Aproveito para deixar registrado aqui no fórum que a minha certidão, após a conclusão do processo de cidadania (em 19 dias!), chegou em minha casa em exatos 30 dias após a data de homologação do processo. Super organizado!
@vlad pen Devo enviar meu processo amanha e me surgiu uma duvida. No Registro de batismo do meu avo (1894) esta somente com o primeiro nome dele e na certidao de nascimento da minha mae (vou fazer atribuiçao dela) esta o nome dele completo. Vou preencher o formulario com o nome dele completo, vc acha q devo ter algum problema?
@mariza guerra Muito obrigado pela info, so q agora tenho outro problema a data de nascimento da certidao de batismo de portugual esta em desacordo com com a data de nascimento da certidão de casamento e de obito. Vc sabe como devo proceder?
já havia lhe respondido à dúvida do nome do português, inbox. Achei que tinha sido clara. Quanto à data, também respondi inbox ao questionamento enviado mais cedo.
Muito diferente? Os imigrantes perdiam os documentos quando emigravam e se eram ainda criança não tinham passaportes, por isso as divergências nos dados são comuns. Algumas são aceitas desde que justificadas. Veja o histórico da emigração para que você possa argumentar.
Pessoal, uma dúvida. Me ajudem por favor. É a primeira vez que uso o Skype para ligação internacional. Confirmem o numero da LR. Estou ligando +55 351211950500 e dá como número inválido. Preciso acrescentar algum código?
@alaide peralta não se adiciona o código 55, pois o mesmo é o código de discagem do Brasil. O correto é começar com o código 351, que é o código de Portugal.
@alaide peralta pressione o botão zero por alguns segundos até aparecer um sinal de mais. Em seguida, tecle normalmente o número da LR, começando pelo código 351. Talvez isso funcione.
@PedroAntonioPereiraJr. Finalmente consegui falar com a LR. Será que você pode fazer a gentileza de acrescentar na planilha o processo da minha filha (Priscylla Pinheiro Peralta). Enviado em 16/05 por DHL recebido pela ACP em 21/05 e numerado em 25/05 nr. 28xxx/18. Encontra-se em análise Ansiosa pela conclusão. Obrigada pela ajuda.
Prezados, bom dia. As orientações deste fórum são excelentes. Meu processo está concluído. postado em 10/04/2018 recebido no ACP Porto em 19/04/2018 concluído em 24/05/2018.
@mibraid eu acabei de ligar na LR. Esperei 45 minutos na linha, mas eles me passaram o número do processo (299XX/18)! Ele foi numerado há dois dias atrás (06/06).
Curioso que, a atendente me informou que o meu último sobrenome (Júnior), ficou faltando no sistema. Mas isso se explica: eu coloquei-o na linha 2 do formulário 1C e era para ser posto na linha anterior. A atentende, muito simpática, me falou que não haverá problema algum. Eles vão ver que há o sobrenome tanto ali, como na certidão. Então, não haverá problemas.
Estou muito feliz por saber que meu processo se encontra sob análise. Logo o seu estará, tenha fé!
Eu não estou conseguindo, não sei como preencher os campos. No comprovante que o Correio me entregou não existem esses campos que o site pede. Conseguem me dar uma ajuda?
Pessoal, bom dia! Existe alguma outra forma de saber sobre o processo, além de ligar na LR, mandar e-mail para a CRCentrais ou tentar solicitar o assento no civil online? Queria muito saber a respeito do meu processo, mas to sem computador e celular, praticamente incomunicável
@mibraid legal!! Fiquei feliz por ti! Já atualizei a planilha lá pra você!
Por conta disso eu reforço a dica para o pessoal: procurem ligar perto do fim do expediente deles. Não só vocês vão economizar tempo como também dá tempo de eles sincronizarem os dados vindos das Conservatórias.
@mibraid meu processo tb chegou no dia 04/06! Ainda não liguei na Linha de Registros! O processo do meu pai chegou na ACP no dia 16/04, no dia 18/04 solicitaram complementação do VP por email, enviei no dia 20/04 e o processo foi numerado no dia 26/04! Estou preocupada de o VP de 178 euros que eu mandei não ser o suficiente e eles devolverem, como fizeram com o processo de uma moça aqui do fórum, ao invés de pedir complementação por email, como fizeram com o do meu pai...
Olá, estou com mais algumas dúvidas para poder enviar os documento para a ACP.
1 - O formulário 1-C tem que ser preenchido a mão, ou pode ser digitado? 2 - Na certidão de nascimento da minha avó (estou solicitando a atribuição dela), consta como declarante uma pessoa que nem conheço, mas consta o registro do pai português, inclusive no RG que estou mandando a cópia. Tem algum problema? e outra, o pai dela e a mãe, que também era portuguesa, não se casaram. Então estou pedindo a atribuição através do Pai.
@mibraid não, pois ele só entra em análise quando o VP é usado, entende? Então, daqui pra frente o processo seguirá o seu curso normal (espero eu, que para a conclusão, e muito em breve).
As fases do Processo ======================================================================================== 1 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória (seja por Correios, seja enviados por consulados) 2 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos foram pagos 3 - Atribuição de um número de processo ao requerimento 4 - Digitalização documental 5 - Distribuição 6 - Análise dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais) 7 - Parecer do SEF, DGAJ e PJ - Diligências (nesta fase, será dado o veredito "aceito" ou "não aceito") 8 – Despacho 9 - Registo do assento (nascimento) na Conservatória 10- Processo finalizado
@raulcampos13 a qual resumidamente nomeamos em cinco partes: numeração, análise, despacho, registro e conclusão. Isso não só facilita, como também resume bem às fases do processo.
Foi por pouco, @Pedro! Mas não consegui ser atendida na LR hj! fiquei super animada de saber que a numeração de vcs saiu! Como mandei um pouquinho a mais no VP que a @mibraid, acredito que o meu tb tenha sido! Vamos torcer e na segunda confirmo!
Comentários
Aproveito para deixar registrado aqui no fórum que a minha certidão, após a conclusão do processo de cidadania (em 19 dias!), chegou em minha casa em exatos 30 dias após a data de homologação do processo. Super organizado!
Você precisa enviar a certidão de casamento ou de óbito do seu avô inteiro teor apostilada para comprovar a fixação do nome.
já havia lhe respondido à dúvida do nome do português, inbox. Achei que tinha sido clara.
Quanto à data, também respondi inbox ao questionamento enviado mais cedo.
Muito diferente?
Os imigrantes perdiam os documentos quando emigravam e se eram ainda criança não tinham passaportes, por isso as divergências nos dados são comuns. Algumas são aceitas desde que justificadas. Veja o histórico da emigração para que você possa argumentar.
Se você foi orientado pela @Marcia saiba que está muito bem assessorado, ela sabe tudo.
É a primeira vez que uso o Skype para ligação internacional. Confirmem o numero da LR.
Estou ligando +55 351211950500 e dá como número inválido.
Preciso acrescentar algum código?
Ansiosa pela conclusão. Obrigada pela ajuda.
Já adicionei os teus dados na planilha. Vai dar tudo certo, você vai ver.
As orientações deste fórum são excelentes.
Meu processo está concluído.
postado em 10/04/2018
recebido no ACP Porto em 19/04/2018
concluído em 24/05/2018.
Curioso que, a atendente me informou que o meu último sobrenome (Júnior), ficou faltando no sistema. Mas isso se explica: eu coloquei-o na linha 2 do formulário 1C e era para ser posto na linha anterior. A atentende, muito simpática, me falou que não haverá problema algum. Eles vão ver que há o sobrenome tanto ali, como na certidão. Então, não haverá problemas.
Estou muito feliz por saber que meu processo se encontra sob análise. Logo o seu estará, tenha fé!
http://www2.correios.com.br/produtos_servicos/vale_postal_eletronico/telaConsultaRemessaDC.cfm
Eu não estou conseguindo, não sei como preencher os campos. No comprovante que o Correio me entregou não existem esses campos que o site pede. Conseguem me dar uma ajuda?
Existe alguma outra forma de saber sobre o processo, além de ligar na LR, mandar e-mail para a CRCentrais ou tentar solicitar o assento no civil online? Queria muito saber a respeito do meu processo, mas to sem computador e celular, praticamente incomunicável
Por conta disso eu reforço a dica para o pessoal: procurem ligar perto do fim do expediente deles. Não só vocês vão economizar tempo como também dá tempo de eles sincronizarem os dados vindos das Conservatórias.
1 - O formulário 1-C tem que ser preenchido a mão, ou pode ser digitado?
2 - Na certidão de nascimento da minha avó (estou solicitando a atribuição dela), consta como declarante uma pessoa que nem conheço, mas consta o registro do pai português, inclusive no RG que estou mandando a cópia. Tem algum problema? e outra, o pai dela e a mãe, que também era portuguesa, não se casaram. Então estou pedindo a atribuição através do Pai.
Quanto ao VP, eu enviei 180 euros. Por sorte, acabou dando certo para nós. Mas pense na tensão que foi...
E na próxima, liga perto da hora do almoço. Não só demora menos na linha como também dá mais tempo de eles se atualizarem.
As fases do Processo
========================================================================================
1 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória (seja por Correios, seja enviados por consulados)
2 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos foram pagos
3 - Atribuição de um número de processo ao requerimento
4 - Digitalização documental
5 - Distribuição
6 - Análise dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais)
7 - Parecer do SEF, DGAJ e PJ - Diligências (nesta fase, será dado o veredito "aceito" ou "não aceito")
8 – Despacho
9 - Registo do assento (nascimento) na Conservatória
10- Processo finalizado