Obrigado @Rafaella, boa dica essa de enviar por DHL... Estava reparando justamente isso pelos comentários, que para Ponta Delgada, talvez por ser nos Açores, EMS tem demorado muito!
Realmente @Marcia, estou muito feliz e tenho certeza que minha mãe também vai se emocionar muito quando receber a cartinha com o registro dela! Mais uma vez obrigado, admiro seu conhecimento e disposição em ajudar.
Bom dia! O que minha colega de trabalho deve fazer em relação a cidadania da neta, fazer direto na Conservatória ou procurar um advogado em Portugal? Já que a neta após trâmites do processo de comprovação de paternidade através de DNA, que a criança adotou o nome do pai, no ano de 2014, e foi registrada pela mãe quando nasceu em 2010? Aguardando orientações. Obrigada.
Bom dia/Tarde! Primeiramente quero agradecer a Deus pelo meu primeiro sonho ser realizado! Depois agradecer a @Marcia, @Vlad e tantos outros companheiros!
Tudo surgiu com uma conversa com meu avô em início de Maio de 2017 sobre o pai dele que não o conheceu (morreu quando tinha 10 anos), que o mesmo era Português e que nasceu em "Águas Claras no Porto", afinal se tratava de Águas Santas na Maia - Porto. Até aí começaram as pesquisas no www.tombo.pt. Foram madrugadas a dentro a procura da tal certidão de batismo. Até que em um belo dia quando eu estava quase desistindo achei a bendita certidão, Foram 2 meses de procura.
Já em maio corri em contato ao www.adporto.pt/ e solicitei uma cópia certificada, corri atrás das certidões para a transcrição em PD.
Em 17/07/2017 os documentos dos meu Bisavós chegaram a PD e 01/08/2017 estava concluída. Em 21/08/2017 a Atribuição do meu avô chegou a 3ªCRC do Porto e em 23/11/2017 estava concluída. Em 08/12/2017 a Atribuição do minha mãe chegou a 3ªCRC do Porto e em 29/03/2018 estava concluída. Em 13/04/2018 a Transcrição da minha mãe chegou em PD e em 24/04/2018 estava concluída. Em 16/04/2018 a minha Atribuição chegou a ACP do Porto e em 08/05/2018 está em registro.
Concluindo, realizei um sonho do meu avô que veio falecer recentemente dia 01/04/2018 com os documentos de suas origens e o fato de ser português por 5 meses e agora é tratar dos processo dos meus 3 miúdos e minha esposa. E em agosto Portugal para viver!
A luta continua e nunca desistam dos seus sonhos nunca! Muito Feliz!!!! Gratidão!!!
Fiquei de ligar na segunda, mas acho que vou ligar amanhã, pois seu processo é perto do meu e da Amanda Correa e ambos já foram para registro. #ansiedadeamil
Bom dia,quem puder me ajudar com essa dúvida, vi algumas vezes aqui no fórum o comentário que o cartório de Minas Gerais ser o mais em conta para apostilamento, isso ainda procede, se sim quem tem o e-mail para eu entrar em contato?
@Flávio Corrêa a LR dá um prazo de até duas semanas para que se conclua o registro. Houve casos em que isso ocorreu antes disso. Em todo o caso esse é o prazo médio que eles dão.
Por via das dúvidas, dê alguns dias e tente emitir uma certidão no civilonline.
Flavio obrigada, pela resposta, então vou fazer no RJ, mesmo onde moro, pois paguei agora recente R$ 52,00 reais, tenho bastante doc. para apostilar, transcrição do meu casamento e óbito e a atribuição de minha filha, ia aproveitar o preço em Minas por ter visto que era R$ 25,00. que pena que acabou.
Comentários
Passaporte somente os que contem a filiação
Xerox autenticada e apostilada
Na hora de preencher o formulário 1C eu coloco o número do meu passaporte no lugar do documento de identificação?
que coisa boa!!! Tenho certeza que a emoção foi grande!
Fico feliz em ter feito parte disso um pouquinho.
Agora, rumo às próximas etapas!!!
vai encontrar sim!!! Vamos ter fé!
Foi exigida essa comprovação, quais documentos posso enviar?
Obrigado.
Não há necessidade de advogado. A criança foi registrada pela mãe antes de completar um ano de idade, certo?
Basta enviar junto aos documentos, o processo de reconhecimento de paternidade apostilado.
Se por acaso houve casamento dos pais, posterior a este processo, convém transcreve-lo.
Tudo surgiu com uma conversa com meu avô em início de Maio de 2017 sobre o pai dele que não o conheceu (morreu quando tinha 10 anos), que o mesmo era Português e que nasceu em "Águas Claras no Porto", afinal se tratava de Águas Santas na Maia - Porto. Até aí começaram as pesquisas no www.tombo.pt. Foram madrugadas a dentro a procura da tal certidão de batismo. Até que em um belo dia quando eu estava quase desistindo achei a bendita certidão, Foram 2 meses de procura.
Já em maio corri em contato ao www.adporto.pt/ e solicitei uma cópia certificada, corri atrás das certidões para a transcrição em PD.
Em 17/07/2017 os documentos dos meu Bisavós chegaram a PD e 01/08/2017 estava concluída.
Em 21/08/2017 a Atribuição do meu avô chegou a 3ªCRC do Porto e em 23/11/2017 estava concluída.
Em 08/12/2017 a Atribuição do minha mãe chegou a 3ªCRC do Porto e em 29/03/2018 estava concluída.
Em 13/04/2018 a Transcrição da minha mãe chegou em PD e em 24/04/2018 estava concluída.
Em 16/04/2018 a minha Atribuição chegou a ACP do Porto e em 08/05/2018 está em registro.
Concluindo, realizei um sonho do meu avô que veio falecer recentemente dia 01/04/2018 com os documentos de suas origens e o fato de ser português por 5 meses e agora é tratar dos processo dos meus 3 miúdos e minha esposa. E em agosto Portugal para viver!
A luta continua e nunca desistam dos seus sonhos nunca! Muito Feliz!!!! Gratidão!!!
Sua jornada é muito parecida com a minha....
Que vocês sejam muito felizes em Portugal!!!!
Fiquei de ligar na segunda, mas acho que vou ligar amanhã, pois seu processo é perto do meu e da Amanda Correa e ambos já foram para registro.
#ansiedadeamil
A vitória de cada um aqui é a vitória de todos!
@pessoALL Sabem quando tempo demora o registro? Pois, tenho CC Urgente no Consulado do RJ dia 24/05 e PEP Urgente dia 06/07...
Por via das dúvidas, dê alguns dias e tente emitir uma certidão no civilonline.
@Pedro Antonio Pereira Jr. amanhã irei fazer isso... Valeu!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/146552/#Comment_146552