Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1142014211423142514261476

Comentários

  • editado February 26

    @geluk Poderia informar a fonte da informação dessa vez?

    É improvável que seja verdade, especialmente considerando que quando poucos assentos são emitidos, temos conhecimento deles. Agora, imagine 8 mil de uma vez só... veríamos inúmeras pessoas celebrando esses assentos em todos os cantos do mundo.

  • editado February 26

    @samantacoutinho Pra realmente ser esse número nós já saberiamos e parece que a @geluk recebeu essa informação de alguma fonte de dentro ou de algum advogado e não de casos pingados de assentos emitidos que não foram notificados, até pq o número foi bem especifico 8mil assentos.

  • foram 8 mil assentos de filhos e netos… essa foi a informação que recebi da pessoa de dentro do ministério de justiça. Por isso vim perguntar aqui, pq sexta feira passada teve uma advogada que teve a vários assentos emitidos.

  • Pessoal, vamos manter a fé!!! rsrsrs. A informação que nosso colega @geluk obteve faz bastante sentido, dada a proporcionalidade de quantidade/ano.


    Pelo que lembro, + 200 mil só em 2022 e agora em 2023 já foram 378 mil mais ou menos!

  • @geluk foram emitidos hoje?

    Aqui no portal de acompanhar o processo continua na bolinha 7 marrom

  • A informação que foi passada é que foram emitidos mas não sei que dia. Foi postado em uma notícia do Globo semana passada que nos próximos dias seriam emitidos 7 mil assentos de filhos e netos. Hoje quando perguntei, foi essa resposta que obtive.

  • editado February 26

    7mil assentos de filhos/netos não seriam pouca coisa comparado com o backlog de processos em espera atualmente?

    7 mil em 1 mês ou 7mil em 1,2,3 semanas?

    Nós precisamos mapear isso daí, mas não temos nenhuma outra info de momento.

    No demais, obrigado pela info @geluk

  • @geluk ótima notícia mais uma vez muito obrigado por compartilhar

  • @JohnA pelo print 7mil já foram emitidos, provavelmente em massa pela plataforma. Eu acho que esse número faz sentido sim, pensando que são apenas filhos e netos.

  • Mandei email pra ACP, e eles realmente não falam mais de transferir para outras conservatórias, ou seja, plataforma é real e ta aí galera 🙏 segue resposta:

    “Exmos.

    Comunico que o pedido de nacionalidade portuguesa, tramitado neste Serviço, obteve decisão favorável.

    Informamos que o IRN.IP. encontra-se a desenvolver uma aplicação em que os registos vão ser lavrados muito brevemente de forma automática esses registos estão a ser incorporados por artigos nessa nova aplicação em que os registos vão ser lavrados muito brevemente de forma automática e comunica de forma automática.”

  • Mais uma ansiosa por aqui...minha documentação foi entregue dia 2/09/222, recebi a senha 12/10/22 bolinha 7 meado de Junho/23 e até o momento nada do registro...Meu processo continua na conservatória do Porto,

  • Tem 3 ou 4 assentos emitidos da nossa planilha recentementem um foi o do @CarlosASP. Carlos deu prá saber se foi pela nova plataforma? O último foi o do Lucas Valentim que tem a mesma data (23/02/2024) para despacho e término do processo, Este último parece que foi de forma automática.

  • editado February 26

    Vi em um grupo do facebook. Mas nesse caso a bolinha atualizou porém não recebeu no email e nem na residência ainda.

    Todo o processo andou rapido desde a bolinha 1 até a 4 que foi antes do sistema. Então, em Janeiro 2024 ficou na bolinha 7 verde.

    Será que esse foi um dos processos teste que fizeram?

  • @John @geluk Basicamente, o que só falta saber em teoria, a capacidade heurística do sistema emissão de N° assentos/dia.

    Se seria algo progressivo( Ex: hoje, o mesmo por ter IA detém capacidade de absorver 7 mil por mês, daqui a um tempo, 10 mil mês e assim sucessivamente ) ou é algo predefinido pela equipe de TI ( 7 a 8 mil mês ) e não passe disto.


    Acredito piamente na 1ª possibilidade, pois a IA vai " aprendendo " com o tempo e vai otimizando cada vez mais...

  • editado February 27

    @jpvecchi Só o @geluk perguntando pra a gente saber 😂

    Algo me deixa com um pé atrás sobre isso.

    Por que um processo recente teve o assento emitido rápido e foi o escolhido pelo o sistema se é, se foi mesmo o caso e o do pessoal que nós acompanhamos aqui a mais tempo que foram aprovados na metade de junho não tiveram nenhuma novidade ainda?

    Qual teria sido o critério para eles terem pego alguns processos recentes como teste ( suposições, nada confirmado que realmente seja )

    Acho que teríamos mais certeza vendo o pessoal que estão esperando há 9,8,7 meses tendo o assento emitido, porquê tem que seguir uma ordem cronológica, eles sempre frisaram isso

  • editado February 27

    Se eu fosse muito cara de pal eu perguntava:

    1. Quantos processos por mês terão os assentos emitidos pela a nova plataforma, existe a chance desse número aumentar?

    2. Qual está sendo o critério para escolher os processos para a emissão dos assentos, visto que, vimos processos mais recentes tendo assento emitidos.

    3. Por que vocês não dão novidades em público sobre essa bagaça? 😂

  • editado February 27

    @jpvecchi vou passar a informação resumida de que tive até agora:

    1 - A AI (vamos por assim dizer) fará emissão de assentos de forma automática a partir do momento que o processo é aprovado - aqui tudo mundo meio que sabe disso mas vamos lá;

    2 - Serão neste momento, só processos que estão na ACP Porto, pois foi lá que foi escolhido para criação e testes dessa nova ferramenta;

    3 - Sabemos que esse número deve ser maior mas o que foi contabilizado é de 23 mil assentos aguardando em fase de registo pelo assento;

    4 - Era para ser para o inicio de janeiro e final de janeiro, porém tomou mais tempo para todo desenvolvimento, testes e validações, já que é integrado com outros sistemas e outras fases do processo nesta nova ferramenta - Como foi mencionado para mim, apesar da capacidade do sistema neste momento o que eles querem garantir e ordenamento jurídico (isso quer dizer, não criar assentos errôneos);

    5 - Dito o que eu falei no final do ponto 4, foi me passado que no começo seria faseado, exatamente para eles poderem verificar e garantir 100% da emissão dos assentos de forma correta, por isso somente 7 mil iniciais - Sim, está tendo validação humana nesta fase para garantir os assentos, acredito que por amostragem ou alguma outra rotina sistémica de retro avaliação das informações após emissão.

    6 - A única informação que eu tive sobre o faseamento é a mesma que foi publicada em uma matéria do Globo também. Que os primeiros assentos daquele bolo de 23 mil, seriam os processos do artigo de filhos e netos, que foi contabilizado 7 mil processos.

    7 - Perguntando quais seriam os próximos? E os sefarditas por exemplo? - A resposta que eu obtive foi com uma outra pergunta… eles estão em fase de registo aguardando o assento?… então eles devem vir em sequencia.

    8 - Estava ocorrendo um boato que a ferramenta só iria emitir assentos depois do dia 11 de Março, depois das eleições. Então depois de um bom tempo depois das perguntas que tinha feito acima, ontem, perguntei sobre esse boato e se poderia me confirmar. - A resposta foi não, já foram emitidos 8 mil assentos e a ferramenta deve continuar a emitir. Cumprimentos.

    9 - Sim, o sistema só vai começar a gerar assento de forma automática após aprovação, quando estes processos aguardando assento forem finalizados. Depois disso o sistema já vai emitir assento automático. Processo despachado pelo conservador - emissão automática. Somente processos ACP - Porto.

    10 - O número vai aumentar sim, mas neste momento está tendo validação humana, por isso está sendo faseado. Opinião minha, acredito que em Março já vão emitir os 23 mil.

    Quanto ao critério é meio difícil perguntar isso pq sei que não vai me responder.

    Já foi feito antes, mas as pessoas começaram a fazer flooding. No de mais já foi dado informação publica necessária que até Q4 todos os processos pendentes seriam tratados.

    As informações que recebi estão sendo de bom grado, não, a pessoa não teria a necessidade de me falar, pois já foi dito final de 2024 para tratar tudo.

    Só foi exatamente esse meu argumento com a pessoa, se pudesse passar algumas informações esporádicas para acalmar a comunidade de descendentes seria legal. Prometi não tirar print de conversas e postar para não ter floodings em rede sociais e outros lugares.

  • Detalhe, pessoal, tem gente que teve o processo aprovado, está na bolinha 7 marrom, mas na planilha colocou "terminado". Então não sei se dá para confiar que está tendo gente que teve o processo aprovado e emitido assento no mesmo dia ou só preencheu a planilha errado mesmo (acredito na segunda opção).

  • zffrzffr Member

    @Bru_ Ainda me lembro de quando isso não importava tanto porque os assentos eram emitidos em poucas semanas. Saudades...

  • editado February 27

    @geluk Muito obrigado pela explicação e detalhes!

    Vamos torcer... com certeza estão olhando " manualmente " os primeiros assentos emitidos " automáticos " por essa questão que você falou.

    Evitar erros ao máximo, ao ponto de pegar não digo 100%, mas uns 99% de margem de acerto, porque se não, o trabalho e $$$ investido de nada valeria!


    OBS: Curiosamente eles começarem apenas por ACP Porto.

    A CRC de Lisboa está abarrotada, mas talvez porque tenham mais funcionários né?

    Mas creio que seja a próxima!

  • Bom dia, meu processo de filho foi aprovado (bolinha 6 verde) dia 09/09/2023, a bolinha 7 continua marrom.

  • @joaoboscofr está assim mesmo. Pessoas com bolinha 7 marrom desde julho aguardando emissão do assento.

  • @texaslady oie! é a primeira vez que recebo esse envelope, assim mesmo, um verdinho, de AR.

    ai é só devolver no correio? parece que até dia 9 de março, certo?

  • editado February 27

    @barbaracl, isso mesmo.

    Voto dentro do envelope verde... e no envelope branco, este envelope verde e uma cópia de sua identificação.

    Depois só entregar aos Correios... não precisa selar.

  • Gente, não to entendendo direito, se foram emitidos 7mil assentos, cadê a galera com o assento emitido? Aqui ninguém se manifestou e em dois outros grupos que estou também não (daqueles que tinham processo filho/neto ACP).

    Não sei se “autorizaram” os 7 mil e ai vai saindo aos poucos, mas pela mensagem não faz muito sentido.

    Estranho não ter ninguém no fórum dentro desses 7 mil.

  • @geluk Só faltou perguntar sobre o andamento dos processos, se já esta sendo feito pelo sistema e com validações da IA e atualização do site das bolinhas para acompanhar em tempo real, pois vi que só questionou as emissões de assento...

  • Bom dia pessoal!

    Só pra contribuir na discussão, o meu processo(1C) ficou na bolinha 7 marrom no dia 18/06/2023. No dia 09/01 foi transferido para Barreiro, e continua assim até hoje. Aguardo ansiosamente a emissão para compartilhar com vocês =D.

    Obs: Meu processo está na planilha com todas as datas.

  • @gaabirodriguez sim isso é o que todos estamos confusos, apesar de serem essas as informações recebidas, não temos como validar a não ser esperar.

    O que eu acho que pode estar acontecendo é que podem estar emitindo primeiro para garantir o ordenamento jurídico e depois vão enviar. Falei disso no meu post anterior, pois foi isso que o Vice presidente falou que iria ocorrer em relação a validação - processo faseado.

    Referente aos processos já distribuídos, eles seguem vida normal e não vão ser emitidos pela nova ferramenta.

    @welinty isso que quero perguntar, mas vou aguardar um pouco. Mas o que eu posso dizer que os processos com entrada on-line no Porto já estão passando pela nova ferramenta. Para quem está parado na bolinha 3, isso é um problema em relação a AIMA e outro órgão que não lembro o nome agora. Para os serfaditas que estão na 4 aparentemente está tudo parado.

    Pelo o que estamos a acompanhar, somente processo de filhos estão andando.

    Caso eu venha ter mais informações futuramente volto aqui

  • @barbaracl ,

    Voce recebe a cédula para votar, um envelope verde para colocar a cédula e selar e outro envelope para colocar o verdinho e enviar, que já está pre-selado. E sim é até 9 de março.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.