enviei agora a certidao que lhe mandei a foto, e nao a reprografica, esta mandei ha 6 meses atras junto com o a documentacao inicial, porem estava, creio eu, fora da validade.
Creio eu entao que agora eles estejam querendo a Reprografica apostilhada, certo???
A digitada que enviei tambem estava apostilhada.
Quanto ao nome do avo paterno, o pai da minha filha nao foi registrado por ele, e junto a documentacao enviei uma carta de proprio punho onde ele explicava essa situacao e os documentos dele todos anexados, RG e Certidao de nascimento), todos eles apostilhados tambem
Estou aflito com meu processo [removido pela moderação] aberto em 15/02/2022... Até agora 05/09/2022 está na fase 1, e não sai de lá, alguém poderia me dar alguma informação ?
Meu processo foi por aquisição, mais de 5 anos vividos legalmente em Portugal.
Em outubro de 2021 enviei a documentação da minha vó e deu tudo certo.
No início de agosto de 2022 envei a documentação do meu tio e da minha mãe.
Acontece que o documento de identidade que enviei para meu tio foi a CNH. Pelo que havia lido estavam aceitando normalmente a cnh, mas agora vi um comentário aqui nos post dizendo que não é mais a aceito.
Alguém pode me orientar, fiquei preocupada e chateada.
@marcosestolano seu processo e por tempo de residencia? Acredito que esta dentro do prazo, aqui tem um tópico que acredito que possa te ajudar se for esse processo:
@Danipukaro Tem duas opções, arrisca e espera ver se vai cair em exigência ou se adianta envia um documento de identidade ou passaporte com contenha a filiação com menos de 10 anos e apostilado, em uma folha coloca todas as informações do processo e pede para juntar.
@Murilloreis e nessa fase que geralmente entra em exigência, fique atento ao que diz na informação abaixo, no momento diz que esta completo, caso mude para NÂO ESTA COMPLETO, quer dizer que esta em exigência, eu acredito que até o final do mês você tem alguma novidade, no mês passado teve férias e greve, por isso houve um atraso nos processos.
@Danipukaro Olha, realmente muitos processos têm caído em exigência por conta disso. No entanto, enviei o processo do meu pai em fevereiro com a CNH e ele foi aprovado em julho. Ainda não vi relatos aqui sobre outros processos que passaram com CNH. Eu enviei o meu e do meu irmão com o RG. Na época que vi os processos caindo em exigência, eu até fiz um novo RG do meu pai etc, mas preferi arriscar para não pagar mais um DHL e também se tivessem novas exigências seria mais DHL...
Meu processo entrou em exigência por um motivo simples: junto do meu processo enviei uma requisição de retirar um dos meus nomes próprios (tenho vários e é muito chato) e a requisição foi negada.
Me enviaram uma carta (que não chegou, fiquei sabendo quando liguei para lá) perguntando se desejo continuar com o processo. Vou responder com uma carta endereçada ao Excelentíssimo Senhor Conservador do Arquivo Central do Porto dizendo que sim para continuar com a composição originaria do nome.
Tenho uma dúvida: preciso reconhecer firma desta carta-resposta no consulado?
O processo de nacionalidade da minha mãe (1-D) acabou de ser concluído. Estou esperando agora que chegue o e-mail com registro de cidadã dela. Assim que isso acontecer, quero dar entrada no meu pedido, 1-C. Mas já tenho algumas dúvidas iniciais:
»» O pessoal tem mandado muito para o Porto, não é? Continua mais rápido por lá? Quais as opções?
»» Com relação à minha própria certidão de nascimento, qual a "validade" do documento? Tenho uma via emitida há uns 10 meses, mas não sei se a CRC aceita. Não encontrei essa informação nos canais oficiais.
»» Certidão de nascimento da minha mãe é necessária? O site informa "que pode ser dispensada se o registo estiver numa conservatória nacional e for identificada essa conservatória, o ano e o número do registo". Não seria este o caso, já que a CRC acabou de deferir o pedido de nacionalidade dela?
@Ric Aguarde o assento da sua mãe. Sim, pelos relatos, consistência e número de conservadores o ACP continua sendo o meio mais seguro.
Certidões apostiladas acredito que não tenham validade, se não estiver apostilada, 1 ano. Não precisa enviar certidão brasileira da sua mãe, apenas o assento português.
Agora, sua mãe é casada com seu pai? Quem te registrou, sua mãe ou seu pai?
@rmormille Ligue para a Linha de Registos (+351) 211 950 500) às 5h da manhã no Brasil, é o horário que estão abrindo por lá e você será atendido mais rápido. Coloque 20,00 reais no Skype dá e sobra e faça a chamada. Só falam com o requerente. Tenha o número do processo anotado.
Apenas para confirmar - a transcrição de casamento de uma portuguesa com um brasileiro na década de 1950 não acarreta na perda de nacionalidade portuguesa da nubente mulher, certo?
No processo da minha mãe, eu também tive que submeter as certidões de casamento dela, na verdade. Só acho estranho eu ter que repetir isso agora, sendo que eles têm tudo dela lá.
@Ric é, a transcrição de casamento é um processo a parte. Pelo Código Civil português todo cidadão deve atualizar seus dados, portanto se você foi registrada antes de 1 ano de idade pelo seu pai que não é português, você terá de transcrever o casamento no consulado. Eu fiz a transcrição de casamento esse ano no Consulado do RJ e foram apenas 2 semanas.
@jubsal, transcrição no consulado?? Tem certeza dessa informação? Nem sabia da existência desse serviço.
No processo de nacionalidade da minha mãe, precisei emitir certidão de casamento dela com meu pai, mais a certidão de casamento dos avôs dela. Nos dois casos, foi transcrição em inteiro teor (emitida pelo cartório) com Apostila de Haia. E não houve problema algum apontado pela CRC.
Em todo caso, hoje vivo em Portugal, não estou mais no RJ. Então, consulado não é uma opção para mim.
Pessoal, agradeceria se alguém me ajudasse com uma dúvida um tanto idiota.
Requisitei o assento de nascimento online da minha avó e ao recebê-lo, percebi que há duas anotações, uma com o averbamento do casamento dela e outra com o averbamento do óbito do meu avô. As duas anotações são de 2004.
Isso significa que não preciso transcrever o casamento, correto? Para a aquisição de nacionalidade da minha mãe, basta juntar esse assento de nascimento da minha avó. É isso?
Meu processo entrou em exigência por um motivo simples, fiz a requisição de retirar um dos meus nomes próprios (tenho vários e é muito chato) e a requisição foi negada.
Me enviaram uma carta (que não chegou, fiquei sabendo quando liguei para lá) perguntando se desejo continuar com o processo. Vou responder com uma carta endereçada ao Excelentíssimo Senhor Conservador do Arquivo Central do Porto, dizendo que sim para continuar com a composição originaria do nome.
"...Requisitei o assento de nascimento online da minha avó e ao recebê-lo, percebi que há duas anotações, uma com o averbamento do casamento dela e outra com o averbamento do óbito do meu avô. As duas anotações são de 2004...."
R...Se a informação do casamento está averbada na Certidão de Nascimento significa que esse casamento já se encontra registado em Portugal...Esse Registo só é feito uma única vez...
"...Para a aquisição de nacionalidade da minha mãe, basta juntar esse assento de nascimento da minha avó. É isso?..."
R...Se o ***Português em Questão é sua Avó...E você vai montar o processo de sua Mãe...O termo correto seria Atribuição da Nacionalidade portuguesa...(Aquisição seria processo por Casamento/Tempo de residência...Etc...)...
***Português em Questão...No caso é o Cidadão Português cujo Assento de nascimento será utilizado nos processos de Nacionalidade Portuguesa de seu descendente em Linha Reta/Requerente em um processo de Atribuição/Aquisição da Nacionalidade portuguesa...
Processos de Atribuição de um Cidadão Português para seu(s) filho(s) é o processo mais simples que existe em se tratando de Nacionalidade portuguesa...
Você encontrará facilmente listas de documentos para esse tipo de processo nessa discussão...Basta voltar algumas páginas...Apesar do processo abaixo citado...(Nos links)...Ter características diferentes do de sua Mãe...***A lista de documentos está ok...
***Como a requerente será sua Mãe...SEela alterou o nome ao se casar...Deve enviar a Certidão de nascimento dela na configuração mencionada abaixo...:
se vc for mulher, e mudou de nome no casamento (nome no RG diferente da certidão), certidão de casamento inteiro teor digitada (sem apostilar)
É de entendimento comum aqui pelo Fórum que quando não foi o Pai/Mãe Português quem declarou o nascimento do filho...(Como parece ser seu caso pelas mensagens já postadas)...A transcrição é necessária...
Portanto...Concordo com a orientação da colega @jubsal aqui...:
Como hoje encontrei um tempo para ler algumas mensagens por aqui vou dar minha opinião...:
Se você está em Portugal e essa transcrição de casamento ainda não foi feita...Faça por aí...
Você...Como filho...Tem legitimidade para assinar o requerimento de transcrição do casamento de sua Mãe Portuguesa diretamente em um balcão aí em Portugal...
Pela simplicidade desse tipo de procedimento...O interessado entra na Conservatória com os documentos...Paga a taxa e sai de lá com a Certidão de Casamento Portuguesa debaixo do braço...
A partir desse ponto já pode dar entrada em seu processo de Atribuição...
Boa sorte...
EDITADO...:
Esqueci de mencionar o seguinte...:
Mais uma informação já disponibilizada pela @jubsal e que eu considero de extrema importância...
"... Aguarde o assento da sua mãe. ..."
O caso é que existem duas opções em relação a isso...
1 - Enviar uma cópia simples do Assento de nascimento português...;
2 - Preencher o campo específico no formulário...(Quadro 2)...Com as informações do Assento de nascimento português...;
Ou seja...Em ambas as opções você precisa ter em mãos o Assento de nascimento português do Português em Questão...
Além disso...IMPORTANTE...!!!
É amplamente recomendado que sempre que se for criado um NOVO Registo de Nascimento Português...Esse Documento/Certidão/Assento deve ser minuciosamente conferido em todos os seus dados...Especialmente NOMES E DATAS...Antes de dar sequência nos processos seguintes dos descendentes...
E quero deixar claro que se trata de um entendimento MEU...!!! (MINHA OPINIÃO...E...VALE RESSALTAR...ESSA FOI A FORMA COMO MONTEI TODOS OS PROCESSOS DE MEUS FAMILIARES - Foram muitos...!!! Sem nenhuma única exigência até hoje...)...
Um processo de Nacionalidade é feito uma única vez na vida...SERÀ que vale a pena arriscar ter um processo desses parado por ter sido notificado...(Cair em exigência...Como se diz...)...Pelo fato de que o documento mais importante para a instrução do processo...(A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO REQUERENTE)...Ter sido emitida a mais tempo do que o Sr. Conservador do Registo Civil considerou como adequada...
Enfim...Creio que seja uma análise que CADA UM DEVE FAZER ANTES DE DESPACHAR SEUS DOCUMENTOS PARA UMA SERVENTIA PORTUGUESA...
Comentários
@Mauri
Ola,
enviei agora a certidao que lhe mandei a foto, e nao a reprografica, esta mandei ha 6 meses atras junto com o a documentacao inicial, porem estava, creio eu, fora da validade.
Creio eu entao que agora eles estejam querendo a Reprografica apostilhada, certo???
A digitada que enviei tambem estava apostilhada.
Quanto ao nome do avo paterno, o pai da minha filha nao foi registrado por ele, e junto a documentacao enviei uma carta de proprio punho onde ele explicava essa situacao e os documentos dele todos anexados, RG e Certidao de nascimento), todos eles apostilhados tambem
Desde ja muito obrigada
Olá amigos do forum cidadania portuguesa!
Estou aflito com meu processo [removido pela moderação] aberto em 15/02/2022... Até agora 05/09/2022 está na fase 1, e não sai de lá, alguém poderia me dar alguma informação ?
Meu processo foi por aquisição, mais de 5 anos vividos legalmente em Portugal.
Bom dia pessoal, processo da minha mãe mudou pra bolinha 4 segunda dia 29/08. Quanto tempo mais ou menos pra alguma movimentação?
E se fosse cair em exigência já era pra aparecer nessa bolinha né?
Bom dia pessoal,
Em outubro de 2021 enviei a documentação da minha vó e deu tudo certo.
No início de agosto de 2022 envei a documentação do meu tio e da minha mãe.
Acontece que o documento de identidade que enviei para meu tio foi a CNH. Pelo que havia lido estavam aceitando normalmente a cnh, mas agora vi um comentário aqui nos post dizendo que não é mais a aceito.
Alguém pode me orientar, fiquei preocupada e chateada.
@marcosestolano seu processo e por tempo de residencia? Acredito que esta dentro do prazo, aqui tem um tópico que acredito que possa te ajudar se for esse processo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10565/processos-do-artigo-6%C2%BA-n%C2%BA-1-da-lei-de-nacionalidade-tempo-de-residencia/p20
@Danipukaro Tem duas opções, arrisca e espera ver se vai cair em exigência ou se adianta envia um documento de identidade ou passaporte com contenha a filiação com menos de 10 anos e apostilado, em uma folha coloca todas as informações do processo e pede para juntar.
@Murilloreis e nessa fase que geralmente entra em exigência, fique atento ao que diz na informação abaixo, no momento diz que esta completo, caso mude para NÂO ESTA COMPLETO, quer dizer que esta em exigência, eu acredito que até o final do mês você tem alguma novidade, no mês passado teve férias e greve, por isso houve um atraso nos processos.
@Danipukaro Olha, realmente muitos processos têm caído em exigência por conta disso. No entanto, enviei o processo do meu pai em fevereiro com a CNH e ele foi aprovado em julho. Ainda não vi relatos aqui sobre outros processos que passaram com CNH. Eu enviei o meu e do meu irmão com o RG. Na época que vi os processos caindo em exigência, eu até fiz um novo RG do meu pai etc, mas preferi arriscar para não pagar mais um DHL e também se tivessem novas exigências seria mais DHL...
Oi pessoal do forum,
Meu processo entrou em exigência por um motivo simples: junto do meu processo enviei uma requisição de retirar um dos meus nomes próprios (tenho vários e é muito chato) e a requisição foi negada.
Me enviaram uma carta (que não chegou, fiquei sabendo quando liguei para lá) perguntando se desejo continuar com o processo. Vou responder com uma carta endereçada ao Excelentíssimo Senhor Conservador do Arquivo Central do Porto dizendo que sim para continuar com a composição originaria do nome.
Tenho uma dúvida: preciso reconhecer firma desta carta-resposta no consulado?
Obrigado,
Julio
@Lopes_alvs é sim por tempo de residencia, vou dar uma lida... obrigado!
@juliombarros
você menciona no seu comentário que ligou na conservatória!!! Para que número ligaste??? Tenho tentado falar com eles a dias e não atendem
Olá, @Mauri, @Lopes_alvs e demais colegas do Forum.
O processo de nacionalidade da minha mãe (1-D) acabou de ser concluído. Estou esperando agora que chegue o e-mail com registro de cidadã dela. Assim que isso acontecer, quero dar entrada no meu pedido, 1-C. Mas já tenho algumas dúvidas iniciais:
»» O pessoal tem mandado muito para o Porto, não é? Continua mais rápido por lá? Quais as opções?
»» Com relação à minha própria certidão de nascimento, qual a "validade" do documento? Tenho uma via emitida há uns 10 meses, mas não sei se a CRC aceita. Não encontrei essa informação nos canais oficiais.
»» Certidão de nascimento da minha mãe é necessária? O site informa "que pode ser dispensada se o registo estiver numa conservatória nacional e for identificada essa conservatória, o ano e o número do registo". Não seria este o caso, já que a CRC acabou de deferir o pedido de nacionalidade dela?
Obrigado desde já! :-)
@Lopes_alvs obrigado pela informação, vou ficar atento
@Ric Aguarde o assento da sua mãe. Sim, pelos relatos, consistência e número de conservadores o ACP continua sendo o meio mais seguro.
Certidões apostiladas acredito que não tenham validade, se não estiver apostilada, 1 ano. Não precisa enviar certidão brasileira da sua mãe, apenas o assento português.
Agora, sua mãe é casada com seu pai? Quem te registrou, sua mãe ou seu pai?
@rmormille Ligue para a Linha de Registos (+351) 211 950 500) às 5h da manhã no Brasil, é o horário que estão abrindo por lá e você será atendido mais rápido. Coloque 20,00 reais no Skype dá e sobra e faça a chamada. Só falam com o requerente. Tenha o número do processo anotado.
@jubsal, obrigado pelas infos.
Minha certidão está apostilada, sim. E respondendo: sim, meus pais eram casados (minha mãe hoje é viúva). E quem me registrou foi meu pai.
E já antecipando: quando meus pais se casaram, minha mãe mudou de nome, ou seja, adotou o último sobrenome dele.
Apenas para confirmar - a transcrição de casamento de uma portuguesa com um brasileiro na década de 1950 não acarreta na perda de nacionalidade portuguesa da nubente mulher, certo?
Mais algum assento de alguém foi criado ontem/hoje? Queria ter uma ideia se está chegando no meu já
@Ric Então antes de fazer seu processo você terá de transcrever o casamento deles. Você mora no RJ ou SP?
@Antonio Victor Rodrigues tb estou aguardando, esperando o registro desde o dia 05/08.
@priscila8 espero que saia logo, sua cidadania foi aprovada nesse dia? a minha foi dia 10/08
@jubsal , minha família é do RJ.
No processo da minha mãe, eu também tive que submeter as certidões de casamento dela, na verdade. Só acho estranho eu ter que repetir isso agora, sendo que eles têm tudo dela lá.
@Ric é, a transcrição de casamento é um processo a parte. Pelo Código Civil português todo cidadão deve atualizar seus dados, portanto se você foi registrada antes de 1 ano de idade pelo seu pai que não é português, você terá de transcrever o casamento no consulado. Eu fiz a transcrição de casamento esse ano no Consulado do RJ e foram apenas 2 semanas.
@jubsal, transcrição no consulado?? Tem certeza dessa informação? Nem sabia da existência desse serviço.
No processo de nacionalidade da minha mãe, precisei emitir certidão de casamento dela com meu pai, mais a certidão de casamento dos avôs dela. Nos dois casos, foi transcrição em inteiro teor (emitida pelo cartório) com Apostila de Haia. E não houve problema algum apontado pela CRC.
Em todo caso, hoje vivo em Portugal, não estou mais no RJ. Então, consulado não é uma opção para mim.
Pessoal, agradeceria se alguém me ajudasse com uma dúvida um tanto idiota.
Requisitei o assento de nascimento online da minha avó e ao recebê-lo, percebi que há duas anotações, uma com o averbamento do casamento dela e outra com o averbamento do óbito do meu avô. As duas anotações são de 2004.
Isso significa que não preciso transcrever o casamento, correto? Para a aquisição de nacionalidade da minha mãe, basta juntar esse assento de nascimento da minha avó. É isso?
Obrigado de antemão.
Oi pessoal do forum,
Meu processo entrou em exigência por um motivo simples, fiz a requisição de retirar um dos meus nomes próprios (tenho vários e é muito chato) e a requisição foi negada.
Me enviaram uma carta (que não chegou, fiquei sabendo quando liguei para lá) perguntando se desejo continuar com o processo. Vou responder com uma carta endereçada ao Excelentíssimo Senhor Conservador do Arquivo Central do Porto, dizendo que sim para continuar com a composição originaria do nome.
Tenho uma dúvida: preciso fazer
@rmormille eu liguei pro 351211950500
@CFSC Sim, se esta averbado no assento de nascimento da sua vó, quer dizer que o casamento já esta transcrito, e feito uma unica vez.
@CFSC ...
"...Requisitei o assento de nascimento online da minha avó e ao recebê-lo, percebi que há duas anotações, uma com o averbamento do casamento dela e outra com o averbamento do óbito do meu avô. As duas anotações são de 2004...."
R...Se a informação do casamento está averbada na Certidão de Nascimento significa que esse casamento já se encontra registado em Portugal...Esse Registo só é feito uma única vez...
------------------------------------------------------------------------------
"...Para a aquisição de nacionalidade da minha mãe, basta juntar esse assento de nascimento da minha avó. É isso?..."
R...Se o ***Português em Questão é sua Avó...E você vai montar o processo de sua Mãe...O termo correto seria Atribuição da Nacionalidade portuguesa...(Aquisição seria processo por Casamento/Tempo de residência...Etc...)...
***Português em Questão...No caso é o Cidadão Português cujo Assento de nascimento será utilizado nos processos de Nacionalidade Portuguesa de seu descendente em Linha Reta/Requerente em um processo de Atribuição/Aquisição da Nacionalidade portuguesa...
------------------------------------------------------------------------------
Processos de Atribuição de um Cidadão Português para seu(s) filho(s) é o processo mais simples que existe em se tratando de Nacionalidade portuguesa...
Você encontrará facilmente listas de documentos para esse tipo de processo nessa discussão...Basta voltar algumas páginas...Apesar do processo abaixo citado...(Nos links)...Ter características diferentes do de sua Mãe...***A lista de documentos está ok...
***Como a requerente será sua Mãe...SE ela alterou o nome ao se casar...Deve enviar a Certidão de nascimento dela na configuração mencionada abaixo...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300355/#Comment_300355
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300364/#Comment_300364
Boa sorte...
@Ric ...
É de entendimento comum aqui pelo Fórum que quando não foi o Pai/Mãe Português quem declarou o nascimento do filho...(Como parece ser seu caso pelas mensagens já postadas)...A transcrição é necessária...
Portanto...Concordo com a orientação da colega @jubsal aqui...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302084/#Comment_302084
Como hoje encontrei um tempo para ler algumas mensagens por aqui vou dar minha opinião...:
Se você está em Portugal e essa transcrição de casamento ainda não foi feita...Faça por aí...
Você...Como filho...Tem legitimidade para assinar o requerimento de transcrição do casamento de sua Mãe Portuguesa diretamente em um balcão aí em Portugal...
Pela simplicidade desse tipo de procedimento...O interessado entra na Conservatória com os documentos...Paga a taxa e sai de lá com a Certidão de Casamento Portuguesa debaixo do braço...
A partir desse ponto já pode dar entrada em seu processo de Atribuição...
Boa sorte...
EDITADO...:
Esqueci de mencionar o seguinte...:
Mais uma informação já disponibilizada pela @jubsal e que eu considero de extrema importância...
"... Aguarde o assento da sua mãe. ..."
O caso é que existem duas opções em relação a isso...
1 - Enviar uma cópia simples do Assento de nascimento português...;
2 - Preencher o campo específico no formulário...(Quadro 2)...Com as informações do Assento de nascimento português...;
Ou seja...Em ambas as opções você precisa ter em mãos o Assento de nascimento português do Português em Questão...
Além disso...IMPORTANTE...!!!
É amplamente recomendado que sempre que se for criado um NOVO Registo de Nascimento Português...Esse Documento/Certidão/Assento deve ser minuciosamente conferido em todos os seus dados...Especialmente NOMES E DATAS...Antes de dar sequência nos processos seguintes dos descendentes...
------------------------------------------------------------------------------------------------
Só uma nota mais...
E quero deixar claro que se trata de um entendimento MEU...!!! (MINHA OPINIÃO...E...VALE RESSALTAR...ESSA FOI A FORMA COMO MONTEI TODOS OS PROCESSOS DE MEUS FAMILIARES - Foram muitos...!!! Sem nenhuma única exigência até hoje...)...
Um processo de Nacionalidade é feito uma única vez na vida...SERÀ que vale a pena arriscar ter um processo desses parado por ter sido notificado...(Cair em exigência...Como se diz...)...Pelo fato de que o documento mais importante para a instrução do processo...(A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO REQUERENTE)...Ter sido emitida a mais tempo do que o Sr. Conservador do Registo Civil considerou como adequada...
Enfim...Creio que seja uma análise que CADA UM DEVE FAZER ANTES DE DESPACHAR SEUS DOCUMENTOS PARA UMA SERVENTIA PORTUGUESA...