Ajuda com documentos portugueses! Por favor.

Bom dia caros amigos, busco ajuda para localização de documentos dos meus bisavós para obtenção de cidadania portuguesa da minha mãe, já fiz pesquisas no familysearch e no site sian, porém, achei apenas algumas certidões dos filhos (Tiveram 7 no total) deles aqui no Brasil.

As informações que tenho são:

Nome: JOÃO BARROZO

Nome do pai: JOSÉ BARROZO

Nome da mãe: BENEDICTA DA CRUZ

Nome do irmão: VICTORINO BARROZO

Nome da esposa: ELVIRA LOPES (BRASILEIRA).

(Em alguns documentos o Barrozo passou a ser escrito Barroso com "S" aqui no brasil).

---------

Pai de Elvira Lopes: Thomaz Joaquim Lopes.

Mãe de Elvira Lopes: Maria Margarida Lopes.

---------

Não tenho ideia da data de nascimento dele, nem o concelho ou paróquia de registro, porém mediante os documentos que encontrei ele deve ter nascido em torno do ano de 1870.

Segundo informações de alguns familiares ele viajou ao Brasil de navio vapor na companhia de seu irmão chamado Victorino Barrozo. (Perderam contato após chegarem ao Brasil). (Creio que vieram ao Brasil por volta de 1890 em média)

Chegando ao Brasil João Barrozo casou com Elvira Lopes (Não achei certidao de casamento deles), viviam inicialmente na Fazenda Boavista, trabalhando como lavrador no município de Sumidouro/RJ. (O sogro Thomaz Joaquim Lopez tambem vivia na fazenda boavista e trabalhava como lavrador) (Encontrei 2 certidões de nascimentos dos filhos deles com essa localização e informações 1899 e 1902)

(Em nenhuma certidão que encontrei dos filhos deles consta a cidade em que tinham origem, só dizia que era natural de Portugal)

Depois (Não sei a data) se mudaram para o Parque do Martelo, bairro do humaitá no Rio de Janeiro.

Segundo alguns familiares eles são naturais de trás-os-montes portugal, porém não temos certeza.


Agradeço a qualquer ajuda possível e lamento não ter mais informações.

Comentários

  • @Arley

    Este pode ser o irmao ?:

    Victorino https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075900 imagem m0039.tif (n. 1) Freguesia de Santo Aleixo de Alem-Tâmega, Concelho de Ribeira da Pena, Vila Real

  • @Arley

    Assento 8, de 1861, Freguesia de Santo Aleixo de Alem-Tâmega, Concelho de Ribeira da Pena, Vila Real

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075909 tif088

  • @Arley

    Na margem parece 1861, mas no assento o ano é 1860. Nascimento em 30 de junho.

  • Caros amigos, muito obrigado, me ajudaram demais, justamente o ponto de partida que precisávamos.

    Seguirei reunindo informações, meus próximos passos são:

    * tentar localizar o passaporte de João Barrozo (Não sei se já usavam com frequência naquela época.

    * Identificar qual navio os trouxe/listagem de passageiros/data da viagem ao Brasil.

    * Certidão de casamento de João Barrozo e Elvira Lopes aqui no Brasil (Provavelmente em Sumidouro/RJ, pertencia a Nova Friburgo na época se não me engano).

    Se souberem os canais em que posso tentar essas buscas me digam por favor.

    agradeço novamente.

    Encontrar nossas raízes é emocionante demais, e vocês amigos, fizeram parte disso, minha família será sempre grata!

  • @Arley

    Se me permite a pergunta: para que vc precisa do passaporte e informações e lista de passageiros do navio que os trouxe?

    Se o objetivo é o pedido de nacionalidade de sua mãe, não perca tempo. Peça o assento de batismo no arquivo distrital, colete os demais documentos seguindo o guia disponível no fórum e mande o processo de neto da sua mãe para Lisboa. Um processo de neto leva 3 anos, quanto mais cedo mandar os documentos, mais cedo termina.

    Depois de iniciado o processo vc investiga os detalhes de como a família imigrou para o Brasil e compartilha com os demais familiares (fiz o mesmo).

    Boa sorte.

  • Esqueci de mencionar também a certidão de óbito de João Barrozo.


    @Guilherme M

    @Alan


    🙏

  • @Arley não ignore o que o @ecoutinho lhe disse acima. Voce não precisa desses documentos extras que listou para o processo de nacionalidade, apenas do batismo. É até legal voce continuar procurando para entender a historia da sua familia, mas o foco aqui do forum é o processo de nacionalidade. Junte a documentação e envie pois realmente os prazos estão altos.

  • @ecoutinho

    @AlanNogueira


    Obrigado pelos esclarecimentos, vou verificar o guia disponível no fórum como citado, para saber ao certo quais são os documentos que preciso e como apostilar de acordo com o padrão.


    Agradeço.

    Na experiência de vocês, com os dados que tenho, pode ocorrer a negação de nacionalidade por parte do consulado português? Ou é dado como certo tendo essas informações?

    Caso minha mãe consiga a nacionalidade, é fácil atribuir a mim e eu ao meu filho depois? Minha esposa também tem direito?

    Obrigado.

  • editado March 13

    @Arley

    Antes das suas dúvidas, é importante fazer uma recomendação: não faça o processo de nacionalidade pelo consulado. É o caminho mais lento, você não tem visibilidade alguma do andamento do processo e cada consulado inventa regras e burocracias próprias. Reúna os documentos conforme o guia do fórum e mande cada tipo de processo para a conservatória adequada (Lisboa para netos, ACP para filhos) em Portugal via DHL ou Correio.

    Sobre suas dúvidas, a única forma de responder com segurança é analisando as certidões de nascimento da família. Se os requisitos para atribuição da nacionalidade estiverem cumpridos, a atribuição da nacionalidade não pode ser negada. Não depende da vontade do conservador que estiver avaliando, ele pode até pedir documentos adicionais ou fazer questionamentos, mas se os documentos comprovarem que os requisitos para a nacionalidade estão cumpridos ele não pode negar a atribuição.

    Os requisitos para netos grosseiramente falando são: comprovar (através da certidão de nascimento) que é neto de um cidadão português originário, a perfilhação entre o português e o filho (pai de sua mãe) estar caracterizada, sua mãe não pode ter processo transitado e julgado de crime com pena superior a 3 anos e nem pode ser funcionário público de carreira não técnica (militar, diplomata etc). Sua mãe precisa estar viva (até a data de emissão do assento de nascimento).

    Para filho (que será seu caso depois que sua mãe conseguir a cidadania dela) o requisito basicamente é demonstrar que é filho e que a perfilhação está estabelecida. É um processo muito mais simples, e, portanto, mais seguro pois tem menos pontos para dar problema. Por isso se recomenda fazer processos de filho geração por geração quando todos os descendentes do português ainda estão vivos.

    Geralmente "o que pega" é a perfilhação (vínculo jurídico entre pai/mãe e filho) em casos em que o português não declarou o nascimento do filho, ou vivia com a esposa, mas não se casou no cartório, ou o filho foi registrado tardiamente ou só na maioridade (comum antigamente fora dos grandes centros) etc. Cada caso é um caso e para cada um há as alternativas para tentar superar.

    No caso da sua mãe: Para entender se há alguma dificuldade você terá que pegar a certidão de nascimento do seu avô (filho do português) e verificar quem consta como declarante do nascimento e quando o nascimento foi registrado. Precisa pegar a certidão de nascimento da sua mãe e fazer a mesma análise.

    O "caminho feliz" é quando o português foi ao cartório e declarou/registrou o nascimento do filho antes de ele completar 1 ano de idade. Casos diferentes disso (quem registrou foi a mãe brasileira ou um terceiro ou a criança foi registrada tardiamente) podem exigir documentos suplementares para provar a participação do português na infância do filho ou em alguns casos até inviabilizar o processo.

    Além disso terá que verificar se as certidões brasileiras estão consistentes com as de Portugal (nomes batem, datas batem, locais de nascimento etc).

    Veja os guias na página inicial do fórum pois eles estão bem completos. Quando estiver com tudo pronto, antes de fechar o envelope para mandar para Portugal tire xerox de tudo (ou escaneie e guarde o PDF em lugar segure). Se houver algum questionamento ou exigência ao longo do processo você precisará saber exatamente como estavam os documentos que mandou para poder resolver.

    Boa sorte.

  • @ecoutinho

    @AlanNogueira


    Muito obrigado pela ajuda.

    Vou ler os demais tópicos

    Irei reunir os documentos para mandar para Lisboa.

  • @ecoutinho

    @Alan

    @Guilherme Moreira


    Algum de vocês me indica algum link com o passo a passo do preenchimento do formulário no site do CRAV para solicitar a certidão de nascimento?

    E o passo a passo para apostilar a certidão.


    Li alguns relatos mas ainda sigo com dúvidas.

    Agradeço desde já.

  • @ecoutinho

    @Alan

    @Guilherme Moreira

    Bom dia amigos, gostaria de tirar outra dúvida, quanto a certidão de nascimento da minha avó (Filha do Português), nós não possuímos, a única coisa que sabemos é que existe o registro de casamento no site do Detran RJ, a certidão de nascimento fica retida no cartório para casamento, se eu for no cartório no qual existe o registro de casamento, a certidão de nascimento estará lá disponível para emissão?

    Mesma coisa no caso da minha mãe (Neta do português, requerente) temos apenas a certidão de casamento.

    Colocarei as imagens anexadas dos registros do Detran.


    Obrigado desde já

  • @arley não vc precisa pedir a certidão de nascimento no cartório onde foi registrado o nascimento da pessoa. Casamento não “anula” o registro de nascimento, que é o documento que deve ser apresentado para processo de nacionalidade. Atente-se tbm ao formato da certidão (inteiro teor por cópia reprográfica)

  • @AlanNogueira

    @ecoutinho

    @Guilherme Moreira


    E quando não se sabe em qual cartório foram emitidas as certidões de nascimento?

    Alguma idéia de como localizar as certidões de nascimento aqui no Brasil/RJ?


    Obrigado.

  • @Arley veja no cartório da região onde os pais moravam / onde viveu na infância

    Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.