1) O Assentamento de nascimento do pai português pode ser uma Xerox datada em 2016? Sei que os documentos aqui do Brasil têm o prazo de 180 dias de emissão, mas do assentamento de nascimento do português não vi prazo. 2) A minha avó, que é a pessoa que está solicitando a atribuição, é viúva. Preciso juntar a certidão de óbito do meu falecido avô (marido dela)? Faço a pergunta porque ela terá que colocar no formulário o estado civil como sendo viúva.
Quando ambos pai/mãe são portugueses a transcrição de casamento é obrigatória. Porém, se nunca foram casados, envie a certidão de óbito, pois nela geralmente tem o estado cívil e neste caso será solteiro.
@Guilherme Paines, 1) as certidões portuguesas não tem validade para aceitação. Se o assento não estiver informatizado terá que enviar cópia certificada do assento, caso seja assento de batismo (antes de 1911) não está informatizado. No caso de ser assento de batismo terá que juntar também certidão inteiro teor apostilada de casamento ou óbito para comprovar a fixação do nome já que nos assentos de batismo eram registrados apenas os nomes próprios do batizado, sem os sobrenomes. 2) Não é necessário. No formulário declare como viúva mesmo. No assento português ela será solteira, depois terá que fazer a transcrição de casamento dela e, nesse momento, caso deseje, anexe a certidão de óbito inteiro teor apostilada do marido dela e solicite a transcrição do óbito dele também mas não é necessário. Se na certidão de nascimento de sua avó não estiver averbado o casamento e alteração no nome terá que juntar certidão de casamento inteiro teor apostilada para justificar a divergência do nome da certidão de nascimento para o documento de identidade.
Sim, todo cidadão português deve manter o estado civil atualizado, atualmente somente ACP aceita fazer a atribuição quando o declarante do nascimento do filho for o português casado com estrangeira, mas quando ambos são portugueses até ACP exige a transcrição de casamento para manter atualizado o estado civil do português. Porém se não houve casamento não há casamento a ser transcrito, logo você terá que provar que eles não eram casados. No óbito eu seu que tem o estado cívil, então serve como prova, mas lembre de apostilar o documento antes de enviar.
@Kaole o meu em ACP demorou 50 dias entre a numeração e despacho. Da minha filha, menor, em Tondela demorou 7 dias entre a numeração e despacho. Tondela, se não me engano, o processo é diferente, é numerado quando já foi analisado, em ACP ele é numerado logo que chega.
Pessoal liguei hoje para LR e meu processo foi concluído numerado em 05/10/18 -662xx/18 nem perguntei o dia ....rrrsss......vou atualizar na planilha....mais um TUGA!!!!!
Bom pessoal, como o meu processo foi concluído vou dar inicio ao do meu filho na ACP. Eu sou o declarante e a mãe dele faleceu, ele tem 13 anos. Alguém poderia confirmar se a documentação que irei enviar está correta? *Formulário 1C para menores devidamente preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório(do pai) *xerox autenticada da CNH do pai.( sem apostilhar) , *Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor.( apostilhada). *a xerox autenticada da Certidão de Óbito da mãe.(sem apostilhar) *Cópia simples do assento do pai. acho que é só isso....
Encaminhei a solicitação de atribuição de nacionalidade do meu filho menor , com chegada dos documentos em 12/12/2018. No requerimento preenchi meu e-mail. O que devo fazer agora, aguardar um contato deles? Como consigo obter o n[úmero do processo já que neste fórum vi que em ACP este número é gerado no recebimento dos documentos. Obrigada.
Bom dia Srs., Alguém teria alguma sugestão ? Documentos enviados para Portugal via EMS no dia 10/dezembro/2018. Desde o dia 12/dezembro/2018 (data que foi encaminhado de São Paulo para Portugal) não tem nenhuma atualização no rastreamento dos correios. Vale Postal (para transcrição de casamento Ponta Delgada) realizado dia 10/dezembro/2018. Alguém sabe como eu poderia proceder? Alguém já passou por uma situação parecida? Há a possibilidade de solicitar o adiamento do vale postal para o mesmo não voltar? Muito Obrigada!
Obrigada! Já tentei rastrear pela CTT, e o ultimo registro foi de 12/dezembro/2018- Expedição internacional em São Paulo. Não consta a chagada do documento em Portugal.
Bom dia povo de Deus, em primeiro lugar, feliz 2019 a todos, depois de quase 30 dias e vale postal para vencer dia 04/01, enviei um email para ACP HOJE pelo desespero, pois a CTT me comunicou HOJE que o vale postal não havia sido sacado e o venc. 04/01,e pela graça de Deus ACP me enviou um Email, meus 4 processos foram achados SÓ HOJE, já numeraram, sufoco ....alguém pode colocar na planilha por favor não tenho habilidade com ela, Talita Vieira -894../2018 Valter Vieira 894./2018 Ismael V Junior 894../2018 Milton Vieira 894../2018 enviado por DHL em 04/12 chegou em 07/12 recebido por dona Dulce Guedes, agradeço a todos @Vladpen foi por pouco beijinhos
Alguém sabe informar o e-mail que algumas pessoas utilizam para consultar o vale postal? Saberiam informar se é possível solicitar o adiamento do vale postal para o mesmo não voltar? Muito obrigada!
Comentários
Tenho 2 dúvidas:
1) O Assentamento de nascimento do pai português pode ser uma Xerox datada em 2016? Sei que os documentos aqui do Brasil têm o prazo de 180 dias de emissão, mas do assentamento de nascimento do português não vi prazo.
2) A minha avó, que é a pessoa que está solicitando a atribuição, é viúva. Preciso juntar a certidão de óbito do meu falecido avô (marido dela)? Faço a pergunta porque ela terá que colocar no formulário o estado civil como sendo viúva.
Grato
Quando ambos pai/mãe são portugueses a transcrição de casamento é obrigatória.
Porém, se nunca foram casados, envie a certidão de óbito, pois nela geralmente tem o estado cívil e neste caso será solteiro.
1) as certidões portuguesas não tem validade para aceitação. Se o assento não estiver informatizado terá que enviar cópia certificada do assento, caso seja assento de batismo (antes de 1911) não está informatizado. No caso de ser assento de batismo terá que juntar também certidão inteiro teor apostilada de casamento ou óbito para comprovar a fixação do nome já que nos assentos de batismo eram registrados apenas os nomes próprios do batizado, sem os sobrenomes.
2) Não é necessário. No formulário declare como viúva mesmo. No assento português ela será solteira, depois terá que fazer a transcrição de casamento dela e, nesse momento, caso deseje, anexe a certidão de óbito inteiro teor apostilada do marido dela e solicite a transcrição do óbito dele também mas não é necessário. Se na certidão de nascimento de sua avó não estiver averbado o casamento e alteração no nome terá que juntar certidão de casamento inteiro teor apostilada para justificar a divergência do nome da certidão de nascimento para o documento de identidade.
Gratíssimo pela ajuda, eu já tava perdendo a esperança rs
Sim, todo cidadão português deve manter o estado civil atualizado, atualmente somente ACP aceita fazer a atribuição quando o declarante do nascimento do filho for o português casado com estrangeira, mas quando ambos são portugueses até ACP exige a transcrição de casamento para manter atualizado o estado civil do português. Porém se não houve casamento não há casamento a ser transcrito, logo você terá que provar que eles não eram casados. No óbito eu seu que tem o estado cívil, então serve como prova, mas lembre de apostilar o documento antes de enviar.
Alguém pode conferir pra mim, por favor, se essa certidão que consegui em Pt do meu bisavô é a correta que devo enviar para o Porto?
https://drive.google.com/drive/folders/1MGYyPO-cXWe5dcc9YWBBCio2r-z8YxrU?usp=sharing
numerado em 05/10/18 -662xx/18
nem perguntei o dia ....rrrsss......vou atualizar na planilha....mais um TUGA!!!!!
Alguém poderia me passar o linkin da planilha?
@Daniellexrei https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Eu sou o declarante e a mãe dele faleceu, ele tem 13 anos.
Alguém poderia confirmar se a documentação que irei enviar está correta?
*Formulário 1C para menores devidamente preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório(do pai)
*xerox autenticada da CNH do pai.( sem apostilhar) ,
*Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor.( apostilhada).
*a xerox autenticada da Certidão de Óbito da mãe.(sem apostilhar)
*Cópia simples do assento do pai.
acho que é só isso....
Encaminhei a solicitação de atribuição de nacionalidade do meu filho menor , com chegada dos documentos em 12/12/2018. No requerimento preenchi meu e-mail. O que devo fazer agora, aguardar um contato deles?
Como consigo obter o n[úmero do processo já que neste fórum vi que em ACP este número é gerado no recebimento dos documentos.
Obrigada.
Alguém teria alguma sugestão ?
Documentos enviados para Portugal via EMS no dia 10/dezembro/2018.
Desde o dia 12/dezembro/2018 (data que foi encaminhado de São Paulo para Portugal) não tem nenhuma atualização no rastreamento dos correios.
Vale Postal (para transcrição de casamento Ponta Delgada) realizado dia 10/dezembro/2018.
Alguém sabe como eu poderia proceder? Alguém já passou por uma situação parecida?
Há a possibilidade de solicitar o adiamento do vale postal para o mesmo não voltar?
Muito Obrigada!
At.,
Aline
Tenta rastrear pela CTT:
http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?lang=def
Joga o mesmo código que você recebeu dos correios do brasil.
Obrigada!
Já tentei rastrear pela CTT, e o ultimo registro foi de 12/dezembro/2018- Expedição internacional em São Paulo.
Não consta a chagada do documento em Portugal.
Talita Vieira -894../2018 Valter Vieira 894./2018 Ismael V Junior 894../2018 Milton Vieira 894../2018 enviado por DHL em 04/12 chegou em 07/12 recebido por dona Dulce Guedes, agradeço a todos @Vladpen foi por pouco beijinhos
Saberiam informar se é possível solicitar o adiamento do vale postal para o mesmo não voltar?
Muito obrigada!
Como conseguiu a informação da data de vencimento do vale postal?
Obrigada!
informacao@ctt.pt
********************************************************************************
Estimados Srs, bom dia.
Gostaria de acompanhar o pagamento de vale postal internacional emitido a partir do Brasil, conforme dados abaixo:
Nº do vale: XXXXXXXX
Valor: EUR XXXXXX
Data de emissão: XX/XX/2018
Loja emissora: AC XXXX (XXXX) - ECT (Emp. Bras. de Correios e Telégrafos)
Remetente: XXXXXXXXXXXXXXXXXX
Beneficiário IRN, IP
Melhores cumprimentos,
XXXXXX
***********************************************************************
Sobre a data de vencimento: 30 dias após sua emissão.
Até onde sei, não é possível solicitar a extensão do vencimento.
Alguém conseguiu falar na LR hoje?
Muito obrigada!
Endereço: R. do Visc. de Setúbal 328,
4200-292
Porto, Portugal
Telefone: +351 22 557 3840
Estou na fila de espera, 37 min, com previsão ainda acima de 30 minutos.... Aviso aqui se conseguir ser atendido.