Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1150615071509151115121556

Comentários

  • o meu processo foi concluído por volta de 08/05, até hoje também não recebi nenhum email. no dia 11/06 enviei email pra acp, mas até hoje não recebi resposta, também por volta de 1 mês, enviei pro civil online e nada.

    Cheguei a ir na permanência aqui no dia 18/06 e também não encontraram o registro.

    alguém dessa leva já recebeu o assento?

    meu processo é de menores 1C.

  • Caros, como suspeitava, o assento de nascimento do meu filho (menor), processo aprovado em 02/07/2024, já estava pronto. Foi processado automaticamente pelo sistema em 16/07/2024. No "site das bolinhas", todavia, continua na 7 marrom. Planilha atualizada.


  • @Eduardo Alvim

    você solicitou pelo civil online?

  • Alguém já solicitou a restituição do civil online?

    ou será que daria pra solicitar novamente, uma vez que foi negado por não estar pronto?

  • @barbaracl sim, solicitei pelo Civil Online ontem no final do dia. Hoje pela manha ja estava com o assento em maos.

  • Alguém poderia me ajudar?


    na solicitação do civil online, marquei bobeira e coloquei a certidão como minha sendo que estava solicitando pra minha filha. agora pede uma autentificação. como procedo?

    o seu teve isso @Eduardo Alvim?

  • Boa tarde. Meu processo foi aprovado dia 01/07. Será que vale a pena arriscar pedir no civil online? (Ainda se encontra na bolinha 7 marrom).

  • @barbaracl eu loguei com meu Cartao Cidadao e optei por solicitar certidao para um terceiro. Inseri apenas o nome completo, local de nascimento e data de nascimento. Voce ja pagou a taxa de 10 EUR?

  • @Eduardo Alvim


    deu certo! tinha pago a taxa, quando entrei novamente já foi direto pro assento, sem precisar autenticar.

    no segundo pedido, já foi direto.

    os processos haviam sido concluído por volta do dia 08/05 (1c menor)

    o assento foi gerado dia 12/07

    Finalmente☺️

  • AlexianAlexian Member

    @RoseMoraes mais uma vez, muitíssimo obrigado!

    Tinha enviado apenas o civilonline, no e-mail de resposta recebido com a Certidão...

    Pensando bem, acho que deveria ter mencionado "retificação no assunto do e-mail"

    Mas de qualquer forma, recebi resposta hoje - 3 dias depois, do civilonline pedindo providências e encaminhando para rcentrais.informatizacoes comigo em cópia.

    Espero que tudo se resolva como no seu caso.

    Assim que for desenrolando, volto para avisar a quem possa ser de ajuda.

  • Olá pessoal!

    Existe alguma paralisação nas conservatórias? Pergunto pois o processo de minhas 2 filhas está desde abril/2023 na conservatória de Vila do Conde e continua na bolinha 2 desde março/2024. Existe alguma forma de acelerar esse processo? Obrigado.

  • @RoseMoraes obrigado pela informação. Irei estudar os documentos para PT.

    @CarlosASP obrigado pelos detalhes. Vou considerar na análise.

    @ronaldorj obrigado pelo retorno.

  • Eu mete pedido de nacionalidade desde junho de 2023, até hoje está na 1, alguém sabe explicar se é normal isso,? Obgda a quem poder esclarecer algo

  • @Pete

    Qual o tipo de pedido de nacionalidade? Filho, neto ou outro?

    Mandou para onde? Arquivo central do Porto ou outro lugar?

  • @Pete Depende... qual conservatória que adentrou o pedido? Se for na CRC, é a mais demorada. Levando até 2,5 anos!

  • Meu processo (neta de cidadões Portugueses) esta na conservatória do Porto há 30 meses, foi recebido enunca saiu do lugar. álguem pode me informar o que acontece?

  • Novos processos estão recebendo código para acompanhamento no site?

  • PedroSLBPedroSLB Member

    Bom dia, recebi agora pela manhã o meu assento por email (processo 1C, maior de idade, bolinha 7 marrom no dia 16 de junho, que continua até agora no site), que foi processado automaticamente pelo sistema no dia 11 de julho).

    No entanto, como é o caso de muitos, veio sem o nome dos meus avós, que eu acho que é importante ter no assento.

    Idade, residência habitual, estado e naturalidade dos meus pais também não aparecem no assento.

    Irei solicitar que isso seja retificado, mas de qualquer forma estou muito feliz.

  • @PedroSLB bom dia e parabéns. Você havia mandado um email pedindo o assento ou eles notificaram automaticamente? Se foi pedido, para qual email havia enviado?

  • PedroSLBPedroSLB Member

    @rgolima Eu enviei um email ao rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt na quarta-feira, eles reencaminharam o email à ACP no mesmo dia e hoje a ACP retornou o email com o assento em PDF.

  • @PedroSLB Obrigado pela resposta. Vou mandar um email a perguntar e assim que tiver novidades eu volto cá para dizer ao demais colegas

  • @PedroSLB parabéns! Qual caminho / email que você utilizará para solicitação das retificações?

  • editado July 26

    mandei um email hoje pro Consulado do RJ, pra ver se eles exigem essa retificação dos assentos também para emissão de CC e passaporte, tendo uma resposta, volto aqui pra contar.

  • Segue a resposta do chanceler do consulado do RJ:


    Em princípio não há o que retificar, pois em princípio não identificou nenhum elemento errado e esta é a forma que passaram a ser feitos os assentos em Portugal.

    Em caso de dúvidas, sugerimos que consulte diretamente à Conservatória para onde enviou os pedidos.

     

    Com os melhores cumprimentos

     

  • PedroSLBPedroSLB Member

    @mcabrita rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt 

  • @Eduardo Alvim todos estamos com o mesmo problema, inclusive conhecidos pediram mais de uma vez o assento pelo Civil Online e não estava pronto, em tese, perderam a tarifa paga. No meu caso, o do meu pai estava pronto desde o dia 16/7 e eu tive sorte em solicitar depois desse dia, solicitei dia 23/07, e ainda hoje, 26/07, está com a bolinha 7 marrom.... Vamos ver como serão os próximos, meu processo chegou na ACP hoje.

  • @barbaracl

    Prezada Barbara e demais amigos,

    Os campos com asteriscos não representam erros e, sim novos critérios de segurança, adotados por Portugal para a exibição de determinadas informações nops assentos. Portanto, conforme informado pelo Chanceler, no seu caso, não existem erros a serem retificados. O problema é que alguns desconhecem este fato e solicitam a correção do registo aos Consulados, que negam por que não orientam o caso e além de não ser cabível, não possuem autonomia para alterar o registo, o que é de responsabilidade exclusiva das Conservatórias, quando forem os casos. Ex. nomes errados, data de nascimento errada, sexo errado, etc... Asterisco não é erro!

    Em resumo, se no assento aparecer * = situação normal. Todas as informações estão na base de dados de Portugal, sem qualquer justificativa para serem alteradas.

  • obrigada @ronaldorj pelos esclarecimentos.

    Tinha visto aqui que o consulado de SP havia recusado, aí já mandei email pra não deixar pra cima da hora.

    mas agora é aguardar e respirar hehe

  • Bom dia a todos. Estou vendo muitas dúvidas quanto ao pedido de CC e passaporte no consulado do RJ.

    Meu processo foi aprovado no ano passado e em fevereiro deste ano pedi o assento pelo civil on-line. Ele foi processado automaticamente, veio sem nenhuma informação e nome completo só nome campo de nome.

    Fui ao consulado assim mesmo, paguei a taxa do CC e sentei lá na maior cara dura. A princípio o funcionário torceu o nariz mas eu expliquei que não estava entendendo qual o erro. Pois bem, ele acertou tudo no pedido do CC e, enfim, já estou com CC e passaporte desde março deste ano.

    Eu pedi as retificações por e-mail depois de já ter passaporte e CC. Foram uns três e-mails enviados para o Porto copiando os Registos Centrais até que um deles responderam e corrigiram. Faltou apenas o nome dos avós, que já pedi novamente mas não fizeram e desisti.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.