@Vlad Pen, muito obrigado pelo esclarecimento. Vou sim separar tudo, documentos, vale postal, só fiquei em dúvida se poderia por exemplo, enviar um envelope com meus documentos e vale postal e outro envelope com os documentos e vale postal do meu irmão. E esses dois envelopes em uma unica encomenda para ACP, com isso teria somente um custo de envio. Também poderia me confirmar dados para vale postal e endereço de envio para ACP Porto?
Bom dia, pessoal! Só a título de curiosidade, tem esse site aqui: http://www.dias-uteis.pt/ que ajuda no cálculo dos dias úteis portugueses... muito bom pra questão dos prazos das exigências..
Bom dia pessoal! Tudo bem com vcs? Com a ajuda providencial de todos, dei entrada no processo de atribuição da minha avó e os documentos chegaram no ACP no dia 28 de Março. Conforme orientações do fórum, liguei hoje na Linha de Registos e a atendente me informou que o processo dela ainda não tinha número. Ou seja, ela alegou ser recente e que ainda não havia sido registrado o número do processo. Aconteceu isso com mais alguém? Imaginava que, após quase um mês, já tivesse pelo menos o número do processo para acompanhamento, ou é normal demorar mesmo? Agradeço mais uma vez a ajuda! Um abraço.
Pessoal, desculpe... Esse comentário é só pra complementar o de cima. Quando liguei para a LR, a atendente solicitou os dados. Acabei passando os dados da minha avó, que é a requerente, porém fui eu que dei entrada, pois sou procuradora da minha avó. Alguém sabe dizer se é pelos dados da REQUERENTE ou do PROCURADOR que é feita a pesquisa? Obrigada!
Pessoal, liguei hoje de manhã para LR. Para minha surpresa o meu processo foi assinado e encaminhado para emissão do assento de nascimento. A atendente disse que o prazo médio para esta próxima etapa é de 2 semanas.
Detalhe é que meus documentos chegaram no ACP em 05.04.18 (com o problema do vale postal eles retomaram o processo em 09.04.18).
Se este prazo de até 2 semanas for confirmado, realmente ACP está muito mais rápido do q eu imaginava ...
@shaianazan: comigo deu-se o mesmo. Liguei hoje de manhã para eles. Fiquei 25 minutos esperando até que finalmente me atenderam. Dei-lhes os dados do meu pai e eles me disseram que era ainda cedo. Vou ver se espero mais alguns dias.
Só lembrando que dia 25 próximo é feriado em Portugal.
Pessoal, venho aqui expor minha imensa gratidão. Enviei meu processo pelos Correios no dia 27/03 e liguei hj para LR e a atendente me informou que meu processo está enumerado (20XXX/2018) e a atribuição de nacionalidade foi concedida. Falta gerar o número do assento, o que pode ser feito dentro de duas semanas. Estou muito feliz e grata. Se alguém quiser colocar na planilha, Lívia Molina Ferreira.
Enviei e-mail solicitando o estado do processo e responderam assim:
""""Boa tarde Sr. Pedro.
Após pesquisa visualizo que o processo ainda está em fase de análise. Ainda não está para despacho, e quando está nesta fase e noutra conservatória, não podemos precisar o tempo que demora a ser finalizado. O que lhe posso informar é que após conclusão, recebe uma certidão de nascimento na morada indicada no processo. Terá mesmo que aguardar.
Com os melhores cumprimentos, Ana Paula Domingues Oficial dos Registos e Notariado"""""
Informo que uma amiga emitiu em nome dela o Vale Postal via CTT (direto de Portugal) com endosso ao meu nome e quanto ao propósito (Transcrição da minha mãe para PD e Atribuição em ACP do Porto) e todos foram sacados normalmente.
Boa tarde! Um escritório está fazendo o processo de cidadania através do meu avô que é português. Estamos na fase da nacionalidade do meu pai. A entrada na ACP do Porto foi dada em 11/08/2017, só em janeiro foi solicitado uma certidão de óbito do meu avô. E até agora nada! Já perdi uma proposta de emprego em Portugal e estou prestes à perder outra em Londres. O processo de mais alguém está demorando assim? Obrigado!
@Pedro Antonio Pereira Jr e @shaianazan esperem mais uma semana e liguem novamente , acredito que o sistema da LR ainda não tenha atualizado , os documentos da minha mãe chegaram dia 26/03 e no dia 29 já tinha sido numerado.
Gente preciso de auxílio. Já enviei os documentos para transcrição de casamento dos meus avós. Agora vou fazer a atribuição da minha mãe. Pergunto: para onde envio, quais os documentos que devo enviar, qual o valor a ser pago? Grata
1- Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório 2. Cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe 3. Certidão de nascimento por cópia reprográfica da sua mãe 4- Cópia simples do assento do seu avô ou avó 5- Vale postal no valor de 175 Euros
Olá pessoal, recebi hoje a cartinha com o assento de nascimento do meu sogro. Não sei se esse tempo é um padrão mas lembro que o assento da minha avó também demorou bastante.
Processo atribuição (sogro) enviado 24/08/17 recebido 30/08/17 numerado 31/08/17 concluído - 20/02/2018 (173 dias, houve uma exigência do formulário 1c)
Data de envio que consta na carta 27/03/2018 (37 dias após registro) Data de recebimento na residencia, hoje 23/04/2018 (aproximadamente 63 dias após conclusão).
Tempo total entre envio do processo e recebimento do assento - 235 dias.
Gostaria de agradecer a todos do fórum em especial para @marcia e @vlad
Comentários
para ACP Porto?
Pode enviar os 2 envelopes no mesmo sedex
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
• IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Endereços para envio dos DOCUMENTOS
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Por nada
Identifique os envelopes com os respectivos nomes
Seguinte, quando eu for colocar a emissão da ID, mesmo que eu envie o passaporte, é a emissão da identidade ou do passaporte? Fiquei na dúvida.
Com a ajuda providencial de todos, dei entrada no processo de atribuição da minha avó e os documentos chegaram no ACP no dia 28 de Março. Conforme orientações do fórum, liguei hoje na Linha de Registos e a atendente me informou que o processo dela ainda não tinha número. Ou seja, ela alegou ser recente e que ainda não havia sido registrado o número do processo. Aconteceu isso com mais alguém? Imaginava que, após quase um mês, já tivesse pelo menos o número do processo para acompanhamento, ou é normal demorar mesmo?
Agradeço mais uma vez a ajuda!
Um abraço.
Quando liguei para a LR, a atendente solicitou os dados. Acabei passando os dados da minha avó, que é a requerente, porém fui eu que dei entrada, pois sou procuradora da minha avó. Alguém sabe dizer se é pelos dados da REQUERENTE ou do PROCURADOR que é feita a pesquisa?
Obrigada!
Vou fazer isso agora.
Obrigada.
1- A minha esta vencida.
2- Queria levar meu passaporte modelo novo.
3- Levaria minha CNH.
Alguém que já passou por isso e passou nos consulados?
liguei hoje de manhã para LR. Para minha surpresa o meu processo foi assinado e encaminhado para emissão do assento de nascimento. A atendente disse que o prazo médio para esta próxima etapa é de 2 semanas.
Detalhe é que meus documentos chegaram no ACP em 05.04.18 (com o problema do vale postal eles retomaram o processo em 09.04.18).
Se este prazo de até 2 semanas for confirmado, realmente ACP está muito mais rápido do q eu imaginava ...
acho q vc fez certo, sim. Tem q passar o nome da sua avó, que é quem vai receber a cidadania.
Só lembrando que dia 25 próximo é feriado em Portugal.
PROCESSO NUMERADO DIA 09/04/2018
Enviei e-mail solicitando o estado do processo e responderam assim:
""""Boa tarde Sr. Pedro.
Após pesquisa visualizo que o processo ainda está em fase de análise.
Ainda não está para despacho, e quando está nesta fase e noutra conservatória, não podemos precisar o tempo que demora a ser finalizado.
O que lhe posso informar é que após conclusão, recebe uma certidão de nascimento na morada indicada no processo.
Terá mesmo que aguardar.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Paula Domingues
Oficial dos Registos e Notariado"""""
rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
Um escritório está fazendo o processo de cidadania através do meu avô que é português. Estamos na fase da nacionalidade do meu pai. A entrada na ACP do Porto foi dada em 11/08/2017, só em janeiro foi solicitado uma certidão de óbito do meu avô. E até agora nada! Já perdi uma proposta de emprego em Portugal e estou prestes à perder outra em Londres. O processo de mais alguém está demorando assim?
Obrigado!
Já enviei os documentos para transcrição de casamento dos meus avós. Agora vou fazer a atribuição da minha mãe.
Pergunto: para onde envio, quais os documentos que devo enviar, qual o valor a ser pago?
Grata
Envie para o ACP
1- Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório
2. Cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe
3. Certidão de nascimento por cópia reprográfica da sua mãe
4- Cópia simples do assento do seu avô ou avó
5- Vale postal no valor de 175 Euros
Formulario 1 C
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Caso sua mãe tenha adicionado o sobrenome do marido apos o casamento,envie a certidão de casamento de inteiro teor apostilada
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
• IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Não sei se esse tempo é um padrão mas lembro que o assento da minha avó também demorou bastante.
Processo atribuição (sogro)
enviado 24/08/17
recebido 30/08/17
numerado 31/08/17
concluído - 20/02/2018 (173 dias, houve uma exigência do formulário 1c)
Data de envio que consta na carta 27/03/2018 (37 dias após registro)
Data de recebimento na residencia, hoje 23/04/2018 (aproximadamente 63 dias após conclusão).
Tempo total entre envio do processo e recebimento do assento - 235 dias.
Gostaria de agradecer a todos do fórum em especial para @marcia e @vlad