Se questionarem algo sobre o documento, como não tem o Assento e o CPF, será você que tem que provar que foi de fato a mãe quem assinou, e não um homônimo. Os números permitiriam comprovar que essa que assina é de fato a mãe do requerente.
Por isso todo documento tem no preâmbulo uma fase que se chama "Qualificação" onde vai o nome, estado civil, nacionalidade e número dos documentos. Vale para procurações, contratos, requerimentos, etc.
Você comprova apenas apresentando o documento correspondente. No caso do Assento, eles mesmos verificam no sistema.
Não se preocupe com isso. Não vai acontecer. Apenas aprenda para usar no futuro. Um contrato de compra e venda de imóvel por exemplo. Só vão questionar alguma coisa depois que a pessoa já até faleceu, e não pode mais testificar.
Para dar entrada pessoalmente na ACP é necessário chegar em algum horário específico (ex: pegar senha) ou pode ser qualquer horário dentro do funcionamento da ACP?
Uma duvida, sabendo do atraso decorrido das ferias, greve e reformas, como fica a previsão do tempo para o final do processo?
O prazo 5-6 meses conta desde do dia que o processo chegou ou somente a partir do dia que ele for numerado ?
Pergunto, porque na previsão normal meu processo teria termino em Dez-22, tenho passagem comprada para final de Fev-23 para ir a Lisboa tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte, conselho de quem esta mais acostumado, manter ou ja e bom tentar adiar ?
Primeiro comentário que faço no fórum, procurei as informações mas não encontrei ( ou não soube procurar).
Fiz o processo de nacionalidade da minha avó materna com um escritório, e depois fiz o processo de atribuição da minha mãe, ok processo finalizado na ACP.
Porém o meu processo quero fazer sozinha e não ter que pagar a assessoria novamente, mas me surgiu algumas duvidas.
1 - Minha mãe ( que já tem assento português por atribuição) é solteira, sempre foi , mas quem foi meu declarante foi meu pai, isso muda algo?
2 - Nasci em ago/89 porém fui registrada em out/89 , depois meses depois, isso interfere em algo?
Ou essas questões não mudam nada e só seguir o processo normal , abaixo vou colocar minhas pesquisas:
ASSENTO PORTUGUÊS DA MINHA MAE ( pode ser o que o escritório me mandou? ou precisa atualizar no civil online?
MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO INTEIRO TEOR - pedi as duas reprográfica e digital , na duvida vou apostilar as duas e enviar.
MEU RG ( ATUALIZEI) está na validade , vou fazer uma copia colorida, autenticar e apostilar também.
FORMULARIO 1C - vou realizar o pagamento , imprimir colorido frente e verso e assinar e autenticar no cartório.
após enviar os documentos para conservatória de porto.
Desculpa o longo texto, tenho pesquisado muito nos últimos meses.
Contudo sua linha continua em aberto sem a DataSenha do e-mail, nem o NºProcesso, nem o Status. Se tudo o que você forneceu até hoje é esse relato, dizendo que chegou lá 13/07, a previsão não anda. Você ajuda a outros, e eles te ajudam.
quero fazer sozinha - Sábia decisão, e nem é só por economizar, mas para manter o controle sobre seu processo.
1 - Minha mãe (já tem assento português) é solteira, sempre foi , mas quem foi meu declarante foi meu pai, isso muda algo? SIM. Se não houve casamento, não tem transcrição, mas como a portuguesa não foi a declarante, ela precisa fazer essa declaração em vida. Assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279218/#Comment_279218 (a última linha sobre achar o documento, é opcional)
2 - Nasci em ago/89 fui registrada em out/89 , dois meses depois, isso interfere em algo? NÃO. Tendo sido antes de 1 ano, não tem problema
ASSENTO PORTUGUÊS DA MINHA MAE (pode ser o que o escritório me mandou?) SIM.
MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO INTEIRO TEOR - pedi as duas reprográfica e digitada, na duvida vou apostilar as duas e enviar. Só a querem manuscrita. Guarde a digitada com você, sem apostilar. Se precisar pode apostilar quando quiser.
MEU RG está na validade, vou fazer uma copia colorida, autenticar e apostilar. SIM, menos de 10 anos
Muito obrigada pelas informações, vou atualizando as informações por aqui.
Obrigada pelo esclarecimento do processo, tinha lido algo que se o nascimento era após 1978 tinha mudado a lei de perfilhação quando a mulher é a portuguesa.
Então vou providenciar essa declaração pela minha mãe, eu achei que de mãe é mãe, o pai pode ser errado, mas mãe não pode né..rs
E se o pai vai lá e registra o filho adulterino como sendo filho legítimo da esposa, e ela nem fica sabendo do fato? Vc não pensou nisso, mas eles sim, porque o direito é pelo sangue, jus-sangüinis. Por isso a mãe tem que confirmar depois que o filho de fato é dela.
Se a mãe morre no parto, sendo solteira, não tem como fazer essa declaração explícita, e o filho perde o direito. Por isso, no parto de mães solteiras, normalmente tem sempre uma testemunha o o padre, para colher essa declaração da mãe no nascimento. Complicado, né?
Mas sua mãe estando viva, ela pode fazer essa declaração em qualquer tempo. Mas não pense que é uma coisa sem importância. É essa declaração aí que vai "estabelecer a maternidade" e garantir seu direito. Sem ela, vc e seus filhos perderam! Hehe
(tem formas alternativas, mas é bem mais complicado)
então tenho a entrega feita pelo CTT na data de 13/07 recebido pela funcionaria Carla Ribeiro. Não recebi nenhum e-mail e as 2 vezes que liguei para tentar descobrir o numero do processo e senha (dias 10/08 e 17/08) não foi localizado nada em meu nome ou minha data de nascimento.
Por isso não completei a planilha. Por isso perguntei outra vez se ja houve caso de extravio de processos.
Pelo visto então, esses 41 dias ate hoje não vao servir de nada a não ser aumentar a minha preocupação !
Nunca vi algum processo que tivesse extraviado. As coisas andam muito difíceis por lá com a mudança da lei para Sefarditas, e estão pondo de lado os processos que não têm um prazo limite, para atender aos que têm, mesmo em meio a greve.
E querem fazer com que a greve tenha algum impacto também. :-)
Os processos pelo consulado não têm como acompanhar o andamento. Nem pelo site, nem por telefone na LR, nem no consulado.
É a modalidade "por inscrição". O dia que ficar pronto eles te avisam. Não há nada que vc possa fazer a respeito. Só esperar. Art-1C demoram entre 10-18 meses da entrada dos docs no consulado até sair o assento.
bom dia! estou em desespero lendo seu relato de que você ligou e disseram que não consta nada lá. o meu processo junto com o da minha irmã foi recebido lá no dia 22/07 por Céu Duarte, mas até hoje não recebi nada e já mandei 3 e-mails. Ainda não liguei.. qual numero devo ligar? esse horário quinta às 10h?
Estive presencialmente na conservatória do Porto no dia 07/07, dei entrada em 6 processo, 3 eles aceitaram presencialmente, recebi as senhas na hora e 3 tive que enviar pelo CTT (correio) recebi a senha uma semana +- depois.
Lá conheci uma moça que também estava dando entrada e não aceitaram os processos dela por falta de procuração.
Ela colocou via CTT bem próximo a conservatória no mesmo dia 07/07, trocamos contato por Whatssapp, nosso ultimo contato foi dia 08/08 ela ainda não havia recebido a senha.
Me falou que assim que recebesse ia me contar.
Estou falando apenas para vocês não sentirem que é problema apenas com vocês.
Processo que um amigo meu enviou para o ACP chegou lá dia 09/07 e ainda não recebeu a chave de acompanhamento. Também mandou e-mail e não obteve resposta. Informei sobre o que tenho lido aqui no fórum (férias, greve, priorização dos sefarditas, etc.) e disse a ele pra aguardar até meados de setembro pra então ligar na linha de registos.
Desde que o processo foi encaminhado ao setor já temos nessa espera 1 ano e 2 meses, e no status de Aguarda Integração CRCentrais temos 3 meses de espera. Bom, torcemos para até Novembro sair....rs...
Você sabe me dizer após recebermos o comunicado para retirarmos o assento o agendamento está levando quantos meses para marcar?
Assim como alguns foristas, aguardo pela senha do meu processo de filho que foi enviado por DHL e recebido pelo ACP em 15/07. Já enviei e-mail ao IRN, que ainda não respondeu. Ao que tudo indica, teremos que continuar aguardando.
Agradeço seu relato. Ele mostra de forma prática coisas que venho falando, mas que não tinha comprovação até aqui.
processos pagos em dinheiro, numeram na hora e recebem a senha de imediato
processos pagos por cartão, passam pela contabilidade para aprovação do recebimento, e recebem a senha depois
normalmente não aceitam processos que não sejam de familiares próximos, exceto por CTT/DHL
só faltou uma, que estava em relatos de outros:
no processo entregue pessoalmente, se algo estiver errado com os documentos, te mandam de volta com o pacote todo; se mandar pelo correio, na maioria dos casos tem a oportunidade de suprir a deficiência depois, na exigência
As entradas na planilha estão corretas. Apenas a senha eu esperaria que marcasse "Pess", porque a entrega foi pessoalmente. Ter recebido por e-mail foi circunstancial, apenas porque você não é a requerente, nem procuradora dos familiares, nem a mãe no caso de menores.
Eu tive que coletar em 2 colunas, condensado, várias informações relacionadas: como foi entregue? tem advogado? despachante? é maior de idade? como pagou? ligou na LR e confirmou as datas?
Comentários
@gandalf muito obrigada!!! dou noticias
@igork1x
Se questionarem algo sobre o documento, como não tem o Assento e o CPF, será você que tem que provar que foi de fato a mãe quem assinou, e não um homônimo. Os números permitiriam comprovar que essa que assina é de fato a mãe do requerente.
Por isso todo documento tem no preâmbulo uma fase que se chama "Qualificação" onde vai o nome, estado civil, nacionalidade e número dos documentos. Vale para procurações, contratos, requerimentos, etc.
Você comprova apenas apresentando o documento correspondente. No caso do Assento, eles mesmos verificam no sistema.
Não se preocupe com isso. Não vai acontecer. Apenas aprenda para usar no futuro. Um contrato de compra e venda de imóvel por exemplo. Só vão questionar alguma coisa depois que a pessoa já até faleceu, e não pode mais testificar.
@gandalf
Agradeço de coração todas orientações dadas.
Forte abraço
bom dia pessoal,
Para dar entrada pessoalmente na ACP é necessário chegar em algum horário específico (ex: pegar senha) ou pode ser qualquer horário dentro do funcionamento da ACP?
Estou tentando ligar lá e ninguem atende.
Obrigado e excelente semana a todos.
Bom Dia
@gandalf e ou @Leticialele
Uma duvida, sabendo do atraso decorrido das ferias, greve e reformas, como fica a previsão do tempo para o final do processo?
O prazo 5-6 meses conta desde do dia que o processo chegou ou somente a partir do dia que ele for numerado ?
Pergunto, porque na previsão normal meu processo teria termino em Dez-22, tenho passagem comprada para final de Fev-23 para ir a Lisboa tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte, conselho de quem esta mais acostumado, manter ou ja e bom tentar adiar ?
Bom dia ,
Primeiro comentário que faço no fórum, procurei as informações mas não encontrei ( ou não soube procurar).
Fiz o processo de nacionalidade da minha avó materna com um escritório, e depois fiz o processo de atribuição da minha mãe, ok processo finalizado na ACP.
Porém o meu processo quero fazer sozinha e não ter que pagar a assessoria novamente, mas me surgiu algumas duvidas.
1 - Minha mãe ( que já tem assento português por atribuição) é solteira, sempre foi , mas quem foi meu declarante foi meu pai, isso muda algo?
2 - Nasci em ago/89 porém fui registrada em out/89 , depois meses depois, isso interfere em algo?
Ou essas questões não mudam nada e só seguir o processo normal , abaixo vou colocar minhas pesquisas:
após enviar os documentos para conservatória de porto.
Desculpa o longo texto, tenho pesquisado muito nos últimos meses.
@carlos_pinto
Apesar da greve, os prazos no ACP seguem normal.
Contudo sua linha continua em aberto sem a DataSenha do e-mail, nem o NºProcesso, nem o Status. Se tudo o que você forneceu até hoje é esse relato, dizendo que chegou lá 13/07, a previsão não anda. Você ajuda a outros, e eles te ajudam.
O processo só começa a existir quando é numerado.
@Mberezowski
Bem vinda!
quero fazer sozinha - Sábia decisão, e nem é só por economizar, mas para manter o controle sobre seu processo.
1 - Minha mãe (já tem assento português) é solteira, sempre foi , mas quem foi meu declarante foi meu pai, isso muda algo? SIM. Se não houve casamento, não tem transcrição, mas como a portuguesa não foi a declarante, ela precisa fazer essa declaração em vida. Assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279218/#Comment_279218 (a última linha sobre achar o documento, é opcional)
2 - Nasci em ago/89 fui registrada em out/89 , dois meses depois, isso interfere em algo? NÃO. Tendo sido antes de 1 ano, não tem problema
INTEIRO TEOR - pedi as duasreprográficae digitada, na duvida vou apostilaras duase enviar. Só a querem manuscrita. Guarde a digitada com você, sem apostilar. Se precisar pode apostilar quando quiser.xerox de todos os docs, grampeie e guarde com você. Mande tudo dentro do envelope da DHL (se não tiver DHL, por SEDEX internacional)
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt
@gandalf
Muito obrigada pelas informações, vou atualizando as informações por aqui.
Obrigada pelo esclarecimento do processo, tinha lido algo que se o nascimento era após 1978 tinha mudado a lei de perfilhação quando a mulher é a portuguesa.
Então vou providenciar essa declaração pela minha mãe, eu achei que de mãe é mãe, o pai pode ser errado, mas mãe não pode né..rs
@Mberezowski
Na lei portuguesa é diferente da lei brasileira.
E se o pai vai lá e registra o filho adulterino como sendo filho legítimo da esposa, e ela nem fica sabendo do fato? Vc não pensou nisso, mas eles sim, porque o direito é pelo sangue, jus-sangüinis. Por isso a mãe tem que confirmar depois que o filho de fato é dela.
Se a mãe morre no parto, sendo solteira, não tem como fazer essa declaração explícita, e o filho perde o direito. Por isso, no parto de mães solteiras, normalmente tem sempre uma testemunha o o padre, para colher essa declaração da mãe no nascimento. Complicado, né?
Mas sua mãe estando viva, ela pode fazer essa declaração em qualquer tempo. Mas não pense que é uma coisa sem importância. É essa declaração aí que vai "estabelecer a maternidade" e garantir seu direito. Sem ela, vc e seus filhos perderam! Hehe
(tem formas alternativas, mas é bem mais complicado)
@gandalf
Muito obrigada, vou com certeza seguir a tua orientação.
@gandalf
então tenho a entrega feita pelo CTT na data de 13/07 recebido pela funcionaria Carla Ribeiro. Não recebi nenhum e-mail e as 2 vezes que liguei para tentar descobrir o numero do processo e senha (dias 10/08 e 17/08) não foi localizado nada em meu nome ou minha data de nascimento.
Por isso não completei a planilha. Por isso perguntei outra vez se ja houve caso de extravio de processos.
Pelo visto então, esses 41 dias ate hoje não vao servir de nada a não ser aumentar a minha preocupação !
Boa tarde!
Como faço pra usar essa planilha?
Meu processo está com status AGUARDA INTEGRAÇÃO CRCENTRAIS no site do consulado.
Obrigada!
@heliotheodoro
Em qual estado vocês moram? Para transcrição, busque no site de seu consulado.
@carlos_pinto
Nunca vi algum processo que tivesse extraviado. As coisas andam muito difíceis por lá com a mudança da lei para Sefarditas, e estão pondo de lado os processos que não têm um prazo limite, para atender aos que têm, mesmo em meio a greve.
E querem fazer com que a greve tenha algum impacto também. :-)
Mas o seu tendo chegado bem antes da greve, já devia ter numerado sim. Ligue na Linha de Registos. Pode ter um erro de digitação no e-mail. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297136/#Comment_297136
Tenha papel e lápis pronto. Só falam com o requerente.
@gandalf
Ja liguei 2 vezes (tenho ligado toda quarta) amanha e dia novamente. Tomara que amanha consiga uma resposta positiva !!!
Mais uma vez obrigado pelo retorno.
@MIDIFAZIO_22
Os processos pelo consulado não têm como acompanhar o andamento. Nem pelo site, nem por telefone na LR, nem no consulado.
É a modalidade "por inscrição". O dia que ficar pronto eles te avisam. Não há nada que vc possa fazer a respeito. Só esperar. Art-1C demoram entre 10-18 meses da entrada dos docs no consulado até sair o assento.
@carlos_pinto
Escreva por e-mail hoje para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
informe o caso, e peça que verifiquem se houve algum problema, e se já possui a chave de consulta online.
No e-mail ponha os dados do requerente, Nome, filiação, data de nascimento, endereço, e-mail (que deve ser o que vc vai usar).
Diga que a DHL informa que foi recebido dia 13/07 por Carla Ribeiro, mas que vem tentando obter informações desde o início de agosto, sem sucesso.
(Não fale nada que ligou na LR).
Cuidado para o corretor automático não atrapalhar e trocar informatizacoes por c-cedilha, o-com-til.
Deixe para ligar na LR na Quinta-feira no final do expediente (10:00 no BR), só se não tiverem respondido ao e-mail.
@gandalf
e-mail enviado, agora e aguardar.
Obrigado, assim que tiver retorno aviso aqui.
@carlos_pinto @gandalf
bom dia! estou em desespero lendo seu relato de que você ligou e disseram que não consta nada lá. o meu processo junto com o da minha irmã foi recebido lá no dia 22/07 por Céu Duarte, mas até hoje não recebi nada e já mandei 3 e-mails. Ainda não liguei.. qual numero devo ligar? esse horário quinta às 10h?
@Gabriela Fernanda
Nenhum processo é perdido. NUNCA vi um relato sequer de extravio de processos. O DHL relata que entregou, então está lá.
O seu chegou lá na véspera da greve. Se acalme. A sua senha não será uma prioridade deles neste mês.
NÃO LIGUE POR TELEFONE NEM MANDE E-MAIL PARA AS CONSERVATÓRIAS. Para isso existe a Linha de Registos.
Numeraram processos até 12/07. O dele dia 13/07 ficou no limite, por isso estamos tentando ver se numerou ou não. Só isso.
@CarlosPinto e @Gabriela Fernanda
Estive presencialmente na conservatória do Porto no dia 07/07, dei entrada em 6 processo, 3 eles aceitaram presencialmente, recebi as senhas na hora e 3 tive que enviar pelo CTT (correio) recebi a senha uma semana +- depois.
Lá conheci uma moça que também estava dando entrada e não aceitaram os processos dela por falta de procuração.
Ela colocou via CTT bem próximo a conservatória no mesmo dia 07/07, trocamos contato por Whatssapp, nosso ultimo contato foi dia 08/08 ela ainda não havia recebido a senha.
Me falou que assim que recebesse ia me contar.
Estou falando apenas para vocês não sentirem que é problema apenas com vocês.
@gandalf
Coloquei os dados na planilha nas linhas 762 a 767, você pode verificar se fiz correto por gentileza.
@gandalf
Também liguei na linha de registos pela primeira vez ontem dia 23/08 (meu processo é sefardita) e não foi localizado número de processo.
Meu processo chegou lá dia 27/07.
Processo que um amigo meu enviou para o ACP chegou lá dia 09/07 e ainda não recebeu a chave de acompanhamento. Também mandou e-mail e não obteve resposta. Informei sobre o que tenho lido aqui no fórum (férias, greve, priorização dos sefarditas, etc.) e disse a ele pra aguardar até meados de setembro pra então ligar na linha de registos.
@gandalf Muito obrigada pelo retorno.
Desde que o processo foi encaminhado ao setor já temos nessa espera 1 ano e 2 meses, e no status de Aguarda Integração CRCentrais temos 3 meses de espera. Bom, torcemos para até Novembro sair....rs...
Você sabe me dizer após recebermos o comunicado para retirarmos o assento o agendamento está levando quantos meses para marcar?
Obrigada!
Assim como alguns foristas, aguardo pela senha do meu processo de filho que foi enviado por DHL e recebido pelo ACP em 15/07. Já enviei e-mail ao IRN, que ainda não respondeu. Ao que tudo indica, teremos que continuar aguardando.
Enviei o processo da minha irmã via DHL e chegou lá dia 10/08/2022 - Status: aguardando a senha.
@patriciadantas83
Agradeço seu relato. Ele mostra de forma prática coisas que venho falando, mas que não tinha comprovação até aqui.
só faltou uma, que estava em relatos de outros:
As entradas na planilha estão corretas. Apenas a senha eu esperaria que marcasse "Pess", porque a entrega foi pessoalmente. Ter recebido por e-mail foi circunstancial, apenas porque você não é a requerente, nem procuradora dos familiares, nem a mãe no caso de menores.
Eu tive que coletar em 2 colunas, condensado, várias informações relacionadas: como foi entregue? tem advogado? despachante? é maior de idade? como pagou? ligou na LR e confirmou as datas?
Boa tarde! Finalmente processo da minha filha aprovado hoje. Agora aguardar criação de registro.
Se puder colocar na planilha: Carla sal.
Obrigado!