Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

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Comentários

  • Boa tarde, quanto tempo tem levado hoje em dia para finalizar um processo de filho?


    Obrigada!

  • editado October 3

    Pessoal, boa tarde.

    Meu processo de filha foi concluído em 04/04/2024. Recebi o email padrão dizendo que em breve vou receber por email uma cópia informativa do registo de nascimento, sem custos, ao abrigo do n.º 4, do artigo 50º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa.

    Passados 6 meses e até hoje não recebi este email com o registro.

    Em 10/08/2024 enviei email à CRC Porto (civil.porto@irn.mj.pt) e a conservadora respondeu: "Se não recebeu deve aguardar."

    Sabem informar se os prazos estão extensos assim mesmo? Analisei a planilha e percebi que muita gente com processo depois do meu recebeu o registro bem mais rápido que isso.

  • Dei entrada em 30 dezembro de 23 , o meu deve levar perto de 12 meses

  • @anaferreirallf


    Levou uma invertida da conservadora... eita.

    mas não está de todo errado. o canal certo para obter informações sobre os processos é a Linha Registos.

    Ligue, pergunte se o processo foi realmente concluído e se o assento de nascimento já foi emitido. Se o atendente informar que já foi emitido, pergunte como obter a cópia. Ele provavelmente vai responder que pode pedir no Civil Online.

    Aí, se vc quiser insistir, pode perguntar como fazer para obter a cópia gratuita a que tem direito.

  • Galera, alguem que já teve o processo aprovado e registro criado pode consultar no novo sistema e olhar pf as ferramentas desenvolvedor

      "data": {

        "Submetido2": "past",

        "Emanalise2": "past",

        "Aguardaresposta2": "active",

        "Paradecisao2": "active",

        "Paraministerio2": "next",

        "Concluido_Ministerio": "next",

        "Concluido_DecisionProposal": "next",

        "HoldAnswer2": false,

        "MinisterioSelected3": false,

        "Submetido_Date": "",

        "Aguardaresposta_Date": "",

        "Paradecisao_Date": "",

        "Paraministerio_Date": "",

        "Concluido_Ministerio_Date": "",

        "Concluido_DecisionProposal2": ""

      }

    }



    conferir como esta esses campos, aparentemente esses são os q mostra estado atual


  • Parece que nossas informações ainda estão lá, só estão "escondidas". Me chamou a atenção isso que circulei em vermelho: CodSubPasso .

    Seria um subpasso da bolinha 5 (Análise do pedido)?


    @imarlonjr

    Minhas informações estão assim estão iguais às suas, mas ainda estava na bolinha 2 verde no sistema antigo.

  • Se pesquisares pela dada entrada sabera qual etapa esta


    Past (ja foi)

    Acrive (que esta)

    Next (proxima) aparentemente

  • @imarlonjr e @rafaelguedes


    {

      "versionInfo": {

        "hasModuleVersionChanged": false,

        "hasApiVersionChanged": false

      },

      "data": {

        "Error": false,

        "SeachData": {

          "Status": 5,

          "Message": "",

          "Notification": ""

        },

        "Found": false,

        "NewUserGuid": ""

      }

    }


    Depois de 3 requisições seguidas, só pra ter certeza.

  • @marcelloamr pesquisa pela data pf, pq ai vai aparecer Concluido_DecisionProposal pra podetmos comparar

  • @marcelloamr manda a parte de baixo do texto, so rolar o scroll pra baixo amigão, mt obg, excelente dia desde ja

  • @imarlonjr

    Parece que é esse Json mesmo, pelo que tô vendo nem encontrou o meu processo no sistema...

  • @Marcella_Magalhaes desculpa abusar da boa vontade amigao, abre o OutSystem.Js

  • @ecoutinho

    Gratidão pela atenção!

    Não estou conseguindo acessar nenhum processo com as minhas chaves ! Pedem para solicitar novas chaves ou entrar em contato com Arquivo Central do Porto. Será que alguém mais

  • @anaferreirallf ,

    não espere mais pelo email. Este novo sistema não está funcionando muito bem. Peça o assento pelo civilonline a um custo de 10 euros. Ele ficara disponível para consulta online por 6 meses. Você faz um download e salva em seu computador.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Processo base X protocolado ontem:

    Alguém acredita que este andamento é verdadeiro?

    É muito bug pra um sistema só.

    Processo de neto protocolado em janeiro de 23:


    Processo de neto protocolado em 06/22, sem prioridade:

    Processo de neto protocolado em 06/22 com prioridade:


    "Que show da Xuxa é esse?"

    Processos em fases absolutamente distintas, desde de uma base x protocolada ontem até netos de 22 com e sem prioridade, apresentando o mesmo andamento no novo sistema, salvo o último que tem uma outra tela com 4 bolas, que eu não sei o motivo, já que o link da consulta foi o mesmo p todos os processos aí colocados e, na primeira imagem, se não fosse uma frase abaixo das bolas, no processo de base x (o seu pedido está pronto para ser verificado), teríamos a ideai de que não existe diferença no andamento. E mesmo com esse frase, fica completamente descontextualizado....

    Que transparência é essa?

  • editado October 4

    @viniciusmrocha

    Meu caro!

    Nao era esta forma de funcionamento do sistema que Portugal sempre prometeu e ficamos à espera? Sim. Portanto, nao vejo nenhuma surpresa assim e, nem nada absurdo dentro da realidade esperada, porque:

    O principal objetivo do novo sistema nao era agilizar os processos internos, utilizando entre outras funcionalidades a tecnologia de inteligência artificial? Ou seja, a intenção, era que as fases de analises, que eram executadas manualmente, passassem a ser realizadas sistemicamente, de maneira dinâmica e que a partir dos documentos escaneados, os seus metadados (suponho) no sistema, faria toda a parte da análise em minutos, o que ora manualmente, levava meses e até anos para se realizar. Exemplificando melhor, é como quando vamos fazer uma compra pela internet, e em minutos, a partir dos nossos dados, o sistema já verificou os cadastros do SPC, SERASA. órgãos de defesa do consumidor, etc... aprovando ou reprovando a nossa compra. Seguindo este mesmo raciocínio no novo sistema, os documentos são analisados e avançam rapidamente para a fase mais demorada, que sáo o Projeto de decisão e Decisão, quando as Conservadoras irão analisar os documentos processuais de forma digital, emitindo o deferimento ou indeferimento do pedido. Ou seja, com o novo sistema e se funcionar desta forma, existirão milhares de processos nesta condição. A questão principal é, quanto tempo estes milhares de processos ficarão na fila aguardando a decisão que dependerá da ação humana das Conservadoras?

    Pelo menos é assim que eu entendo, baseado no que tenho acompanhado e lido a partir dos órgãos portugueses responsáveis e, se for diferente disto, o alto investimento feito no desenvolvimento do novo sistema, nao terá feito o menor sentido, será inócuo e, representará o maior engodo na área de TI de Portugal. Caso, contrário, uma das maiores conquistas do país na área de TI.

    Vamos torcer para que isso aconteça!

  • @ronaldorj


    A questão principal é, quanto tempo estes processos ficarão na fila aguardando a decisão que dependerá da ação humana das Conservadoras?


    Eu já falei isso várias vezes aqui no fórum e vou repetir: o quando não é uma questão essencial nessa equação. Na lógica portuguesa, a coisa é muito mais simples: se uma pessoa quer a cidadania portuguesa, é porque "ela quer se tornar cidadã portuguesa e ponto". Não é porque "ela quer se tornar uma cidadã portuguesa só se o processo for rápido." Por trás da implantação do sistema, não está "dar cidadania mais rápido para as pessoas" (embora obviamente isso seja interessante, sobretudo politicamente), mas sim, resolver o completo caos que tomou conta do IRN nos últimos anos.

    Conforme mencionado no anúncio oficial do IRN, espera-se uma economia de cerca de 1 hora e 20 minutos por processo, nas etapas iniciais, ou seja, , conferência do pagamento, na digitalização dos documentos, seguida digitação do dados do requerente na plataforma, verificação de que todos os documentos necessários foram apresentados, e no disparo das consultas externas. Depois disso, o processo vai entrar na fila, e vai ficar parado, esperando um conservador fazer a análise. Haverá um certo ganho de tempo e talvez uma redução de erros, que faça com que a análise do conservador seja mais rápida.

    Agora, já existem algumas dezenas de milhares de processos que já estão prontos para análise. Esses serão finalizados antes dos processos que já "estão nascendo" na plataforma nova. Ao longo do tempo, os tempos diminuirão "naturalmente". O IRN anuncia que espera normalizar a situação até o fim de 2025.

  • editado October 4

    @eduardo_augusto

    Meu caro!

    Discordo em parte...

    Para os novos processos, o ganho de tempo fará toda a diferença, basta verificar o exemplo dos processos informados pelo @viniciusmrocha. Se de fato aconteceu, já cumpriram toda a parte de análise destes processos, em tempo recorde. Se este avanço sistêmico apresentado nas fases de análise, anteriores à decisão nao existe, nao faz sentido que estas fases façam parte do escopo do sistema e apareçam na tela de consulta.

    Concordo que o tempo nao fará mais diferença, para aqueles milhares que a meu exemplo, já esperam por quase 4 anos pela conclusão de um processo.

    Na verdade, no atual momento de incertezas e indefinições, tudo é achismo e especulação. Nao estamos lá dentro do desenvolvimento para sabermos exatamente como o sistema irá atuar. Só nos resta continuar tendo paciência, acrescida do otimismo de que a situação precisa e irá melhorar!

  • E se o aumento do erro for maior. Exemplo disso é a emissão automática. Em naturalidade ou natura , aparece brasileira , ao i vês de aparecer a região do Brasil. Fora os nomes dos avós que vem substituídos por ***

    O próprio conservado não resolve o problema.

    Naturalidade : brasileira. Esta errado

    Naturalidade : Riode janeiro ...

    Imagine com diversos outros erros.


    ------

    Não adianta escanear tudo e colocar para na fila da aima, o sistema pode até verificar automaticamente as consultas . Se for para fazer isso para que vai servi a AIMA.

    Não adiantar digitalizar 300 mil processos e deixar na fila para o conservador , será sei por meia dúzia.

    Quer resolver o problema da emprego para 6 mil pessoas que seja temporário de 5 anos se duvidar gasta bem menos.. tem um monte de estudante universitário que gostaria de trabalhar

  • Ola! Estou preparando para enviar a aplicação para nacionalidade por ser filho de português. A declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa, requere que voce assina em frente de um notário, e que tenha a sua assinatura reconhecida. Basta ser qualquer notário do pais que resido, ou precisa ser notário português? E se o reconhecimento de firma não sera em português, precisa ser traduzido? Desde ja agradeço!!

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