Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1124912501252125412551547

Comentários

• @gandalf muito obrigada!!! dou noticias

• @igork1x

Se questionarem algo sobre o documento, como não tem o Assento e o CPF, será você que tem que provar que foi de fato a mãe quem assinou, e não um homônimo. Os números permitiriam comprovar que essa que assina é de fato a mãe do requerente.

Por isso todo documento tem no preâmbulo uma fase que se chama "Qualificação" onde vai o nome, estado civil, nacionalidade e número dos documentos. Vale para procurações, contratos, requerimentos, etc.

Você comprova apenas apresentando o documento correspondente. No caso do Assento, eles mesmos verificam no sistema.

Não se preocupe com isso. Não vai acontecer. Apenas aprenda para usar no futuro. Um contrato de compra e venda de imóvel por exemplo. Só vão questionar alguma coisa depois que a pessoa já até faleceu, e não pode mais testificar.

• @gandalf

Agradeço de coração todas orientações dadas.

Forte abraço

• editado August 2022

bom dia pessoal,

Para dar entrada pessoalmente na ACP é necessário chegar em algum horário específico (ex: pegar senha) ou pode ser qualquer horário dentro do funcionamento da ACP?

Estou tentando ligar lá e ninguem atende.

Obrigado e excelente semana a todos.

• Bom Dia

@gandalf e ou @Leticialele

Uma duvida, sabendo do atraso decorrido das ferias, greve e reformas, como fica a previsão do tempo para o final do processo?

O prazo 5-6 meses conta desde do dia que o processo chegou ou somente a partir do dia que ele for numerado ?

Pergunto, porque na previsão normal meu processo teria termino em Dez-22, tenho passagem comprada para final de Fev-23 para ir a Lisboa tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte, conselho de quem esta mais acostumado, manter ou ja e bom tentar adiar ?

• Bom dia ,

Primeiro comentário que faço no fórum, procurei as informações mas não encontrei ( ou não soube procurar).

Fiz o processo de nacionalidade da minha avó materna com um escritório, e depois fiz o processo de atribuição da minha mãe, ok processo finalizado na ACP.

Porém o meu processo quero fazer sozinha e não ter que pagar a assessoria novamente, mas me surgiu algumas duvidas.

1 - Minha mãe ( que já tem assento português por atribuição) é solteira, sempre foi , mas quem foi meu declarante foi meu pai, isso muda algo?

2 - Nasci em ago/89 porém fui registrada em out/89 , depois meses depois, isso interfere em algo?

Ou essas questões não mudam nada e só seguir o processo normal , abaixo vou colocar minhas pesquisas:

• ASSENTO PORTUGUÊS DA MINHA MAE ( pode ser o que o escritório me mandou? ou precisa atualizar no civil online?
    • MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO INTEIRO TEOR - pedi as duas reprográfica e digital , na duvida vou apostilar as duas e enviar.
    • MEU RG ( ATUALIZEI) está na validade , vou fazer uma copia colorida, autenticar e apostilar também.
    • FORMULARIO 1C - vou realizar o pagamento , imprimir colorido frente e verso e assinar e autenticar no cartório.

após enviar os documentos para conservatória de porto.

Desculpa o longo texto, tenho pesquisado muito nos últimos meses.

• @carlos_pinto

Apesar da greve, os prazos no ACP seguem normal.

Contudo sua linha continua em aberto sem a DataSenha do e-mail, nem o NºProcesso, nem o Status. Se tudo o que você forneceu até hoje é esse relato, dizendo que chegou lá 13/07, a previsão não anda. Você ajuda a outros, e eles te ajudam.

O processo só começa a existir quando é numerado.

• @Mberezowski

Bem vinda!

quero fazer sozinha - Sábia decisão, e nem é só por economizar, mas para manter o controle sobre seu processo.

1 - Minha mãe (já tem assento português) é solteira, sempre foi , mas quem foi meu declarante foi meu pai, isso muda algo? SIM. Se não houve casamento, não tem transcrição, mas como a portuguesa não foi a declarante, ela precisa fazer essa declaração em vida. Assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279218/#Comment_279218 (a última linha sobre achar o documento, é opcional)

2 - Nasci em ago/89 fui registrada em out/89 , dois meses depois, isso interfere em algo? NÃO. Tendo sido antes de 1 ano, não tem problema

• ASSENTO PORTUGUÊS DA MINHA MAE (pode ser o que o escritório me mandou?) SIM.
    • MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO INTEIRO TEOR - pedi as duas reprográfica e digitada, na duvida vou apostilar as duas e enviar. Só a querem manuscrita. Guarde a digitada com você, sem apostilar. Se precisar pode apostilar quando quiser.
    • MEU RG está na validade, vou fazer uma copia colorida, autenticar e apostilar. SIM, menos de 10 anos
    • vou realizar o pagamento; SIM, cartão VISA de qq pessoa https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    • FORMULARIO 1C - imprimir a cores frente e verso, assinar no cartório e autenticar e reconhecer por AUTENTICIDADE.
    • impressão do e-mail recebido após o pagamento, como recibo
    • se vc for mulher, e mudou de nome no casamento (nome no RG diferente da certidão), certidão de casamento inteiro teor (sem apostilar)

xerox de todos os docs, grampeie e guarde com você. Mande tudo dentro do envelope da DHL (se não tiver DHL, por SEDEX internacional)

Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt

• @gandalf

Muito obrigada pelas informações, vou atualizando as informações por aqui.

Obrigada pelo esclarecimento do processo, tinha lido algo que se o nascimento era após 1978 tinha mudado a lei de perfilhação quando a mulher é a portuguesa.

Então vou providenciar essa declaração pela minha mãe, eu achei que de mãe é mãe, o pai pode ser errado, mas mãe não pode né..rs

• @Mberezowski

Na lei portuguesa é diferente da lei brasileira.

E se o pai vai lá e registra o filho adulterino como sendo filho legítimo da esposa, e ela nem fica sabendo do fato? Vc não pensou nisso, mas eles sim, porque o direito é pelo sangue, jus-sangüinis. Por isso a mãe tem que confirmar depois que o filho de fato é dela.

Se a mãe morre no parto, sendo solteira, não tem como fazer essa declaração explícita, e o filho perde o direito. Por isso, no parto de mães solteiras, normalmente tem sempre uma testemunha o o padre, para colher essa declaração da mãe no nascimento. Complicado, né?

Mas sua mãe estando viva, ela pode fazer essa declaração em qualquer tempo. Mas não pense que é uma coisa sem importância. É essa declaração aí que vai "estabelecer a maternidade" e garantir seu direito. Sem ela, vc e seus filhos perderam! Hehe

(tem formas alternativas, mas é bem mais complicado)

• @gandalf

Muito obrigada, vou com certeza seguir a tua orientação.

• @gandalf

então tenho a entrega feita pelo CTT na data de 13/07 recebido pela funcionaria Carla Ribeiro. Não recebi nenhum e-mail e as 2 vezes que liguei para tentar descobrir o numero do processo e senha (dias 10/08 e 17/08) não foi localizado nada em meu nome ou minha data de nascimento.

Por isso não completei a planilha. Por isso perguntei outra vez se ja houve caso de extravio de processos.

Pelo visto então, esses 41 dias ate hoje não vao servir de nada a não ser aumentar a minha preocupação !

• Boa tarde!

Como faço pra usar essa planilha?

Meu processo está com status AGUARDA INTEGRAÇÃO CRCENTRAIS no site do consulado.

Obrigada!

• @heliotheodoro

Em qual estado vocês moram? Para transcrição, busque no site de seu consulado.

• editado August 2022

@carlos_pinto

Nunca vi algum processo que tivesse extraviado. As coisas andam muito difíceis por lá com a mudança da lei para Sefarditas, e estão pondo de lado os processos que não têm um prazo limite, para atender aos que têm, mesmo em meio a greve.

E querem fazer com que a greve tenha algum impacto também. :-)

Mas o seu tendo chegado bem antes da greve, já devia ter numerado sim. Ligue na Linha de Registos. Pode ter um erro de digitação no e-mail. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297136/#Comment_297136

Tenha papel e lápis pronto. Só falam com o requerente.

• @gandalf

Ja liguei 2 vezes (tenho ligado toda quarta) amanha e dia novamente. Tomara que amanha consiga uma resposta positiva !!!

Mais uma vez obrigado pelo retorno.

• @MIDIFAZIO_22

Os processos pelo consulado não têm como acompanhar o andamento. Nem pelo site, nem por telefone na LR, nem no consulado.

É a modalidade "por inscrição". O dia que ficar pronto eles te avisam. Não há nada que vc possa fazer a respeito. Só esperar. Art-1C demoram entre 10-18 meses da entrada dos docs no consulado até sair o assento.

• editado August 2022

@carlos_pinto

Escreva por e-mail hoje para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt

informe o caso, e peça que verifiquem se houve algum problema, e se já possui a chave de consulta online.

No e-mail ponha os dados do requerente, Nome, filiação, data de nascimento, endereço, e-mail (que deve ser o que vc vai usar).

Diga que a DHL informa que foi recebido dia 13/07 por Carla Ribeiro, mas que vem tentando obter informações desde o início de agosto, sem sucesso.

(Não fale nada que ligou na LR).

Cuidado para o corretor automático não atrapalhar e trocar informatizacoes por c-cedilha, o-com-til.

Deixe para ligar na LR na Quinta-feira no final do expediente (10:00 no BR), só se não tiverem respondido ao e-mail.

• @gandalf

e-mail enviado, agora e aguardar.

Obrigado, assim que tiver retorno aviso aqui.

• editado August 2022

@carlos_pinto @gandalf

bom dia! estou em desespero lendo seu relato de que você ligou e disseram que não consta nada lá. o meu processo junto com o da minha irmã foi recebido lá no dia 22/07 por Céu Duarte, mas até hoje não recebi nada e já mandei 3 e-mails. Ainda não liguei.. qual numero devo ligar? esse horário quinta às 10h?

• editado August 2022

@Gabriela Fernanda

Nenhum processo é perdido. NUNCA vi um relato sequer de extravio de processos. O DHL relata que entregou, então está lá.

O seu chegou lá na véspera da greve. Se acalme. A sua senha não será uma prioridade deles neste mês.

NÃO LIGUE POR TELEFONE NEM MANDE E-MAIL PARA AS CONSERVATÓRIAS. Para isso existe a Linha de Registos.

Numeraram processos até 12/07. O dele dia 13/07 ficou no limite, por isso estamos tentando ver se numerou ou não. Só isso.

• @CarlosPinto e @Gabriela Fernanda

Estive presencialmente na conservatória do Porto no dia 07/07, dei entrada em 6 processo, 3 eles aceitaram presencialmente, recebi as senhas na hora e 3 tive que enviar pelo CTT (correio) recebi a senha uma semana +- depois.

Lá conheci uma moça que também estava dando entrada e não aceitaram os processos dela por falta de procuração.

Ela colocou via CTT bem próximo a conservatória no mesmo dia 07/07, trocamos contato por Whatssapp, nosso ultimo contato foi dia 08/08 ela ainda não havia recebido a senha.

Me falou que assim que recebesse ia me contar.

Estou falando apenas para vocês não sentirem que é problema apenas com vocês.

• @gandalf

Coloquei os dados na planilha nas linhas 762 a 767, você pode verificar se fiz correto por gentileza.

• @gandalf

Também liguei na linha de registos pela primeira vez ontem dia 23/08 (meu processo é sefardita) e não foi localizado número de processo.

Meu processo chegou lá dia 27/07.

• Processo que um amigo meu enviou para o ACP chegou lá dia 09/07 e ainda não recebeu a chave de acompanhamento. Também mandou e-mail e não obteve resposta. Informei sobre o que tenho lido aqui no fórum (férias, greve, priorização dos sefarditas, etc.) e disse a ele pra aguardar até meados de setembro pra então ligar na linha de registos.

• @gandalf Muito obrigada pelo retorno.

Desde que o processo foi encaminhado ao setor já temos nessa espera 1 ano e 2 meses, e no status de Aguarda Integração CRCentrais temos 3 meses de espera. Bom, torcemos para até Novembro sair....rs...

Você sabe me dizer após recebermos o comunicado para retirarmos o assento o agendamento está levando quantos meses para marcar?

Obrigada!

• Assim como alguns foristas, aguardo pela senha do meu processo de filho que foi enviado por DHL e recebido pelo ACP em 15/07. Já enviei e-mail ao IRN, que ainda não respondeu. Ao que tudo indica, teremos que continuar aguardando.

• editado August 2022

Enviei o processo da minha irmã via DHL e chegou lá dia 10/08/2022 - Status: aguardando a senha.

• @patriciadantas83

Agradeço seu relato. Ele mostra de forma prática coisas que venho falando, mas que não tinha comprovação até aqui.

• processos pagos em dinheiro, numeram na hora e recebem a senha de imediato
    • processos pagos por cartão, passam pela contabilidade para aprovação do recebimento, e recebem a senha depois
    • normalmente não aceitam processos que não sejam de familiares próximos, exceto por CTT/DHL

só faltou uma, que estava em relatos de outros:

• no processo entregue pessoalmente, se algo estiver errado com os documentos, te mandam de volta com o pacote todo; se mandar pelo correio, na maioria dos casos tem a oportunidade de suprir a deficiência depois, na exigência

As entradas na planilha estão corretas. Apenas a senha eu esperaria que marcasse "Pess", porque a entrega foi pessoalmente. Ter recebido por e-mail foi circunstancial, apenas porque você não é a requerente, nem procuradora dos familiares, nem a mãe no caso de menores.

Eu tive que coletar em 2 colunas, condensado, várias informações relacionadas: como foi entregue? tem advogado? despachante? é maior de idade? como pagou? ligou na LR e confirmou as datas?

• Boa tarde! Finalmente processo da minha filha aprovado hoje. Agora aguardar criação de registro.

Se puder colocar na planilha: Carla sal.

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.