Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15535545565585591560

Comentários

  • @Nathalia tem que pagar 10 euros.
  • @Mariahernandes, se vc for enviar a certidão não precisa preencher todos os dados no formulário 1C.

    QUADRO 2:

    Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"

    Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.

    O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
  • @Daniel Henriques e @Vlad Pen

    Obrigada. Mas entao se o registro ainda nao estiver lá, vc "perde" os 10 euros?

    Achei o nome de quem recebeu os meus pelo rastreio.
    Para saber quando é numerado, encaminho para registro ou quando foi finalizado, só ligando lá ou tem outro jeito?
  • @Natália Medeiros, parece que eles só fazem reembolso em conta corrente de banco português.
    Pra saber só ligando mesmo. Recomendo deixar pra semana que vem, hoje várias pessoas relataram que depois de muito tempo aguardando foram atendidas mas não souberam nada dos processos por problemas no sistema. pode ser por causa da greve de 3 dias anunciada para ocorrer essa semana, até sexta.

    Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
  • Vlad e Daniel, muito obrigada pela ajuda.

    Última pergunta: a certidão de óbito do meu avô precisa ser em inteiro teor, ou a reprográfica também serve?
  • @Daniel Henriques

    Muito obrigada pela ajuda tao detalhada!
  • @MariaHernandes não precisa ser a reprográfica, inteiro teor digitada serve. Só não serve a certidão breve relato. Tem que apostilar também.
  • Eu liguei no cartório e eles só tem o registro no livro, não sei como funciona nesse caso (se eles fazem a inteiro teor ou não). Vou me informar e ver o que dá. Muito obrigada!
  • @MariaHernandes, fazem sim, a inteiro teor eles digitam tudo que está no livro e imprimem a certidão. A breve relato é aquela certidão comum, que traz apenas um resumo do que está no livro, essa não serve.
    Tem cartórios que são chatos para emitir a reprográfica por isso falei que não precisa ser ela, se quiser mandar a reprográfica, desde que esteja legível, não tem problema.
  • @vlad Solicitei pelo civilonline a certidão, porém recebi um e-mail da ACP dizendo que o assento ainda não tinha sido lavrado. Perguntei sobre o estorno e ela disse que não é necessário, assim que for lavrado o assento (ela disse que pode ser a qualquer momento, pois já se passaram duas semanas do registro) eles me enviarão. Isso já aconteceu com alguém? Esta informação procede?
  • Muito obrigada, Daniel! Amanhã vou ligar para a mulher e pedir para ela fazer de inteiro teor então.
  • Pessoal, recentemente consegui minha cidadania e, de antemão, agradeço o apoio e ajuda de todos do grupo. Estou agora ajudando meu tio a conseguir a dele.

    Ele é filho de portugueses e vai tirar a cidadania pelo pai (nascido em 1921 em Portugal e falecido em 1994 no Brasil), que foi o declarante na certidão de nascimento. Vi que em alguns casos é necessário a prova de vida. Nesse caso, como é possível tirar a cidadania já que o pai é falecido?

    Obrigado desde já por qualquer ajuda!
  • @Samir Fortunato, a prova de vida, quando solicitada, é do requerente e não do progenitor português. O português não tem que estar vivo para o filho requerer a nacionalidade.
  • @Daniel Henriques, maravilha Daniel, muito obrigado cara!
  • Pessoal, eu já reuni toda a documentação, já li diversos tópicos e inclusive esse já li várias paginas, mas tem uma duvida que não consegui tirar, se alguém poder me ajudar ficarei agradecido.
    Vou encaminhar meus documentos para ACP mas gostaria de saber se é só colocar num envelope e endereçar ou precisa dizer para oque é, e se é necessário enviar aos cuidados de algum setor?
    E o endereço correto é:
    Rua Visconde de Setubal N°328
    4200498-Porto
  • @andrezza, funciona assim mesmo, aconteceu comigo, logo que o registro ficou pronto recebi o código de acesso para a certidão.
  • @Andrezza a chave para acessar o civilonline fica ativa por 6 meses.Voce pode tentar novamente daqui alguns dias.
  • @Marcio vc coloca no envelope apenas ARQUIVO CENTRAL DO PORTO e endereço e o CEP é 4200-498.
  • VERACIDADE DE CERTIDÃO
    Alguém já passou por isso?
    Minha prima deu entrada em março 2018 foi numerado em
    Maio 2018 . E qdo ligam falam q estão aguardando a veracidade da certidão por ter nascida Em Goiás .
    E está tudo certo . Os pais casaram em Goiás e as 2 nasceram lá .
  • Fui informada por uma amiga que a AC P está em greve e só retornam na próxima quarta. Alguém conseguiu ligar n LR???
  • Oi @rennerfernandes, bom dia! Só agora vi sua mensagem sobre o processo da sua avó ter ido para registro... não adianta eu ligar para a LR hoje ou amanhã pois já li aqui no fórum que estão em greve. Muito obrigada! Um ótimo Ano Novo prá vcs!
  • Oi amigos, bom dia! Tenho uma dúvida, minha sobrinha que mora em Lisboa vai dar entrada no próprio processo, presencial, em Porto. Ela poderá dar entrada no do seu irmão, com procuração? Porque sei que parentes diretos podem fazer isso... já agradeço a vocês, mais uma vez, a ajuda.
  • procuração é furada, pode ter uma palavra errada, tem que apostilhar, tem que pagar por ela, etc...
    mto melhor o irmao enviar o 1C assinado, e a irmã entrega

    @pessoALL vamos ter um pouco de calma, li por ai gente que fez pedido no civil online dia 21 (sexta feira) e "até agora não recebeu resposta"
    sabiam que tivemos um fds e natal no meio disso??
  • Pessoal, alguém que teve o processo concluído no final de outubro, já recebeu o assento em sua casa? O meu foi concluído nessa época, mas até agora o assento não chegou.
  • Olá, boa tarde!

    Estou reunindo todos os documentos para dar entrada no processo de cidadania da minha avó, que é filha de português. Porém, ela está muito insegura! Por ser pensionista, ela está achando que pode perder os direitos dela aqui no Brasil e parar de receber a pensão, por exemplo. Também perguntou sobre perder a cidadania dela como brasileira, já que no formulário 1C não consta nada sobre dupla cidadania, apenas atribuição de nacionalidade portuguesa. Vocês saberiam de algum documento, link, artigo/cartilha oficial que eu possa mostrar e tranquilizá-la sobre essas questões?
  • @VanessaM, sobre a perda de nacionalidade: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/86204-cnj-servico-brasileiro-nato-pode-perder-a-nacionalidade
    No caso dela, como filha de português, ela tem direito a nacionalidade originária. Na constituição brasileira está previsto que não existe a possibilidade da perda da nacionalidade brasileira quando se adquire outra nacionalidade originária.
    Sobre aposentadoria / pensão acredito que não achará nada pois não deve falar em local algum sobre qualquer relação com nacionalidade. O direito a aposentadoria / pensão vem por outros motivos, nada tem a ver com a nacionalidade. Meu avô mesmo era português e aposentado no Brasil, recebia pela previdência. Ele sempre pagou a previdência por conta própria pois trabalhou para a coroa britânica a vida toda e ao tempo para se aposentar solicitou a aposentadoria, que recebeu até falecer. Minha mãe tinha dupla nacionalidade e era funcionária pública estadual aposentada, sem qualquer implicação também.
  • @jpnascimentofilho já estou pra enviar o da minha mãe semana que vem e o do meu avô não chegou ainda, só pelo civilonline mesmo.
  • @CristinaLima há tempos atrás houve problemas com falsificações de certidões de nascimento no estado de Goiás. Desde então, todas certidões que são de Goiás são pedidas verificação de veracidade nessas certidões junto ao MP.
  • @VanessaM, minha mãe tem 78 anos é aposentada no Brasil e recebe pensão também do meu pai que faleceu. Ela tirou a cidadania portuguesa por ser filha de portugueses em 2007. Nenhum implicação nem com a aposentadoria, nem com a pensão. Ela continua com passaporte brasileiro e tambem com passaporte português
  • Pessoal, venho agradecer a todos pela ajuda nesse fórum!
    Hoje recebi a noticia que mais aguardei nos últimos dois anos: SOU TUGA!
    Obrigado a todos pelas informações que me foram essenciais para transcrever casamento e atribuição de cidadania.
    Meu processo demorou um pouco além da média pois caiu em exigência (essa foi resolvida rapidamente pois a transcrição já havia sido feita).

    Processo 50XXX/18
    Chegada: 06/09/2018
    Aviso de Exigência: 15/11/2018
    Conclusão de processo: 18/12/2018

    Que 2019 seja o ano de nossas conquistas!
    Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.