O Status do meu processo na fase 4, consta falta de documentação e diz que já foi feita a notificação.
Eles encaminham somente pelos correios? Preocupada com o prazo e queria saber, para tomar as providências. Não estou mais no endereço do formulário. E mudei para outro estado, mas tem uma amiga que pode receber esta correspondência. É possível eles me dizer por e-mail, qual está exigência. Já ocorreu algum caso semelhante deles mandarem por e-mail.
@Danimoura , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e solicite que informem qual a exigência, iformando que mudou de endereço e não sabe se a carta chegou.
Pode, também, ligar para a Linha de Registos, às 5h da manhã (para ahuardar pouco)
" ...Agradeço seu relato. Ele mostra de forma prática coisas que venho falando, mas que não tinha comprovação até aqui.
processos pagos em dinheiro, numeram na hora e recebem a senha de imediato - Sim, numerado na hora e a senha enviada no ato para o e-mail cadastrado, a atendente solicita que entre no e-mail para confirmar na frente dela.
processos pagos por cartão, passam pela contabilidade para aprovação do recebimento, e recebem a senha depois - A atendente explicou que processos pagos por Cartão de credito é liberado o ok do pagamento por Lisboa, por conta disso demora a ser numerado, pois eles não conseguem confirmar o pagamento diretamente em porto, diferente do Vale Postal que eles tem o acesso.
normalmente não aceitam processos que não sejam de familiares próximos, exceto por CTT/DHL - No meu caso especifico, consegui da entrada no meu e das minhas duas irmãs sem procuração delas, apenas porque somos filhas do mesmo pai e mãe. No caso dos primos eu tive que fazer via CTT.
só faltou uma, que estava em relatos de outros:
no processo entregue pessoalmente, se algo estiver errado com os documentos, te mandam de volta com o pacote todo; se mandar pelo correio, na maioria dos casos tem a oportunidade de suprir a deficiência depois, na exigência - Como eu dei entrada no das irmãs sem procuração, mas sim como se as mesmas estivessem lá fazendo e cadastrando o e-mail delas com confirmação de senha na hora assim como o meu, ela falou que a exigência (caso ocorra) vem por carta, e dependendo pode ser respondida por e-mail (em caso de duvidas no processo).
As entradas na planilha estão corretas. Apenas a senha eu esperaria que marcasse "Pess", porque a entrega foi pessoalmente. Ter recebido por e-mail foi circunstancial, apenas porque você não é a requerente, nem procuradora dos familiares, nem a mãe no caso de menores. - ok, obrigada pela informação é pq realmente recebi por e-mail e isso causou uma duvida, kkkkkkkkkk.
Eu tive que coletar em 2 colunas, condensado, várias informações relacionadas: como foi entregue? tem advogado? despachante? é maior de idade? como pagou? ligou na LR e confirmou as datas? Desculpe a ignorância mas não entendi essa parte... eu coloquei no final na observação como foi entregue, foi sem advogado, sem despachante, todos maiores de idade (não coloquei a idade dos primos pq já não lembrava de cabeça.
Uma questão que provavelmente você saiba, mas apenas para os demais ficarem por dentro, pois eu mesmo não sabia.
Caso o utente (requerente) esteja em Portugal como turista (como foi meu caso), não conseguirá usar o serviço do CTT (banco) sem um numero de identificação do contribuinte, logo não conseguirá pagar a taxa via Vale Postal estando lá em Portugal.
Eu pedi ajuda para um amigo Português, ele pagou a taxa dentro do CTT (Banco), peguei o comprovante e coloquei no envelope junto com os processos com a seguinte informação. "Pagamento referente ao processo de fulano de tal". tire uma foto antes de enviar o comprovante, será a única prova.
A minha sobrinha que foi no agendamento, pois eu não estava em BH, saiu de la com um papel mas tidos os documentos ficaram lá , pra mim saia de la com a certidão constando o casamento em mãos .
Porque vou precisar dessa certidão da portuguesa Maria que era minha avó, para mandar a documentação da cidadania para Lisboa, correto?
a documentação e o formulário
certidão da portuguesa (avó)
certidao meu pai já falecido
minha certidão
antecedentes
rg
e isso???
@Leticialele na certidão do meu pai, o nome da mãe da mãe dele esta com a primeira letra trocado A por E. Mas dos pais dele estão corretos. Foi isso que informaram p minha sobrinha no consulado não ter problema pois e a avó dele e não os pais , no caso para cidadania entende, a transcrição não precisou da certidão do meu pai. A duvida e se e isso mesmo? Pq eu teria que tentar achar a certidão da minha bisavó e fazer um processo para retificar a do meu pai. Eu tendenciosa a mandar como está.
@Sutterrodrigo Qual o número do seu processo (no formato 234xx/22)? Qual a forma de pagamento?
No ACP tem demorado tipicamente 17 dias da data de aprovação ao assento. Os aprovados a partir de 22/07 têm experimentado mais de 30 dias de espera, mas espero que seja algo transitório.
@anacarolsmac Sim, pode correr para fazer a marcação no consulado e pedir os documentos necessários para as próximas etapas.
Você não precisa mandar a transcrição. Só tem que estar feita. Se tivesse o assento, mandava um xerox junto, mas não é necessário.
A sua sobrinha talvez não soube pedir, e se tivesse esperado 30 minutos, teria saído de lá com o assento na mão. Ou bastaria ter o número do assento e o consulado que fez, escrito a mão numa folha de papel.
Pode mandar o processo sem o assento, ou com uma folha escrita que o casamento foi transcrito em xx/08/2022 no consulado de BH. Eles mesmos localizarão, ou no máximo pedirão só o número depois, por e-mail mesmo.
Como disse a Leticialele, é importante ter feito, porque se tivesse alguma dúvida nos nomes, o consulado diria.
Mas você estava agendada em BH há 3 meses, esperando para fazer a transcrição de casamento dos avós?
Esse tópico aqui é para nacionalidade de filhos, pelo art-1C. Se seu pai estiver vivo, é aqui que você deve discutir a nacionalidade dele de dos dois irmãos, filhos dele.
Seu pai (filho do português) está vivo? Qual a idade dele?
Comece descrevendo o seu caso aqui, começando da nacionalidade de seus avós, quem foi o declarante na certidão, de seu pai, sua e de seu irmão, e com que idade.
Na lista de documentos eles mencionam RG, Passaporte, Cartão de Cidadão, ou Cartão de Residente. No caso de documentos portugueses não precisa apostilar
Não sei dizer se têm como verificar os dados do PEP com a mesma facilidade.
O apostilamento tem mais a ver com a validar a autenticação da cópia. Mas se eles tiverem como conferir que o documento é válido.
"O documento de identificação civil é um documento oficial emitido pelo Estado que ateste a identificação de um cidadão.
Em Portugal, este documento é o Cartão de Cidadão. No Brasil, é o RG.
No Consulado, aceitamos como documento de identificação civil a carteira de identidade proveniente do país de nascimento do utente, o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou o Passaporte."
Se vc tem PEP, tem também o Cartão de Cidadão. Basta um xerox simples.
No caso de documentos portugueses não precisa apostilar.
O site do consulado não lista PEP entre os docs portugueses. Só CC (ou cartão de residente). Só aprece o "Passaporte brasileiro", entre os documentos válidos, junto com o RG.
Todo passaporte moderno usa a tecnologia. Você não vê a "eletrônica". Ela está dentro do papel.
Só mencionei para vc não achar que "eletrônico" seria algo diferente, que você leva no seu celular. É aquele de papel mesmo. No momento em que você sai do avião, eles começam a ler seus dados, ainda dentro do seu bolso. Hehe
Ficamos falando tanto do Passaporte que me confundi.
vc realmente disse: O site do consulado não lista PEP entre os docs portugueses. Só CC (ou cartão de residente). Só aprece o "Passaporte brasileiro", entre os documentos válidos, junto com o RG.
Mandei o processo da minha filha em abril deste ano, ela e menor, foi recebido e numerado rapidamente, porem no final de junho o mesmo caiu em exigencia, me desdobrei ao maximo para mandar toda a documentacao no prazo, visto que tudo veio do Brasil, porem tudo chegou la no dia 15/07, bem antes do prazo determinado por eles, estou muito nervosa pois desde entao o processo continua na mesma, bolinha laranja como se nada tivesse side enviado, voce sabe me dizer se isso e normal??? Fico grata se me responderes.
É normal. Depois que tem exigência, e recebem os documentos, demora umas 4-6 semanas para voltar na análise. Você só verá mudança quando for aprovado com a bolinha 6-verde.
Passadas 6 semanas, se nada mudar, ligue na Linha de Registos, e pergunte se a exigência foi satisfeita.
Não se preocupe com o prazo. O processo só termina por deserção se ficar sem resposta por 6 meses. O seu está ativo.
Você acaba de completar as 6 semanas. Mandou chegou lá em 15/07. O momento está muito tumultuado por lá, com a mudança da lei para Sefarditas, cujo prazo termina dia 31/08/22. Isso pode atrasar um pouco a sua re-análise. Todos o pessoal disponível está com Sefarditas. E tem a greve.
Eu deixaria para ligar dia 05 ou 06/setembro. Se vc está muito aflita (não tem motivo pra isso), ligue assim mesmo. As respostas de quem tem ligado têm sido bem curtas. Tipo: você não sabe que estamos em greve?
@Leticialele@gandalf , o requerimento de nacionalidade pelo artigo 2º (estrangeiro menor ou incapaz, cuja mãe ou pai tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, depois de seu nascimento) também pode ser direcionado para a ACP Porto? Ou somente para a Conservatória dos Registros Centrais? Faço a mesma pergunta para o requerimento de nacionalidade pelo artigo 3º (estrangeiro casado há mais de 3 anos com nacional português): posso direcionar para a ACP Porto ou somente para a Conservatória de Registros Centrais. Obrigado pela ajuda!
@gandalf meu pai e falecido, o meu caso e de netos.
vou mandar copia simples da certidão da minha avó sem a averbação do casamento e junto cópia do pagamento da transcrição que consta consulado, data , etc.
tem algum tópico que fala qndo são irmãos se vai tudo separado? Ou os documentos em comum pode ser os mesmos?
Comentários
@Leticialele . Boa a tarde
O Status do meu processo na fase 4, consta falta de documentação e diz que já foi feita a notificação.
Eles encaminham somente pelos correios? Preocupada com o prazo e queria saber, para tomar as providências. Não estou mais no endereço do formulário. E mudei para outro estado, mas tem uma amiga que pode receber esta correspondência. É possível eles me dizer por e-mail, qual está exigência. Já ocorreu algum caso semelhante deles mandarem por e-mail.
Agradeço demais pela atenção!
@Danimoura , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e solicite que informem qual a exigência, iformando que mudou de endereço e não sabe se a carta chegou.
Pode, também, ligar para a Linha de Registos, às 5h da manhã (para ahuardar pouco)
Coloque 20 reais de crédito no Skype. Dá e sobra.
Tel: +351 211 950 500 opção 1, opção 1.
Só falam com o próprio.
@gandalf
" ...Agradeço seu relato. Ele mostra de forma prática coisas que venho falando, mas que não tinha comprovação até aqui.
só faltou uma, que estava em relatos de outros:
As entradas na planilha estão corretas. Apenas a senha eu esperaria que marcasse "Pess", porque a entrega foi pessoalmente. Ter recebido por e-mail foi circunstancial, apenas porque você não é a requerente, nem procuradora dos familiares, nem a mãe no caso de menores. - ok, obrigada pela informação é pq realmente recebi por e-mail e isso causou uma duvida, kkkkkkkkkk.
Eu tive que coletar em 2 colunas, condensado, várias informações relacionadas: como foi entregue? tem advogado? despachante? é maior de idade? como pagou? ligou na LR e confirmou as datas? Desculpe a ignorância mas não entendi essa parte... eu coloquei no final na observação como foi entregue, foi sem advogado, sem despachante, todos maiores de idade (não coloquei a idade dos primos pq já não lembrava de cabeça.
Uma questão que provavelmente você saiba, mas apenas para os demais ficarem por dentro, pois eu mesmo não sabia.
Caso o utente (requerente) esteja em Portugal como turista (como foi meu caso), não conseguirá usar o serviço do CTT (banco) sem um numero de identificação do contribuinte, logo não conseguirá pagar a taxa via Vale Postal estando lá em Portugal.
Eu pedi ajuda para um amigo Português, ele pagou a taxa dentro do CTT (Banco), peguei o comprovante e coloquei no envelope junto com os processos com a seguinte informação. "Pagamento referente ao processo de fulano de tal". tire uma foto antes de enviar o comprovante, será a única prova.
Espero ter contribuído.
@gandalf
A minha sobrinha que foi no agendamento, pois eu não estava em BH, saiu de la com um papel mas tidos os documentos ficaram lá , pra mim saia de la com a certidão constando o casamento em mãos .
Porque vou precisar dessa certidão da portuguesa Maria que era minha avó, para mandar a documentação da cidadania para Lisboa, correto?
a documentação e o formulário
certidão da portuguesa (avó)
certidao meu pai já falecido
minha certidão
antecedentes
rg
e isso???
@Leticialele na certidão do meu pai, o nome da mãe da mãe dele esta com a primeira letra trocado A por E. Mas dos pais dele estão corretos. Foi isso que informaram p minha sobrinha no consulado não ter problema pois e a avó dele e não os pais , no caso para cidadania entende, a transcrição não precisou da certidão do meu pai. A duvida e se e isso mesmo? Pq eu teria que tentar achar a certidão da minha bisavó e fazer um processo para retificar a do meu pai. Eu tendenciosa a mandar como está.
muito, muito obrigada pela ajuda
@karlatl , se o Consulado disse que não teria problemas, mande como está!
@Leticialele Obrigado pela info.
Tanto o passaporte ou o RG tem que ter menos de 10 anos de expedição ou não precisa?
Obrigado
@Ricardo Barbosa , sim, têm que ter menos de 10 anos de expedição.
@Leticialele Irei fazer. Obrigada
@Sutterrodrigo Qual o número do seu processo (no formato 234xx/22)? Qual a forma de pagamento?
No ACP tem demorado tipicamente 17 dias da data de aprovação ao assento. Os aprovados a partir de 22/07 têm experimentado mais de 30 dias de espera, mas espero que seja algo transitório.
@anacarolsmac Sim, pode correr para fazer a marcação no consulado e pedir os documentos necessários para as próximas etapas.
@Mreis O seu assento já deve ter saído. Ligue na Linha de Registos.
@karlatl
Você não precisa mandar a transcrição. Só tem que estar feita. Se tivesse o assento, mandava um xerox junto, mas não é necessário.
A sua sobrinha talvez não soube pedir, e se tivesse esperado 30 minutos, teria saído de lá com o assento na mão. Ou bastaria ter o número do assento e o consulado que fez, escrito a mão numa folha de papel.
Pode mandar o processo sem o assento, ou com uma folha escrita que o casamento foi transcrito em xx/08/2022 no consulado de BH. Eles mesmos localizarão, ou no máximo pedirão só o número depois, por e-mail mesmo.
Como disse a Leticialele, é importante ter feito, porque se tivesse alguma dúvida nos nomes, o consulado diria.
Mas você estava agendada em BH há 3 meses, esperando para fazer a transcrição de casamento dos avós?
Esse tópico aqui é para nacionalidade de filhos, pelo art-1C. Se seu pai estiver vivo, é aqui que você deve discutir a nacionalidade dele de dos dois irmãos, filhos dele.
Seu pai (filho do português) está vivo? Qual a idade dele?
Comece descrevendo o seu caso aqui, começando da nacionalidade de seus avós, quem foi o declarante na certidão, de seu pai, sua e de seu irmão, e com que idade.
@patriciadantas83 As "2 colunas, condensado", o que vc fez está certo.
Foi só um comentário sem importância, sobre as múltiplas funções e informações que estão implícitas, e se pode extrair delas.
Bom dia .
@Leticialele @gandalf se eu enviar a xerox do meu passaporte português como documento eu precisaria apostilar ?
Ou vcs acham melhor eu enviar a xerox do meu passaporte brasileiro mesmo?
Digo isso pois meu RG ja tem mais de 10 anos.
@Ricardo Barbosa
Na lista de documentos eles mencionam RG, Passaporte, Cartão de Cidadão, ou Cartão de Residente. No caso de documentos portugueses não precisa apostilar
Não sei dizer se têm como verificar os dados do PEP com a mesma facilidade.
O apostilamento tem mais a ver com a validar a autenticação da cópia. Mas se eles tiverem como conferir que o documento é válido.
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#o-que-%C3%A9-o-documento-de-identifica%C3%A7%C3%A3o-civil
"O documento de identificação civil é um documento oficial emitido pelo Estado que ateste a identificação de um cidadão.
Em Portugal, este documento é o Cartão de Cidadão. No Brasil, é o RG.
No Consulado, aceitamos como documento de identificação civil a carteira de identidade proveniente do país de nascimento do utente, o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou o Passaporte."
@gandalf
Acho que seria melhor pecar por excesso e apostilar então .
Obrigado.
@Ricardo Barbosa
Se vc tem PEP, tem também o Cartão de Cidadão. Basta um xerox simples.
No caso de documentos portugueses não precisa apostilar.
O site do consulado não lista PEP entre os docs portugueses. Só CC (ou cartão de residente). Só aprece o "Passaporte brasileiro", entre os documentos válidos, junto com o RG.
@gandalf
Desculpe mas o que seria o PEP?
Eu tenho o cartão cidadão tb.
Quando vc diz uma xerox simples, seria somente a xerox sem autenticar nem apostilar ? ( igual enviar a certidão de nascimento) .
Se sim, acho ate mais valido e mais barato.
@Ricardo Barbosa
PEP - Passaporte Eletrônico Português - é o nome oficial de seu passaporte marrom, em papel mesmo, com chips de RFID
Sim. O documento português, para usar em Portugal, é só o xerox simples.
Pra vc se sentir mais confiante, leia as primeiras linhas desse post da Leticialele, onde ela também recomenda o mesmo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298721/#Comment_298721
@gandalf
show de bola.
como sei se meu passaporte é um PEP?
Ele foi emitido em 2020.
Teria alguma marcação especifica ou onde vejo esse Chip ?
@Ricardo Barbosa
Sim, seu passaporte é um PEP.
Todo passaporte moderno usa a tecnologia. Você não vê a "eletrônica". Ela está dentro do papel.
Só mencionei para vc não achar que "eletrônico" seria algo diferente, que você leva no seu celular. É aquele de papel mesmo. No momento em que você sai do avião, eles começam a ler seus dados, ainda dentro do seu bolso. Hehe
@gandalf
Maravilha, mto obrigado mais uma vez por todos os esclarecimentos.
E sim eu pensaria que se trataria de um eletrônico tipo app . kkkk
Vou mandar uma xerox simples do meu Passaporte então, que vai ser mais rápido e mais barato. E ai eu apostilo somente da minha esposa.
Gratidão total.
@Ricardo Barbosa
Eu falei pra você mandar um xerox do seu CC, não do PEP que pode não ter o mesmo efeito. Leia direito o que eu disse.
RG e CC, são os documentos para você usar dentro dos respectivos países.
Passaporte e PEP são documentos para serem usados fora do país, ou para ingressar nele.
@Mreis conseguiu falar com a LR?
@gandalf
Ah blz. anotado.
Ficamos falando tanto do Passaporte que me confundi.
vc realmente disse: O site do consulado não lista PEP entre os docs portugueses. Só CC (ou cartão de residente). Só aprece o "Passaporte brasileiro", entre os documentos válidos, junto com o RG.
Obrigado.
@gandalf
Ola, tudo bem?
Mandei o processo da minha filha em abril deste ano, ela e menor, foi recebido e numerado rapidamente, porem no final de junho o mesmo caiu em exigencia, me desdobrei ao maximo para mandar toda a documentacao no prazo, visto que tudo veio do Brasil, porem tudo chegou la no dia 15/07, bem antes do prazo determinado por eles, estou muito nervosa pois desde entao o processo continua na mesma, bolinha laranja como se nada tivesse side enviado, voce sabe me dizer se isso e normal??? Fico grata se me responderes.
@rmormille
É normal. Depois que tem exigência, e recebem os documentos, demora umas 4-6 semanas para voltar na análise. Você só verá mudança quando for aprovado com a bolinha 6-verde.
Passadas 6 semanas, se nada mudar, ligue na Linha de Registos, e pergunte se a exigência foi satisfeita.
Não se preocupe com o prazo. O processo só termina por deserção se ficar sem resposta por 6 meses. O seu está ativo.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297136/#Comment_297136
Você acaba de completar as 6 semanas. Mandou chegou lá em 15/07. O momento está muito tumultuado por lá, com a mudança da lei para Sefarditas, cujo prazo termina dia 31/08/22. Isso pode atrasar um pouco a sua re-análise. Todos o pessoal disponível está com Sefarditas. E tem a greve.
Eu deixaria para ligar dia 05 ou 06/setembro. Se vc está muito aflita (não tem motivo pra isso), ligue assim mesmo. As respostas de quem tem ligado têm sido bem curtas. Tipo: você não sabe que estamos em greve?
@Leticialele @gandalf , o requerimento de nacionalidade pelo artigo 2º (estrangeiro menor ou incapaz, cuja mãe ou pai tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, depois de seu nascimento) também pode ser direcionado para a ACP Porto? Ou somente para a Conservatória dos Registros Centrais? Faço a mesma pergunta para o requerimento de nacionalidade pelo artigo 3º (estrangeiro casado há mais de 3 anos com nacional português): posso direcionar para a ACP Porto ou somente para a Conservatória de Registros Centrais. Obrigado pela ajuda!
Boa tarde,
Enviei o processo da minha sogra, atribuição 1c, e o mesmo foi numerado em 9/5.
Até o momento continua na primeira bolinha verde.
Alguem com alguma novidade que mandou processo no mesmo período?
Estou com receio, pois foi enviado CNH, e há um tempo atrás aconteceram que alguns processos caíram em exigência por causa do CNH.
Grato.
@gandalf meu pai e falecido, o meu caso e de netos.
vou mandar copia simples da certidão da minha avó sem a averbação do casamento e junto cópia do pagamento da transcrição que consta consulado, data , etc.
tem algum tópico que fala qndo são irmãos se vai tudo separado? Ou os documentos em comum pode ser os mesmos?
muito obrigada
@OttoCP , processos pelo artigo 2 só tramitam na CRCentrais
@Robson Correa , o processo, no total, leva uns 6 meses.
Costuma ficar parado un 4, 5 meses e, depois, anda rapidamente.
Acompahe o andamento de processos próximos pela nossa planilha. É uma boa referência - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908
Relaxe!!