Venho novamente solicitar ajuda por aqui pois ontem recebi um ofício de ACP pois meu processo caiu em exigência.
A carta é do dia 13.03, mas só recebi hj... ou seja, já se passou o prazo de 20 dias úteis. O que devo fazer em relação à isso?
Na carta pede: - apresentar nova certidão de nascimento de cópia integral emitida por fotocópia pois a que foi junto ao processo não tem os acabamentos efectuados à margem legíveis ( será que pq minha certidão já tinha quase 1 ano de emitida?) - ser esclarecido o primeiro acabamento efectuado que aparentemente não tem qualquer ligação com a registrada (não entendi) - ser apresentada certidão autenticada da sentença de investigação de paternidade pela qual ficou estabelecida a filiação paterna (enviei cópia do processo de pensão. Devo arranjar qual certidão?)
Parabéns pra todos que estão em despacho/ registro. Sei que a ansiedade é grande, mas o mais importante é que se o despacho foi favorável está tudo bem, agora é só questão de tempo. A ACP está uma fábrica realmente. O impressionante é o número de processo que estão entrando lá. Na nossa planilha, costumava ser uns 25 por mês e abril vai ter uns 50.
@Vladpen@marcia enviei as informações solicitadas pela ACP via email, a respeito da exigência da transcrição de casamento dos meus pais. Enviei no e-mail a cópia do assento de nascimento da minha mãe que contém essas informações. Será que resolve?
Pessoal, tenho visto alguns processos que estão caindo em exigência por causa de transcrição de casamento. Isso se dá porque o interessado não foi registrado pelo português originário na ocasião do seu nascimento ou o ACP cria esse tipo de exigência aleatoriamente? Pergunto porque a informação que eu tenho, a princípio, é que o ACP não requer que a transcrição seja feita.
@Flávio Corrêa , Minha filha é maior de idade já... 21 anos. Acredito que a rapidez em alguns casos se deve pelo fato das gerações anteriores terem feito pela ACP tmb... O processo do meu pai havia demorado 100 dias para ficar pronto, o meu demorou 40 dias, agora o da minha filha foram estes 20 dias. Creio que a busca de dados se da num menor tempo quando está nesta fase de análise.
@acff12, O meu caso também concorda com sua teoria. O processo do meu marido levou 45 dias na ACP e o da minha filha, 20... Lembrando ainda que quanto mais antigos os registros, mais difícil de interpretar e verificar (meu sogro era de 1939 e seu assento já estava informatizado). Quantos aos muito jovens, já tem a certidão de nascimento por livro digitado e informatizado.
Pessoal, enviei os documentos para atribuição da minha mãe em 27/03/18, recebido no ACP em 11/04/18. Quanto tempo devo esperar para ligar pra linha de registos para saber se já foi numerado? Obrigada desde já.
Boa tarde! Venho aqui hoje para agradecer! Mandei os documentos do meu pai para ACP, hoje liguei pra LR e me informaram que já foi assinado e só falta o registro. Agora será o meu e posteriormente do meu filho. Estou muito feliz! Sou grata a todos aqui pelas informações preciosas e pela ajuda tirando as dúvidas. Deus abençoe a todos!
@PauloBenith Eu acredito que exigiram a transcrição no meu caso porque embora meu pai seja o português declarante da minha certidão, minha mãe também possui nacionalidade (casamento Base x). Nesse caso ela também é portuguesa e precisa do estado civil atualizado. Só não esperava que teria que informar o número da transcrição e conservatória durante o processo. De qualquer forma enviei essa informação por email e vamos ver se resolve. serviu de aprendizado...
amigos, o processo de minha mãe já está em Registro e estou me preparando para o meu. Meu pai foi o declarante no meu documento (ele é brasileiro, minha mãe a portuguesa), mas ele e minha mãe nunca se casaram. Fui registrado já com 7 anos (não sei porque - rs - coisas de interior) 1)Eles costumam pedir que documentos para garantir a declaração de maternidade na menoridade nesses casos? 2)Menoridade é até os 18 anos mesmo em Portugal, não é isso? 3)Ouvi alguns dizerem que enviaram certidão de batismo... fui batizado com 13 anos... nesses casos, devo fazer que tipo de autenticação? A certidão veio da paróquia no interior do Brasil tbm e moro longe... nem sei se tem como reconhecer firma do assinante. 4) Vi um caso semelhante ao meu aqui e a menina fez uma união estável dos pais tardiamente. Também fiz. Envio logo esses documentos? ou me aconselham aguardar que sejam pedidos?
obrigado a todos! Especialmente ao @Vlad@Marcia que sempre respondem aos posts desesperados...
@Alessandro quando for enviar seu processo, junte comprovantes como declaração da maternidade, carteira escolar, carteira de vacinação, etc.No processo de nacionalidade, menoridade é considerado q o filho seja registrado até 1 ano de idade.
Olá, pessoal! Recebi ontem email informando que o Vale-Postal foi recebido a menor, como aconteceu com várias pessoas que emitiram nas últimas semanas, com o Euro subindo sem parar. Emiti hoje os valores complementares e enviei o comprovante por email. Há algo mais que deva ser feito? Agradeço a atenção de sempre!
@thas felix Aguarda alguns dias e entra em contato com o site da CT pelo email. eles respondem, fala o numero do vale e tudo mais. Ou entao pra facilitar aguarda umas 2 semanas e liga pra LR pra ver se ja numeraram seu processo.
@noskcir mesmo envelope nao, mas no mesmo envio sim pra economizar no envio. Cada processo em um envelope separado com seus documentos separados e cada processo 1 vale postal, 175 euros pra cada. Obs: Só NAO PODE ser processos consecutivos, por exemplo: Atribuiçao do seu pai em um envelope e a sua em outro, isso nao pode. Mas se for fazer por exemplo, seu e da sua irma, nao tem problema, manda em 2 envelopes separados mas no mesmo envio dentro do envelope dos correios.
@wsteles muito boa sua duvida, eu nao sei te responder ao certo, mas acredito que precisa ser 2 originais. (Vamos esperar a opinião dos outros) é até bom eu saber.
Gente, por favor... uma dúvida sobre o preenchimento do 1C:
Minha mãe é divorciada mas no seu RG (que ainda é válido <10 anos) ainda consta o seu nome de casada:
1 - eu coloco o nome de casada ou de solteira no formulário? 2 - o estado civil é divorciada mesmo? 3 - Caso eu preencha com o nome de casada e estado civil divorciada, eu preciso enviar junto ao processo a certidão de casamento e divorcio?
Comentários
Venho novamente solicitar ajuda por aqui pois ontem recebi um ofício de ACP pois meu processo caiu em exigência.
A carta é do dia 13.03, mas só recebi hj... ou seja, já se passou o prazo de 20 dias úteis. O que devo fazer em relação à isso?
Na carta pede:
- apresentar nova certidão de nascimento de cópia integral emitida por fotocópia pois a que foi junto ao processo não tem os acabamentos efectuados à margem legíveis ( será que pq minha certidão já tinha quase 1 ano de emitida?)
- ser esclarecido o primeiro acabamento efectuado que aparentemente não tem qualquer ligação com a registrada (não entendi)
- ser apresentada certidão autenticada da sentença de investigação de paternidade pela qual ficou estabelecida a filiação paterna (enviei cópia do processo de pensão. Devo arranjar qual certidão?)
Poderiam me ajudar?
A ACP está uma fábrica realmente. O impressionante é o número de processo que estão entrando lá. Na nossa planilha, costumava ser uns 25 por mês e abril vai ter uns 50.
Enviado via DHL dia 10/04
Recebido dia 13/04
Num processo 21xxx/2018
fiz isso, Rafael.... eles disseram que vão devolver o valor... agora, é esperar ... obrigado!
O meu caso também concorda com sua teoria. O processo do meu marido levou 45 dias na ACP e o da minha filha, 20... Lembrando ainda que quanto mais antigos os registros, mais difícil de interpretar e verificar (meu sogro era de 1939 e seu assento já estava informatizado). Quantos aos muito jovens, já tem a certidão de nascimento por livro digitado e informatizado.
Eu acredito que exigiram a transcrição no meu caso porque embora meu pai seja o português declarante da minha certidão, minha mãe também possui nacionalidade (casamento Base x). Nesse caso ela também é portuguesa e precisa do estado civil atualizado. Só não esperava que teria que informar o número da transcrição e conservatória durante o processo. De qualquer forma enviei essa informação por email e vamos ver se resolve. serviu de aprendizado...
Meu pai foi o declarante no meu documento (ele é brasileiro, minha mãe a portuguesa), mas ele e minha mãe nunca se casaram. Fui registrado já com 7 anos (não sei porque - rs - coisas de interior)
1)Eles costumam pedir que documentos para garantir a declaração de maternidade na menoridade nesses casos? 2)Menoridade é até os 18 anos mesmo em Portugal, não é isso?
3)Ouvi alguns dizerem que enviaram certidão de batismo... fui batizado com 13 anos... nesses casos, devo fazer que tipo de autenticação? A certidão veio da paróquia no interior do Brasil tbm e moro longe... nem sei se tem como reconhecer firma do assinante.
4) Vi um caso semelhante ao meu aqui e a menina fez uma união estável dos pais tardiamente. Também fiz. Envio logo esses documentos? ou me aconselham aguardar que sejam pedidos?
obrigado a todos! Especialmente ao @Vlad @Marcia que sempre respondem aos posts desesperados...
É possível enviar dois processos em um mesmo envelope?
Obrigado!
Obs: Só NAO PODE ser processos consecutivos, por exemplo: Atribuiçao do seu pai em um envelope e a sua em outro, isso nao pode. Mas se for fazer por exemplo, seu e da sua irma, nao tem problema, manda em 2 envelopes separados mas no mesmo envio dentro do envelope dos correios.
Minha mãe é divorciada mas no seu RG (que ainda é válido <10 anos) ainda consta o seu nome de casada:
1 - eu coloco o nome de casada ou de solteira no formulário?
2 - o estado civil é divorciada mesmo?
3 - Caso eu preencha com o nome de casada e estado civil divorciada, eu preciso enviar junto ao processo a certidão de casamento e divorcio?
tks pela ajuda!!