@Vlad: O problema é que eu acabo de fazer a retificação nas nossas certidões, passando a incluir o nome dela de casada. Inclusive, na certidão de óbito do meu avô também consta o nome dela de casada. Sinceramente eu não queria ter de passar outra vez por esse processo, pois só pra corrigir isso eu levei 6 meses.
Pessoal, muito bom dia para todos! Finalmente o processo de atribuição de minha avó foi concluído. Os documentos foram enviados no dia 21/12/17 e concluído no dia 21/03/2018! Eu perguntei para a funcionária o número do assento e ela disse que não poderia me passar por telefone, mas que eu poderia obtê-lo com o consulado de Portugal. Alguém poderia me informar se basta eu ligar para o Consulado para obter o número do assento?? Como vocês o conseguem?? Pois agora preciso fazer o processo de minha mãe!
@Pedro sim!! Houve cara! O primeiro VP que eu enviei foi insuficiente, pois o Correio valeu-se do Euro exportação para fazer a conversão, depois disso recebi um e-mail do ACP para que eu enviasse um novo VP, por isso que demorou mais do que o normal! Mas agora preciso conseguir o número de assento de minha avó para dar dar início ao processo de minha mãe.
Bom dia...pessoal lendo alguns comentários fiquei com certa duvida em relação a essa questão de provar maternidade. No caso da atribuição do meu filho de 9 anos eu serei a portuguesa e o pai dele é o declarante na certidão, ele foi registrado na propria maternidade, na epoca não eramos casados , casamos 5 anos depois. Antes de solicitar a atribuição dele meu casamento será transcrito. Terei que pedir retificação da certidão de nascimento dele para constar meu nome de casada?
@Barbara Pais queria ter sua coragem de enviar carta simples com AR. Por insistência da minha mãe enviamos Sedex Mundi (me custou um rim) , mas os próximos processos vou enviar por EMS.
@Leticia Marques, Eu tive a coragem (rs). Na verdade, minha inspiração veio da @Barbara Pais mesmo. Eu enviei o processo do meu marido por EMS em dezembro, custou R$131. Agora o da minha filha, mandei como Documento Prioritário, com AR, custou R$ 26,95. O prazo do correio é de 12 a 15 dias úteis (EMS é 8 a 11). Eu pesei bem e achei que valia a pena, mas tem que ter sangue frio e segurar a ansiedade, mandei 10/03, ainda não chegou (também tem rastreamento).
@amandacorreia, transcrevendo o seu casamento com o pai dele, estará tudo certo. no caso da minha avó, esta foi a unica exigencia adicional para efeitos de estabelecimento de filiação e os pais dela tb somente se casaram qdo ela já tinha 6 anos de idade.
@Mtrin muito obrigada pela informação! fiquei com medo de mandar assim e perder, além das taxas do Vale, o custo do envio para o ACP. Obrigada por evitar que eu perdesse mais dinheiro. Estou fazendo o processo de atribuição do meu pai, pois meus avós eram portugueses. Tive dificuldade de emitir o vale na agência dos Correios, a pessoa que me atendeu fez muito terrorismo, falando que se eu estivesse enviando para PJ, seria devolvido e eu poderia ter problemas com o BACEN e a Receita Federal, pois o impedimento da emissão de VPI para PJ vem de determinação desses órgãos, exigiu meu RG e CPF e, mesmo quando tudo estava finalizado, ainda me falou "moça, torce pra dar certo, pq, se não der, além de te prejudicar, ainda posso perder o emprego!" Saí de lá tremendo, me sentindo uma criminosa... Só quando cheguei em casa e fui colocar os documentos no envelope (só faltava o vale), me atentei ao que tinha feito errado... espero não encontrar a mesma funcionária quando for solicitar o cancelamento. Como aproveitei para solicitar e apostilar meus documentos e da minha filha junto com os do meu pai, preciso mandar o mais rápido possível os documentos do meu pai para o ACP, para não perder a validade dos meus e da minha filha. Pensei em já fazer o outro vale, emitido pelo meu pai, hoje, enquanto aguardo os procedimentos de cancelamento e devolução dos valores do vale que saiu em meu nome. Seria isso viável?
Vi uns comentários acima, e se serve para "criar coragem" em mais pessoas, sempre mandei por documento prioritário (4 processos) e nunca tive problemas, sempre foram entregues dentro dos prazos, inclusive vales postais. Vale a economia...
@Solange4 e @MuriloSilva , acho que para a transcriçaõ de casamento dos meus pais eu vou tentar ! o envio ´do sedex mundi saiu o preço de 2 certidões de inteiro teor , muito caro ! Estou criando coragem rs
Pessoal é com grande alegria que comunico que os processos de meus três filhos Rafael, Renan e Raissa numerado em 28/02,foi finalizado e enviado para registro, gratidão imensa a todos que me ajudaram a essa conquista @Vladpen@Marcia@Maria Adelaide , @Mariza @Mei, e desculpe se esqueci de alguém a todos desta grande família ..muiito obrigado. PS. Alguém pode atualizar a planilha pra mim, como sempre eu apanho dela kkkk
Mandei a atribuição do meu pai, so que na certidão do meu avo e no passaporte (portugues) dele o sobrenome ta "SouSa DA Mota" e na certidão de nascimento do meu pai meu avo esta "SouZa Mota" e a familia toda ta assim, nao sei se vai influenciar, to com medo, vcs acham que vai cair em exigencia? Se cair eu to ferrado
Pessoal, liguei hoje na ACP e fui informado que o processo de meu pai (filho de portugues) foi para Registro. O que isso significa? A documentação apresentada foi aceita? Qual o proximo passo? Agradeço pela ajuda de todos!
@Fabiano, o final do trecho q colei la em cima diz q esta lei tem efeito retroativo. aqui no forum há relatos de pessoas q, se baseando nesta lei, mesmo tendo nascido em anos anteriores a 1978, conseguiram a atribuição sem a transcrição. antes de enviar os documentos, tirei muitas duvidas quanto a isso. mas enfim, nao adianta questionar pq temos q respeitar as exigencias das conservatorias. cabe ao conservador avaliar/julgar se a documentação apresentada eh ou nao suficiente para conclusão do processo, portanto, estou eu aqui em mais um dos varios capitulos da atribuição da minha avó..rsss so espero q a novela tenha final feliz...
AMIGOS, depois de mandar todos os documentos, verifiquei que o RG da minha mãe foi emitido há 12 anos... (ou seja, há mais de 10 anos) alguém aí mandou um documento de identificação mais antigo também? Teve problemas? quero me antecipar a qualquer exigência... caso eles peçam um documento mais novo, eu já o teria em mãos, mas para isso, eu deveria estar providenciando a segunda via do RG dela... o DETRAN aqui no RJ está um caos, nunca se consegue marcar para emitir... me ajudem? obrigado!
@Rebeccnaslausky Então tranquilo, pensei que poderia ter problemas com a certidão dele eu como solteira...mas a transcrição do meu casamento será necessaria e vou enviar transcrição e atribuição dos 2 menores juntos para Tondela. Obrigado por seu esclarecimento.
@Vladpen agora todos tugas, não falta mais ninguém Graças a Deus, agora só vou ajudar uns amigos a conseguir realizar esse sonho, muiito obrigado mais uma vez
Acp está muito rapida...estou pensando em já pedir as certidões e mandar apostilar visto que mandarei pra MG e o apostilamento lá vai aumentar apartir de 01/04. A validade são de 6 meses ???
Comentários
O meu avô é o português, só para deixar claro.
Exmo Sr,
O seu processo foi decidido favoravelmente e aguarda feitura do assento de nascimento.
Cumprimentos.
A Conservadora,
Mónica Marques
Significa que está na fase de registro?
Agora é rápido pra concluir?
Obrigado a todos.
Eu tive a coragem (rs). Na verdade, minha inspiração veio da @Barbara Pais mesmo. Eu enviei o processo do meu marido por EMS em dezembro, custou R$131. Agora o da minha filha, mandei como Documento Prioritário, com AR, custou R$ 26,95. O prazo do correio é de 12 a 15 dias úteis (EMS é 8 a 11). Eu pesei bem e achei que valia a pena, mas tem que ter sangue frio e segurar a ansiedade, mandei 10/03, ainda não chegou (também tem rastreamento).
Vale a economia...
@Mei, e desculpe se esqueci de alguém a todos desta grande família ..muiito obrigado. PS. Alguém pode atualizar a planilha pra mim, como sempre eu apanho dela kkkk
Agradeço pela ajuda de todos!
Obrigado pelo seu retorno.
Possivelmente deve ter sido por ela ter nascido antes da entrada em vigor da lei em 01/04/1978
antes de enviar os documentos, tirei muitas duvidas quanto a isso.
mas enfim, nao adianta questionar pq temos q respeitar as exigencias das conservatorias. cabe ao conservador avaliar/julgar se a documentação apresentada eh ou nao suficiente para conclusão do processo, portanto, estou eu aqui em mais um dos varios capitulos da atribuição da minha avó..rsss
so espero q a novela tenha final feliz...
Tudo dará certo. Agora é cumprir a exigência.
Logo terá um bom resultado.
Não há sacrifício que não seja recompensado. Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança.
Estamos na torcida!!!
Vale a pena tentar, depois nos conte a experiência.