Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1141914201422142414251460

Comentários

  • @AlanNogueira @texaslady @Destefano @jpvecchi


    Esse processo que mencionei deu entrada em 2021 requerente com 82 anos ( observo que idade deixou de ser prioridade) depois de um ano e meio bolinha saiu da 1 para 4 e voltou para 3 e estacionou até hoje. Hoje novamente verifiquei e esta na bolinha 3. Mas o assento já foi enviado no dia 21/02/2024. Obs. Processo entrou em Lisboa e permaneceu até o final. Inclusive o requerente me disse hoje que já fez o Pedido do Cartão Cidadão e Passaporte dele aqui no Nordeste aonde reside , foi pessoalmente com o assento e já resolveu tudo.

  • @RoseMoraes , @eduardo_augusto

    Que interessante, mas o importante é que parece que Lisboa está movimentando novamente.

  • boa tarde gente, sei que foge do assunto so tópico, mas não encontrei algo relacionado.

    Tenho cartão cidadão/nif e recebi hoje a carta com a documentação pra exercer o direito de voto, porém não moro em Portugal. Será que posso desconsiderar, ou tenho que prestar alguma satisfação?

    Lembro que quando recebi a primeira carta, recebi a orientação de não fazer nada, já que moro no Brasil.

    mais alguém recebeu?

  • Alguém chegou acompanhar a palestra do secretário de Portugal? alguma novidade relevante sobre os assentos?

  • @JohnA, eu acompanhei. Nem tocou no assunto nacionalidade.

  • @geluk o artigo é o 1C. Foi enviado para o Porto. Não me lembro exatamente o mês que passou para a bolinha 7 marrom, mas em novembro/23 eu enviei email para a conservatória perguntando quando seria enviado o assento, pois já havia muito tempo que estava na bolinha marrom e eles enviaram esse textinho padrão, que não tinha sido distribuído.

    O que seria melhor fazer nessas circunstâncias?

  • Processo de assento emitido sem atualização das bolinhas é algo muito sério. Estamos voando às cegas? Isso não é nada bom...

  • editado February 24

    Do jeito que está se encaminhando imagino novidades do tipo "Emissão de assentos suspensa por bug, etc.." devido a essas emissões sem atualizações das bolinhas.

  • @JohnA eu vi, sem novidades. Não falou nada de cidadania.

  • @barbaracl

    Não se preocupe! O voto em Portugal não é obrigatório para quem está no país ou fora dele!

  • editado February 24

    @Regiani Scharlack Já até me acostumei. O quê preocupa mais é essa paralisação de redistribuição e dos assentos. Se ficarem assim por muito tempo e o novo sistema demorar para entrar em produção e mesmo entrando talvez não sejá lá essas grandes coisas que imaginamos reduzindo talvez apenas 1, 2 meses de espera?

    O prazo atual estava em 8~9 meses se continuar assim vai chegar nos 10,11, e 12. Ainda mais que no meio de ano tem férias de verão... ou seja, ou esse novo sistema entra no ar pra valer até lá, ou estamos todos completamente... já sabem né kkk

  • Mas @JohnA , não é possível que o " novo sistema " seja só um quebra galho assim...

    Investimento só no software, casa dos 1,5M de EUROS. É duro!!!

  • editado February 25


  • editado February 25

    @barbaracl Você pode votar no consulado onde está inscrita, nessa carta que você recebeu é justamente o seu local de votação, seja uma boa Portuguesa e exerça o seu direito de cidadã, Portugal precisa de mudança e uma nova liderança para os serviços voltarem a andar, o atual governo simplesmente abandonou as conservatórias e todos os serviços relacionados a nacionalidade, inclusive essa burocracia absurda nos consulado, onde não se consegue nem um agendamento. VOTE!😉

  • @barbaracl ,

    não sei que carta você recebeu, mas toda vez que tem eleição para a AR eu recebo a correspondência com a cédula de votação e o envelope pré-selado para retorno. Assim não preciso ir ao consulado para votar. Já enviei o meu na semana passada.

  • Só a titulo de curiosidade, acabei de pagar a taxa para enviar o formulario. E o formulario 1C teve algumas mudanças na forma dele (Eu acho que só as cores, deixou de ser rosa para ser todo azul marinho). Tomara que outras mudanças para agilizar o processo tambem estajam sendo feitas.

  • Pessoal, ouvi de uma amiga que o endereco no Porto para envio dos documentos do processo de atribuicao de filhos teria mudado. Alguem sabe algo a respeito? Poderiam me confirmar o endereco?

    alem disso, alguem sabe o que preencho no quadro de declaracoes? Minha mae tem o assento de nascimento emitido pela Conservatoria dos Registros Centrais de Lisboa (ela recebeu a cidadania por atribuicao como neta de portugues). Devo marcar um X na opcao "conservatoria dos registros centrais" e anexar o assento? Isso eh suficiente?


    Muito obrigada

  • Pessoal, tenho uma outra duvida. Ja temos alguma nocao se os processos de filho enviados via advogados estao andando mais rapidos que os que enviamos por DHL para Porto, isso depois que os processos por advogados passaram a ser online? Fiz o da minha mae de neta, que foi bem mais complicado que o meu, por mim mesma e com a super ajuda do forum e nao me arrependo. Mas to me questionando se pro meu processo eu deveria fazer via advogado so por ser online e, talvez, isso significar uma maior agilidade.

  • @analuisapb

    Até o momento não temos nenhuma evidência que permita afirmar que processos online enviados por advogados terminam mais rápido que os enviados por DHL/Correio.

    Se seu processo “é simples” e vc tem segurança de que está com toda documentação à mão, encaminhe logo por DHL para o relógio do prazo começar a contar. Use o serviço de um advogado se não estiver segura ou achar que há algum complicador que um profissional pode ajudar a resolver, não pelo prazo.

  • Olá pessoal. Vou solicitar do meu filho de 3 anos. Pela experiência de vcs nesses últimos tempos, qual a média de prazo?

  • editado February 26

    @Ramondce

    nao tem mais média , estamos a espera do sistema , conta aí de 6 meses a no máximo 1 ano com sorte, mas podem ser até 2 anos , em Lisboa filho está em 3 anos.

  • @glisboa já faz um tempo que mudou. Desde dezembro. Existe uma discussão sobre a impressão do novo modelo, pois quando enviam por e-mail com o comprovante de pagamento no cabeçalho, não é possível imprimir em apenas 2 páginas (1 folha frente e verso), pois a parte da assinatura acaba indo para página 3 e nas instruções diz que as 3 pags devem estar na mesma folha. A @texaslady sugere imprimir em A3 (correto?), mas certeza mesmo não temos. Eu mandei e-mail perguntando e não obtive resposta. Alguém teve novidade quanto a está questão?

  • @Regiani Scharlack ,

    também enviei email e ainda não obtive resposta. Tem pessoas dizendo que pode imprimir em 3 páginas que les aceitam, acho mais razoável se for verdade. Vamos ver se eles respondem.

  • @marcelloamr 2 e 3 anos pra concluir o processo de menor de idade? O que houve com o antigo prazo de 3-6 meses?

  • Pessoal, para quem está com processo de filho e neto já no estágio de registo no ACP - Porto. Receberam o vosso assento?

    Recebemos a informação que foi gerado 8 mil assentos de processo de filhos e netos pela nova ferramenta na ACP.

    Por favor atualizem aqui se puderem.

  • Boa tarde, sou neto de imigrante, Mandei toda a doc no dia 08 de maio de 2023, levando-se em conta que está tudo certíssimo, assento do casamento de meus avós, e toda papelada, tudo do jeito que tem que ser. Não passou para a segunda bolinha ainda, está dentro do tempo normal?

  • @geluk acabei de vistoriar os outros canais de comunicação sobre cidadania portuguesa e não vi nenhum relato sobre emissão de assentos. Será que emitiram e não houve comunicação com o sistema? Está parecendo o caso relatado a dias que entraram em contato pra saber que foi aprovado e receber cópia do assento.

  • @geluk de onde veio essa informação?

    Estou aguardando o meu desde outubro, nada por aqui ainda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.