O pai do meu filho assinou o formulário 1C ( eu sou a portuguesa ), como ele mora em Florianópolis fiz o reconhecimento por AUTENTICIDADE aqui no Rio e enviei pra ele. O documento chegou hoje e esta escrito 'reconheço por AUTENTICA a assinatura de....''
@Lara Alonso Moreira o problema ocorre quando vem escrito RECONHECIDA COMO VERDADEIRA. Verifique se consta na etiqueta que a assinatura foi presencial, isso é importante também.
Olá, boa tarde a todos! Meu pai recebeu uma carta do IRN informando que a certidão está ilegível! Alguém já teve esse problema? Como resolver se no cartório, o problema está no próprio livro?
Enviar a certidão de inteiro teor digitalizada Sempre que a reprográfica não estiver legível,deve-se mandar ,junto,a de inteiro teor para complementar a reprográfica
Oi gente, tudo bem? Primeiramente obrigada pela ajuda! Já consegui resolver diversos processos da minha família graças a vocês.
Ainda esta semana quero enviar o processo do meu pai para ACP (vou fazer atribuição dele através do pai dele que já é português). A minha dúvida é que eu já fiz a atribuição da minha mãe e a transcrição do casamento dela com meu pai, por causa disso posso ter algum problema ao enviar o processo do meu pai? Devo enviar algum documento referente ao casamento ou a atribuição deles?
minha tia teve o processo concluído em outubro/2018. Porém, a cartinha nunca chegou. Assim, pedimos a certidão via CivilOnline. Ela entrou em contato ontem no Consulado de BH, e foi informada que ela precisaria apresentar um documento comprobatório oficial, "carimbado", pra atestar que ela é portuguesa mesmo, pra pedir o cartão cidadão. Ou seja, eles não aceitam a certidão impressa do Civil Online ou a mera menção do número do assento. Estão criando caso!
Alguém passou pelo mesmo constrangimento? Vocês têm alguma sugestão de providência que pode ser tomada?
Pessoal, não quero importunar, mas como tenho que planejar os horários de DHL e eventual nova ida a cartório amanhã, quem puder ajudar na dúvida acerca da diferença do sobrenome acrescido da avó da requerente do 1C (pág. 609 deste tópico) agradeceria IMENSAMENTE.
@Roberto Brant, o consulado tem acesso a certidão no próprio sistema isso parece desculpa. Imprima o e-mail que recebeu do civilonline com o código de acesso e apresente no consulado, se eles estão dizendo que a impressão não tem validade o código de acesso tem. Veja no próprio e-mail o que vem escrito "A entrega do código de acesso a qualquer entidade pública ou privada, equivale para todos os efeitos legais, à entrega de uma certidão do assento."
Talvez a certidão de batismo do seu avô tenha sido informatizada no processo de transcrição de casamento. Mande um email para civil on-line perguntando.
tem algum problema em fazer o apostilamento em um cartório diferente do que aquele que eu obtiver a certidão de nascimento de inteiro teor? No caso se puder fazer no mesmo cartório, seria melhor ou não muda nada?
Pessoal, meus documentos para atribuição foram enviados para ACP do Porto em 14/11/2018 e recebido pela conservatória em 21/11/2018, o pagamento foi realizado por cartão de crédito, será que já posso pedir o assento de nascimento pelo civil online??? Muito obrigado e boa noite!!!
1 - Não terá problemas, pois são processos distintos (nacionalidade por atribuição da sua mãe finalizada, averbação de casamento finalizada e nacionalidade por atribuição do seu pai pretendida); 2 - Não será necessário enviar certidão de averbação, pois o seu pai vai fazer o processo de nacionalidade por atribuição de pai português para filho. Somente seria obrigatório se fosse por aquisição de nacionalidade pelo casamento. 3 - A documentação a ser anexada ao formulário 1C do seu pai é a padrão de nacionalidade por atribuição de pai para filho: - Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia) do seu pai, emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia; - Uma fotocópia legível autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do seu pai, devidamente legalizada com a Apostila de Haia; e - Uma fotocópia simples da certidão de nascimento do progenitor português (pai do seu pai) - Além do documento de prova de vida realizada obrigatoriamente em Consulado, caso o seu pai possua idade superior a 70 anos..
Pessoal, a ansiedade era grande que solicitei o meu assento de nascimento no civil online e para minha surpresa estava concluído o meu processo de atribuição, gostaria de agradecer a todos pelo carinho e atenção. Agora é partir para a cidadania de minha filhas. Seguem os dados abaixo, se alguém puder, favor incluir na lista de concluídos.
Data do envio da documentação: 14/11//2018 Data de chegada na ACP do Porto: 21/11/2018. Número de processo: 10***/2019 Data do assento: 05/02/2019
Obrigado, @Vlad Pen e @Lilianfs13 !! Revi os docs da trasnscrição e, realmente, na certidão de casamento da minha vó usada no processo de transcrição do casamento dela, consta a mãe dela com o "da Fonseca" ao final e a transcrição foi averbada no assento de nascimento dela (onde o "da Fonseca" não existe) normalmente, sem problemas. Vou poupar minha mãe da nova ida ao cartório e ir agora na DHL.
Para emitir passaporte europeu é necessário tirar o cartão cidadão antes? É melhor fazer pelo consulado? Pergunto porque tirei a nacionalidade do meu pai direto com Portugal.
Comentários
O pai do meu filho assinou o formulário 1C ( eu sou a portuguesa ), como ele mora em Florianópolis fiz o reconhecimento por AUTENTICIDADE aqui no Rio e enviei pra ele. O documento chegou hoje e esta escrito 'reconheço por AUTENTICA a assinatura de....''
Esta incorreto né?
Meu pai recebeu uma carta do IRN informando que a certidão está ilegível! Alguém já teve esse problema? Como resolver se no cartório, o problema está no próprio livro?
Enviar a certidão de inteiro teor digitalizada
Sempre que a reprográfica não estiver legível,deve-se mandar ,junto,a de inteiro teor para complementar a reprográfica
No RJ os cartórios usam o termo AUTENTICIDADE, já em SC o termo usado é AUTENTICA. Pode ficar tranquila, pois é a mesma coisa.
Então, eu enviei a de inteiro teor com cópia reprográfica!
Existe outra forma?
Eles deram apenas 20 dias para enviar o documento!!!
Vc deve ter enviado a de inteiro teor reprográfica(xerox do livro)
Agora precisa enviar a mesma certidão de inteiro teor,porém digitalizada
Peguei a certidão ontem no civilonline. Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda.
Agora é fazer a transcrição e enviar a nacionalidade do meu filhote.
Primeiramente obrigada pela ajuda! Já consegui resolver diversos processos da minha família graças a vocês.
Ainda esta semana quero enviar o processo do meu pai para ACP (vou fazer atribuição dele através do pai dele que já é português). A minha dúvida é que eu já fiz a atribuição da minha mãe e a transcrição do casamento dela com meu pai, por causa disso posso ter algum problema ao enviar o processo do meu pai?
Devo enviar algum documento referente ao casamento ou a atribuição deles?
minha tia teve o processo concluído em outubro/2018. Porém, a cartinha nunca chegou. Assim, pedimos a certidão via CivilOnline. Ela entrou em contato ontem no Consulado de BH, e foi informada que ela precisaria apresentar um documento comprobatório oficial, "carimbado", pra atestar que ela é portuguesa mesmo, pra pedir o cartão cidadão. Ou seja, eles não aceitam a certidão impressa do Civil Online ou a mera menção do número do assento. Estão criando caso!
Alguém passou pelo mesmo constrangimento? Vocês têm alguma sugestão de providência que pode ser tomada?
Obrigado!
@Vlad Pen, @Maria Nélida e demais, alguma luz?
Abraços.
"A entrega do código de acesso a qualquer entidade pública ou privada, equivale para todos os efeitos legais, à entrega de uma certidão do assento."
Talvez a certidão de batismo do seu avô tenha sido informatizada no processo de transcrição de casamento.
Mande um email para civil on-line perguntando.
tem algum problema em fazer o apostilamento em um cartório diferente do que aquele que eu obtiver a certidão de nascimento de inteiro teor? No caso se puder fazer no mesmo cartório, seria melhor ou não muda nada?
Obrigado!
As 2 opções servem e não faz diferença.
Acredito que sim. O seu processo chegou na mesma época de outros que já foram concluídos.
1 - Não terá problemas, pois são processos distintos (nacionalidade por atribuição da sua mãe finalizada, averbação de casamento finalizada e nacionalidade por atribuição do seu pai pretendida);
2 - Não será necessário enviar certidão de averbação, pois o seu pai vai fazer o processo de nacionalidade por atribuição de pai português para filho. Somente seria obrigatório se fosse por aquisição de nacionalidade pelo casamento.
3 - A documentação a ser anexada ao formulário 1C do seu pai é a padrão de nacionalidade por atribuição de pai para filho:
- Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia) do seu pai, emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia;
- Uma fotocópia legível autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do seu pai, devidamente legalizada com a Apostila de Haia; e
- Uma fotocópia simples da certidão de nascimento do progenitor português (pai do seu pai)
- Além do documento de prova de vida realizada obrigatoriamente em Consulado, caso o seu pai possua idade superior a 70 anos..
Data do envio da documentação: 14/11//2018
Data de chegada na ACP do Porto: 21/11/2018.
Número de processo: 10***/2019
Data do assento: 05/02/2019
Obrigada!
@blancout
Esta escrito:
'reconheço por AUTENTICA a assinatura de TIAGO... Ressalva: Não Há. Florianópolis, 30 de janeiro de 2019.''Assinatura e nome da escrevente.
Tem um QR CODE e escrito 'confirma os dados do ato em: seki,tjsc.jus.br'
Carimbo do cartório também.
Revi os docs da trasnscrição e, realmente, na certidão de casamento da minha vó usada no processo de transcrição do casamento dela, consta a mãe dela com o "da Fonseca" ao final e a transcrição foi averbada no assento de nascimento dela (onde o "da Fonseca" não existe) normalmente, sem problemas.
Vou poupar minha mãe da nova ida ao cartório e ir agora na DHL.
Valeu pela atenção.
Abraços.
Parabéns!
Do meu marido da mesma época já estava concluído, por isso imaginei que o seu estaria também.
Muito bom!
Para emitir passaporte europeu é necessário tirar o cartão cidadão antes? É melhor fazer pelo consulado?
Pergunto porque tirei a nacionalidade do meu pai direto com Portugal.