Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1147214731475147714781546

Comentários

• @anandassa

Bom dia. Quando seu processo terminou, foi para a bolinha 7 (marrom ou verde)? Pq o meu foi para a bolinha 7 marrom em 15/04/24. Porém não recebi nenhum e-mail ainda. De qualquer forma, solicitei ontem no civil online, mas ainda não tive retorno. Obrigada.

• @emyllene se estiver em exigencia, vai aparecer uma mensagem embaixo da bolinha 4 - “seu processo nao esta complete…”

• emylleneemyllene Member

@RitaDonato do meu marido demorou pouco mais de 1 mês para sair da bolinha marrom e ser criado o assento , dos meus filhos menores também estou aguardando ser criado o registro . Acredito que estejam demorando de 30-40 para criarem o assento .

• emylleneemyllene Member

@eduardo_augusto esta assim “O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.”

só estou achando estranho a demora , por ele ser menor , geralmente tem prioridade , e dos irmãos saiu e o dele não . :(

• @emyllene

Obrigada. É que tiveram casos de pessoas que conseguiram seus assentos e a bolinha 7 nunca ficou verde. Ou ficou depois que as pessoas receberam. E nessa a gente às vezes fica esperando e o assento já saiu. Aconteceu com meu irmão. Ele já conseguiu e até hoje a bolinha dele está 7 marrom. Vai entender.....Os prazos são diferentes de uma pessoa para outra. Não deveria, mas dizem que depende do conservador que está analisando. O jeito é esperar e de tempos em tempos solicitar pelo civil online mesmo. Abs.

• editado May 16

@Eduardo Alvim obrigada pela informação, muito esclarecedora. Vou em um mês, mas vou a Faro… me informei e tem algumas lojas do cidadão por lá, vou chegar cedo e tentar ambos no mesmo dia.

Sabe como funciona prazos de entrega de ambos? Sei que tem uma forma que sai no mesmo dia, mas acho que só em Lisboa se não me engano.

• editado May 16

@PalomaLopes, meu Cartão Cidadão ficou pronto em 1 dia, mas paguei a mais por isso.

No dia em que fui levantá-lo aproveitei e solicitei o Passaporte Eletrônico. Peguei uma nova senha lá na hora.

Também pedi urgência na emissão do PE, ficou pronto em 3 dias úteis.

• Pessoal, muito obrigado pela ajuda até aqui. Verifiquei que o processo da minha mãe e dos meus tios alteraram para a bola 7 - verde! Porém também não recebi nada por e-mail. Como alguns colegas aqui, vou solicitar os registros pelo Civil online, para agilizar e dar continuidade.

Uma dúvida, para eles tirarem o passaporte português é necessário fazer a transcrição dos casamentos antes? O consulado que iremos é em São Paulo.

• @Gui_Cordeiro, não há empecilhos em solicitar CC e PE antes da Transcrição do Casamento. Único problema é se a pessoa tiver alterado o nome com o casamento, aí faz sentido transcrever primeiro. Caso contrário, pode pedir direto.

• editado May 16

Estou confuso sobre uma coisa:

Meu status atual é "Bola 7 marrom":  Seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Como estou com pressa, e o prazo oficial não me atende (e não corresponde à realidade observada na planilha de processos do site), resolvi mandar e-mail para "civilonline@irn.mj.pt", como entendi lendo posts por aqui, e recebi a seguinte resposta:

" Exmo.(a) Senhor(a),

Boa tarde,

Agradecemos o seu contacto.

Informamos V. Exa. que a questão colocada relativamente à nacionalidade ultrapassa as competências desta caixa de correio que presta informação exclusivamente no âmbito da aplicação do registo civil on-line.

Mais informamos que o código de consulta do processo de nacionalidade pode ser pedido por telefone, através do número 211950500, na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa ou nas Conservatórias com serviço de Nacionalidade. Para obter o código é necessário indicar a identificação, caso seja o requerente do pedido, ou ter uma procuração, no caso de ser o mandatário. "

Ao solicitar mais informações sobre essa etapa do processo ao ACP, recebi essa resposta:

Exmos.

DESPACHO N.º001/PCD/2024 -Entrada em produção da nova plataforma de tramitação de pedidos de nacionalidade - Procedimentos 

Considerando que, a nova plataforma de tramitação de pedidos de nacionalidade, que tem vindo a ser desenvolvida e que entrou em produção no dia 18 de dezembro, tem reflexos no trabalho que é desenvolvido nos serviços de registo, o que implica a necessidade da adoção de novos procedimentos e fixação de orientações.

Todos os processos já tramitados no SITPRO e que já se encontram concluídos com decisão favorável, independentemente da espécie de artigo em que se fundou o pedido de nacionalidade, serão migrados para a nova plataforma que comunicará ao SIRIC os dados necessários à realização automática do assento de nascimento naquela aplicação.

Mais informo que a comunicação do assento lavrado é efetuada automaticamente, para o correio eletrónico, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído.

Não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo.

Como solicitar o registo de cidadão portugues "pelo civil online" como dito aqui???

• @Roberta Alvarenga eles dão 30 dias úteis, e se tiver demorando vc manda um email pedindo pra prorrogar o prazo por mais 30.

• @leandroabaurre

seu assento de nascimento ainda não foi criado automaticamente pelo sistema. tem que aguardar.

uma vez criado, aí sim pode pedir pelo civilonline

• Pessoal, boa tarde, existe algum tópico em que tenha instruções de como solicitar a certidão pelo civil online? Entrei aqui e tem várias informações do formulário que não sei preencher.

Gostaria de solicitar a certidão do meu tio, pois minha prima completará 18 anos em breve, mas no sistema das bolinhas consta ainda a bolinha marrom.

• @RitaDonato conseguiu pelo civil online?

• @outrolucas

Na página inicial do fórum, o segundo tópico tem todos os guias consolidados... inclusive este: Como solicitar certidões pelo civilonline

Na dúvida, busque sempre lá pois a chance de encontrar o que precisa é grande.

• @PalomaLopes

Em Faro vai demorar mais.

Por exemplo, a opção "extremo urgente", que custa 53 euros para o CC, só permite retirar o CC em locais específicos em Lisboa e no Porto.

O mesmo para o passaporte; as opções mais urgentes são para retirada no aeroporto.

Veja os diferentes prazos, custos etc, dependendo de ser "urgente", "extremo urgente" etc aqui:

https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-o-cartao-de-cidadao

https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Passaporte-eletronico

Há vários tópicos e comentários sobre o tema aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/tirar-documentos-portugueses

Ah, se você não tem um cartão de uma conta em PT, leve dinheiro. Tanto na Loja do Cidadão de Saldanha (onde fiz o CC) como no Campus da Justiça (onde pedi o PEP), ambos em Lisboa, fui informado que só os cartões emitidos em PT são aceitos para pagamento.

• cintiamlcintiaml Member

Pessoal, não sei se podem me ajudar. Tirei cidadania da minha família toda, mas o pedido de atribuição do meu irmão foi o único que nunca tivemos retorno. Não chegou comunicação por e-mail, carta, nada. Enviamos em 2021 os documentos todos. Tenho apenas o formulário que chegou por e-mail depois que a taxa foi paga e o comprovante de entrega . Mandamos alguns e-mails mas nunca tivemos resposta. Ele não recebeu chave de acesso, nada. Vocês sabem como faço para saber o status do processo dele?

• @cintiaml

Seu irmão, ele mesmo e não outra pessoa, pode ligar para a linha de registros para ver se conseguem localizar algo.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

• Rita CRita C Member

Bom dia pessoal! Gostaria de pedir ajuda de vcs em uma dúvida.

Vou enviar pedido aquisição de nacionalidade e também de atribuição, ao imprimir os formulários ficaram 3 e 2 folhas, verifiquei que é pedido para imprimir em uma folha frente e verso. Ao pesquisar li que pode pedir no cartório para rubricar as folhas.

Como posso fazer nesse caso? tem algum link que a impressão dos formulários fiquem em uma só folha?

• EmilioEmilio Member

@LeonardoBessa

obrigado Leonardo pela resposta. Porém mesmo aplicando no civil on line e pagando os E10,00, a resposta foi que a certidão continua pendente pela Conservatória de Registro .esse mês completa 8 meses desde que meu processo entrou na bolinha 7 marrom

Realmente não sei como outros aqui do grupo estão conseguindo fazendo contato lá. Se mais alguém puder ajudar com alguma dica, eu agradeço

Obrigado

• editado May 17

@Emilio

Envie e-mail para a conservatória onde tramita o seu processo, passe o nome do interessado, o numero do processo e pergunte se o processo foi concluído e o assento emitido. Caso afirmativo, irão te passar o numero do assento de nascimento e orientá-lo a solicitar pelo Civil Online. Caso não concluído, te orientarão a aguardar!

Importante: Somente envie e-mail se o processo estiver no estágio 7. Se tiver em outro estágio, aguarde. Nao envie e-mail por que, neste caso, não deverão te responder.

Boa sorte!

• gomes_rtgomes_rt Member

pessoal, qual é o tempo aproximado entre bolinha 2 verde e bolinha 4?

pelo que entendi, tem ido direto da 2 para a 7 marrom diretamente na maioria dos casos?

• Bom dia, @gomes_rt !

Processo da minha avó enviado em 05/2023 seguiu essas datas:

Bolinha 2 no dia 29/02/2024

Bolinha 4 no dia 11/03/2024

Bolinha 6 no dia 24/04/2024

Bolinha 7 "marrom" no dia 24/04/2024

Assento emitido automaticamente pelo sistema no dia 08/05/2024

• @cintiaml Neto não é ?

Está acontecendo algo grave dentro dos órgãos públicos portugueses.

Se você observar pela planilha, vários finalizados e outros muitos antes, pendentes.

E de fato, não temos resposta seja do IRN, seja da AIMA(que faz a análise de todos os processos, exceto de filhos).

Processo de meus tios, finalizados 09/02 agora, e de minha mãe, vai pra 34 meses…

Um verdadeiro absurdo.

E a falta de esclarecimento por parte das autoridades de Portugal é de um silêncio ensurdecedor

• @cintiaml

Peça para ele ligar na linha registos e pedir informações sobre o processo. Só atendem o requerente.

• @jpvecchi

De acordo com informações "oficiais" da Conservatória de Lisboa, estão processando pedidos de nacionalidades de netos dados entrada a partir da segunda quinzena de abril/2021. No meu caso, tenho um familiar neto, cujo processo completou 36 meses do pedido no dia 30 de Abril e está no status 2, bolinha verde!

• @leonardocouto

Mas como eu vou ter certeza disso, se não existe o comprometimento de informar no acompanhamento do processo (as bolinhas) essa informação assim que ela sai?? O que mais tem aqui são relatos de que a certidão sai, vc não recebe e-mail algum, e a pessoa só fica sabendo pq "mandou e-mail para civilonline".

Eu literalmente solicitei informação sobre meu processo 10 dias atrás ao ACP, com numero do processo e tudo, e eles me informaram aquela mensagem automática que postei acima que não responde nada.

Estou bastante confuso sobre o que fazer agora, além de esperar. Tenho pressa na obtenção dessa certidão. Até novembro eu tenho que ter casado lá (acabei casando 6 meses após eviar o processo para portugal), dps emitido o CC para só depois o Passaporte (com casamento).

Pagar para solicitar a certidão no civilonline só para tomar uma negativa e perder 10 euros é complicado...

Mandei outro e-mail para la perguntandos e tem como checar o status do meu processo no "sistema".

Mas continuo na esperança de que um dia vou receber um e-mail com o registo...

• editado May 17

@leandroabaurre

Acho que dá para fazer duas coisas além de esperar:

1 - acompanhe pela planilha quando a maioria dos processos que entraram na mesma época do seu estão recebendo os assentos. Vai ser uma boa indicação de que o seu provavelmente tbm foi emitido junto.

2 - De tempo em tempo (semanalmente?) ligue por Skype para a linha registos e pergunte se seu assento foi emitido.

São ações para vc monitorar, mas nenhuma delas vai conseguir fazer seu assento sair mais rápido. Infelizmente quanto a isso realmente a única coisa a se fazer é esperar...

• @ecoutinho

Obrigado pela resposta.

1- Já faço isso. Eu vi que a bolinha 7 marrom tinha aparecido por volta do dia 16/04 (provavelmente apareceu alguns dias antes). Pela média a partir de 1 mes (agora, por exemplo) já tem gente recebendo o registo. Porém, apenas quem SOLICITOU INFORMAÇÕES VIA E-MAIL.

2- Último contato foi feito há 10 dias via e-mail. Mandei outro hj. Nunca cheguei a ligar.

Infelizmente fazer as coisas na pressa é um saco mesmo. Mas se o sistema deles funcionasse 100% e fosse mais assertivo, não estaria nem aqui perguntando! Paciência!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.