadania de minha mãe como neta de português e o avô dela nasceu em 1874 (quase 150 anos à época e obviamente já falecido). O importante é que a pessoa que vai pedir a cidadania (no caso você) esteja vivo até o final do processo (que é marcado pela emissão do seu assento de nascimento português).

  • @ecoutinho


    Você tem razão, se a cidadania é para o próprio @Leopoldo_Claro , a idade do pai dele não importa, aliás não importa nem que esteja vivo.

    O que importa é que o próprio @Leopoldo_Claro esteja vivo até o fim do processo.

    Realmente me confundi nas explicações.

  • Boa noite pessoal, tenho umas perguntas caso puderem me ajudar.

    Minha vó é filha de um português com uma brasileira, na certidão de nascimento está que o português, é o declarante do nascimento, só que ela foi registrada com 12 anos, minha dúvida é, com à mudança na lei, eu ainda devo transcrever casamento e mais os óbitos dos pais?

    Aguardo pela resposta

    Obrigado pela atenção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.