Outra dúvida, para fazer a atribuição da minha filha menor:( quem puder me tire está dúvida, já agradeço) 1- sou eu a portuguesa atribuída ( meu processo está em andamento, já estou me sentindo. rs.....) 2- Sou viúva ( casada no civil) 3- Na certidão da minha filha eu fui a declarante, pois quando ela nasceu meu marido já havia falecido. 3- Sei que tenho que transcrever meu casamento, para minha filha ter direito. 4- Vai a dúvida!!!!, a certidão de óbito do meu esposo, para fazer o processo da minha filha e de inteiro teor e apostilada ou cópia simples, autenticada.? 5- Sei que envolve outros doc. que já tenho conhecimento
@Suzana... Fiz essa pergunta alguns dias atrás no tópico sobre Atribuição de Menor de idade... O pai do menor já é falecido...E como nesses processos são exigidas as assinaturas de ambos os Pais...Me orientaram a enviar CERTIDÃO DE ÓBITO DIGITADA E APOSTILADA...Para justificar a falta da assinatura do Pai da criança no requerimento.... Creio que no seu caso deva ser indicado enviar o documento com essa mesma configuração ...
fico feliz com sua conquista e emocionada pelo que escreveu do seu avô. A nacionalidade é o resgate de nossas raízes e nos traz um turbilhão de grandes emoções.
Sinto pelo seu avô, mas enfim, realizou o sonho de ser português por um tempinho na vida. Você terão sucesso! Parabéns!
Gente, preciso de uma orientação, peguei uma declaração com o cartório sobre um problema no minha certidão (não é caso de retificação), só autentico a assinatura ou tenho que apostilar tb?
#1 - 24/04 : Eviados DHL (Processos de três irmãos em envelopes individuais dentro de um envelope DHL) #2 - 27/04 : Recebidos ACP / Rosa #3 - 10/05 : 1° Contato para Consulta do status dos processos na Linha Registos / Sr. Luís...
**Não perguntei a data da numeração dos processos...
@prigarcia O da minha mãe foi para registro dia 18/04 e até hoje também não saiu o número de assento. Eles devem estar com a demana muito alta com tantos processos sendo concluidos rapidamente.
@FlavioCorreia..parabéns amigo..segui sua luta atribuindo avô, mãe e agora vc. Que pena pelo que aconteceu ao seu avô...mas deixou a familia tendo a legítima nacionalidade portuguesa .Fico feliz que deu tudo certo para vc.. boa sorte na nova vida em Portugal.
@Marcia e @Vlad! Obrigado mesmo pelas palavras, mas não será agora que se livrarão da minha chatice... kkkk
Aproveitando o ensejo: Vou enviar a Atribuição da minha irmã, contudo ela é irmã por parte de mãe (portuguesa) e a transcrição de minha mãe está com nome de casada com meu pai... e com o pai da minha irmã não casou, devo mexer em algo?
E meus miúdos como sou declarante estou pensando enviar para PD minha transcrição e em tempo o deles para ACP ou envio para Tondela - Transcrição e Atribuição deles? Sugestão?
Para atribuição deles: - formulário 1C para menores - certidao nascimento inteiro teor, apostilada deles (não precisa ser reprográfica) - certidão minha portuguesa - como meus filhos são pequenos, 6, 8 e 10 anos, cópia autenticada do documento de identidade deles - RG meu e esposa autenticados
Boa tarde uma duvida, vou enviar o processo da minha mae para o ACP, e vi agora pelo site dos correios, e tem uma diferença muito grande de envio, EMS documento R$ 151,00 de 8 a 11 dias, e Documento prioritario R$ 11,15 12 a 15 dias, a diferença de dias é pouca, alguem tem informação sobre esse outro tipo de envio? Funciona? Chega no prazo? E tambem pelo site falam sobre uma fatura pro forma, alguem sabe o que é, desculpem pela minha ignorancia, obrigada
Pessoal, já solucionei algumas dúvidas aqui, como a documentação que estou em mãos mudou, surgiram algumas dúvidas:
De documentação BISAVÔ PORTUGUÊS tenho: 1 - Registro de Batismo(bisavô - Português) - retirada pelo site mesmo onde consta código de referência pra consulta tb, a data de nascimento dele é 26/01/1910. Li que antes de 1911 eles aceitam o registro de batismo pois esta era usada como certidão de nascimento.Está correto? 2 - Bisavô veio para o Brasil em 26/10/1920 - ( Tenho cópia de um documento com a lista de passageiros que embarcaram de Portugal para o Brasil - nela consta o nome do bisavô, assim como do pai dele, alguns familiares e da futura esposa"bisavó" - Holandesa(eles ainda não eram casados) mas que veio tb para o Brasil; Seria importante enviar? 3- - Certidão de Casamento do Bisavô Português(cópia) ainda estou me comunicando com outros familiares para encontrar o original, seria necessário?Bisavô Português se casou com Bisavô Holandesa, aqui no Brasil em SP Capital no dia 11/05/1935. 4 - Tenho tb certidão de óbito do bisavô.
De documentação do meu avô, tenho todas, ele é vivo e bastante lúcido. Irá assinar todo o processo.
Em resumo, eu devo enviar então: - Registro de Batismo (bisavô) - serve a impressão feita pelo site deles(madeira.gov.pt)? Tenho que autenticar alguma coisa por aqui? - Certidão de Casamento (bisavô)- o que preciso fazer em relação a certidão de casamento? - Certidão de nascimento avô - certidão inteiro teor por cópia reprográfica apostilada ( Acredito que o bisavô é o declarante, a certidão de nascimento do meu avô é toda em letra cursiva, daí então estamos confirmando essa parte); - RG avô - emitido com até 10 anos autenticado e apostilado - Formulário 1c preenchido com firma reconhecida por autenticidade
Não sei se todos sabem mas eu fui pego desprevinido. Pelo menos aqui em São Paulo, na agência dos correios que eu fui, eles não aceitam o pagamento do vale postal em cartão de débido, só dinheiro... então vale a pena levar em espécie p/ não perder tempo.
O EMS também parece ter aumentado, a minha tarífa deu 151 reais
"Aproveitando o ensejo: Vou enviar a Atribuição da minha irmã, contudo ela é irmã por parte de mãe (portuguesa) e a transcrição de minha mãe está com nome de casada com meu pai... e com o pai da minha irmã não casou, devo mexer em algo?" não precisa fazer nada. Sua irmã nasceu antes do casamento de sua mãe, certo?
"E meus miúdos como sou declarante estou pensando enviar para PD minha transcrição e em tempo o deles para ACP ou envio para Tondela - Transcrição e Atribuição deles? Sugestão?" Você pode enviar sua transcrição + atribuição dos seus menores para Tondela, pq como os menores têm prioridade por lá, fazem tudo com prioridade. Ou enviar a transcrição para PD e ao mesmo tempo enviar as atribuições deles para Tondela ou ACP (se tiver sido o declarante).
"Para atribuição deles: - formulário 1C para menores - certidao nascimento inteiro teor, apostilada deles (não precisa ser reprográfica) - certidão minha portuguesa - como meus filhos são pequenos, 6, 8 e 10 anos, cópia autenticada do documento de identidade deles - RG meu e esposa autenticados" O 1C deles tem que ser assinado pelo pai e pela mãe (e ambas as assinaturas reconhecidas por autenticidade) Não precisa enviar as cópias dos RGs dos filhos (são menores de 14 anos) Enviar as cópias dos RGs seu e de sua esposa., autenticados.
@AngelicaPrioste obrigada,vou estudar está possibilidade, pois o preço é bem melhor que no RJ, e tenho um mocado de apostilamento.E li que foi bem rápido.
Pessoal, Boa noite!! É com enorme satisfação e alegria que digo que sou TUGA!!!!! Minha Cidadania saiu hoje!!!!! Agradeço imensamente a todos que sempre prestaram ajuda neste fórum tão maravilhoso... em especial a @marcia, @vlad pen, @mariza Guerra, @Maria Adelaide, @caiodib, entre outros tantos... Vcs são demais!!!! Agora estou tranquila e posso viver minha vida aqui em Viseu sem me preocupar com meu tempo de permanência!!!! Obrigada, Obrigada e Obrigada!! Grande Beijo a todos e se alguém precisar de ajuda em Viseu, é só chamar!! =]
Parabéns @MarceloDF!! Posso imaginar o alívio e a alegria de receber esta notícia. A transcrição de casamento é mais rápida. Logo, logo vc poderá enviar seus documentos e conquistar sua cidadania tb. Boa sorte!!!!
Pessoal, Estou com os documentos para enviar o pedido de atribuição de minha avó. Podem dar uma conferida final, por favor? -Assento de Nascimento da portuguesa certificado pelo Arquivo Distrital de origem; -Certidão brasileira de Casamento do portuguesa Inteiro Teor aposilada; -Certidão de Nascimento de minha avó do tipo "Inteiro Teor por Cópia Reprográfica" apostilada; -Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE; -Xerox autenticada e apostilhada do RG de minha avó; -Certidão de Casamento de minha avó (pra justificar o nome de casada); -Vale Postal de 175 euros a favor do IRN.IP tendo como remetente minha avó. Devo enviar também o assento de casamento da portuguesa(transcrição que pedi recentemente)? Deixo desde já, o agradecimento a todos que colaboram com este fórum nota 10!
A certidão de casamento enviada na atribuição, para comprovar mudança de nome após o casamento, precisa ser de inteiro teor ou pode ser uma cópia autenticada? E é necessário apostilar?
Eu já dei uma olhada no fórum, mas como são tantas informações, não consegui achar sobre esse assunto.
Comentários
1- sou eu a portuguesa atribuída ( meu processo está em andamento, já estou me sentindo. rs.....)
2- Sou viúva ( casada no civil)
3- Na certidão da minha filha eu fui a declarante, pois quando ela nasceu meu marido já havia falecido.
3- Sei que tenho que transcrever meu casamento, para minha filha ter direito.
4- Vai a dúvida!!!!, a certidão de óbito do meu esposo, para fazer o processo da minha filha e de inteiro teor e apostilada ou cópia simples, autenticada.?
5- Sei que envolve outros doc. que já tenho conhecimento
Fiz essa pergunta alguns dias atrás no tópico sobre Atribuição de Menor de idade...
O pai do menor já é falecido...E como nesses processos são exigidas as assinaturas de ambos os Pais...Me orientaram a enviar CERTIDÃO DE ÓBITO DIGITADA E APOSTILADA...Para justificar a falta da assinatura do Pai da criança no requerimento....
Creio que no seu caso deva ser indicado enviar o documento com essa mesma configuração ...
fico feliz com sua conquista e emocionada pelo que escreveu do seu avô.
A nacionalidade é o resgate de nossas raízes e nos traz um turbilhão de grandes emoções.
Sinto pelo seu avô, mas enfim, realizou o sonho de ser português por um tempinho na vida.
Você terão sucesso! Parabéns!
Vinícius Hessel...237XX / 2018
Mayra Hessel...237XX / 2018
Marina Hessel...237XX / 2018
#1 - 24/04 : Eviados DHL (Processos de três irmãos em envelopes individuais dentro de um envelope DHL)
#2 - 27/04 : Recebidos ACP / Rosa
#3 - 10/05 : 1° Contato para Consulta do status dos processos na Linha Registos / Sr. Luís...
**Não perguntei a data da numeração dos processos...
O da minha mãe foi para registro dia 18/04 e até hoje também não saiu o número de assento. Eles devem estar com a demana muito alta com tantos processos sendo concluidos rapidamente.
Fiz os apostilamentos em Florianópolis e foi R$35,90.
AS informações estão no tópico indicado pelo Pedro.
Aproveitando o ensejo: Vou enviar a Atribuição da minha irmã, contudo ela é irmã por parte de mãe (portuguesa) e a transcrição de minha mãe está com nome de casada com meu pai... e com o pai da minha irmã não casou, devo mexer em algo?
E meus miúdos como sou declarante estou pensando enviar para PD minha transcrição e em tempo o deles para ACP ou envio para Tondela - Transcrição e Atribuição deles? Sugestão?
Para atribuição deles:
- formulário 1C para menores
- certidao nascimento inteiro teor, apostilada deles (não precisa ser reprográfica)
- certidão minha portuguesa
- como meus filhos são pequenos, 6, 8 e 10 anos, cópia autenticada do documento de identidade deles
- RG meu e esposa autenticados
Obrigado!
Mandei minha documentação como documento prioritário registrado com AR.
Postei dia 10/03 e chegou 27/03. Custou R$ 26,95.
Obrigadaaa
De documentação BISAVÔ PORTUGUÊS tenho:
1 - Registro de Batismo(bisavô - Português) - retirada pelo site mesmo onde consta código de referência pra consulta tb, a data de nascimento dele é 26/01/1910. Li que antes de 1911 eles aceitam o registro de batismo pois esta era usada como certidão de nascimento.Está correto?
2 - Bisavô veio para o Brasil em 26/10/1920 - ( Tenho cópia de um documento com a lista de passageiros que embarcaram de Portugal para o Brasil - nela consta o nome do bisavô, assim como do pai dele, alguns familiares e da futura esposa"bisavó" - Holandesa(eles ainda não eram casados) mas que veio tb para o Brasil; Seria importante enviar?
3- - Certidão de Casamento do Bisavô Português(cópia) ainda estou me comunicando com outros familiares para encontrar o original, seria necessário?Bisavô Português se casou com Bisavô Holandesa, aqui no Brasil em SP Capital no dia 11/05/1935.
4 - Tenho tb certidão de óbito do bisavô.
De documentação do meu avô, tenho todas, ele é vivo e bastante lúcido. Irá assinar todo o processo.
Em resumo, eu devo enviar então:
- Registro de Batismo (bisavô) - serve a impressão feita pelo site deles(madeira.gov.pt)? Tenho que autenticar alguma coisa por aqui?
- Certidão de Casamento (bisavô)- o que preciso fazer em relação a certidão de casamento?
- Certidão de nascimento avô - certidão inteiro teor por cópia reprográfica apostilada ( Acredito que o bisavô é o declarante, a certidão de nascimento do meu avô é toda em letra cursiva, daí então estamos confirmando essa parte);
- RG avô - emitido com até 10 anos autenticado e apostilado
- Formulário 1c preenchido com firma reconhecida por autenticidade
Não sei se todos sabem mas eu fui pego desprevinido. Pelo menos aqui em São Paulo, na agência dos correios que eu fui, eles não aceitam o pagamento do vale postal em cartão de débido, só dinheiro... então vale a pena levar em espécie p/ não perder tempo.
O EMS também parece ter aumentado, a minha tarífa deu 151 reais
imagine. É um prazer!
"Aproveitando o ensejo: Vou enviar a Atribuição da minha irmã, contudo ela é irmã por parte de mãe (portuguesa) e a transcrição de minha mãe está com nome de casada com meu pai... e com o pai da minha irmã não casou, devo mexer em algo?"
não precisa fazer nada. Sua irmã nasceu antes do casamento de sua mãe, certo?
"E meus miúdos como sou declarante estou pensando enviar para PD minha transcrição e em tempo o deles para ACP ou envio para Tondela - Transcrição e Atribuição deles? Sugestão?"
Você pode enviar sua transcrição + atribuição dos seus menores para Tondela, pq como os menores têm prioridade por lá, fazem tudo com prioridade. Ou enviar a transcrição para PD e ao mesmo tempo enviar as atribuições deles para Tondela ou ACP (se tiver sido o declarante).
"Para atribuição deles:
- formulário 1C para menores
- certidao nascimento inteiro teor, apostilada deles (não precisa ser reprográfica)
- certidão minha portuguesa
- como meus filhos são pequenos, 6, 8 e 10 anos, cópia autenticada do documento de identidade deles
- RG meu e esposa autenticados"
O 1C deles tem que ser assinado pelo pai e pela mãe (e ambas as assinaturas reconhecidas por autenticidade)
Não precisa enviar as cópias dos RGs dos filhos (são menores de 14 anos)
Enviar as cópias dos RGs seu e de sua esposa., autenticados.
Te respondi inbox
Sem problemas
O endereço saiu certinho?
Atualizei os seus dados na planilha.
Estamos aqui para ajudar.
-Assento de Nascimento da portuguesa certificado pelo Arquivo Distrital de origem;
-Certidão brasileira de Casamento do portuguesa Inteiro Teor aposilada;
-Certidão de Nascimento de minha avó do tipo "Inteiro Teor por Cópia Reprográfica" apostilada;
-Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE;
-Xerox autenticada e apostilhada do RG de minha avó;
-Certidão de Casamento de minha avó (pra justificar o nome de casada);
-Vale Postal de 175 euros a favor do IRN.IP tendo como remetente minha avó.
Devo enviar também o assento de casamento da portuguesa(transcrição que pedi recentemente)?
Deixo desde já, o agradecimento a todos que colaboram com este fórum nota 10!
A certidão de casamento enviada na atribuição, para comprovar mudança de nome após o casamento, precisa ser de inteiro teor ou pode ser uma cópia autenticada? E é necessário apostilar?
Eu já dei uma olhada no fórum, mas como são tantas informações, não consegui achar sobre esse assunto.
Thanks