Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12472482502522531558

Comentários

• @Vladpen o numero pra ligar pra ver se dou entrada no meu processo como filho ou neto de portugues.

@HoracioMota
    a tres paginas atrás vc disse:
    Primeiro precisa tirar o cartao cidadão e depois tira-se o passaporte. Cartao Cidadão com urgencia demora 1 mes e o passaporte 1 semana

Esses prazos são pelo ACP ou pelo consulado?
  • Depois que você esta com seu assento nas maos, voce marca no consulado pra tirar a CC com urgência, demora 1 mes pra chegar a carta PIN na sua casa, vc vai la buscar o cartao e no mesmo dia faz o passaporte que demora uns 7 dias
  • @Carlosenglerth não entendi sua pergunta..e cartão cidadão e passaporte no Brasil vc pede somente no consulado.
  • Boa noite,
    Podem me orientar com uma dúvida? Estou fazendo o meu processo e tentando ajudar minha sogra com o processo dela, estamos tentando localizar a certidão de nascimento do pai dela....já falecido, ainda sem sucesso.
    O pai dela, se casou aqui no Brasil e faleceu há uns anos...após achar a certidão, será necessário transcrever o óbito e o casamento?

Muito obrigada
  • Nao.
  • Pessoal, estou com a minha documentação e do meu irmão pronta para mandarmos porem pintou uma dúvida. Iremos enviar os seguintes documentos:
    - Certidão de Inteiro Teor reprográfica apostilada
    - Copia autenticada e apostilada do RG
    - Cópia autenticada da Certidão de Nascimento da minha mãe (portuguesa)
    - Cópia autenticada da Certidão de casamento dos meus Pais recém realizado a transcrição em Ponta Delgada
    - 1C com firma reconhecida por autenticidade.
    - Vale postal 175,00
    Minhas dúvidas são se esses documentos estão Ok e se posso enviar ambos os processos na mesma remessa. Devo colocar em envelopes diferentes? Mencionar algo por fora dos envelopes?
    Desculpem o textão!!
  • @Rodrigomso..a Certidão portuguesa pode ser uma copia simples.O processos tem q ser separados para cada um com suas respectivas certidões e vales postais tb separados.
  • Boa noite pessoal!
    @Vladpen meu caso é: meu pai tirou a nacionalidade dele pelo consulado aqui no BR meu avo e portugues, no caso eu dou entrada igual ao @rodrigomso? (ainda sim resta uma duvida, meus pais sao divorciados... precisa de certidao de casamento?

Obg.
  • @MariaNélida pq vc sugere que atribuição de menores é melhor fazer por Tondela em vez de ACP?
  • ACP aceita CNH ?
  • Andrea PradoAndrea Prado Member
    editado April 2018
    Descobri que meu processo caiu em exigência em ACP.
    O ofício é do dia 13.03, mas o mesmo só chegou em minha residência no dia 19.04, ou seja, já expirado o prazo de 20 dias úteis.
    Como posso pedir para estender o prazo?
    Por favor! Alguém me ajuda!

@Marcia, te mandei mensagem in box pra vc me ajudar com as exigências.
  • @Gistorer
    ACP não aceita CNH, apenas identidade ou passaporte com filiação.
  • cintiagouycintiagouy Member
    editado April 2018
    Pessoal, tenho algumas dúvidas: a certidão de batismo do português nascidos antes de 1911 a enviar para para atribuição tem que ser a original ou pode ser aquela copia do assento enviada pela conservatória?
    Outra duvida, minha avó filha de português é solteira, mas tem filhos com um brasileiro. Todos registrados pelo pai no dia seguinte ao nascimento, mas não consta o nome do pai na certidão, apenas do declarante, que foi o pai.. Os filhos dela terão algum problema p adquirir a nacionalidade?
    No momento estou dando entrada na atribuição da minha avó e em seguida da minha mãe.
  • @Andrea Prado
    Eu também cai em exigência e fiquei sabendo pela LR, ainda não recebi o ofício. Dependendo do caso eles informam no ofício se pode ser enviado por email? ou deve ser enviado apenas por correio?
    obrigado pela ajuda
  • @carlossenght vc pode fazer a atribuição no ACP , sendo seu pai o declarante do seu nascimento não precisa transcrever o casamento dele.
  • Pessoal, os endereços para Vale Postal e documentos continuam sendo os seguintes:
    IRN, IP (somente Atribuição ) -
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

Arquivo Central do Porto (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

?
  • @Vladpen tem algum modelo de preenchimento do modelo 1C?
  • Eu ouvi dizer que ACP está bem rigoroso em relação a erros nas certidões. Na minha certidão de nascimento consta que minha mãe tinha 30 anos no momento do meu registro, no entanto, ela tinha 29 e só completaria 30 anos 2 dias depois. Todos os nomes estão corretos na certidão. Será que esse pequeno erro pode fazer meu processo cair em exigência se eu mandar pro ACP?
  • @afreit
    Então, eu liguei dia 11.04 na LR e eles me informaram que meu processo estava em análise.
    Ai dia 19.04 chegou o oficio feito dia 13.03.
    Eles não dizem nada no oficio sobre como deve ser entregue os documentos, mas entendo que seja somente correio, pois os documentos apostilados ficam armazenados nos processos.
    editado April 2018
    @wsteles
    Eu já havia publicado aqui as exigências, mas ninguém comentou, então acabei fazendo esse outro post focando em saber como postergar o prazo (que tb ainda nao me responderam, mas tudo bem)

Enfim... No ofício de exigências pede:
    - apresentar nova certidão de nascimento de cópia integral emitida por fotocópia pois a que foi junto ao processo não tem os acabamentos efectuados à margem legíveis ( será que pq minha certidão já tinha quase 1 ano de emitida?)
    - ser esclarecido o primeiro averbamento efectuado que aparentemente não tem qualquer ligação com a registrada (deve ser pq fizeram cagada no meu livro. Alguém do cartório registrou o averbamento de uma pessoa, que não tem nada a ver comigo, no meu registro de nascimento e depois que viu que tava errado, simplesmente carimbou um "sem efeito" em cima)
    - ser apresentada certidão autenticada da sentença de investigação de paternidade pela qual ficou estabelecida a filiação paterna (enviei cópia do processo de pensão, mas pelo visto não foi sufuciente)
  • @Andrea Prado
    No meu caso eles pediram apenas para informar o número da transcrição de casamento dos meus pais, então achei que seria mais fácil enviar por email. De qualquer forma enviarei o assento de nascimento da minha mãe via correios pois nele está averbado o casamento. Obrigado pelo retorno
    editado April 2018
    @wsteles
    Enviei as 2 certidões, reprografica e digitada, justamente por causa dessa sujeira do cartório. Ambas estavam com quase 1 ano de emitidas, pois tentei primeiro o processo pelo consulado... como não deu certo pois eles pediam transcrição do casamento dos meus pais (que não houve), enviei os mesmos documentos para ACP.
    Enfim... mas provavelmente eles querem uma explicação do cartório por terem errado e registrado uma averbação que nao tem nada a ver comigo.

Agora tenho que descobrir como postergar o prazo até conseguir tirar todos os documentos das exigências...
    editado April 2018
    @afrei22
    Acho que vc pode esperar chegar o documento pra saber como proceder.
    Se disser que só quer o número mesmo, acho que pode ser passado por e-mail, mas se pedirem o documento, ai vc envia.

Seu caso é bem mais simples.... rs
  • Marquei o CC pro meu pai no consulado, mas como não vou fazer a transcrição de casamento dele ainda fiquei preocupada... será que tem problema? Melhor fazer a transcrição de casamento antes de fazer o CC?

No caso da atribuição da próxima geração já vi aqui que não tem problemas, então com certeza vou fazer o processo de atribuição da minha irmã antes da transcrição de casamento (meu pai foi o declarante) pq ainda estou tentando encontrar a certidão de nascimento da minha mãe e não sei qto tempo essa pesquisa vai demorar.
  • Oi Pessoal,
    Boa tarde,
    Li bastante sobre a atribuição de cidadania, vou iniciar o meu processo, sou filha de pai português e declarante na certidão... acho que já é um bom começo !
    A minha dúvida por hora é : com a atribuição recebo apenas a certidão ?
    Depois tenho que fazer o cartão cidadão e depois o passaporte...é isso ?
    E, alguém tem o e-mail de contato com o ACP ?

muito obrigada,
    o conteúdo do fórum é bem esclarecedor
  • @Simone Carvalho,

Sim,vc irá receber no endereço que vc indicar no formulario 1 C seu assento de nascimento
    Depois poderá agendar o CC e passaporte
    O ACP não responde e-mail
    Caso tenha alguma dúvida,podemos te ajudar
  • @Nane3006 vc pode fazer o CC antes de fazer a transcrição de casamento.
  • Maria Nélida muito obrigada.
  • obrigada @Vlad Pen :) mas qdo eu fizer a transcrição de casamento eu vou ter que refazer o CC dele?
  • @Nane3006

No CC não consta o estado civil e o homem,muito raramente,incorpora o sobrenome da esposa apos o casamento
    Portanto,seu pai deve ter continuado com o mesmo nome apos o casamento e,sendo assim,não sera preciso fazer novo CC
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.