Se a certidão de nascimento não tá autenticada vai cair em exigência quase que na certa. Se falta sobrenome do seu pai ( e ele for o portugues) aí vai depender de quem avalia, normalmente os erros são MINIMOS, umas letras faltando, um S trocado por Z mas faltando sobrenome é complicado.
Agora que já enviou, espere o melhor, mas prepare-se para o pior que provavelmente vai acontecer.
E quanto ao tempo, média de 1 mês e pouquinho, pesquisa na tabela
@Vlad Pen e @Horacio Mota, ainda nao enviei os documentos. No caso, meu pai é o portugues, o nome dele é Marcos José gonçalves duarte e na minha certidão está marcos josé gonçalves, mas em todos os outros documentos aparece o nome dele corretamento com o sobrenome duarte. Tambem na certidão possui o nome do meu avó corretamente que é portugues.
Sera que devo corrigir antes de enviar, tentar dessa forma ou enviar para Ovar?
Na minha certidão meu pai é declarante, porém minha mãe é portuguesa. e os dois não são casados, nem possuem união estável, são "separados", ou seja, não posso fazer averbação de um casamento que não existe nem pode existir, porém na minha certidão de nascimento, contem o nome do meu avô que também era Tuga, mas pra tentar evitar alguma exigência por esse problema na declaração, eu pedi pra minha mãe fazer uma carta de próprio punho, explicando que não é casada com meu pai e não tem vínculo com ele, e também enviei uma certidão de batismo emitido por uma igreja católica ainda quando eu era bebe, que contem nome da mãe.
É com muita alegria que venho informar que sou TUGA!!! É indescritível o sentimento de alegria quando a LR dá essa informação, estou desde 2016 buscando documentos e informações. Comecei efetivamente os processos em dezembro/2017 (Atribuição Mãe -> Casamento -> Minha Atribuição).
Obrigado a todos que me ajudaram nessa caminhada!!
Dados do Processo: Data de Recebimento 21/05/2018 (Envio via DHL) Data Numeração: 25/05/2018 Situação: Despacho - 18/06/2018 Situação: Conclusão - 28/06/2018
Pessoal, bom dia. Após leitura de todos os comentários postados aqui no fórum, gostaria de ajuda/orientação para o meu caso concreto. Em uma das leituras eu observei comentário de que o mês de junho é mês de férias em Portugal e por conseguinte poderiam ocorrer "atrasos" nos processos de atribuições, assim como também li que a ACP costuma seguir com a análise e tramitação dos processos seguindo a ordem de recebimento deste por ela. Acontece que os meus documentos foram enviado por EMS em 05/06 e foi recepcionado em 13/06 por Hermogenes Moço e verificando a planilha disponibilizada com informações aqui pelo fórum, verifiquei que alguns processos, enviados via EMS (como foi o meu) e recepcionados em data posterior pela ACP do que a minha já foram numerados e o meu (no caso da minha mãe) nem numerado foi ainda, eis aqui a minha dúvida, o que poderia ter acontecido? Liguei hoje pela manhã e ainda não consta nenhuma informação e nem foi numerado ainda. Considerando que se passaram 15 dias essa não numeração é normal? Os mais experientes ou alguém que tenha vivenciado algo parecido, poderiam me instruir? Tem algo que eu possa fazer? Desde já agradeço a colaboração e aguardo orientações.
Olá, umas pergunta: Acabei de pegar a certidão de minha avó pelo CivilOnline cuja atribuição foi feita pelo ACP, nela consta o nome de solteiro dela. No formulário que eu enviei eu havia colocado o nome de casado dela e enviei também a certidão de casamento dela para provar a alteração de nome.
É assim mesmo? O nome dela será alterado apenas quando eu fizer a transcrição de casamento?
Pessoal, para conseguir a cidadania, é preciso mandar a certidão de casamento se a pessoa tiver o estado civil atual "casado"? No caso é meu pai, mas não teve nenhuma alteração de nome. Mesmo sem alteração é preciso mandar ou não? Obrigada!
Boa Tarde à todos! Acabei de retornar da conservatória de Coimbra e meu assento está pronto. Demorou 35 dias para ficar pronto, realmente muito ágil a ACP. Atualizei a planilha como forma de ajuda aos demais. Gostaria de Agradecer à todos que de alguma forma me ajudaram. De longe, este fórum foi a MELHOR ferramenta de pesquisas. Parabéns à todos os moderadores e participantes. Obs.: Anotei a data que dei entrada no CC e coloquei na planilha também para ficar mais completo. Quando o cartão chegar eu atualizado.
@Gabriella não é necessário para o seu caso! Só é necessário para justificar a alteração de nome, caso a pessoa tenha mudado no casamento. O processo do meu pai, casado com a minha Mãe, foi feito pela ACP entre abril/maio e não foi necessário enviar a certidão de casamento dele.
@Vinicius, isso mesmo! Na atribuição, fica o nome que consta na certidão de nascimento! Não sei te dizer se há alteração do nome na transcrição do casamento, pois meu caso foi feito por parte de pai português, não houve alteração de nome, mas creio que sim! Vamos aguardar para ver se alguém com mais experiência confirma a informação!
@pedro antonio, não consegui colocar meu processo na planilha.... Como tinha dito, dei entrada presencialmente no ACP em 05/04/18. Liguei na LR no dia 27 e ele ainda está em analise mas os documentos já foram escaneados. Este último atendente não estava muito afim de conversar.. rs. Só estou com medo porque, para dar entrada no Porto, desisti de um processo na CRC Lisboa e até hj não encerraram meu processo de lá.. Tinha até comentado meu caso com o @Vladpen . Na LR tinham me informado que isso não atrapalharia a tramitação do processo novo, no Porto. Juntei a ele meu requerimento de desistencia protocolado. Os documentos são escaneados no começo ou no fim do processo???....
Telefonei e o processo do meu pai Milton Simões foi numerado hoje mesmo (29/06) e agora está em análise. Pode atualizar na planilha? Processo número 34XXX/2018. Obrigado.
Bom dia meu povo. Uma vez convertido o valor do vale postal em 175 euros ou 175,01 euros, o vale nunca vai deixar de ser 175 euros. O valor do euro pode chegar a 100reais, não importa. No dia do saque vai estar valendo 175 euros. O importante é saber a cotação do euro do dia, o maior valor. Não precisa mandar euros a mais. Fiz atribuição e transcrição com valor exato de 175 e 120 euros respectivamente com o euro aumentando todo dia e nunca tive problemas. Boa sorte a todos.
.@paulo copollilo, vc está certo...eu também não enviei a mais...o importante é verificar os euros que constam no vale postal....tem que ser 120,00 ou 175,00 euros dependendo do que vai fazer ...para ter uma prévia de quanto vai ser ...entra no link...ve o euro mais caro( não é o exportação) multiplicar por 1,015(que corresponde a 1,5%) e somar R$35,00 ,isso são taxas do correio...pronto vc vai saber em reais quanto vai custar. Lembre-se de falar com o o atendente em euros.."Eu quero enviar 120,00 euros para Portugal... E depois confira se o valor está de 120,00 euros está no vale. httpwww2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Estou há semanas lendo as informações do fórum e estou me baseando nelas para dar entrada no processo da avó do meu marido. A mãe dela é a portuguesa original e a transcrição do casamento, bem como a nacionalidade de outros filhos já foi feita pelo consulado do Brasil. Só que eu não consegui a cópia da certidão de nascimento da bisavó dele (portuguesa original), somente liguei no Consulado Português de Santos e me informaram o nr do assento + ano + conservatória, inclusive a funcionária me informou que a cópia está pouco legível. Ela nasceu em 1913 e a conservatória é de São Vicente.
Minha dúvida é: será que esta certidão de nascimento está "informatizada"? Posso somente preencher os dados do assento no formulário 1C? O neto que fez o processo dos outros filhos dela conseguiu a certidão através do portal do cidadão, por isso estou presumindo que ela esteja informatizada, mas não sei exatamente o que isso significa. Vocês acham que é melhor eu tentar conseguir uma cópia (no site ou no consulado) dessa certidão?
Outra dúvida: A solicitante (avó do meu marido) tem 85 anos e é ela mesma que vai assinar o formulário. O RG dela é de 2013, vocês acham que eu já devo enviar a prova de vida? Li diversos comentários com opiniões distintas sobre enviar antecipadamente ou não e estou em dúvida.
@Pedro demorei mais voltei rs. Enviei pela poste italiana sim. E o site ainda está que não chegou lá.... Mais de 15 duas. Já To ficando nervosa hahaha. Ou eles não estão atualizando ou realmente deu problema. Está do dia 27...que chegou em Portugal e estavam separando... Enfim. Onde consigo ver se o vale foi sacado?
@danvanuchi não compensa muito enviar mensagem na CTT, pois eles demoram na resposta. O melhor que pode fazer é ligar na LR. Creio que o período de férias lá esteja causando essa demora, não só na numeração, mas nos processos também.
@Eomine por ela ter nascido mais de 100 anos atrás então é provável que você tenha de escrever um e-mail ao Arquivo Distrital que se responsabiliza pelo local onde ela nasceu.
Não, não envie a prova de vida antes. Houve casos de pessoas que tiveram problemas ao fazer isso antes do tempo. Faça que ela assine o formulário e envie uma cópia do RG que ela possui.
Pessoal eu fiz meu processo e de um irmão pela conservatoria de ovar e demorou mais de 1 ano. agora meu outro irmão ta querendo fazer tbm o processo de atribuição da nacionalidade vindo do nosso pai. ACP ta demorando em média quanto tempo?
os dcumentos que meu irmao vai precisar enviar são somente estes?
- declaração preenchida corretamente no formulário 1C, impresso colorido na frente e verso, com firma reconhecida por autenticidade; - cópia reprográfica do livro de nascimento apostilada; - email com o numero do assento de nascimento do meu pai em Portugal; - cópia autenticada do RG, (precisa ser apostilado?); - vale postal de 175 euros à ordem do IRN (poderiam enviar os dados corretos para gerar o vale postal?)
seriam somente os documentos acima ou teria algo mais a fazer?
outra pergunta seria que ele teve uma filha, e ela tem 3 anos. Seria possível tirar a cidadania dela junto ou ele teria de tirar primeiro e após receber a cidadania dar entrada na da filha?
@Alex de Pinho Nunes a lista está quase toda certa, com exceção do RG e do email. Você deverá apostilar e autenticar uma cópia do RG e enviar uma cópia do assento de batismo do seu pai. Reforço que aqui que documentos portugueses NÃO se apostilam.
Quanto á outra pergunta, você terá de fazer a sua atribuição primeiro para depois prosseguir com a dela.
``enviar uma cópia do assento de batismo do seu pai``
quando eu fiz por Ovar eu enviei somente uma copia do cartao cidadao do meu pai, cópia do passaporte portugues dele, e e-mail da conservatoria de s pedro do sul, confirmando que encontraram o assento de nascimento, e estava informatizado sobre o numero 5xxx/2011 da conservatoria de vouzela.
preciso de algo alem disso? essa cópia que você falou seria oque? Obrigado!
Comentários
Se falta sobrenome do seu pai ( e ele for o portugues) aí vai depender de quem avalia, normalmente os erros são MINIMOS, umas letras faltando, um S trocado por Z mas faltando sobrenome é complicado.
Agora que já enviou, espere o melhor, mas prepare-se para o pior que provavelmente vai acontecer.
E quanto ao tempo, média de 1 mês e pouquinho, pesquisa na tabela
1-Precisa saber qual o nome q está faltando na sua certidão de nascimento. É provável q tenha que retificar.
2- 2 a 3 meses.
No caso, meu pai é o portugues, o nome dele é Marcos José gonçalves duarte e na minha certidão está marcos josé gonçalves, mas em todos os outros documentos aparece o nome dele corretamento com o sobrenome duarte.
Tambem na certidão possui o nome do meu avó corretamente que é portugues.
Sera que devo corrigir antes de enviar, tentar dessa forma ou enviar para Ovar?
att
eu tenho um caso parecido..
Na minha certidão meu pai é declarante, porém minha mãe é portuguesa. e os dois não são casados, nem possuem união estável, são "separados", ou seja, não posso fazer averbação de um casamento que não existe nem pode existir, porém na minha certidão de nascimento, contem o nome do meu avô que também era Tuga, mas pra tentar evitar alguma exigência por esse problema na declaração, eu pedi pra minha mãe fazer uma carta de próprio punho, explicando que não é casada com meu pai e não tem vínculo com ele, e também enviei uma certidão de batismo emitido por uma igreja católica ainda quando eu era bebe, que contem nome da mãe.
Vocês acham que pode dar algum problema?
É com muita alegria que venho informar que sou TUGA!!!
É indescritível o sentimento de alegria quando a LR dá essa informação, estou desde 2016 buscando documentos e informações. Comecei efetivamente os processos em dezembro/2017 (Atribuição Mãe -> Casamento -> Minha Atribuição).
Obrigado a todos que me ajudaram nessa caminhada!!
Dados do Processo:
Data de Recebimento 21/05/2018 (Envio via DHL)
Data Numeração: 25/05/2018
Situação: Despacho - 18/06/2018
Situação: Conclusão - 28/06/2018
Já atualizei a planilha.
Obrigado!
Acontece que os meus documentos foram enviado por EMS em 05/06 e foi recepcionado em 13/06 por Hermogenes Moço e verificando a planilha disponibilizada com informações aqui pelo fórum, verifiquei que alguns processos, enviados via EMS (como foi o meu) e recepcionados em data posterior pela ACP do que a minha já foram numerados e o meu (no caso da minha mãe) nem numerado foi ainda, eis aqui a minha dúvida, o que poderia ter acontecido? Liguei hoje pela manhã e ainda não consta nenhuma informação e nem foi numerado ainda. Considerando que se passaram 15 dias essa não numeração é normal? Os mais experientes ou alguém que tenha vivenciado algo parecido, poderiam me instruir? Tem algo que eu possa fazer?
Desde já agradeço a colaboração e aguardo orientações.
umas pergunta: Acabei de pegar a certidão de minha avó pelo CivilOnline cuja atribuição foi feita pelo ACP, nela consta o nome de solteiro dela. No formulário que eu enviei eu havia colocado o nome de casado dela e enviei também a certidão de casamento dela para provar a alteração de nome.
É assim mesmo? O nome dela será alterado apenas quando eu fizer a transcrição de casamento?
Obrigado.
Gostaria de Agradecer à todos que de alguma forma me ajudaram. De longe, este fórum foi a MELHOR ferramenta de pesquisas. Parabéns à todos os moderadores e participantes.
Obs.: Anotei a data que dei entrada no CC e coloquei na planilha também para ficar mais completo. Quando o cartão chegar eu atualizado.
Forte Abraço à todos.
Telefonei e o processo do meu pai Milton Simões foi numerado hoje mesmo (29/06) e agora está em análise. Pode atualizar na planilha? Processo número 34XXX/2018. Obrigado.
Abraços e boa energia para todos
Sugiro que você peça uma cópia no civilonline @JessieB. Mesmo que gaste 10 euros para isso, é algo que compensa pela questão do tempo poupado.
Parabéns!!
exportação) multiplicar por 1,015(que corresponde a 1,5%) e somar R$35,00 ,isso são taxas do correio...pronto vc vai saber em reais quanto vai custar.
Lembre-se de falar com o o atendente em euros.."Eu quero enviar 120,00 euros para Portugal... E depois confira se o valor está de 120,00 euros está no vale.
httpwww2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Estou há semanas lendo as informações do fórum e estou me baseando nelas para dar entrada no processo da avó do meu marido. A mãe dela é a portuguesa original e a transcrição do casamento, bem como a nacionalidade de outros filhos já foi feita pelo consulado do Brasil.
Só que eu não consegui a cópia da certidão de nascimento da bisavó dele (portuguesa original), somente liguei no Consulado Português de Santos e me informaram o nr do assento + ano + conservatória, inclusive a funcionária me informou que a cópia está pouco legível. Ela nasceu em 1913 e a conservatória é de São Vicente.
Minha dúvida é: será que esta certidão de nascimento está "informatizada"? Posso somente preencher os dados do assento no formulário 1C? O neto que fez o processo dos outros filhos dela conseguiu a certidão através do portal do cidadão, por isso estou presumindo que ela esteja informatizada, mas não sei exatamente o que isso significa. Vocês acham que é melhor eu tentar conseguir uma cópia (no site ou no consulado) dessa certidão?
Outra dúvida: A solicitante (avó do meu marido) tem 85 anos e é ela mesma que vai assinar o formulário. O RG dela é de 2013, vocês acham que eu já devo enviar a prova de vida? Li diversos comentários com opiniões distintas sobre enviar antecipadamente ou não e estou em dúvida.
Obrigada desde já!!!
Enviei pela poste italiana sim. E o site ainda está que não chegou lá....
Mais de 15 duas. Já To ficando nervosa hahaha.
Ou eles não estão atualizando ou realmente deu problema.
Está do dia 27...que chegou em Portugal e estavam separando...
Enfim. Onde consigo ver se o vale foi sacado?
Não, não envie a prova de vida antes. Houve casos de pessoas que tiveram problemas ao fazer isso antes do tempo. Faça que ela assine o formulário e envie uma cópia do RG que ela possui.
os dcumentos que meu irmao vai precisar enviar são somente estes?
- declaração preenchida corretamente no formulário 1C, impresso colorido na frente e verso, com firma reconhecida por autenticidade;
- cópia reprográfica do livro de nascimento apostilada;
- email com o numero do assento de nascimento do meu pai em Portugal;
- cópia autenticada do RG, (precisa ser apostilado?);
- vale postal de 175 euros à ordem do IRN (poderiam enviar os dados corretos para gerar o vale postal?)
seriam somente os documentos acima ou teria algo mais a fazer?
outra pergunta seria que ele teve uma filha, e ela tem 3 anos. Seria possível tirar a cidadania dela junto ou ele teria de tirar primeiro e após receber a cidadania dar entrada na da filha?
grato pela ajuda!
Quanto á outra pergunta, você terá de fazer a sua atribuição primeiro para depois prosseguir com a dela.
``enviar uma cópia do assento de batismo do seu pai``
quando eu fiz por Ovar eu enviei somente uma copia do cartao cidadao do meu pai, cópia do passaporte portugues dele, e e-mail da conservatoria de s pedro do sul, confirmando que encontraram o assento de nascimento, e estava informatizado sobre o numero 5xxx/2011 da conservatoria de vouzela.
preciso de algo alem disso? essa cópia que você falou seria oque? Obrigado!