Lista de documentos Atribuição/Tondela

Mariza GuerraMariza Guerra Member
editado February 2017 em Processos de Atribuição
Cópia de e-mail enviado pela Conservadora:

OS PROCESSOS NÃO DEVEM SER ENVIADOS EM SIMULTÂNEO: SÓ DEPOIS DE CONCLUÍDO O PROCESSO DO PROGENITOR DEVERÁ SER REMETIDO O PROCESSO DO FILHO.

Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:

- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura;

- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;

-cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;
- indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);

A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.
O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:

Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Portugal
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Obs: O documento de identidade precisa estar no prazo de validade.

"(ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);" essa exigência significa que o assento anterior a data mencionada tem que ser cópia original a ser solicitada ao Arquivo Distrital correspondente.
«1

Comentários

  • No meu caso, vou fazer atribuição da minha avó e depois de minha mãe, vocÊ sabe se é preciso fazer a trasncrição do casamento da minha avó para dar entrada no processo da minha mãe ?
  • @Andressa

    Será preciso transcrever o casamento da sua avó se o seu avô brasileiro declarou o nascimento da sua mãe.
  • @Mariza Guerra

    Vou fazer a atribuição da minha avó, porém seu pai (o português) nasceu no ano de 1901, já tenho as indicações do registo de nascimento dele inclusive já preenchi o 1C com o numero de assento e tal... mesmo assim vou ter que solicitar essa cópia original da certidão de Batismo para anexar ao processo? O Arquivo Distrital vai me enviar essa cópia de Portugal para o Brasil, para depois eu anexar ela junto aos documentos e enviar de volta a Portugal?? ou através de contato eu explico para eles enviarem direto para Tondela (onde vou enviar o restante dos documento para atribuição da minha avó) ??
  • Muito obrigada, só mais uma perguntinha.

    Posso começar o processo de atribuiçao da minha avó(brasileira)
    E depois quando for concluida e quando pretender fazer a atribuiçao para a minha mae.. fazer a trasncriçao de casamento da minha avó?

    Nessa primeira etapa de atribuiçao da minha avó posso anexar a Xerox da certidao de casamento dela, ou nem precisa?
  • @Victor Vicentim

    Se o processo será enviado para Tondela será preciso solicitar o assento certificado. Se você deseja ganhar tempo, informe que o assento certificado será enviado pelo Arquivo Distrital. Espere seu processo entrar na Conservatória e faça o pedido ao Arquivo Distrital logo em seguida. Veja como será o pagamento e quantos dias após o pedido eles enviariam o registro a Tondela.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2017
    @Andressa

    Tondela aceita um processo de cada vez. Envie primeiramente a atribuição de sua avó. Se ela mudou de nome após casada e não consta essa averbação na certidão de nascimento envie a certidão de casamento. Eu não enviaria uma xerox, e sim uma original. Quando tiver a informação do número do assento da avó faça a transcrição de casamento dela em Ponta Delgada, estará concluída em poucos dias, em seguida envie a atribuição da sua mãe para Tondela ou outra qualquer. Ponta Delgada não possui balcão de nacionalidade. Só faz transcrições, além é claro dos outros registros civis dos portugueses.
    Para a sua atribuição basta repetir os passos acima.
    Fazer as transcrições em Ponta Delgada acelera os processos, em outra Conservatória cada transcrição demora até três meses para ser concluída.
  • Oi pessoal,

    Gostaria de saber se posso enviar meus documentos para iniciar meu processo de naturalização portuguesa sem que meu pai tenha feito a transcrição do casamento dele com a minha mãe.

    Ele é o portugues e não transcrevi o casamento deles ainda. Posso fazer meu processo sem ele ter o casamento transcrito?
  • @Fernanda91, sua pergunta já foi respondida, favor não duplicar ou triplicar a mesma perguntas em tópicos diferentes
  • Bom dia a todos.

    Sou neto de português e estou em busca da atribuição da nacionalidade portuguesa do meu pai.

    Meu avô, já falecido, foi casado no Brasil, porém com a minha avó ele NÃO foi casado legalmente.

    Em algum momento (não me recordo quando nem onde), li que caso meu avô tenha sido o declarante na certidão de nascimento do meu pai, fica dispensada a necessidade de transcrição do casamento, divórcio e óbito.

    Esta informação confere?

    Preciso apenas enviar para a Conservatória de Tondela os documentos indicados no início deste tópico, sem me preocupar com transcrição de atos civís?
  • @junior, vc primeiro terá q fazer a atribuiçao do seu pai ,para depois pedir a sua.Se fizer por Vila Nova de Gaia e seu avô ter declarada a paternidade do seu pai até 1 ano de idade, não é necessária a Transcriçao de casamento.
  • Obrigado!
  • Caso eu opte por fazer por Tondela (por ser mais rápido), neste caso que meu avô não foi casado com a minha avó, como funciona essa questão da transcrição? Lembrando que meu avô não foi casado com a minha avó, apenas viveram juntos. Entretanto, antes dela ele havia sido casado com outra mulher.
  • editado June 2017
    @juniorm se ele foi casado antes com outra mulher, eu não sei te dizer se esse primeiro casamento teria q ser transcrito. O seu pai é filho da primeira mulher ou da segunda?Acho melhor outra pessoa aqui te confirmar isso.
  • Tudo bem, muito obrigado.

    O meu pai é filho da segunda mulher (a que ele não foi casado oficialmente).

  • @juniorssz,

    Se não houve casamento não tem o que ser transcrito!! Na própria certidão do seu pai de inteiro teor vai constar o estado civil da sua avó e do seu pai. Se lá tiver que seu avô é solteiro e sua avô tambem, estará claro para a conservatória que não houve casamento.
  • @junior, uma outra opçao é vc fazer o Processo por ACP ,alem de mais rapida que Tondela ( pelo menos é o q dizem) ,la tb não pedem transcrição de casamento. Eu faria por lá.
  • juniorsszjuniorssz Member
    editado June 2017
    @Maria Adelaide, ficou esclarecido agora, Muito obrigado.

    @Vlad Pen, vou pesquisar sobre ACP. Obrigado pela dica.
  • @juniorssz, se o seu pai fosse casado legalmente com sua mãe aí sim precisaria transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio no tribunal de Portugal para depois transcrever o casamento dos seus pais. Mas como não houve casamento não faz sentido transcrever o primeiro casamento do seu pai para lhe atribuir, vc não é fruto do casamento a ser transcrito.
  • @Maria Adelaide, só retificando a sua informação... Na verdade o português é meu avô e eu estou iniciando o processo de atribuição para o meu pai, mas compreendi perfeitamente.

    Portanto, baseado na informação, concluo que posso dar entrada no processo de atribuição do meu pai em qualquer conservatória da minha escolha, sem a necessidade de fazer a transcrição do casamento dele.

    A mesma regra serve para o óbito? Também não há necessidade de fazer a transcrição do óbito do meu avô?
  • @juniorssz, isso, troquei... Perdão. Onde coloquei sei pai, seria seu avô.
    Isso, faz a atribuição normalmente, faça pelo ACP e o óbito também não é exigido.
  • @Maria Adelaide, muito obrigado pelas informações.

    Vou procurar aqui no fórum sobre a lista de documentos para atribuição via ACP.

    Notei que existem peculiaridades de um local para outro. Uns exigem certidão por cópia reprográfica, outros não... É muita informação para quem está iniciando assim como eu. Ainda bem que temos pessoas prestativas dispostas a nos ajudar.
  • Bom dia!!
    Estou com quase todos os documentos prontos para enviar para Tondela. Tenho duas dúvidas porém:
    - formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura
    Dúvida: como fazer esse reconhecimento se estou no Brasil?
    - indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910)
    Dúvida: minha avó que era filha de um português recebeu sua cidadania recentemente (já averbou casamento e já tem o cartão cidadão), agora estamos tirando a do meu pai. Não entendi qual o documento que é necessário enviar dela. Será que se enviar cópia autenticada do cartão cidadão serve? Essa cópia precisa ser apostilhada também??
  • @Jacqueline Thompson,

    - reconhecimento presencial da assinatura no 1C é feito no consulado ou por autenticidade nos cartórios (onde você tenha firma aberta)

    - (se tiver nascido antes de 1911, tem que enviar a certidão de batismo certificada)
    No caso do processo de seu pai, pode mandar a cópia simples da certidão portuguesa de sua avó ou apenas colocar o numero do assento dela no 1C do seu pai.
  • editado July 2018
    @JacquelineThompson

    1-Reconhecimento de assinatura por autenticidade vc faz em qualquer cartório aqui no Brasil.

    2-Basta informar o Nr do registro de nascimento da sua avó no formulário 1C ou anexar a cópia do mesmo.
  • Boa tarde!

    Vou solicitar a atribuição das minhas 2 filhas gêmeas por Tondela, minhas filhas são menores de 14 anos, o pai é brasileiro e declarante nas certidões de nascimento delas e já transcrevi meu casamento com ele em Portugal. Alguém confirme por favor se a relação de documentos está correta?
    - Formulário 1c com assinaturas dos pais com reconhecimento de firma por autenticidade;
    - Certidão de inteiro teor com firma reconhecida do notório e apostilada;
    - Cópias do RG dos pais autenticadas;
    - Cópia do meu assento português simples.
    Dúvidas: o documento de identificação do pai pode ser o passaporte, visto que o RG dele tem mais de 10 anos? Posso enviar dois processos no mesmo envelope mas com a documentação separada? Preciso informar o número de assento da minha transcrição de casamento? O documento ainda não recebi, mas já tenho o número.

  • @Leticia..está ok a documentação.Pode apenas informar sim o nºda transcrição de casamento.
  • @Vlad Pen obrigada! Mas vc sabe informar sobre as outras dúvidas? E mais uma dúvida que li aqui no fórum, a cópia do RG tem que ser autenticada e apostilada para ir para Tondela?! Ou somente autenticada?
  • @Leticia_Nunes

    Pode ser o passaporte que contenha a filiação(novos passaportes
    Pode enviar os dois processos em envelopes separados com a documentação completa em cada envelope.Depos vc pode colocar os dois envelopes em um só
    Pode informar em um bilhetinho o numero da transcrição
  • @Maria Nélida muito obrigado tbm!! Faltou só uma resposta, sabe informar se a cópia do RG ou passaporte tem que ser apostilada ou se somente autenticada?
  • @Leticia_Nunes

    Somente autenticado
Esta discussão está fechada.