Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12662672692712721530

Comentários

  • @Matheus depende do serviço q vc contratar.Se for Correio EMS são 7 dias uteis.
  • Pessoal,

    É com imensa alegria que venho comunicar que o processo de minha mãe, numerado em 17/11/2017, foi para registro em 13/04/2018, segundo me informou hoje o Sr. Luís da Linha de Registros.

    Agradeço a todos que aqui compartilham seus preciosos conhecimentos e experiências. Aprendi muito apenas usando a pesquisa e lendo as dúvidas e respostas. Mas tenho que fazer um agradecimento especial àqueles que dedicaram um tempinho para me orientar e apoiar: @Marcia, @Vlad Pen, @lek0gta, @Lucimara, @Fcamuri, @Rafaella e @Daniel Henrique, muito obrigado!

    E para deixar registrado o motivo da demora, foi solicitado prova de vida em 22/01/2018. A carta chegou em 01/03/2018. A prova de vida foi feita em cartório e foi entregue no ACP em 13/03/2018.

    O Sr. Luís me disse ainda não haver o número do assento, mas, imagino que a LR possa estar desatualizada. Vou esperar mais alguns dias e tentar pela civil online.

    Meu próximo passo agora é preparar a transcrição do casamento, que pretendo enviar para Ponta Delgada.

    Obrigado mais uma vez!
  • Boa tarde! Como fiz a atribuição do meu pai, minha e do meu irmão, em andamento os processos de minhas sobrinhas, pelas as orientações do fórum, vim pedir socorro. Uma colega do trabalho, me fez uma pergunta e eu não soube responder, ela pediu que eu ajudasse para a cidadania da neta, porém o caso é o seguinte: a neta é filha de português (solteiro) com a filha dela (solteira). Quando a neta nasceu, em 2010, foi registrada só pela mãe, após trâmites do processo de comprovação de paternidade através de DNA, foi que a criança adotou o nome do pai, no ano de 2014. Que a criança tem direito a cidadania, acredito que sim, porém tenho lido no forum que as Conservatórias pedem a cópia da sentença ou até todo o processo para tramitar na justiça portuguesa. É isso mesmo? Os documentos são os mesmos dos filhos menores de idade? Como fiz todos os processos pela Conservatória do Porto, não sei se essa Conservatória recebe esse processo. Agradeço desde já
  • editado May 2018
    @MarceloDF finalmente! Parabéns por essa conquista! Aposto que esteja bastante aliviado após saber que o processo dela foi finalmente para registro, depois de tantos meses passados, não?

    A propósito, atualizei os seus dados na planilha.
  • @MarceloDF
    Demorou um pouquinho, mas deu certo! Fiquei super feliz!
    Sucesso p vc!
  • FcamuriFcamuri Member
    editado May 2018
    @prigarcia

    A minha mãe é solteira, nunca casou, por isso não precisarei de transcrição.

    Mas você me deu uma ótima notícia sobre o Consulado...muito feliz.

    Só uma pergunta....a CRC fala por todas conservatórias, certo? Então não teria problemas enviar para o ACP, correto?

    E muito obrigada por compartilhar sua experiência.
  • Muito obrigado @Pedro Antonio Pereira Jr, com certeza é um alívio saber que deu certo! Agora é só esperar mais um pouquinho! Muito obrigado por atualizar a planilha. Iria fazer isso hoje ainda pois no momento estou sem acesso à planilha.

    @lek0gta, muito obrigado, suas dicas sobre a prova de vida foram muito importantes para que desse tudo certo!
  • FcamuriFcamuri Member
    @MarceloDF

    Que isso cara, estamos aí pra ajudar e compartilhar experiências.

    Muito feliz por vc!!!!! Parabéns!!!!! Agora só falta você!!!!
  • Obrigado @Fcamuri, depois de transcrever o casamento de minha mãe, serei eu o próximo Tuga! Depois meu filho!
  • Pessoal, já solucionei algumas dúvidas aqui, como a documentação que estou em mãos mudou, surgiram algumas dúvidas:

    De documentação BISAVÔ PORTUGUÊS tenho:
    1 - Registro de Batismo(bisavô - Português) - retirada pelo site mesmo onde consta código de referência pra consulta tb, a data de nascimento dele é 26/01/1910. Li que antes de 1911 eles aceitam o registro de batismo pois esta era usada como certidão de nascimento.Está correto?
    2 - Bisavô veio para o Brasil em 26/10/1920 - ( Tenho cópia de um documento com a lista de passageiros que embarcaram de Portugal para o Brasil - nela consta o nome do bisavô, assim como do pai dele, alguns familiares e da futura esposa"bisavó" - Holandesa(eles ainda não eram casados) mas que veio tb para o Brasil; Seria importante enviar?
    3- - Certidão de Casamento do Bisavô Português(cópia) ainda estou me comunicando com outros familiares para encontrar o original, seria necessário?Bisavô Português se casou com Bisavô Holandesa, aqui no Brasil em SP Capital no dia 11/05/1935.
    4 - Tenho tb certidão de óbito do bisavô.

    De documentação do meu avô, tenho todas, ele é vivo e bastante lúcido. Irá assinar todo o processo.

    Em resumo, eu devo enviar então:
    - Registro de Batismo (bisavô) - serve a impressão feita pelo site deles(madeira.gov.pt)? Tenho que autenticar alguma coisa por aqui?
    - Certidão de Casamento (bisavô)- o que preciso fazer em relação a certidão de casamento?
    - Certidão de nascimento avô - certidão inteiro teor por cópia reprográfica apostilada ( Acredito que o bisavô é o declarante, a certidão de nascimento do meu avô é toda em letra cursiva, daí então estamos confirmando essa parte);
    - RG avô - emitido com até 10 anos autenticado e apostilado
    - Formulário 1c preenchido com firma reconhecida por autenticidade
  • Pessoal,
    Passando apenas para registrar que eu também já sou Tuga! Não sei desde quando, mas só consegui ligar na LR ontem. Coloquei essa data na planilha.
    Agradeço imensamente a todos daqui do Fórum que me ajudaram desde quando comecei o processo do meu pai, que me ajudaram a encontrar os documentos faltantes, esclarecendo dúvidas e compartilhando as agonias e alegrias por todo o trajeto. Vocês fazem um trabalho excepcional!
  • @MarceloDf parabéns..fico feliz em ter ajudado ..boa sorte.
  • @Jandira, pensei a mesma coisa. Acho q, no meu caso, seria melhor escolher outra conservatória, mesmo q não seja a mais rápida, mas q tenda a compreeender melhor casos como o meu. Seria muito injusto eu saber q sou filha de uma portuguesa e, só pq ela nao se casou, eu nao conseguir provar q sou filha dela, apesar da certidão de nascimento, RG, fotos antigas, boletins escolares, puxa... a gente que sabe q eh filha nao fica tentando arrumar provas documentais disso a vida toda, até pq o principal, q eh o registro do nascimento, já deixa isso tão claro... morro de medo de estar me empenhando tanto, gastando tanta grana, correndo contra o tempo e, logo na minha vez, tudo isso nao ter adiantado nada....
  • Boa noite Pessoal,
    Irei amanhã solicitar a certidão do de inteiro teor do meu bisavô em portugal, pagarei um vale postal dirigido ao arquivo distrital em portugal.
    Diante das informações abaixo, quais documentos ainda Preciso?
    1 - irei pedir a atribuição para minha avó paterna, filha legítima do português.
    2 - ela foi registrada pelo pai português, que foi o declarante.
  • Boa noite pessoal, dei entrada no meu processo no meio de abril, Já tentei saber a respeito dele pela LR mas a atendente não foi muito solicita. E então vi que alguns membros tentam ver pelo Civil Online se a sua certidão está pronta. Portanto, fiz essa tentativa hoje e até então o meu pedido foi submetido, será que isso significa que eu já tenho a nacionalidade ou ele só acusa que não existe esse assento depois??
  • editado May 2018
    @wandersonlanzetti tente mandar um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt. Informe na mensagem o seu nome e a sua data de nascimento. Pode ser que você consiga algo por aí.

    Tentar algo pelo civilonline só seria útil quando o processo se encontrasse em fase de registro, o que não é o seu caso. Do contrário, não vale a pena. O dinheiro será devolvido na sua conta quando eles não encontram a certidão no sistema deles.
  • Valeu, vou fazer isso e ver se me dão algum retorno. @PedroAntonioPereiraJr.
  • Muito obrigado @Vlad Pen!
  • Boa noite a todos e todas
    Inicialmente gostaria de agradecer toda ajuda e informação, graças a isso pude reunir os documentos para atribuição de meu pai, hoje fiz o vale postal e enviei os documentos para ACP Porto.
    Mas...e agora?
    Como acompanhar o processo? Saber se tudo chegou direitinho? Se foi aceito ou se faltou algo? Quais são as próximas etapas?
    Sigo no aguardo.
    Att.
    Joyce Souza
  • editado May 2018
    @Joyce Souza quando o seu processo chegar no ACP o melhor que você pode fazer é ligar para a LR. O número do telefone é: +351 211 950 500. Dê uns 10 dias para ligar lá após eles entregarem toda a sua documentação. Se possível, peça para seu pai ligar.

    Ao ser atendido ele deverá teclar a opção 1. Em seguida ele deve teclar novamente a opção 1. Ele terá de aguardar até ser atendido. É normal a demora na linha. Por fim, o atendente irá perguntar a data de nascimento e o nome completo dele. Ele deverá passar a eles essas informações e aí eles lhe dirão a situação em que se encontra o processo.

    Recomenda-se comprar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 por mês. Link: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br

    O horário de atendimento deles é das 8 da manhã até às 5 da tarde (ou das 4 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasilia).

    As etapas do processo são as seguintes: numeração, análise, despacho e registro. O processo é aceito quando passa para análise, o que também significa que eles usaram o vale postal. Ao ligar na LR eles informam se o processo entrou em exigência e quais serão os passos necessários para que você possa cumprir o que eles pedem. Mas se eles te informarem que o processo seguiu para despacho é literalmente certo de que você conseguiu a aprovação deles.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.
    muito obrigado!
    sigo na torcida
  • @Joyce Souza disponha! Torço para que tudo dê certo com o processo de teu pai.

    Me esqueci de responder a uma das perguntas: para saber se os documentos chegaram, ou não, rastreie-o pelo site da empresa que você escolheu para enviá-lo. Você enviou pela DHL, Correios (EMS) ou por outro?
  • @vladpen e Pelos correios normais ???
  • Jandira Pinheiro obrigada, nesse caso o adequado é procurar um advogado em Portugal.
  • @MarceloDF muito feliz por você! Demorou mas saiu, logo logo é sua vez e de seu filho! Não domino muito os procedimentos mas o pouco em puder ajudar estou à disposição :) Aproveitando que vc vai mandar a transcrição do casamento, faça via DHL se puder.. eu mandei via EMS e demorou quase um mês pra chegar em PD. Assim que chegou, porém, foi feita a transcrição rapidinho. Boa sorte na continuidade dos processos. Abraço!
  • Kika RjKika Rj Member
    @vladpen recebi hoje a confirmação da conclusão do processo da minha filha. Demos entrada pelo consulado do RJ em agosto/2017. (somente depois conheci esse forum e dei entrada no process do meu filho direto pela ACP, que ficou pronto em 20 dias!). Tem alguma planilha na qual eu possa lançar os dados da minha filha, para auxiliar outros interessados? Gratidão a todos pela ajuda!!!
  • Pessoal,

    Vou enviar o processo da minha mãe amanhã pelo correio e me vieram algumas dúvidas no desespero:

    1 - Eu pedi a certidão digital do portugues pelo site civilonline... nele tem todos os dados, inclusive o averbamento do casamento do meu avo com minha avo... Só esse documento é o suficiente ou devo enviar também uma cópia simples da certidão de nascimento dele?

    2 - É bom mandar uma cópia do vale postal junto ou só o número no 1C já é suficiente?

    obrigado a todos pela ajuda
  • @Rafael Galante

    1- Basta a certidão digital

    2- Mande xerox do vale postal e guarde a original com vc
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.