Pessoal, já sei a resposta mas quero ter certeza ... ACP aceita Passaporte ou CNH como documento de identificação do solicitante da cidadania? Estou tentando ajudar uma pessoa que me perguntou ...
Bom dia! Estou aguardando a conclusão do processo do meu pai por Ovar para dar entrada no meu, mas já quero separar os documentos. Podem me confirmar se preciso de algo mais além dos abaixo?
- certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica apostilada; - Copia RG apostilada; - Assento de nascimento do meu pai (preciso esperar chegar o documento ou é só preencher o número de assento no formulário?) - Formulário 1C; - Vale postal 175 euros.
Meu pai não era casado quando eu nasci, ele é o português, minha mãe é brasileira. Ele foi o declarante na minha certidão antes de um ano. Na minha certidão de nascimento consta a alteração para o nome de casada da minha mãe. Nesse caso não preciso transcrever o casamento certo?
Nessa conservatória os processos entregues pessoalmente tem alguma prioridade em relação aos enviados pelo correios?
Olá Bom dia Pessoa, desculpa a insistência mas estou muito aflita ! Encaminhei dia 18/04 por DHL os documentos do meu filho, menor com 17 anos, a previsão de chegada é hj! não fiz a transcrição do casamento por questões financeiras mas ele foi registrado pelo pai que tem nacionalidade portuguesa e descobri por aqui que a ACP não exige a tal transcrição ! Minha dúvida é: como meu filho fará 18 anos em junho, a partir de quando é contado o registro? do recebimento? da numeração do processo? ou da concessão da nacionalidade ? Alguém já passou por esta situação que possa me dar uma luz? desde já agradeço pela atenção!
Pessoal, estou ligando pra linha de registros e está dando uma mensagem dizendo que "a linha de registros somente está disponível para cancelamento do cartão de cidadão" e só dá opção de discagem se for para isso. Como devo proceder? Existe algum outro número? Alguém já passou essa situação? Obrigada!
@crisfarroco, Não sei a resposta pra sua pergunta, mas acredito que o processo do seu filho (estando a documentação correta) vai finalizar ainda em maio: antes do aniversário portanto, considerando os prazos que estamos vendo.
Olá amigos, Acabei de ligar na Linha de Registo (25-abr-18 - 10:30h) e recebi uma mensagem que ela só está disponível para cancelamento do cartão do cidadão. Alguém está sabendo alguma coisa a respeito ou sabe quando volta ao normal para consultarmos nossos processos que estão em andamento no ACP do Porto?
Pessoal, Veja se está correto, vou solicitar por atribuição cidadania portuguesa para meu avô(vivo). Neste caso meu bisavô é Português(falecido) casado com brasileira(tb falecida). Na certidão de nascimento do meu avô o declarante é meu bisavô.
Seria melhor fazer o processo através ACP Porto? Vcs podem me passar um e-mail de contato direto lá com eles? Os documentos necessários seriam estes?
- Certidão de nascimento do português(bisavô) - Certidão de nascimento avô - RG - Formulário 1c preenchido
As certidões de nascimento tanto do bisavô quanto do avô, envio as originais?Ou faço uma cópia autenticada das duas e envio as cópias? Neste caso o RG também deve ser feito uma cópia autenticada?
Fora isso, o formulário também deve ser reconhecido em cartório aqui no Brasil, no mesmo local(cartório) que fizer as cópias autenticadas?
- Certidão de nascimento do português(bisavô) - original se o nascimento for anterior a 1911 - Certidão de nascimento avô - certidão inteiro teor por cópia reprográfica apostilada - RG - emitido com até 10 anos autenticado e apostilado - Formulário 1c preenchido com firma reconhecida por autenticidade - vale postal 175 euros
Dependendo da idade do avô irão pedir prova de vida.
Essa cópia apostilada e tb a reprográfica consigo fazer no cartório mesmo?
O avô tem 76 anos, bastante lúcido e irá assinar todo o processo, comparecer nos cartórios, inclusive o envio pelo correio. Mesmo assim, acha que vão pedir prova de vida?
Peça para que seu avô escreva uma carta a próprio punho informando que está vivo e lúcido e que é requerente do processo, peça para ele assinar essa carta e reconheça firma dessa assinatura por autenticidade e envie junto ao processo, se possível para ajudar faça um rg novo para ele também.
A cópia da certidão por inteiro teor reprográfica o cartório mesmo quem fornece, e tem que ser apostilada.
Só para reforçar que a ACP está com uma agilidade incrível.
O processo de cidadania da minha sogra foi concluído em um mês, o da minha esposa foi iniciado no dia 12/04 e já está para despacho, só aguardando a transcrição que já foi concluida pela 4CRC e a própria conservatória já vai comunicar para a ACP ainda essa semana.
Os processos foram presenciais, já moro no Porto.
E pensar que perdemos 2 anos pelo LIXO do consulado do Rio de Janeiro para concluir o processo da avó da minha esposa...
Um processo que fiz pelo consulado de SP e achei que valeu a pena foi o de transcrição de casamento. Custa ~R$ 540 e o prazo é de duas semanas. Exigem mais documentos, mas não tem VP e o correio é mais em conta
Eu dei entrada para o processo de cidadania do meu pai o ano passado e até agora nao tive nenhum retorno. Estou ha duas semanas tentando ligar na linha de registos (sempre pela manhã devido o fuso horario) e sempre fico aguardando em torno de 20 a 30 min sem ninguem atender. A última vez que consegui falar nao me lembro a data mas foi informado que o processo havia sido aprovado Processo número: 577032017 Data: Novembro 2017 Alguma outra forma de consultar?
Agora desculpa a minha falta de conhecimento, irá chegar algum documento quando tudo estiver concluído?
@marianelida@vlad enviei os documentos ontem 24/04 - via DHL- e provavelmente até sexta-feira feira chega. E agora, como sei q o processo chegou lá na conservatória!? Como saberei o número de processo!?
Desculpa se a pergunta for meio babaca... mas prefiro perguntar mesmo assim... kkk
@rayssaduarte: dê uns 10 dias após chegar lá e ligue na linha de registro (LR).
O número é: 00 xx 351 211 950 500 (xx codigo da sua operadora) Pelo Skype: 351 211 950 500 (pacote de minutos ilimitado para linhas fixas sai por R$ 10,50).
Ao ligar você terá de digitar a opção 1 e novamente a tecla 1.
Comentários
Faça o vale no dia do envio e coloque o número no formulário.
já sei a resposta mas quero ter certeza ... ACP aceita Passaporte ou CNH como documento de identificação do solicitante da cidadania? Estou tentando ajudar uma pessoa que me perguntou ...
Obrigado!
Aceita passaporte que contenha a filiação(novos passaportes)
CNH não aceitam
- certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica apostilada;
- Copia RG apostilada;
- Assento de nascimento do meu pai (preciso esperar chegar o documento ou é só preencher o número de assento no formulário?)
- Formulário 1C;
- Vale postal 175 euros.
Meu pai não era casado quando eu nasci, ele é o português, minha mãe é brasileira. Ele foi o declarante na minha certidão antes de um ano. Na minha certidão de nascimento consta a alteração para o nome de casada da minha mãe. Nesse caso não preciso transcrever o casamento certo?
Nessa conservatória os processos entregues pessoalmente tem alguma prioridade em relação aos enviados pelo correios?
Agradeço desde já!
Encaminhei dia 18/04 por DHL os documentos do meu filho, menor com 17 anos, a previsão de chegada é hj! não fiz a transcrição do casamento por questões financeiras mas ele foi registrado pelo pai que tem nacionalidade portuguesa e descobri por aqui que a ACP não exige a tal transcrição ! Minha dúvida é: como meu filho fará 18 anos em junho, a partir de quando é contado o registro? do recebimento? da numeração do processo? ou da concessão da nacionalidade ? Alguém já passou por esta situação que possa me dar uma luz? desde já agradeço pela atenção!
Algum processo numerado próximo ao dia 04/04/2018 que já foi concluído?
hoje é feriado em Portugal, amanhã voltam a atender na linha de registros para os demais assuntos, obrigada!
Não sei a resposta pra sua pergunta, mas acredito que o processo do seu filho (estando a documentação correta) vai finalizar ainda em maio: antes do aniversário portanto, considerando os prazos que estamos vendo.
Acabei de ligar na Linha de Registo (25-abr-18 - 10:30h) e recebi uma mensagem que ela só está disponível para cancelamento do cartão do cidadão.
Alguém está sabendo alguma coisa a respeito ou sabe quando volta ao normal para consultarmos nossos processos que estão em andamento no ACP do Porto?
Deve ser porque hj é feriado em Portugal
Já descobri o que está acontecendo: Hoje dia 25 de abril é feriado em Portugal
É isso mesmo, eu tinha acabado de ver numa agenda que trouxe de lá.
Obrigado!!!
Veja se está correto, vou solicitar por atribuição cidadania portuguesa para meu avô(vivo). Neste caso meu bisavô é Português(falecido) casado com brasileira(tb falecida). Na certidão de nascimento do meu avô o declarante é meu bisavô.
Seria melhor fazer o processo através ACP Porto? Vcs podem me passar um e-mail de contato direto lá com eles?
Os documentos necessários seriam estes?
- Certidão de nascimento do português(bisavô)
- Certidão de nascimento avô
- RG
- Formulário 1c preenchido
As certidões de nascimento tanto do bisavô quanto do avô, envio as originais?Ou faço uma cópia autenticada das duas e envio as cópias? Neste caso o RG também deve ser feito uma cópia autenticada?
Fora isso, o formulário também deve ser reconhecido em cartório aqui no Brasil, no mesmo local(cartório) que fizer as cópias autenticadas?
Seria uma boa opção a ACP!
- Certidão de nascimento do português(bisavô) - original se o nascimento for anterior a 1911
- Certidão de nascimento avô - certidão inteiro teor por cópia reprográfica apostilada
- RG - emitido com até 10 anos autenticado e apostilado
- Formulário 1c preenchido com firma reconhecida por autenticidade
- vale postal 175 euros
Dependendo da idade do avô irão pedir prova de vida.
Essa cópia apostilada e tb a reprográfica consigo fazer no cartório mesmo?
O avô tem 76 anos, bastante lúcido e irá assinar todo o processo, comparecer nos cartórios, inclusive o envio pelo correio. Mesmo assim, acha que vão pedir prova de vida?
Peça para que seu avô escreva uma carta a próprio punho informando que está vivo e lúcido e que é requerente do processo, peça para ele assinar essa carta e reconheça firma dessa assinatura por autenticidade e envie junto ao processo, se possível para ajudar faça um rg novo para ele também.
A cópia da certidão por inteiro teor reprográfica o cartório mesmo quem fornece, e tem que ser apostilada.
Só para reforçar que a ACP está com uma agilidade incrível.
O processo de cidadania da minha sogra foi concluído em um mês, o da minha esposa foi iniciado no dia 12/04 e já está para despacho, só aguardando a transcrição que já foi concluida pela 4CRC e a própria conservatória já vai comunicar para a ACP ainda essa semana.
Os processos foram presenciais, já moro no Porto.
E pensar que perdemos 2 anos pelo LIXO do consulado do Rio de Janeiro para concluir o processo da avó da minha esposa...
Custa ~R$ 540 e o prazo é de duas semanas. Exigem mais documentos, mas não tem VP e o correio é mais em conta
Eu dei entrada para o processo de cidadania do meu pai o ano passado e até agora nao tive nenhum retorno.
Estou ha duas semanas tentando ligar na linha de registos (sempre pela manhã devido o fuso horario) e sempre fico aguardando em torno de 20 a 30 min sem ninguem atender.
A última vez que consegui falar nao me lembro a data mas foi informado que o processo havia sido aprovado
Processo número: 577032017
Data: Novembro 2017
Alguma outra forma de consultar?
Agora desculpa a minha falta de conhecimento, irá chegar algum documento quando tudo estiver concluído?
Desculpa se a pergunta for meio babaca... mas prefiro perguntar mesmo assim... kkk
O número é: 00 xx 351 211 950 500 (xx codigo da sua operadora)
Pelo Skype: 351 211 950 500 (pacote de minutos ilimitado para linhas fixas sai por R$ 10,50).
Ao ligar você terá de digitar a opção 1 e novamente a tecla 1.