Pessoal, estou organizando a documentação para tirar a nacionalidade portuguesa para o meu avô que é filho de português. Os documentos do Português já providenciei. Em relação aos documentos do meu avô, estou com algumas dúvidas.
A Certidão de Nascimento tem que ser de inteiro teor por copia reprográfica e APOSTILADA ? É necessário pedir uma nova certidão de nascimento atualizada do meu avô? A que ele tem é desde o ano que ele nasceu mesmo 1941.
Boa Tarde! venho aqui agradecer a colaboração de todos. Liguei ontem na LR e os processos de meu irmão e meu tio foram finalizados no dia 22/10. a atende informou o numero do assento de cada um. Jose Luiz tio cadmon finalizado em 22/10. Sergio irmão de cadmon finalizado em 22/10. Agradeço se alguém puder inserir na tabela. Agora vou pesquisar no fórum de Tondela para enviar o processo de minha neta que vai nascer no final de novembro e pelo que pesquisei aqui é o mais rápido para recém nascido. Muito Obrigado!
@Vlad Pen Obrigada. @blancout Moramos em MG, pesquisei no google e encontrei um contato de um suposto anexo aqui na minha cidade onde a sede deles ficaria em BH. Vou entrar em contato e verificar essa questão.
Boa Tarde ! Enquanto o processo de minha vo nao é número.. ja estou pesquisando a transcrição... Surgiu uma dúvida..espero que nao seja um problema .. queria pedir a ajuda de vcs.. Na certidão de casamento da minha vo o pai dela (português) foi uma das testemunhas.. ele assinou como OlYmpio , so que na certidão de nascimento da minha vo está Olimpio... pergunta, vou precisar retificar isso ? eu posso retificar sendo que ele q assinou .. Fiquei pensando q talvez naquela epoca o Y pudesse substituir o I..
@Leticia Carvalho, tá meio relativo. Meu processo foi para registro dia 9/10 e hoje soube que ainda não foi feito o registro. Tem uma amiga que foi para registro dia 10/10 e foi teve o assento feito hoje... Já vi alguns casos que foram despachados dia 10 , 11 de outubro de já tinha numero de assento no inicio da semana.. então... depende da boa vonta deles.
@LetÍcia Carvalho, sim foi para despacho no dia 08/10, ja sabia em ligação anterior e a atendente havia informado que seriam mais ou menos quinze dias, logo, deveria sair o numero em 22/10, o que foi confirmado. Segundo li neste forum, salvo alguns, a maioria que aqui relatou, informaram nesse prazo.
Gostaria de sanar uma dúvida, no preenchimento do formulário !C para atribuição de nacionalidade de portuguesa, se deve preencher com o nome de solteira ou de casada? E o que muda caso a informação siga errada? ou seja se for solteira e declarar casada, ou se for casada e declarar solteira? Alguém pode informar? Forte abraço!
Olá pessoal, Minha nacionalidade saiu há 2 semanas e agora preparo a documentação para atribuir aos meus dois filhos menores de idade. Não sou casado com a mãe deles, mas vivemos juntos e, portanto, somos ambos solteiros.
Minha dúvida está em relação ao preenchimento do formulário 1C. Como ambos moramos na mesma residência, mas não somos casados, corremos o risco de os processos caírem em exigência, solicitando a comprovação de que não somos casados?
Considerando que enviarei os processos à ACP que não exige transcrição de casamento, creio que não terei qualquer problema, mas gostaria, por favor, da confirmação ou comentários.
@Maria Nelida, obrigado. Fiquei preocupado imaginando a exigência de prova. Poderia enviar nossas certidões brasileiras para comprovar, mas o que eu puder economizar, melhor.
Bom Dia... Desde o anúncio de que o Consulado Geral de Portugal em São Paulo suspenderia o recebimento de novos processos de Nacionalidade Portuguesa...Já era possível deduzir que esses interessados em obter a Nacionalidade Portuguesa encontrariam essa alternativa do envio dos documentos para Portugal por Correios...
Agora pela manhã encontrei essa nota no feed de notícias do google...
Bom dia, pessoal. Saiu a atribuição de nascimento da minha mãe, pedimos por Tondela. Vou pedir a minha pela ACP. Eu devo preencher o 1c com meu nome de solteira ou de casada?
Comentários
Sim,Maria Clara é uma funcionária do ACP
Por nada.Te desejo MUITO boa sorte pra vc e seu filho
Os documentos do Português já providenciei.
Em relação aos documentos do meu avô, estou com algumas dúvidas.
A Certidão de Nascimento tem que ser de inteiro teor por copia reprográfica e APOSTILADA ? É necessário pedir uma nova certidão de nascimento atualizada do meu avô? A que ele tem é desde o ano que ele nasceu mesmo 1941.
Jose Luiz tio cadmon finalizado em 22/10.
Sergio irmão de cadmon finalizado em 22/10.
Agradeço se alguém puder inserir na tabela.
Agora vou pesquisar no fórum de Tondela para enviar o processo de minha neta que vai nascer no final de novembro e pelo que pesquisei aqui é o mais rápido para recém nascido.
Muito Obrigado!
Se for de São Paulo:
http://consuladoportugalsp.org.br/assinatura-presencial/
@blancout Moramos em MG, pesquisei no google e encontrei um contato de um suposto anexo aqui na minha cidade onde a sede deles ficaria em BH. Vou entrar em contato e verificar essa questão.
Surgiu uma dúvida..espero que nao seja um problema .. queria pedir a ajuda de vcs..
Na certidão de casamento da minha vo o pai dela (português) foi uma das testemunhas..
ele assinou como OlYmpio , so que na certidão de nascimento da minha vo está Olimpio...
pergunta, vou precisar retificar isso ? eu posso retificar sendo que ele q assinou ..
Fiquei pensando q talvez naquela epoca o Y pudesse substituir o I..
obrigado
Não terá problemas com Olimpio e Olympio
muito obrigado pelo esclarecimento.
Quando o pai de um menor (13 anos) assina como declarante tendo 69 anos pode cair em exigência pedindo prova de vida?
Somente para o requerente da nacionalidade
Minha nacionalidade saiu há 2 semanas e agora preparo a documentação para atribuir aos meus dois filhos menores de idade. Não sou casado com a mãe deles, mas vivemos juntos e, portanto, somos ambos solteiros.
Minha dúvida está em relação ao preenchimento do formulário 1C. Como ambos moramos na mesma residência, mas não somos casados, corremos o risco de os processos caírem em exigência, solicitando a comprovação de que não somos casados?
Considerando que enviarei os processos à ACP que não exige transcrição de casamento, creio que não terei qualquer problema, mas gostaria, por favor, da confirmação ou comentários.
Obrigado!
Se vc foi o declarante do nascimento dos seus filhos e sendo solteiro,pode mandar pra qualquer conservatória que não cairá em exigência
Um amigo, conseguiu agora pouco agendar seu CC no site do consulado/rj para 10/04/19
Abs
Abraços!
Mais uma vez obrigado .
Desde o anúncio de que o Consulado Geral de Portugal em São Paulo suspenderia o recebimento de novos processos de Nacionalidade Portuguesa...Já era possível deduzir que esses interessados em obter a Nacionalidade Portuguesa encontrariam essa alternativa do envio dos documentos para Portugal por Correios...
Agora pela manhã encontrei essa nota no feed de notícias do google...
https://www.ibahia.com/detalhe/noticia/veja-como-pedir-a-nacionalidade-portuguesa-pelo-correio/
Saiu a atribuição de nascimento da minha mãe, pedimos por Tondela.
Vou pedir a minha pela ACP. Eu devo preencher o 1c com meu nome de solteira ou de casada?
Obrigada.
A transcrição do casamento da sua mãe já foi feita?