Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

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Comentários

  • editado October 1

    O meu só tem 4 bolinhas (?).

    O que esse "Mandatário: não existem resultados" significa só Deus sabe! Kkkk

    Vamos aguardar...


  • No meu pedido não constam 5 etapas e sim só 4.

    Antes da mudança, estava na bolinha 2. Agora está nessa "Em Análise".


  • Meu processo (filho maior, ACP) aparece assim na nova consulta:

    20/11/2023 foi a data do recebimento da senha (Esta data aparece como "Em análise" na nova consulta).

    29/08/2024 foi para bolinha 2 no sistema antigo (Esta data não aparece na nova consulta).

  • @PedroCCZ Em mandatário, no caso da minha sogra que foi iniciado por adv, aparece o mandatário com o nome da advogada e o email inscrito na ordem dos advogados de PT.

  • editado October 1

    @PedroCCZ

    Mandatário = procurador (em alguns casos é a pessoa da família para quem o futuro português passou procuração, em outros é o advogado mesmo). No caso de processos iniciados pelo próprio requerente, como imagino ser o da maioria de nós nesse fórum, não haverá mandatário.

  • editado October 1

    Peguei um processo da família que concluiu há pouco tempo (a pessoa já está até com CC e PEP) para ver como aparecia na nova consulta. Minha conclusão é que o "i" que fica abaixo de cada bolinha não é uma mensagem informando uma eventual pendência ou informação específica do processo que está sendo consultado, como seria de se esperar em qualquer site normal, trata-se apenas de uma explicação do que significa aquela bolinha.

    Definitivamente eles deviam contratar algum especialista em UI para desenhar uma interface de usuário mais clara e que não induza as pessoas a interpretações erradas.


  • @aantunes olha já faz um tempo que a bolinha 7 não é atualizada, varios processos meus eu precisei ir até a loja do cidadão pegar o assento de nascimento, eu simplesmente tinha que ir toda semana ver o status, me parece que só funcionava até a bolinha 6, quem sabe esse novo site possa melhorar em algo, oremos kkk

  • @welinty Eu obtive no próprio site (No botão verde):


    Mas está certamente com erro. Ontem estava na fase 2 quando vi. Agora:

    *Detalhe para a data de notificação: Certamente estão fazendo ajustes. O jeito é aguardar um pouco


  • Tenho alguns processos, fiz uma consulta para ter uma pequena ideia de como andam as coisas por lá

    Filho (ACP) Fevereiro/24 e Abril/24 - "Para decisão"

    Filho (ACP) Maio/24 - "Em Análise"

    Casamento (CRC) Fevereiro/23 e dezembro/23 - "Em Análise"

    Neto (CRC) dez/23 - Não foi encontrado nenhum pedido associado ao teu utilizador (Idade 79 e 80 anos)

    Neto (CRC) março/24 - Em Analise (CRC) (Idade 38 anos)

    Neto (CRC) Maio/24 "Idade 79 anos" - "Para decisão"

  • @ecoutinho o Mandatário realmente é o Advogado ou o Solicitador, somente eles podem dar entrada no processo on-line

    Quem pode utilizar o serviço online

    Podem utilizar o serviço online da nacionalidade os advogados e solicitadores, inscritos nas respetivas Ordens em Portugal, que representam cidadãos no pedido de nacionalidade portuguesa por via das seguintes situações:

    Este serviço destina-se exclusivamente a profissionais (advogados e solicitadores).

    A partir de 1 de dezembro de 2023, passa a ser obrigatória a submissão online de pedidos de nacionalidade por advogados e solicitadores.

  • editado October 1

    @isabelfontinha

    Sim, online apenas advogado ou solicitador, mas os processos físicos entregues no balcão ou pelo correio continuam sendo aceitos, vão tramitar pela mesma plataforma e para estes a pessoa pode usar de um procurador (desde que não seja profissional e nem remunerado). Eu confesso que não vejo sentido em usar de um procurador (que não seja um advogado), mas algumas pessoas optam por passar uma procuração a um parente que vai entregar a papelada no balcão da conservatória.

    A diferença é que os processos físicos a própria conservatória terá que fazer o trabalho de digitalizar os documentos e classificá-los no sistema (como já faziam). Nos "online" o advogado é responsável por essa etapa inicial.

  • Acho que o link para consulta dos processos não está funcionando.

  • Não estou conseguindo consultar pelo link novo, mas pelo antigo foi criado o assento hoje do processo que estou cuidando.

  • @dandrew Filho Maior 1C? Foi hoje pra 07 verde ? Qual a data do assento, caso já tenha acesso?

  • @texaslady Me.parece que o novo site juntou a bola ,2 3 ,4 em uma bola só a 5 e 6 em uma e manteve a 1 ea 7.

  • Bom dia, pessoal.

    Para mais alguém está aparecendo todas as bolinhas verdes, inclusive a 7, na plataforma antiga?

    Acompanho um processo de menor de idade que chegou na ACP no fim de julho, mas considerando os prazos aqui narrados não parece crível que o processo já tenha finalizado e o assento emitido.

  • Antis ficava mais fácil, ele retiraram o detalhe só site se consultas.

    No site antigo você sabia que já tinha recebido, registrado , aguardando consultas , verificando documentos e analise pesidos Essad cinco bolas com esses detalhes agora se resume a uma bola.

    Submetidos e em análise no novo site.

    Tenho um processo que no site antigo eu sei que ainda não foi registrado 02. No novo site consta submetido dia 28 e em análise 29. A atualização do novo site só vai ocorrer em para decisão que é a última.bola , e como se fosse a bola 06.

    No antigo site a bola 07 era o menos importante.

    No site antigo as bolas 02 , 03 e 04 são as bolas dos detalhes , a gente sabe quando foi registrado, consultados e verificados e analisados.

    Juntaram isso tudo e colocaram em uma bola , cadê os detalhes ?

  • glisboaglisboa Member
    editado October 1

    @Ricosne sim, eu acho que é erro ontem estava na 1 ainda. Hoje pulou direto para 7, e o sistema novo esta fora do ar não esta dando para fazer a prova real.

    Mas, a principio considero que seja erro do sistema pq enviei o processo no fim de junho.

  • @aantunes Quem tem processos de filhos esse novo site e péssimo, No antigo a gente já sabia quando o processo chegava a bola 02, depois era questão de dias para chegar a bola 03 e depois 04 era questão de um mês.

    Agora não, juntaram as bolas 2,3,4,e5 em uma. Nao da nem.para questionar. Eles dizem isso para diminuir os números de questionamentos nas reclamações.

  • Prezados,

    Quanto ao novo sistema de consulta, entendo o seguinte....

    Embora o sistema esteja disponível, ao meu ver, precisa de ajustes. Nao está aparecendo o nome do interessado, o numero do processo, o artigo, a conservatória responsável... Estas informações são fundamentais para que possamos identificar o interessado e informações dos processos. Imagina que o processo seja transferido para outra Conservatória, ou seja registrado no artigo errado, ou o interessado com o nome errado, etc.... Nao iremos saber!

    Pelo visto agora são 5 estágios processuais e nas referencias abaixo, aparecem 7.

  • @glisboa , complicado.

    O que vai chover de pedido no civil online de pessoas que acreditam que o processo tenha finalizado não é brincadeira.

    O pessoal lá em Portugal não ajuda também. Atrasam absurdamente para instalar a nova plataforma.

    Quando finalmente instalam, não funciona direito.

    Parece que ficou menos transparente ainda o processo.

    Torcer para que, pelo menos, a AI consiga acelerar os trabalhos.

    Sinceramente, acho que fará diferença para os processos nos quais os assentos utilizados para a instrução sejam digitados, ou seja, prioritariamente processos de filhos, cônjuges, residência etc.

    Como não entendo muito de tecnologia, tendo a ser bem cético. Se olhos bem treinados têm dificuldades para ler os garranchos dos livros de batismo ou registro civil antigo, imagine a inteligência artificial.

    Bom, torcer para que o prognóstico errado, pois há um bom tempo atrás havia dito que os processos de netos chegaria a 4 anos para serem finalizados.

  • QUE LOUCURA:


    Meu processo e de meu irmão na antiga plataforma.

    Outro processo que " consulto " 1D está " 03 marrrom "

  • Pessoal, bom dia. Qual o endereço atual para envio do pedido de filho maior na ACP Porto???

  • Depois de 1 hora e 8 minutos " lamentamos, mas não vamos conseguir atender sua chamada"

  • Hoje mais cedo eu abri meu processo (1-c) entregue em agosto desse ano e estava na bolinha 1. Agora apareceu magicamente na bolinha 7 verde, como do @jpvecchi . Seria um bug ou uma feature?

  • @jpvecchi O meu também no site antigo foi direto para a bolinha 7 verde kkkkkkkkk processo de 29/11/2023, será se realmente ja foi gerado todos os pendentes ou como eles migraram pra plataforma nova acabou bugando essa antiga?

  • @reni_rjb Torcemos para estar completo ja e a plataforma nova ja tenha gerado todos os pendentes kkkkk

  • @reni_rjb claramente isso é bug

  • @Ricosne por enquanto eu espero realmente que seja BUG ou até algum problema na migração pro novo sistema em que os status antigos ficaram como completados algo assim porque tem toda cara de ser isso....

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