O da minha filha de 7 anos eu já tinha feito RG autenticado e colocado o numero no formulário rsrs sei que não é obrigatório mas não sei se fica mais completo o registro kkkkk
Obrigado por tirar as minhas dúvidas.... se vou mandar os dois processos juntos preciso mandar 2 rgs meu e 2 da minha esposa, um para cada filho ou como é o mesmo pai mesma mãe e vai no mesmo envelope pode mandar 1 de cada ?
Para tirar o da minha esposa eu vou precisar transcrever o nosso casamento e depois fazer atribuição através do matrimonio certo ? O formulário é o mesmo ?
Pessoal, boa noite. Saiu meu processo , soube pela LR hoje. Processo chegou pelo correio em 19/06 na ACP. Agora quais são os próximos passos? Cartão cidadão e passaporte via consulado? Obrigado!
@Pedro_Antonio_Pereira_Jr. Você sabe se o agendamento no consulado de SP tem vagas rápidas ou se demora muito pra achar dias disponíveis? Minha dúvida é se vale a pena já agendar mesmo não tendo concluído a atribuição...(processo numerado dia 10/07)
@AdrianoSM o melhor jeito de achar dias disponíveis por lá é tentar fazer o agendamento. Eu arrisquei fazer o agendamento antes da conclusão do meu processo e no fim deu certo.
Vendo aqui a data disponível mais próxima por lá é no dia 4 do mês que vem.
@MarceloDF acho q vc não entendeu minha pergunta, minha mãe já fez a dela, a dela ficou pronta dia 30/05 no ACP Porto, minha mãe nunca foi casada no papel, eu q vou fazer a minha agora e perguntei se a documentação q preciso pra fazer a minha é a mesma q fiz da minha mãe. Essa é minha dúvida, Se alguém puder tirar essa dúvida, por favor!
@Fcamuri Vi a sua resposta sobre o caso do menino que o pai é português e a mãe brasileira foi a declarante. O pai registrou com menos de um ano. E em casos onde o filho tem mais de um ano? Que é o meu caso... Eu tinha 5 anos na época. Devo enviar algum documento a mais? Sabe informar?
@Figueiredo, entendi sim, apenas alertei sobre a necessidade de transcrição quando a ascendência é por parte da mãe. Agora, se seus pais não se casaram, vamos aguardar a orientação dos @moderadores...
Para pedir uma certidão por lá é bem simples e rápido. Você paga 10 euros e aí você recebe por email, ou por SMS, uma mensagem com um código para acessar o documento. Esse código é válido por 6 meses.
Eu enviei o processo da minha tia no dia 01 de Junho para o ACP, mesma data que enviei o meu processo tbm, porém ocorreu um problema. Não sei pq isso aconteceu, mas eles deixaram o vale postal do processo da minha tia caducar e o processo dela ficou parado. O vale postal do meu processo foi sacado normalmente, tanto é que meu processo já foi concluído. Mandaram um e-mail pra ela informando que o vale caducou e solicitando um novo vale postal para que o processo tivesse andamento. Na mesma semana nós fizemos um outro vale postal (fizemos no dia 20/07) e até hoje não tive resposta do processo dela. Eu ligo na linha de registos e nada consta para o nome dela.
O que eu faço? Já tentei mandar e-mail para o CTT e ninguém responde, liguei nos correios tbm e eles pra variar não sabem informar nada. Outra coisa, o vale postal que caducou, como eu faço para recuperar esse dinheiro? Estou muito preocupado.
@rebecca naslausky Que bom que conseguiu reunir tudo. No meu entendimento, todo documento brasileiro deve ser apostilado. Quanto à prova de vida, ACHO que não precisa, se não te pediram.
Agora minha nova dúvida é: meu pai faz 70 anos em novembro. Acham que ele tem que fazer prova de vida logo antes de cair em exigência? Aliás, como é feita?
@Igor Benjamin este é um problema bastante recorrente, enviei 3 processos recentemente e 1 deles também teve o vale "perdido" e caducou...
O primeiro caducado pode ser sacado na agência onde foi emitido pela pessoa que consta como emitente (levar CPF e RG). Se a emitente é sua tia, ela tem de ir lá pegar o dinheiro de volta do primeiro vale. Normalmente chega um telegrama avisando isso, mas se já passou algum tempo, peça para que ela vá lá diretamente para saber, eles pelo sistema/nome/cpf puxam esta info.
Em relação ao segundo, para saber se foi sacado, vou te informar por mensagem uma possibilidade.
Obs: em relação ao caducado, tranquilo que os Correios devolvem de boa. Obs2: no caso de um dos processos que não sacaram o primeiro vale, demorou 2 meses para o ACP fazer contato por email... (sim, eles mesmos mandaram email!) Já reenviei o 2o. vale e respondi o email, agora estou aguardando para ver se já numeram o processo.
@Vlad Pen, no caso da minha avó, foi pedido prova de vida. Nós vamos fazer no cartório, com apostilamento (tipo uma declaração), pois para fazer aqui no consulado de sp, a data de agendamento ultrapassaria o prazo para enviar os documentos solicitados.
Vc acha que este tipo de documento pode ser aceito pela ACP?
E só para informação, o processo da minha avó foi enviado em Jun/2018 e o RG dela foi tirado em 29/03/2018, e mesmo assim pediram a prova de vida.,
@David Lima o ACP fez contato com a minha tia em julho na semana do tia 16/07, na mesma semana enviamos o 2º vale e até hoje estamos aguardando retorno. Ligo toda semana na LR mas até agora nada de numerarem o processo dela, sem contar que nem e-mail eles respondem =( Eu enviei um outro e-mail para o CTT com aquilo que vc me escreveu, vamos ver se eles respondem.
@Igor, o ACP realmente não responde email e é raro terem a iniciativa de enviar, creio que pela demanda grande de processos a resolver. Mas surpreendeu-me que tenham feito contato sobre este meu vale que voltou, estou otimista que agora irão numerar e sacar kkk
Com sorte o CTT vai te dar boa notícia. É preciso um pouco de fé nesses processos, pois a ansiedade atrapalham-nos muito.
@David entendi! parece ser uma boa medida pedir um novo RG. Muito obrigado!
Pensei também em uma declaração de que está vivo, assinada no dia do envio da documentação e com firma reconhecida por autenticidade no cartório, ou seja, comprovaria que ele esteve no cartório naquele dia...
Prezados, estou em vias de dar entrada no processo de atribuição para a minha mãe, que é neta de portugueses, e gostaria de retirar uma dúvida acerca de uma documentação:
1 - O meu bisavô, português, declarou minha avó no mesmo dia de seu nascimento mas ele não casou com minha bisavó portuguesa oficialmente. Preciso transcrever esta "certidão" de casamento que não existe? 2 - Minha avó, filha dos portugueses, foi a declarante da minha mãe, 5 meses depois que ela nasceu. Necessito transcrever a certidão de casamento da minha avó? 3 - Minha mãe se casou. Necessito transcrever a certidão de casamento da minha mãe?
Abaixo se encontra toda a documentação que tenho. Necessito de algo a mais?
- Cópia da certidão de nascimento da neta de portugueses autenticada e com apostilamento de Haia - Cópia da certidão de nascimento da filha de portugueses autenticada e com apostilamento de Haia - Cópia da certidão de nascimento do português autenticada e com apostilamento de Haia - Antecedente criminal da requerente materializado e com apostilamento de Haia - Cópia do histórico do ensino médio autenticada e com apostilamento de Haia - Cópia da comprovação de vínculo com comunidade portuguesa autenticada e com apostilamento de Haia - Vale postal - Requerimento preenchido
Hoje o lugar que está com processos de atribuição mais rápidos é o ACP?
Comentários
Mais informações:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Saiu meu processo , soube pela LR hoje. Processo chegou pelo correio em 19/06 na ACP.
Agora quais são os próximos passos? Cartão cidadão e passaporte via consulado?
Obrigado!
Bem, daqui a uns 2 ou 3 meses o seu assento chegará na sua casa. Caso não queira esperar até lá você pode pedir uma cópia pelo Civil Online.
Para requerer o CC e o PEP você pode fazer pelo Consulado ou pessoalmente em Portugal.
Vendo aqui a data disponível mais próxima por lá é no dia 4 do mês que vem.
Essa é minha dúvida,
Se alguém puder tirar essa dúvida, por favor!
E em casos onde o filho tem mais de um ano? Que é o meu caso... Eu tinha 5 anos na época. Devo enviar algum documento a mais? Sabe informar?
Vi você comentando sobre o civil on line, tem como passa mais informações sobre tal?
Obrigado.
Para pedir uma certidão por lá é bem simples e rápido. Você paga 10 euros e aí você recebe por email, ou por SMS, uma mensagem com um código para acessar o documento. Esse código é válido por 6 meses.
Nós temos um tutorial para ajudar com isso. Eis o link:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Eu não sei lhe informar sobre o seu caso.
Melhor esperar algum moderador sanar essa sua dúvida ; )
Preciso da ajuda de vcs mais uma vez!
Eu enviei o processo da minha tia no dia 01 de Junho para o ACP, mesma data que enviei o meu processo tbm, porém ocorreu um problema.
Não sei pq isso aconteceu, mas eles deixaram o vale postal do processo da minha tia caducar e o processo dela ficou parado.
O vale postal do meu processo foi sacado normalmente, tanto é que meu processo já foi concluído.
Mandaram um e-mail pra ela informando que o vale caducou e solicitando um novo vale postal para que o processo tivesse andamento.
Na mesma semana nós fizemos um outro vale postal (fizemos no dia 20/07) e até hoje não tive resposta do processo dela.
Eu ligo na linha de registos e nada consta para o nome dela.
O que eu faço? Já tentei mandar e-mail para o CTT e ninguém responde, liguei nos correios tbm e eles pra variar não sabem informar nada.
Outra coisa, o vale postal que caducou, como eu faço para recuperar esse dinheiro?
Estou muito preocupado.
Que bom que conseguiu reunir tudo.
No meu entendimento, todo documento brasileiro deve ser apostilado.
Quanto à prova de vida, ACHO que não precisa, se não te pediram.
Parabéns @mariamateus
Deu certo!! Coloquei a observação com a data de nascimento correta e recebi a certidão em 2 dias.
Pretendo enviar o processo no fim desse mês.
P.S.: o RG dele é de 2016.
O primeiro caducado pode ser sacado na agência onde foi emitido pela pessoa que consta como emitente (levar CPF e RG). Se a emitente é sua tia, ela tem de ir lá pegar o dinheiro de volta do primeiro vale. Normalmente chega um telegrama avisando isso, mas se já passou algum tempo, peça para que ela vá lá diretamente para saber, eles pelo sistema/nome/cpf puxam esta info.
Em relação ao segundo, para saber se foi sacado, vou te informar por mensagem uma possibilidade.
Obs: em relação ao caducado, tranquilo que os Correios devolvem de boa.
Obs2: no caso de um dos processos que não sacaram o primeiro vale, demorou 2 meses para o ACP fazer contato por email... (sim, eles mesmos mandaram email!) Já reenviei o 2o. vale e respondi o email, agora estou aguardando para ver se já numeram o processo.
Vc acha que este tipo de documento pode ser aceito pela ACP?
E só para informação, o processo da minha avó foi enviado em Jun/2018 e o RG dela foi tirado em 29/03/2018, e mesmo assim pediram a prova de vida.,
Ligo toda semana na LR mas até agora nada de numerarem o processo dela, sem contar que nem e-mail eles respondem =(
Eu enviei um outro e-mail para o CTT com aquilo que vc me escreveu, vamos ver se eles respondem.
Muito obrigado.
Com sorte o CTT vai te dar boa notícia. É preciso um pouco de fé nesses processos, pois a ansiedade atrapalham-nos muito.
Pensei também em uma declaração de que está vivo, assinada no dia do envio da documentação e com firma reconhecida por autenticidade no cartório, ou seja, comprovaria que ele esteve no cartório naquele dia...
Prezados, estou em vias de dar entrada no processo de atribuição para a minha mãe, que é neta de portugueses, e gostaria de retirar uma dúvida acerca de uma documentação:
1 - O meu bisavô, português, declarou minha avó no mesmo dia de seu nascimento mas ele não casou com minha bisavó portuguesa oficialmente. Preciso transcrever esta "certidão" de casamento que não existe?
2 - Minha avó, filha dos portugueses, foi a declarante da minha mãe, 5 meses depois que ela nasceu. Necessito transcrever a certidão de casamento da minha avó?
3 - Minha mãe se casou. Necessito transcrever a certidão de casamento da minha mãe?
Abaixo se encontra toda a documentação que tenho. Necessito de algo a mais?
- Cópia da certidão de nascimento da neta de portugueses autenticada e com apostilamento de Haia
- Cópia da certidão de nascimento da filha de portugueses autenticada e com apostilamento de Haia
- Cópia da certidão de nascimento do português autenticada e com apostilamento de Haia
- Antecedente criminal da requerente materializado e com apostilamento de Haia
- Cópia do histórico do ensino médio autenticada e com apostilamento de Haia
- Cópia da comprovação de vínculo com comunidade portuguesa autenticada e com apostilamento de Haia
- Vale postal
- Requerimento preenchido
Hoje o lugar que está com processos de atribuição mais rápidos é o ACP?
Obrigado