Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17707717737757761465

Comentários

  • editado October 2019
    @Maria Rita Macarini , o que conta é o local de registro de nascimento , ele ou ela nasceu em Portugal , mas , se foi registrada(o) no Brasil , é brasileiro(a).

    Há não ser que ele ou ela foi batizada (o) em Portugal na igreja e a certidão de nascimento foi feita no Brasil , se ela ou ele tem uma certidão de batismo português , aí a história muda de contexto.

    Mas neste caso , prefiro perguntar aos nossos experientes foristas.
  • Bom dia! Enviei minha solicitação de nacionalidade por atribuição juntamente com todos os documentos exigidos e taxas pagas em maio deste ano, porém até agora não sei se o processo já foi protocolado. Já enviei 2 emails e não me responderam. Tento ligar e não consigo. Alguém sabe me informar como proceder para saber se já foi protocolado?
  • Bom dia, meu processo entrou em exigencia pois o nome da minha avó não está compativel... em um documento está seu nome de solteira e em no meu de casada.
    Ja pedi a certidao de casamento no civil online dos meus avós, porém la nao aparece a alteração do nome dela, somente no brasileiro. Seria importante eu enviar a certidão de casamento dos meus avós brasileiro onde consta essa alteração? Caso eu envie teria que ser como? Por copia reprografica, apostilada?
  • @sergio Miranda, foi batizada em Portugal e registrada no Brasil
  • @Victormr93, manda a certidão de casamento, inteiro teor, apostilada, para justificar a mudança de nome.
  • editado October 2019
    @Maria Rita Macarini
    Depende do que diz nos dois registros. Na certidão de batismo tem uma linha que diz "Nascida na Freguesia XXX Concelho de YYY". Isso é o que determina o "local de nascimento". Cidade/Estado, ou Freguesia/Concelho.
    Também a data de nascimento e da emissão de cada registro são relevantes. Principalmente se foi antes de 1911.
    Em qualquer caso eu já pediria uma cópia do batismo original com a marca dágua. É barato, e voce vai precisar.
    Você deve entrar em contato com o Arquivo Distrital e pedir a certidão certificada.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas
  • editado October 2019
    @Elda envie um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt e peça o nr e a chave de acesso.
  • Olá pessoal boa tarde! Já estou com toda a documentação para dar entrada no meu pedido de cidadania, através de meu pai que já obteve a dele, e minha dúvida é:
    Melhor fazer via Consulado de SP, ou como me indicaram aqui, pela ACP (Porto)? Obrigada!
  • @Camimarq..envie para ACP do Porto.
  • Obrigada Vlad Pen.

    E neste endereço?

    Endereço para envio do Vale Postal (Finalidade: Manutenção de Residente)
    • IRN. IP (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto


    Endereço para envio dos documentos:

    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017
  • @Camimarq, sim o endereço é esse mesmo. Recomendo o pagamento por cartão pois não tem problemas quanto a cotação correta do euro nem corre o risco do vale postal não ser sacado no prazo de validade.
  • @Daniel Henriques, na Ag General Osório, em Ipanema, Rio de Janeiro, me informaram que os Correios já estão aceitando o envio de Vales Postais para o IRN, tendo, inclusive, explicitado na cotação de moedas, "Euro para vale postal internacional". Informaram, ainda, que todas as agências dos Correios estão autorizadas a fazerem o VP
  • @Liane Alegria, não é que o VP seja ruim, apenas acho que a opção do pagamento por cartão seja melhor. Mesmo que se consiga facilmente fazer o VP esse ainda terá a validade de 30 dias, a possibilidade de algo ser feito errado na conversão, etc...
    Quando fiz os processos fiz o pagamento por VP já que existia possibilidade de pagamento por cartão ainda. Se fosse fazer hoje sem dúvida optaria pelo cartão pois lembro bem da ansiedade que foi até ter a confirmação da numeração do processo para ter certeza que deu tudo certo com o vale.
  • @DanieleS
    1- Quando meu processo foi para a bolinha 6, informando que meu pedido de nacionalidade havia sido aprovado e que aguardava emitir o assento, eu, meio que me precipitei e paguei os 10 euros pelo Civil on-line. Eles responderam que ainda não poderia ser enviada a certidão, pois o assento ainda não havia sido emitido.
    Depois de uns 10 dias, perguntei se eu teria que pagar novamente e informaram que não. Que tão logo fosse emitido o assento , a cópia seria enviada via e-mail... Logo que meu processo foi concluido e assento criado, no mesmo dia, perguntei se já teria a certidão e em menos de 10 minutos, recebi no -email...
    Só que a minha opinião ( minha opinião...) é que vc só não deve perder os 10 Euros, se o processo já tiver sido aprovado... Se vc pagar antes disso, eu penso que perde esse valor.... Isso é o que eu penso.
    Apenas para informar, 15 dias após meu processo ser concluido, recebi em casa, via correio, a certidão original, enviado pela ACP
    2- A senha de acesso, eu solicitei pelo e-mail e recebi em menos de uma semana, mas isso foi em Abril... Depois disso, vieram as greves, férias e acumulou... Por telefone, eles fornecem mais rápido, acredito eu.... Ligue pelo Skype... bem cedo ou por volta das 11:00hrs , horário do Brasil.... Mas, se prepare para pelo menos uma hora de espera...
  • @Daniel Henriques, concordo com você. Mas há quem não tenha cartão internacional, por isso me referi ao Vale Postal. Outra desvantagem do VP é que só pode ser pago em dinheiro, nem cartão de débito do BB aceitam!
  • meu processo caiu em exigência, mandaram a carta dia 26/09..tentei ligar por diversas vezes no acp, ficava esperando por 1h e pouco e depois sempre caia dizendo que nao tinha ngm para atender
    estou preocupada..alguem sabe quanto tempo para chegar a carta?
  • Prezados,

    Alguem sabe qual conservatoria alem de ACP aceita processo de atribuição de Pai português (meu avô) declarante para filha (minha mãe) sem transcrição de casamento do meu avô?

    Pois minha mãe tem 82 anos e fizemos Prova de Vida via cartório e muitos estão informado que ACP não aceita, estou procurando saber antes de tentar levar a minha mãe no Consulado do RJ devido dificuldade dela de se locomover.
  • @larisseloureirob o que vc pode fazer é ligar na LINHA DE REGISTROS.
    No ACP não atendem mesmo!
    Horário de funcionamento da linha de registro, salvo engano, é das 09:00 as 17:00 horário de Portugal, a ligação demora muito, e as linhas estão sempre congestionadas, precisa ter paciência e insistir um pouco!
  • @Fabsenna quando fiz o processo de minha avó, fiz a prova de vida em cartório e não foi aceito, caiu em exigência, fiz pelo ACP... Tem muitos que dizem que se quer mandam prova de vida e é aprovado, relatos de pessoas com 90 anos...eu no seu lugar daria um. Jeito de fazer logo essa prova de vida em consulado e tbm uma procuração, pra que em eventuais exigências vc possa resolver sozinho, vai te custar um pouco mais caro, sim! Mas vc vai ter mais tranquilidade!
  • Prezados, informo que finalmente o processo de minha avó foi concluído! Estamos todos aqui muito felizes e agradecemos imensamente este fórum.

    Não consegui obter a senha por email, nunca responderam. Minha mãe começou a tentar ligar pra lá, mas sem sucesso também. Eu tinha uma grande incerteza, pois o nome do avô da minha avó estava errado na certidão dela e não tínhamos retificado. Minha mãe apostou que ia passar e levou os documentos pessoalmente em Portugal do jeito que estavam (na verdade, ainda pior, porque o cartório cometeu mais um erro no nome dele quando fez a certidão de inteiro teor). A funcionária do ACP que recebeu os documentos disse que não daria problema porque os documentos em Portugal estavam corretos. De fato, não caiu em exigência! Provavelmente demos sorte com o conservador que analisou. Só demos azar com a senha mesmo, que não conseguimos obter, e por isso demoramos a saber do resultado com sucesso do processo.

    Penso ser interessante observar o tipo de erro no nome que eles deixaram passar, por isso faço o relato abaixo para quem tiver esse tipo de problema. Se foi sorte ou não, não sei dizer.

    O nome do meu trisavô (?) é Patrício Branco Fernandes. Na certidão da minha avó estava Pratrício Fernandes. Com 2 erros: a inserção de uma letra inexistente no primeiro nome, e a supressão de um dos sobrenomes. Minha mãe entrou em contato com o cartório, mas eles disseram que para fazer a retificação precisávamos da certidão de nascimento do Patrício. Achei um absurdo, uma vez que apresentamos a certidão do filho do Patrício, meu bisavô, na qual consta o nome do pai dele na forma correta, mais a certidão de casamento do Patrício com minha trisavó, onde o nome também está correto. Não conseguimos a certidão, a Igreja da paróquia de nascimento (informada na certidão de casamento dele) diz que não encontrou e vi informações de que houve muitos saques e incêndios na região. Minha mãe resolveu não fazer a retificação e pediu a cópia reprográfica e a certidão de inteiro teor sem a retificação. Na certidão de inteiro teor fornecida pelo cartório, conseguiram inserir mais um erro e veio Pratício Fernandes. Em vez de retirarem o "r" errado, retiraram o outro.

    Por incrível que pareça, passou assim mesmo. E a certidão portuguesa de minha avó veio com o nome certinho do meu trisavô, Patrício Branco Fernandes.

    Cabe observar mais alguns pontos que não sei se os funcionários do ACP levaram em conta. Esse trisavô era espanhol, a esposa era portuguesa e o filho (pai de minha avó) era português também. Mas o fato é que o nome errado não era de um ascendente português, mas de um espanhol. O sobrenome faltante era espanhol. Inclusive na certidão de casamento dele, aparece o sobrenome Blanco, e não Branco. E solicitamos a cidadania propositalmente pela linha da mãe portuguesa da minha avó, cujos pais eram ambos portugueses. E minha mãe tem toda a cara de portuguesa e entregou pessoalmente os documentos.

    Enfim, agora começaremos a via crúcis para a certidão de minha mãe, com um novo problema, minha avó não foi casada com meu avô, ele foi o declarante, e a maternidade e as escolas dizem que não possuem documentos com a assinatura dela. Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço imensamente.
  • @Fabsenna já ouvi dizer que Tondela aceita prova de vida em cartório. A depender da pressa de vocês e de onde moram, talvez seja melhor mandar pra lá. Dá uma confirmada no tópico de Tondela, pois não tenho certeza se procede a informação.
  • @Eneida Melo...

    Felicitações pela conquista...!!!

    Independente da questão da sorte...É muito importante que relatos detalhados como o seu sobre andamento de processos sejam compartilhados aqui...Assim temos mais informações disponíveis que podem ser usadas como referência...
    Obrigado por compartilhar...!!!
  • Oi gente!
    E esse número de Registo que não sai nuncaaa?
    Desde 19/8!
    A greve já acabou não é?
    Será que eles vão ligar o piloto automático como no ano passado? Cidadania do meu marido nessa mesma época saiu em 62 dias.
    Oremos!!!
  • Obrigado a todos pelas infos, irei levar minha mãe amanhã no Consulado, pois hoje ta complicado sair com chuva e transito demais.
    Já estou com tudo pronto e preenchido mesmo(modelo 1C, RG , Certidao Nasc e Casamento apostilados e a carta do Arquivo Distrital dl meu avô ), pendente apenas isso mesmo.
  • @Rafaela Patricio Mto tempo mesmo, infelizmente. E Pensar que o assento saia em média de 2/3 semanas.
  • @denis_mend Às vezes fico pensando que o site possa estar desatualizado devido à greve. Sei lá... já até imaginei que o processo pudesse estar concluído sem a gente saber. Acho que vou ligar na LR.
  • Processo numerado em 13/6 já foi para despacho. Está na bolinha 5 verde.
  • Boa tarde, chegou a carta de exigencia
    nela pede a retificação da naturalidade e sobrenome do meu avô
    como proceder? Liguei em um cartório e disse que precisaria de advogado..

    o nome dele em Portugal era Antonio Loureiro Botas JUNIOR, mas quando veio para o Brasil fez uma nova certidão de nascimento constando como Antonio Loureiro Botas, natural de Batatais-SP.
    Na carta pede a certidão de nascimento e essas retificações.

  • @Larisse,os cartorios fazem retificação sem precisar de advogados.Esse procedimento é feito através do Ministério Publico e os cartórios é quem enviam para o MP esse pedido.Se disseram q precisa de advogado, estao falando bobagens.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.