Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18648658678698701461

Comentários

  • gabsvfgabsvf Member

    @blancout minha mãe foi casada com meu pai sim, inclusive no processo dela eu enviei a certidão de casamento já com a averbação do divorcio por que ela mudou o nome. Mas acredito que pra mim vai ser tranquilo pois ela foi a declarante do meu nascimento.

    Agora, @Leticialele vc tem o modelo desta declaração, por gentileza pra me enviar? Muito obrigado...

  • @gabsvf , vou mandar o que enviei no seu privado

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator

    Tenho duas dúvidas breves, se alguém puder ajudar agradeço.

    Vocês sabem se por razão da pandemia, alteraram o horário de atendimento do ACP? Pergunto porque enviei uma carta urgente e já foi feita tentativa de entrega 4 vezes e nada, sempre dá destinatário ausente como resposta no sistema dos Correios (enviei aqui da Espanha).

    E, com relação aos processos que já foram despachados mas não finalizados, como descobrir se foram pra Albergaria-a-Velha? Pela numeração?

    Obrigado!

  • @Rafael Bernardes

    Pior que tem processos que estão desde início de agosto que foram para registro e até agora nada

  • @David Lima ACP está atendendo normalmente.Para saber onde estão os processos consulte a plataforma de consulta de processos.

  • Bom dia, noite nacionalidade está dizendo que minha senha não corresponde a nenhum processo ativo. Até ontem estava funcionando, isso é problema no site ou será que finalizou o processo?

  • Wander Rocha,

    Problema recorrente no site, tente novamente depois de algumas horas pra ver se o voltou ao normal.

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator

    @VladPen muito obrigado camarada!

  • Informação sobre andamento de processo ACP...:

    Proc - 235XX/20 (Artº 1.C)

    ELISABETE HESSEL

    09/03/2020 - Documentos recebidos no ACP (DHL)...;

    17/03/2020 - Chave de acesso enviada por email...; (Bolinha 1 Verde) ...;

    28/05/2020 - (Bolinha 2 Verde)... "O seu pedido está pronto para ser verificado"...;

    05/06/2020 - (Bolinha 5 Verde...6 Branca...7 Marrom...)... "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"...

  • Graziela1985Graziela1985 Member
    editado June 2020


    Oi gente! A pergunta é.. ficou assim e agora quanto tempo mais.. tipo 90 dias? OBrigado :)


  • @Graziela1985 , o tempo para criação de registro é desconhecido...

    Um processo aprovado no meio de agosto de 2019 teve o registro criado no final de abril! Levou 350 dias, desde a entrada no ACP.

    Os processos das minhas 2 filhas, enviados dia 27 de setembro de 2019, estão aguardando a criação do registro desde 1 - 30 de janeiro de 2020 ; 2 - 14 de fevereiro de 2020

  • FabioFabio Member

    Ao pagar por cartão e receber o formulário reparei que nas instruções vem só a CRCentrais e o endereço de Lisboa como opção.

    Sem problemas mandar pro Porto ou pra Tondela?

  • Fabio

    Pode mandar. é aceito sem problemas.

  • @leticialele obrigado :) vamos orar haha

  • A Acp aceita processos para atribuição , sem a transcrição de casamento sendo a mãe portuguesa?

  • Ola a todos! Estou com um processo do meu tio aprovado desde dezembro 2019 so aguardando registro, alguem que tenha processo aprovado e tenha seu registro feito proximo desta data ?

  • Outra duvida que tenho e se posso ir pessoalmente entregar uma documentação na ACP, ao inves de enviar pelo correio, ser ter procuração? so entregar

  • Ainda existem processos de que foram enviados em abril/19, e análises concluídas em agosto/19 e desde então ainda aguardando registro.


    Alguns foram para Albergaria a Velha (até agora não saiu nenhum), Felgueiras (alguns já registrados) e Alenquer (alguns registrados).

  • Gente, o que aconteceu com a planilha de acompanhamento? Zoaram de novo? ¬¬

  • Boa tarde a todos! :)

    Estou com uma dúvida, eu sei que o apostilamento de Haia não tem validade e que é ideal que a certidão de inteiro teor não tenha mais que um ano de emissão. O mesmo se aplica a cópia do RG?! A autenticidade feita a mais de um ano pode atrapalhar o andamento do processo? Obs: O RG está dentro da validade de 10 anos e apostilada.

  • JoaohenriquecJoaohenriquec Member
    editado June 2020

    @Caroline Araujo muito obrigado pela sua resposta e ajuda.

    Sexta feira enviei um email para lá para ter alguma posição e para minha (infeliz) supresa hoje atualizaram o processo. Continua na fase 4 mas agora com a mensagem

    “O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.”


    Antes dizia que estava completo, agora mudou para isso depois de quase 2 meses. Não sei o que pode ser a exigência visto que meu avô tirou uma nova carteira de identidade 1 semana antes de dar entrada no processo (o que serve como prova de vida) e a ACP não costuma exigir transcrição de casamento no caso dele

  • @Joaohenriquec Então agora seria melhor voce ligar pra LR e perguntar por qual razão entrou em exigência, qual seria o documento faltante... eles costumam informar por la

  • Monise Noe

    Passa pelo Conservador ter certeza de que não há fraude. Você não deve dar motivo que que ele fique se perguntando: por que essa pessoa está mandando uma autenticação tão antiga? Se ele ficar na dúvida, ele poderá pedir pra refazer no consulado, pra ter um oficial de confiança dele verificando o documento original.

    Faça um favor a você mesma e faça nova cópia do RG autenticado no cartório e apostilado (ou no consulado, sem apostilar). Evite atraso, stress, e o custo adicional pra enviar.

    Pode até ser que passe, mas é um risco desnecessário.

  • editado June 2020

    Joaohenriquec

    A prova de vida é de praxe, e tem que ser feita no consulado. A cidadania somente pode ser feita "em vida".

    Ter uma carteira de identidade nova é necessária (evita fraude) mas não é suficiente. Tem que ter algum documento certificado presencialmente no consulado (pelo menos a certificação do form-1C). Mas já que foi lá, por que não fazer a PV grátis?

    Em tempos de Covid eles irão requerer uma nova verificação porque os idosos estão no grupo de risco. Os processos estão demorando muito, e coisas podem acontecer.

    Ligue na LR e pergunte, mas é 99% de chance que será a PV no consulado.

  • gabsvfgabsvf Member

    @gandalf vc disse somente quando o pai é português declarante etc que não precisa transcrever. Mas o mesmo é válido caso a portuguesa seja a mãe né?

  • @gabsvf

    Não, a excessão só é valida quando o pai é o único português, não teve alteração no nome, e foi o declarante da certidão de nascimento antes da criança completar um ano.

  • gabsvfgabsvf Member

    @Leonardo Freitas putz, então vou ter que transcrever o casamento e o divórcio da minha mãe pra pedir minha Nacionalidade???

  • redlehredleh Member

    @gabsvf No caso você pode transcrever apenas o casamento para tirar a sua nacionalidade. O divórcio você pode fazer depois.

  • FabioFabio Member

    Pessoal,

    Basta assinar uma vez o formulário? A outra linha deixa sem assinatura?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.