@Pedro, tentei apostilar agora, mas a menina do cartório disse q não seria possivel pq não consta o nome do cartório na folha... eh uma folha simples, com o titulo "consentimento para casamento", sem timbre nenhum, pois na verdade eh um documento próprio dos pais, nao do cartório... as assinaturas estao reconhecidas em cartório...
@Matheus, se vai emitir novo RG eu não faria essa declaração, seria demasiado preciosismo e gasto à toa. Ele tem apenas 69, terá RG novo, ou seja, é bem plausível que seja ele mesmo e que esteja vivo. Não vejo porquê de dar problema com o RG
@rebecca naslausky, peça ao cartório que te dê um documento informando que foi o responsável pela emissão do “consentimento” para que seja possível fazer a Apostila... Penso que quanto mais documentos “completinhos” você acrescentar, melhor será!
Para que você possa realizar o processo de atribuição de sua mãe, é necessário que você faça a atribuição de sua avó antes. Vou responder às suas dúvidas e peço que os moderadores e demais colegas me corrijam em caso de equívoco: 1- Por ter sido o seu bisavô português o declarante do nascimento de sua avó, não será necessário transcrever o casamento de seus bisavós antes de solicitar a atribuição de sua avó junto ao Arquivo Central do Porto (ACP); 2- Após obter a certidão de nascimento portuguesa de sua avó, você precisará fazer a transcrição do casamento de seus avós; 3- Após a transcrição do casamento de seu avós, você fará primeiro o pedido de atribuição de sua mãe e só após a conclusão do processo é que você fará a transcrição do casamento de seus pais. Serão vários processos distintos, que não poderão ser feitos simultaneamente. Os pedidos de transcrição de casamento podem ser enviados para Ponta Delgada e os pedidos de atribuição para o ACP.
@David eu pensei em fazer um ou outro. É que a declaração ficaria mais barata do que um novo RG e seria feita em menos tempo. Principalmente por causa do tempo, penso em fazer a declaração
pessoal, tudo certo com o processo do meu pai! obrigada a todos que me ajudaram!
enviado no dia 30/05 e recebido no dia 04/06, não perguntei data da numeração, mas caiu em exigência no dia 11/07. antes de chegar a carta, eu havia ligado para a LR a qual tinham me avisado que o problema era com o reconhecimento de firma por autenticidade. logo corri no cartório e refiz o selo, que agora constava "RECONHEÇO POR AUTENTICIDADE".
reenviei o 1c correto com uma cartinha que falava de qual processo ele era, bem simples mesmo, que foi recebida no dia 24/07. hoje, liguei novamente na LR e me disseram que o registro sai até o dia 13/08.
bem eficientes mesmo! basicamente 2 meses de processo, levando em consideração uma exigência no meio..
agora vou dar inicio ao meu processo.. finalmente!
@brendaclz parabéns pela conquista! Dos males ao menor: não foi um problema com a sua documentação que causou tudo isso, mas por conta de um desleixo do cartório ao finalizar o reconhecimento. É por isso que, de vez em quando, costumo instruir o pessoal para que se certifiquem se no selo consta a palavra "autenticidade", pois isso pode vir a acontecer e, consequentemente, trazer dor de cabeça.
Mas agora, no teu caso, é só esperar um pouco mais e começar logo o seu processo.
Amigos Uma amiga quer dar entrada em seu processo e a situação é a seguinte: Sua Mãe é portuguesa. Seu pai, ( que é o declarante ) é brasileiro O casamento foi no Brasil. Quais documentos ela precisa? É necessário transcrever o casamento?
gente, boa tarde, estou fazendo a atribuição da minha avó (filha de portuga) e ja consegui reunir alguns documentos, só que li aqui no forum no post de como preencher o formulario 1c a informação a seguir: Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)". Para outros documentos, indicar quais. Se não houver documentos extras (além dos citados em 1,2 e 3), não assinalar. no caso, o pai da minha avó nasceu antes de 1911, mais precisamente em 1900, e foi o declarante dela, eu preciso da certidao de casamento dele mesmo? e preciso apostilar ou só autenticar? é muito dificil conseguir essa certidão? tenho uma bem velha aqui dele com umas informaçoes, como data etc....
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/profile/23336/Guilherme Calamari foi sua avó que assinou o 1C? Pergunto isso pq enviei o processo da avó do meu marido dia 23/07 sem a prova de vida. Ela tem 88 anos, o RG é de 2013 e ela mesma assinou o 1C, mas já estou me preparando pra cair em exigência...
@Diogo Igreja, ele não ligam nem enviam e-mail. Você tem que ligar na LR.
Reproduzindo explicação do colega @Pedro Antonio Pereira Jr:
A linha de registro é um telefone que oferece informações a respeito de diversos serviços de lá. Um deles é sobre processos de nacionalidade. Uma vez que os seus documentos forem recebidos lá você espera de 7 a 10 dias até ligar. O número que deverá discar é (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle 1 e, em seguida, a tecla 1. A demora na linha é normal, como você pode perceber nas postagens do pessoal. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que não só o seu processo entrou em análise, como também o vale postal foi sacado e utilizado. Passe a usar este número para se informar a respeito do seu processo. Após entrar em análise espere umas 3 semanas até voltar a ligar para eles. Se eles te disserem que o processo foi despachado favorávelmente significa que você já é português. Caso contrário, se cair em exigência, eles vão te dizer o motivo e como proceder. Depois dessa fase você volta a ligar depois de umas duas semanas, tempo médio que leva para que eles façam o teu registro por lá e por fim concluir todo o processo. É isso.
Uma boa alternativa para não gastar muito ao ligar para lá é usar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e pode ser obtido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de comprá-lo).
Aproveitando a deixa: o pessoal das Conservatórias recomendam que procurem a LR e não os contactem diretamente. O motivo é por conta de eles serem poucos para lidarem com uma demanda considerável de processos. Além disso, alguns deles visitam o fórum e lêem as postagens. Portanto, vamos ser conscientes nesse ponto e ajudá-los a nos ajudarem.
@IsraelTeles se no assento de nascimento do português constar só o primeiro nome, tera q enviar a certidão de casamento ou óbito para comprovar o nome completo.Se esse assento de nascimento for muito antigo é provável q vc solicitar um novo assento recente certificado.
Pessoal, alguem poderia me fornecer uma informação muito simples.
O endereço de residência no meu Formulario 1C é de uma cidade, porém, trabalho em outra cidade e terei que fazer a assinatura e reconhecer por autenticidade na cidade vizinha onde trabalho. Há algum problema nesta ocasião, ou o endereço do Carimbo tem que ser exatamente da cidade onde eu resido?
@ThiagoNunes não há problema. O endereço ali é só para enviar alguma correspondência para você, seja para avisar de alguma possível exigência ou para receber o assento.
Vou enviar a documentação de meu pai para ACP e junto enviarei a xerox do passaporte dele apostilada, pois é o documento mais atual dele. Eu já havia feito a CNH dele, mas já me informaram que a ACP não aceita. No formulário onde preciso informar dados do documento, tenho algumas dúvidas:
1) o número é o do passaporte né? 2) data de emissão, idem 3) órgão emissor... o que coloco neste caso? Alguém já enviou o passaporte?
No Quadro 5 do formulário, tem dois locais para assinatura do requerente. Tem que assinar duas vezes mesmo? E reconhecer as duas?
Sao todos os dados do passaporte e a emissao pela Policia Federal.. Na assinatura ele só vai assinar uma vez, mas tem que assinar la no cartorio e reconhecer por AUTENCIDADE
@Vlad como solicito um assento recente? Pq a certidão dele é de batismo é creio que virá com o primeiro nome apenas, aí no caso eu posso mandar a de casamento dele apostilara e já fica tudo certo? Pq pedi pra conservatória me enviar detalhes mas demoram horrores pra responder. E ficou 23 euros pra mandarem pra cá... Outra dúvida: prova de vida, faço a da minha vo pra me prevenir? Tem algum problema em enviar junto com os outros documentos? Ela precisa ser apostilara? Obrigado dsd já
@Fernanda Ambrosio só acrescentando que a ACP passou a aceitar CNH. Lembre que passaporte só se tiver a filiação (alguns passaportes não tem, como no meu caso). E no campo da assinatura assinar apenas a PRIMEIRA linha e, como o amigo disse acima, assinar no cartório e reconhecer por autenticidade.
Comentários
Para que você possa realizar o processo de atribuição de sua mãe, é necessário que você faça a atribuição de sua avó antes. Vou responder às suas dúvidas e peço que os moderadores e demais colegas me corrijam em caso de equívoco:
1- Por ter sido o seu bisavô português o declarante do nascimento de sua avó, não será necessário transcrever o casamento de seus bisavós antes de solicitar a atribuição de sua avó junto ao Arquivo Central do Porto (ACP);
2- Após obter a certidão de nascimento portuguesa de sua avó, você precisará fazer a transcrição do casamento de seus avós;
3- Após a transcrição do casamento de seu avós, você fará primeiro o pedido de atribuição de sua mãe e só após a conclusão do processo é que você fará a transcrição do casamento de seus pais.
Serão vários processos distintos, que não poderão ser feitos simultaneamente. Os pedidos de transcrição de casamento podem ser enviados para Ponta Delgada e os pedidos de atribuição para o ACP.
Minha avó não está mais viva. Minha única opção é a atribuição para netos.
Então acho que o processo deve ser via Lisboa... Veja mais informações nesse tópico aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento
Uma última dúvida: neste endereço: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
está dizendo que o IRN, IP de Lisboa é somente para Convolação. Este é o endereço correto para emissãode vale postal?
enviado no dia 30/05 e recebido no dia 04/06, não perguntei data da numeração, mas caiu em exigência no dia 11/07. antes de chegar a carta, eu havia ligado para a LR a qual tinham me avisado que o problema era com o reconhecimento de firma por autenticidade. logo corri no cartório e refiz o selo, que agora constava "RECONHEÇO POR AUTENTICIDADE".
reenviei o 1c correto com uma cartinha que falava de qual processo ele era, bem simples mesmo, que foi recebida no dia 24/07. hoje, liguei novamente na LR e me disseram que o registro sai até o dia 13/08.
bem eficientes mesmo! basicamente 2 meses de processo, levando em consideração uma exigência no meio..
agora vou dar inicio ao meu processo.. finalmente!
Mas agora, no teu caso, é só esperar um pouco mais e começar logo o seu processo.
Uma amiga quer dar entrada em seu processo e a situação é a seguinte:
Sua Mãe é portuguesa.
Seu pai, ( que é o declarante ) é brasileiro
O casamento foi no Brasil.
Quais documentos ela precisa?
É necessário transcrever o casamento?
Obrigado pela ajuda
Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)". Para outros documentos, indicar quais. Se não houver documentos extras (além dos citados em 1,2 e 3), não assinalar.
no caso, o pai da minha avó nasceu antes de 1911, mais precisamente em 1900, e foi o declarante dela, eu preciso da certidao de casamento dele mesmo? e preciso apostilar ou só autenticar? é muito dificil conseguir essa certidão? tenho uma bem velha aqui dele com umas informaçoes, como data etc....
Precisa transcrever o casamento,Faça por Ponta Delgada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Reproduzindo explicação do colega @Pedro Antonio Pereira Jr:
A linha de registro é um telefone que oferece informações a respeito de diversos serviços de lá. Um deles é sobre processos de nacionalidade. Uma vez que os seus documentos forem recebidos lá você espera de 7 a 10 dias até ligar. O número que deverá discar é (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle 1 e, em seguida, a tecla 1. A demora na linha é normal, como você pode perceber nas postagens do pessoal. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que não só o seu processo entrou em análise, como também o vale postal foi sacado e utilizado. Passe a usar este número para se informar a respeito do seu processo. Após entrar em análise espere umas 3 semanas até voltar a ligar para eles. Se eles te disserem que o processo foi despachado favorávelmente significa que você já é português. Caso contrário, se cair em exigência, eles vão te dizer o motivo e como proceder. Depois dessa fase você volta a ligar depois de umas duas semanas, tempo médio que leva para que eles façam o teu registro por lá e por fim concluir todo o processo. É isso.
Uma boa alternativa para não gastar muito ao ligar para lá é usar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e pode ser obtido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de comprá-lo).
O endereço de residência no meu Formulario 1C é de uma cidade, porém, trabalho em outra cidade e terei que fazer a assinatura e reconhecer por autenticidade na cidade vizinha onde trabalho. Há algum problema nesta ocasião, ou o endereço do Carimbo tem que ser exatamente da cidade onde eu resido?
Obrigado!!!
Vou enviar a documentação de meu pai para ACP e junto enviarei a xerox do passaporte dele apostilada, pois é o documento mais atual dele. Eu já havia feito a CNH dele, mas já me informaram que a ACP não aceita.
No formulário onde preciso informar dados do documento, tenho algumas dúvidas:
1) o número é o do passaporte né?
2) data de emissão, idem
3) órgão emissor... o que coloco neste caso? Alguém já enviou o passaporte?
No Quadro 5 do formulário, tem dois locais para assinatura do requerente. Tem que assinar duas vezes mesmo? E reconhecer as duas?
Na assinatura ele só vai assinar uma vez, mas tem que assinar la no cartorio e reconhecer por AUTENCIDADE
Outra dúvida: prova de vida, faço a da minha vo pra me prevenir? Tem algum problema em enviar junto com os outros documentos? Ela precisa ser apostilara? Obrigado dsd já
E no campo da assinatura assinar apenas a PRIMEIRA linha e, como o amigo disse acima, assinar no cartório e reconhecer por autenticidade.
Pela planilha até agora só saiu um de julho...