Para dar um retorno aqui e deixar registrado minha experiência:
A certidão de nascimento de minha mãe, atribuída recentemente pelo ACP, saiu com um pequeno erro no nome do meu avô. Ao perceber isso eu enviei um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt em 31/05. Ontem (07/06) esse e-mail foi reencaminhado para ACP "para os devidos efeitos". E hoje, acabei de consultar a página inicial do Civil Online, o nome está corrigido!
Fiz o download da certidão novamente, apenas para testar, e como já era esperado, continua como gerada inicialmente, ou seja, com o erro.
Agora é só esperar a transcrição e, quando ficar pronta, peço novamente pelo Civil Online para ter uma cópia certinha, e com o casamento averbado!
Preciso de ajuda!! Fui no correio de Copacabana Rua Dias da Cruz e não deixaram eu fazer o Vale Postal, dizendo que não pode fazer para pessoa jurídica.
Aqui no Centro do Rio, a Agência Central na Rua Primeiro de Março, número 64. Ao lado co CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil. Faz sem problema algum, fiz um na segunda-feira.
Acabei de enviar os documentos para o processo do meu pai de atribuição. No vale postal enviei exatamente 175,00 euros (última vez foi sem problemas). Agora estou preocupado com essa questão. Eles avisam sobre o valor faltante quando vão sacar ou simplesmente devolvem o processo?
@Pedro Antonio Pereira Jr.,boa tarde pode colocar na planilha por favor, enviado em 05/06 DHL chegou hoje ACP quem recebeu foi o SR Hermogenes processo do sr. Ismael G. Silva,(amigo Vânia Vieira).obrigado
Boa tarde pessoal, vou começar a juntar a documentação do meu pai para nacionalidade, ele tem 55 anos, e o RG dele foi emitido em 2000, precisamos tirar um novo ?
Pessoal, Hoje estive nos Correios da 1º de Março com minha mãe para fazermos o vale da atribuição dela e tivemos a sorte de sermos atendidas por um anjo: Célia! Ela me disse que já estava acostumada a fazer os vales para Portugal e me pediu: “- Deixa eu ver o seu formulário rosa!”. Que bom que ela viu! No formulário eu coloquei o RG do DETRAN, novíssimo, que minha mãe acabou de fazer, e para o vale eu informei os dados de outro RG. Ainda bem que ela viu o erro!!! Ela já fez tantos vales que já está “craque” nas informações! E disse que conhecia um monte de gente do Fórum “Cidadania Portuguesa”! Que bom encontrarmos pessoas boas e simpáticas em nosso caminho, não é mesmo? Aproveito para agradecer a todos aqui que me ajudaram, de forma direta ou indireta, em mais essa etapa! Ah! Só para constar, eu enviei 180 euros! Bom fim de semana a todos!
@Elias e @Raquel Consegui enviar nos correios da Primeiro de Março, acabei de chegar ... ufaaa, também fui atendida por um rapaz muito simpático. Ele fez mais de 10 hoje, super acostumado. Enviei o meu e do meu irmão, dois envelopes dentro do mesmo envelope para envio. Ele orientou a enviar 177 Euros, então assim eu fiz, previsão de 5 a 10 dias úteis, vou acompanhar, assim que chegar, qual será o próximo passo?
@Simone Carvalho Eu também sempre envio a mais, no meu caso foi a transcrição para PD, eu mandei 125 euros. O mais importante é se certificar que não vá como "Euro Exportação", a cotação utilizada tem que ser a de maior valor (não lembro o nome que aparece no menu lá do sistema deles). Mas naquela agência da Primeiro de Março os atendentes já estão craques, todos os funcionários já sabem fazer o procedimento do vale postal! rs rs rs rs
@mibraid ainda não, mas sabendo que está sob análise já me deixa bem mais tranquilo.
@Rafael Cunha Corrêa Gomes se você postou os seus documentos hoje é quase certo que chegará na segunda-feira, dia 11. Digo isso pois ocorreu isso com a documentação do meu pai. Enviei no dia 13/04 (sexta) e chegou no dia 16/04 (segunda).
Meu povo, me tira uma dúvida: Porto aceita carteira do CREA que contém o número da identidade ou só a carteira de identidade ou passaporte com filiação
Meu povo, muita confusão a respeito do vale postal e a quantidade de euros enviados. Se no dia da emissão do vale postal emitirmos o vale com o maior valor do euro e não do euro exportação igual a 175 euros. Pronto, 175 euros são 175 euros sempre, independente do valor que será em reais no dia do saque. Alguém teve problemas realmente mandando o valor correto do euro do dia. Estou falando isso para evitar essa confusão de valores, pois imagina se o valor do euro dobrar em um mês, será preciso mandar 350 euros. Não se pode prever o valor que o euro terá no dia do resgate do vale. Por isso a pergunta: Alguém teve problemas mesmo mandando o maior valor do euro do dia? Grande abraço a todos.
Paulo Copolillo Acredito que vc esteja certo, o que se tem deixar claro na hora de fazer o vale postal , é falar com o atendente " eu quero que o destinatário receba $175,00 euros"..se não vc não terá controle nenhum
@Rafael Cunha Corrêa Gomes com certeza! Não só por conta da velocidade na entrega, mas também por causa do seguro generoso que eles oferecem de praxe, hehe.
@Vlald Pen. Sim a minha avó foi registrada 03 dias após o seu nascimento. Ela nasceu aqui no Brasil.
O pedido de atribuição esta sendo feita através do Pai dela. Na certidão de nascimento consta ele como pai, com a informação de que ele era português. Inclusive consta os nomes dos avós dela.
A minha dúvida era se eu teria problema devido a declarante não ter sido ele.
Estou com mais uma dúvida. No formulário 1-C eu estou indicando o assento de batismo do meu bisavô (estou pedindo a atribuição para a minha avó), o ano. Mas não sei o que colocar no campo da Conservatória do Registro Civil. Ele nasceu em Galafura. E a certidãode batismo foi encontrada no arquivo de Vila Real.
Assim pergunto, devo indicar Galafura ou Vila Real?
@GuilhermeCalamari vc não vai enviar a cópia do assento do bisavô português?Ele nasceu em q ano?
QUADRO 2:
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Contudo, se o Assento de Nascimento do(a) português(esa) inda não estiver "informatizado" e você não o possuir em mãos, precisará indicar a localização do mesmo preenchendo os campos "Freguesia", "Concelho", "País", "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" e completar com o nome da CRC onde está localizado o assento. Os 2 quadradinhos localizados antes de "Conservatória do Registo Civil" só deverão ser preenchidos quando houver mais de uma conservatória na cidade (Exemplo: 3 CRC Porto, 4 CRC Porto). Não esquecer que no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Obs.: Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável e daí o item 1 do Quadro 2 poderá ficar em branco e no quadro 4 deverá ser assinalado um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Comentários
Para dar um retorno aqui e deixar registrado minha experiência:
A certidão de nascimento de minha mãe, atribuída recentemente pelo ACP, saiu com um pequeno erro no nome do meu avô.
Ao perceber isso eu enviei um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt em 31/05.
Ontem (07/06) esse e-mail foi reencaminhado para ACP "para os devidos efeitos".
E hoje, acabei de consultar a página inicial do Civil Online, o nome está corrigido!
Fiz o download da certidão novamente, apenas para testar, e como já era esperado, continua como gerada inicialmente, ou seja, com o erro.
Agora é só esperar a transcrição e, quando ficar pronta, peço novamente pelo Civil Online para ter uma cópia certinha, e com o casamento averbado!
Preciso de ajuda!!
Fui no correio de Copacabana Rua Dias da Cruz e não deixaram eu fazer o Vale Postal, dizendo que não pode fazer para pessoa jurídica.
Alguém sabe aonde, como faço?
Não são 175 euros ?
Estou preocupada, preparei toda a documentação e não sei como vou enviar ?!?!
Aqui no Centro do Rio, a Agência Central na Rua Primeiro de Março, número 64.
Ao lado co CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil. Faz sem problema algum, fiz um na segunda-feira.
muito obrigada, vou lá
Já não vai em euros ?
você enviou valor maior?
Hoje estive nos Correios da 1º de Março com minha mãe para fazermos o vale da atribuição dela e tivemos a sorte de sermos atendidas por um anjo: Célia! Ela me disse que já estava acostumada a fazer os vales para Portugal e me pediu: “- Deixa eu ver o seu formulário rosa!”. Que bom que ela viu! No formulário eu coloquei o RG do DETRAN, novíssimo, que minha mãe acabou de fazer, e para o vale eu informei os dados de outro RG. Ainda bem que ela viu o erro!!! Ela já fez tantos vales que já está “craque” nas informações! E disse que conhecia um monte de gente do Fórum “Cidadania Portuguesa”! Que bom encontrarmos pessoas boas e simpáticas em nosso caminho, não é mesmo? Aproveito para agradecer a todos aqui que me ajudaram, de forma direta ou indireta, em mais essa etapa! Ah! Só para constar, eu enviei 180 euros!
Bom fim de semana a todos!
Documentos postados hoje, dia 08/06, via DHL (não confio nos Correios).
Previsão de entrega dia 13/06.
Peço sua autorização (e dos outros moderadores) para abrir uma discussão, assim que for concluído, para postar "A Atribuição - A Saga"... Kkkk
Abraços e obrigado por tudo!
PS: Adiantando a todos:
O pai da minha gerente, un senhor de 93 anos, é filho de português, mas, o português recebeu o apelido (sobrenome) do padrinho de batismo.
Uma situação normal, naquela época, porém, se não fosse alguns percalços...
#Oremos
Consegui enviar nos correios da Primeiro de Março, acabei de chegar ... ufaaa, também fui atendida por um rapaz muito simpático. Ele fez mais de 10 hoje, super acostumado.
Enviei o meu e do meu irmão, dois envelopes dentro do mesmo envelope para envio.
Ele orientou a enviar 177 Euros, então assim eu fiz, previsão de 5 a 10 dias úteis, vou acompanhar, assim que chegar, qual será o próximo passo?
Eu também sempre envio a mais, no meu caso foi a transcrição para PD, eu mandei 125 euros. O mais importante é se certificar que não vá como "Euro Exportação", a cotação utilizada tem que ser a de maior valor (não lembro o nome que aparece no menu lá do sistema deles). Mas naquela agência da Primeiro de Março os atendentes já estão craques, todos os funcionários já sabem fazer o procedimento do vale postal! rs rs rs rs
Boa sorte! =]
@Rafael Cunha Corrêa Gomes se você postou os seus documentos hoje é quase certo que chegará na segunda-feira, dia 11. Digo isso pois ocorreu isso com a documentação do meu pai. Enviei no dia 13/04 (sexta) e chegou no dia 16/04 (segunda).
Eu sei, tô acostumado a enviar documentos, pela empresa, pela DHL!
Infinitamente mais confiável e segura que os nossos Correios...
Grande abraço a todos.
Os processos são feitos pelo ACP e integrados as Centrais.Portanto,está certo Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa
Acredito que vc esteja certo, o que se tem deixar claro na hora de fazer o vale postal , é falar com o atendente " eu quero que o destinatário receba $175,00 euros"..se não vc não terá controle nenhum
O pedido de atribuição esta sendo feita através do Pai dela. Na certidão de nascimento consta ele como pai, com a informação de que ele era português. Inclusive consta os nomes dos avós dela.
A minha dúvida era se eu teria problema devido a declarante não ter sido ele.
Assim pergunto, devo indicar Galafura ou Vila Real?
QUADRO 2:
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Contudo, se o Assento de Nascimento do(a) português(esa) inda não estiver "informatizado" e você não o possuir em mãos, precisará indicar a localização do mesmo preenchendo os campos "Freguesia", "Concelho", "País", "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" e completar com o nome da CRC onde está localizado o assento. Os 2 quadradinhos localizados antes de "Conservatória do Registo Civil" só deverão ser preenchidos quando houver mais de uma conservatória na cidade (Exemplo: 3 CRC Porto, 4 CRC Porto). Não esquecer que no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Obs.: Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável e daí o item 1 do Quadro 2 poderá ficar em branco e no quadro 4 deverá ser assinalado um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".