Eu nasci no Rio de Janeiro/RJ e atualmente moro em Porto Alegre/RS. Solicitei a cópia da minha certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica, mas ela veio sem o reconhecimento de firma de quem assina o documento. O cartório alegou que eles não tem o serviço de reconhecimento de firma, assim como também não faziam o apostilamento.
Minha dúvida, quando eu fizer o apostilamento da certidão em Porto Alegre/RS, é suficiente o reconhecimento da firma de quem apostilou ou vou ter que enviar o documento de volta para o RJ e fazer o reconhecimento da firma de quem assinou a cópia da certidão?
Outra dúvida, para o processo 1C a ACP não está mais aceitando CNH? Somente RG ou Passaporte com filiação e menos de 10 anos?
Sua pergunta é retórica, só pra confirmar sua certeza certo?
O ACP não aceita mais CNH. Só RG e Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação), cópia autenticada e apostilada.
Como não fez o apostilamento no Rio, para apostilar em outro estado precisa estar autenticada com o selo do TJ estadual e QRcode. (vão te falar de sinal público, mas isso é apenas entre cartórios. O selo do TJ é muito superior).
Se apostilar dentro do mesmo estado que emitiu, pode apostilar diretamente.
Procure um cartório na República dos Pampas, e veja se aceitam fazer o apostilamento. Não creio que façam sem o selo do TJ do Rio.
Provavelmente é mais barato fazer outra certidão no Rio, apostilar, e pagar uma remessa só para o RS.
Ou, pode juntar todos os documentos que faltam, fazer as autenticações do restante no RS, e mandar para algum familiar que mora no Rio para apostilar a certidão, e do Rio já enviar por por DHL direto para a Conservatória.
Antes de mandar, faça um xerox de todos os documentos, inclusive da certidão apostilada.
Questionei após meu irmão que deu entrada como filho antes de mim (nov/2020) e está travado por ter pago o reconhecimento da procuração para nossa mãe NÃO POR AUTENTICIDADE, assim o processo dele está parado desde dez/2021, quando receberam a correta e esta semana a atendente dizer que não tem previsão e que ao chegar novo documento faltante "vai pro fim da fila" :
1) se vale a pena ele encaminhar requerimento RETIRANDO a procuração
2) se é recomendável ESQUECER o atual processo e fazer nova entrada no ACP por papel ou tentar o digital (se estiver funcionando)
3) se haverá problema dar nova entrada pelo ACP sem solicitar o cancelamento do processo pela CRC CENTRAIS
Por favor me orientem pois foi a ideia que passei para ele, mesmo sabendo dos novos custos, porém teria a certeza de que sairia em 2022 ou início 2023
Como eu lhe disse antes, "quanto mais mexe mais fede". Tem que limpar o problema, e trazer para a normalidade.
1) se vale a pena ele encaminhar requerimento RETIRANDO a procuração. É possível, mas vou discutir abaixo.
2) se é recomendável ESQUECER o atual processo e fazer nova entrada no ACP por papel ou tentar o digital (se estiver funcionando) NÃO
3) se haverá problema dar nova entrada pelo ACP sem solicitar o cancelamento do processo pela CRC CENTRAIS NÃO Faça isso! Cancelar leva muito tempo, e pode perder os dois, por ter mandado em duplicata. É possível, mas não é trivial fazer certo.
4) Consertar o que está lá.É o melhor caminho.
-=-=-
Vocês têm que saber o que está acontecendo, antes de tentar consertar o que está quebrado.
a) Sim, é possível fazer um novo form-1C, junto com um requerimento para que esse novo form-1C substitua o atual, revogando a procuração que havia sido emitida para a mãe, porque a procuração enviada anteriormente não seja mais necessária.
Entenda que o form-1C é um requerimento em que se baseia todo o processo. Ao mudar o form-1C, terão que rever todos os outros detalhes que já foram verificados pelo form anterior. Normalmente é só um check, check, check. Mas pode atrasar um pouco o processo.
E esse requerimento tem que ser feito com cuidado, na forma e no conteúdo, conciso, para explicar bem, e não criar outros problemas.
b) Se você entrar com dois processos, eles perceberão e ambos serão indeferidos, e arquivados. Não pode ser duplicado.
c) Não há razão para pedir o cancelamento de um processo que já caminhou tudo, e está apenas aguardando receberem o documento certo para prosseguir e finalizar. Começou com erros de encaminhamento, por desconhecimento, mas agora que já foi, o melhor é deixar seguir até o final. O problema é saber se o "conserto" foi feito de forma adequada. Se a exigência foi satisfeita. Se isso já aconteceu, o processo seguirá seu curso.
d) O item 4 acrescentado acima, vai nessa mesma direção de consertar e deixar seguir seu curso. Me parece que está havendo algum problema de comunicação. Esse problema se resolve. Mas não sei o que está sendo conversado na Linha de Registos, se a exigência foi satisfeita. Se mandou um requerimento junto explicando. Em suma:
Qual é o problema que estamos lidando?
a procuração para a mãe não está no modelo requerido?
ela sempre esteve no modelo certo, mas faltou a assinatura ser reconhecida por autenticidade e apostilada?
quando mandou a nova procuração ela foi aceita?
qual está sendo o papel do filho (requerente) e da mãe (procuradora) na solução do problema? Por que você (irmã) é que está ativamente buscando uma solução, e não eles diretamente? Tendo um procurador, ele se responsabiliza pela defesa do processo. Não é apenas por o nome lá e pronto. Por isso, no formulário explicita que o procurador é um filho (quando os pais ou avós são idosos), ou um advogado da OAP. Inverter e colocar a mãe, vai demandar dela agora a defesa do processo. Ela me parece estar passiva.
Todas as outras alternativas disponíveis, seriam no sentido de destravar o processo.
Uma alternativa, se por telefone não está funcionando, seria fazer uma reclamação no site do IGSJ. Mas não queime seus cartuxos se puder resolver por telefone. O IGSJ vai consultar a conservatória sobre o estado do processo. Se estiver tudo certo, o processo anda. Se não estiver eles vão lhe responder por que, por escrito.
Outra alternativa, seria perguntar por e-mail ao IRN como proceder para cancelar o processo. Eu sei como é, mas prefiro que eles se pronunciem a respeito. (há um e-mail específico para isso, mas nem vou lhe escrever aqui, antes de saber como as coisas estão).
a procuração para a mãe não está no modelo requerido? TANTO A 1A COMO AS DUAS DEMAIS FORAM SIM
ela sempre esteve no modelo certo, mas faltou a assinatura ser reconhecida por autenticidade e APOSTILA DA? SIM, NA 1a APENAS
quando mandou a nova procuração ela foi ACEITA? PARECE QUE NÃO, POIS COMO INFORMEI ELE REMETEU A CORREÇÃO QUASE 1 ANO DEPOIS DE DAR ENTRADA, E RECEBERAM EM DEZ/21 E NUNCA SE PRONUNCIARAM EM MAIO MINHA MÃE FEZ NOVO CONTATO E QUESTIONARAM SE HOUVE A INSERÇÃO NO MODELO DE PROCURAÇÃO DA FRASE QUE R A T I F I C A-S É TODAS AS DEMAIS INFORMAÇÕES. COMO NÃO FOI ALTERADA ELE REMETEU NOVAMENTE COM A FRASE. A ATENDENTE ISABEL, NA 5af APENAS INFORMOU QUE LEU A PROCURAÇÃO E QUE ELE TERIA ESCRITO R E T I F I C A-S É É SÓ A RESPONSÁVEL PELA APROVAÇÃO PODERIA DEFINIR SE ACEITARIA OU NÃO, É NÃO SABERIA DAR PREVISÃO POIS AO RECEBER NOVO DOCUMENTO PARA O PROCESSO VAI PARA O FINAL DA FILA
qual está sendo o papel do filho (requerente) e da mãe (procuradora) na solução do problema? Por que você (irmã) é que está ativamente buscando uma solução, e não eles diretamente? Tendo um procurador, ele se responsabiliza pela defesa do processo. Não é apenas por o nome lá e pronto. Por isso, no formulário explicita que o procurador é um filho (quando os pais ou avós são idosos), ou um advogado da OAP. Inverter e colocar a mãe, vai demandar dela agora a defesa do processo. Ela me parece estar PASSIVA.O BERNARD ASSINOU, LÓGICO, AS PROCURAÇÕES MAS TAMBÉM O REQUERIMENTO 1C, TENDO O MESMO PENSAR, DE QUE SERIA.NOSSA MÃE, POR ESTAR EM LISBOA, SERÁ UMA MAIS VALIA EM HAVENDO ALGUMA NECESSIDADE DE AÇÃO.
O papel de minha mãe tem sido o de ligar periodicamente e obter posição sobre o processo. O que penso ser útil é para tanto também encaminhei o processo a aoresentando como Procuradora.
Se houver um papel mais específico para ela ser a DEFENSORA dos processos, está orientação será a possível solução ao problema dele, e quiçá não venha ocorrer exigência no meu, também me ajudar até pessoalmente
Grata, mais uma vez pelo tempo e na busca em nós orientar e ajudar
Quando fiz o processo da minha mãe, ainda era possível usar a CNH. De tempos em tempos temos novidades kkkk
Vou reenviar o documento para o meu irmão no RJ e pedir pra fazer o apostilamento e os reconhecimentos por lá.
Engraçado que perguntei ao cartório do RJ, se poderia fazer o apostilamento desse documento no Rio Grande do Sul e eles disseram que não teria o menor problema.
Contudo, confio muito mais nas dicas aqui do fórum do que desse pessoal de cartório.
Veja bem que eu não disse que não conseguiria apostilar no RS. Eu disse para você levar o doc no cartório e ver se consegue.
A base de dados de assinaturas é nacional. Em princípio seria possível, mas alguns cartórios exigem que a certidão tenha "sinal público" ou que esteja com o "certificado do TJ".
Converse com a pessoa do cartório em Saco dos Limões, Santa Catarina, e veja o que ele requer. SC tem o preço mais baixo do país, e por isso ele faz isso com frequência e está acostumado a fazer por SEDEX. Se for o caso, mande uma imagem escaneada antes, para que ele avalie se o doc tem os ingredientes necessários, antes de gastar com SEDEX para enviar o original. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291146/#Comment_291146
A CNH deixou de ser aceita a partir de 2022. Embora algumas poucas pessoas que mandaram antes digam que conseguiram mesmo assim, houve um grande número de processos em exigência pedindo pelo RG ou Passaporte. Não deve mandar mais.
Na medida que os documentos RG estaduais estão sendo substituídos por um novo RG nacional, onde o número dele será o CPF, a partir de abril/2023, cada vez menos aceitarão outros documentos que nem são RG. Sugiro que use sua CNH (que devia ser CNH do Detran-RS), para fazer um passaporte. Deixe para trocar o RG no ano que vem, já pelo modelo novo. O passaporte será um pouco mais caro, mas vai ter o documento por muitos anos, e a mudança para o novo modelo (sim, também vai mudar) só sairá em 2024/25.
OK. Então é o momento de destravar o processo, com a sua opção-1. Um novo form-1C, removendo a procuradora, e um requerimento pedindo a reativação do processo, que se encontra no limbo.
Diga a seu irmão que prepare um requerimento bem convincente ao Conservador, expondo os motivos.
Para evitar intermediários, seria melhor que ele mesmo abrisse uma conta aqui, e fizesse a parte dele. Não fica bem eu passar instruções a você, que repassa pra ele. Sempre se introduz ruído e mal entendidos. E nesse momento só ele ou sua mãe podem agir.
"Quem nunca brincou de telefone sem fio? Quase sempre a frase ou palavra começava de um jeito e terminava de outro completamente diferente. Esse é o efeito dos ruídos na comunicação" daqui.
Vou abrir uma MsgPrivada, e quando ele tiver uma conta, ele será adicionado, e você só acompanha a conversa. A forma é algo como nesse exemplo aqui. Eu não abrirei em Word. Ele pode escrever em texto diretamente, ou se preferir usar Word, imprimir em PDF e postar lá.
a transcrição pode ser dispensada para filhos se o português (pai/mãe) foi o declarante na certidão do requerente antes de 1 ano de idade, o outro cônjuge não for português, é o primeiro (ou único) casamento.
Não faça pelo consulado, que leva 12-18 meses e tem uma lista de documentos maior.
Faça pelo ACP que leva 5-6 meses. Ambos chegam ao mesmo resultado, a nacionalidade, mas são caminhos diferentes, docs diferentes. Basta mandar os documentos por DHL (se não tiver um perto, pode ser por SEDEX-EMS, mas demora mais).
Essas coisas podem parecer novidade para você, mas é o que todos usam aqui no fórum há anos. Siga as instruções e vai se dar bem.
@gandalf ... sobre a data do assento de nascimento, consta 29/07/2022. No sistema que acompanhamos o processo está 31/07 com finalizado. E recebi o email hoje às 6h da manhã com o PDF do assento. Logo, não receberei a via física neh... em que pese na tramitação do sistema indique que irei receber no meu endereço (msg padrão).
Enviei minha solicitação e dos meus 2 irmãos em fevereiro para a ACP. No dia 25/02/2022, recebi as chaves de acesso para acompanhar nossos processos.
Porém, desde segunda-feira dia 18/07/2022, foi aprovado e está na bolinha 7 (em marrom) o processo dos meus irmãos, o meu está na bolinha 4 (em marrom).
Esperei para ver se meu processo atualizava, mas até o momento nada. Enviei um e-mail para o arquivocentral.porto@irn.mj.pt no dia 25/07, para saber alguma informação e até o momento não me responderam.
Hoje pela manhã, recebi um e-mail da ACP informando o assento de um dos meus irmãos, este foi concluído com sucesso. Do meu outro irmão ainda está na bolinha 7 e o meu segue na 4.
Alguém poderia me dar alguma orientação no que eu posso fazer, referente ao meu processo? Como poderia entrar em contato com eles para obter alguma informação atualizada?
Geralmente na hora da análise eles decidem: ou aprova, ou tem exigência.
O seu teria aprovado 13/06/22 se não fosse a exigência, mas 9 dias depois já tinha sanado e foi aprovado em 22/06/22.
O dele aprovou com 134 dias. Menos os 9-10 dias da exigência, seriam 124 dias. Para menores a média de aprovação está em 118 dias. Passou umas 2 semanas só.
Comentários
@HenriqueCruzz
É assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20656/conservatoria-de-lisboa-chave-de-acesso
Na CRCentrais tem sido assim já há algum tempo: "4 meses e 8 dias depois, me enviaram a chave de acesso do processo de nacionalidade"
Seu caso não seria nesse tópico que é de relatos sobre o ACP, que responde com a senha em 4-10 dias.
Talvez seu caso fique melhor aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3112/crc-lisboa-processos-enviados#latest
Obrigado @Leticialele
Pessoal, bom dia!
Eu nasci no Rio de Janeiro/RJ e atualmente moro em Porto Alegre/RS. Solicitei a cópia da minha certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica, mas ela veio sem o reconhecimento de firma de quem assina o documento. O cartório alegou que eles não tem o serviço de reconhecimento de firma, assim como também não faziam o apostilamento.
Minha dúvida, quando eu fizer o apostilamento da certidão em Porto Alegre/RS, é suficiente o reconhecimento da firma de quem apostilou ou vou ter que enviar o documento de volta para o RJ e fazer o reconhecimento da firma de quem assinou a cópia da certidão?
Outra dúvida, para o processo 1C a ACP não está mais aceitando CNH? Somente RG ou Passaporte com filiação e menos de 10 anos?
Abraços,
Pedro Prado
@pprado
Sua pergunta é retórica, só pra confirmar sua certeza certo?
O ACP não aceita mais CNH. Só RG e Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação), cópia autenticada e apostilada.
Como não fez o apostilamento no Rio, para apostilar em outro estado precisa estar autenticada com o selo do TJ estadual e QRcode. (vão te falar de sinal público, mas isso é apenas entre cartórios. O selo do TJ é muito superior).
Se apostilar dentro do mesmo estado que emitiu, pode apostilar diretamente.
Procure um cartório na República dos Pampas, e veja se aceitam fazer o apostilamento. Não creio que façam sem o selo do TJ do Rio.
Provavelmente é mais barato fazer outra certidão no Rio, apostilar, e pagar uma remessa só para o RS.
Ou, pode juntar todos os documentos que faltam, fazer as autenticações do restante no RS, e mandar para algum familiar que mora no Rio para apostilar a certidão, e do Rio já enviar por por DHL direto para a Conservatória.
Antes de mandar, faça um xerox de todos os documentos, inclusive da certidão apostilada.
@gandalf @Leticialele
Questionei após meu irmão que deu entrada como filho antes de mim (nov/2020) e está travado por ter pago o reconhecimento da procuração para nossa mãe NÃO POR AUTENTICIDADE, assim o processo dele está parado desde dez/2021, quando receberam a correta e esta semana a atendente dizer que não tem previsão e que ao chegar novo documento faltante "vai pro fim da fila" :
1) se vale a pena ele encaminhar requerimento RETIRANDO a procuração
2) se é recomendável ESQUECER o atual processo e fazer nova entrada no ACP por papel ou tentar o digital (se estiver funcionando)
3) se haverá problema dar nova entrada pelo ACP sem solicitar o cancelamento do processo pela CRC CENTRAIS
Por favor me orientem pois foi a ideia que passei para ele, mesmo sabendo dos novos custos, porém teria a certeza de que sairia em 2022 ou início 2023
Grata
@bianetto
Como eu lhe disse antes, "quanto mais mexe mais fede". Tem que limpar o problema, e trazer para a normalidade.
1) se vale a pena ele encaminhar requerimento RETIRANDO a procuração. É possível, mas vou discutir abaixo.
2) se é recomendável ESQUECER o atual processo e fazer nova entrada no ACP por papel ou tentar o digital (se estiver funcionando) NÃO
3) se haverá problema dar nova entrada pelo ACP sem solicitar o cancelamento do processo pela CRC CENTRAIS NÃO Faça isso! Cancelar leva muito tempo, e pode perder os dois, por ter mandado em duplicata. É possível, mas não é trivial fazer certo.
4) Consertar o que está lá. É o melhor caminho.
-=-=-
Vocês têm que saber o que está acontecendo, antes de tentar consertar o que está quebrado.
a) Sim, é possível fazer um novo form-1C, junto com um requerimento para que esse novo form-1C substitua o atual, revogando a procuração que havia sido emitida para a mãe, porque a procuração enviada anteriormente não seja mais necessária.
Entenda que o form-1C é um requerimento em que se baseia todo o processo. Ao mudar o form-1C, terão que rever todos os outros detalhes que já foram verificados pelo form anterior. Normalmente é só um check, check, check. Mas pode atrasar um pouco o processo.
E esse requerimento tem que ser feito com cuidado, na forma e no conteúdo, conciso, para explicar bem, e não criar outros problemas.
b) Se você entrar com dois processos, eles perceberão e ambos serão indeferidos, e arquivados. Não pode ser duplicado.
c) Não há razão para pedir o cancelamento de um processo que já caminhou tudo, e está apenas aguardando receberem o documento certo para prosseguir e finalizar. Começou com erros de encaminhamento, por desconhecimento, mas agora que já foi, o melhor é deixar seguir até o final. O problema é saber se o "conserto" foi feito de forma adequada. Se a exigência foi satisfeita. Se isso já aconteceu, o processo seguirá seu curso.
d) O item 4 acrescentado acima, vai nessa mesma direção de consertar e deixar seguir seu curso. Me parece que está havendo algum problema de comunicação. Esse problema se resolve. Mas não sei o que está sendo conversado na Linha de Registos, se a exigência foi satisfeita. Se mandou um requerimento junto explicando. Em suma:
Qual é o problema que estamos lidando?
Todas as outras alternativas disponíveis, seriam no sentido de destravar o processo.
Uma alternativa, se por telefone não está funcionando, seria fazer uma reclamação no site do IGSJ. Mas não queime seus cartuxos se puder resolver por telefone. O IGSJ vai consultar a conservatória sobre o estado do processo. Se estiver tudo certo, o processo anda. Se não estiver eles vão lhe responder por que, por escrito.
Outra alternativa, seria perguntar por e-mail ao IRN como proceder para cancelar o processo. Eu sei como é, mas prefiro que eles se pronunciem a respeito. (há um e-mail específico para isso, mas nem vou lhe escrever aqui, antes de saber como as coisas estão).
@gandalf
Respondendo seus questionamentos,
Qual é o problema que estamos lidando?
O papel de minha mãe tem sido o de ligar periodicamente e obter posição sobre o processo. O que penso ser útil é para tanto também encaminhei o processo a aoresentando como Procuradora.
Se houver um papel mais específico para ela ser a DEFENSORA dos processos, está orientação será a possível solução ao problema dele, e quiçá não venha ocorrer exigência no meu, também me ajudar até pessoalmente
Grata, mais uma vez pelo tempo e na busca em nós orientar e ajudar
@gandalf , como sempre, vc é o cara! :)
Quando fiz o processo da minha mãe, ainda era possível usar a CNH. De tempos em tempos temos novidades kkkk
Vou reenviar o documento para o meu irmão no RJ e pedir pra fazer o apostilamento e os reconhecimentos por lá.
Engraçado que perguntei ao cartório do RJ, se poderia fazer o apostilamento desse documento no Rio Grande do Sul e eles disseram que não teria o menor problema.
Contudo, confio muito mais nas dicas aqui do fórum do que desse pessoal de cartório.
Valeu mais uma vez!
Forte abraço
@pprado
Veja bem que eu não disse que não conseguiria apostilar no RS. Eu disse para você levar o doc no cartório e ver se consegue.
A base de dados de assinaturas é nacional. Em princípio seria possível, mas alguns cartórios exigem que a certidão tenha "sinal público" ou que esteja com o "certificado do TJ".
Converse com a pessoa do cartório em Saco dos Limões, Santa Catarina, e veja o que ele requer. SC tem o preço mais baixo do país, e por isso ele faz isso com frequência e está acostumado a fazer por SEDEX. Se for o caso, mande uma imagem escaneada antes, para que ele avalie se o doc tem os ingredientes necessários, antes de gastar com SEDEX para enviar o original. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291146/#Comment_291146
A CNH deixou de ser aceita a partir de 2022. Embora algumas poucas pessoas que mandaram antes digam que conseguiram mesmo assim, houve um grande número de processos em exigência pedindo pelo RG ou Passaporte. Não deve mandar mais.
Na medida que os documentos RG estaduais estão sendo substituídos por um novo RG nacional, onde o número dele será o CPF, a partir de abril/2023, cada vez menos aceitarão outros documentos que nem são RG. Sugiro que use sua CNH (que devia ser CNH do Detran-RS), para fazer um passaporte. Deixe para trocar o RG no ano que vem, já pelo modelo novo. O passaporte será um pouco mais caro, mas vai ter o documento por muitos anos, e a mudança para o novo modelo (sim, também vai mudar) só sairá em 2024/25.
@gandalf Qual seria a ordem de preferência, por favor? Passaporte >RG?@gandalf
@bianetto
OK. Então é o momento de destravar o processo, com a sua opção-1. Um novo form-1C, removendo a procuradora, e um requerimento pedindo a reativação do processo, que se encontra no limbo.
Diga a seu irmão que prepare um requerimento bem convincente ao Conservador, expondo os motivos.
Para evitar intermediários, seria melhor que ele mesmo abrisse uma conta aqui, e fizesse a parte dele. Não fica bem eu passar instruções a você, que repassa pra ele. Sempre se introduz ruído e mal entendidos. E nesse momento só ele ou sua mãe podem agir.
"Quem nunca brincou de telefone sem fio? Quase sempre a frase ou palavra começava de um jeito e terminava de outro completamente diferente. Esse é o efeito dos ruídos na comunicação" daqui.
Vou abrir uma MsgPrivada, e quando ele tiver uma conta, ele será adicionado, e você só acompanha a conversa. A forma é algo como nesse exemplo aqui. Eu não abrirei em Word. Ele pode escrever em texto diretamente, ou se preferir usar Word, imprimir em PDF e postar lá.
@gandalf repassei para ele, e deve acessar como Bernard ou bmnetto
De novo grata pela disposição
Gente,
Se eu pedir a nacionalidade, online, diretamente para Lisboa, como faço para pagar os 175 euros?
@gandalf
Vou levar no cartório de Porto Alegre/RS onde casei e ver se eles aceitam fazer o apostilamento.
A certidão tem um qrcode do TJRJ que é o selo eletrônico de fiscalização. Seria esse o qrcode que vc falou?
Bem, se não der, mando de volta pro RJ e meu irmão faz o apostilamento lá.
Quanto ao documento de identidade, vou usar o passaporte. Renovei em 2019 e tá com a filiação lá, não tinha reparado antes.
Mando notícias do cartório :)
Muito obrigado mais um vez e um grande abraço,
Pedro Prado
Bom dia Pessoal, tudo bem ?
Infelizmente o processo da minha avó caiu em exigência, como posso verificar qual foi o motivo ? Tem algum email ou telefone ?
Abraço
Bom dia
Sabe me informar a previsão de recebimento via CTT do assento? Após a bolinha 7 ficar verde.
Obrigada
Bom dia! Depois de mandar um email solicitando a senha de acesso do processo do meu pai, hoje ela chegou por email.
Só fiquei na dúvida porque ela foi registrada com um número maior dos processos que chegaram depois do meu. Mas enfim, o que importa é que chegou!
Segue informações:
Proc - 105xxx/22
Nome: Rivael
Pagamento: Nubank
Entregue por DHL: 04/07
Senha: 01/08
@Pedro_Graça
aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297136/#Comment_297136
Pode achar antiquado, ou demorado esperar 90 minutos, mas é interativo, e pode conferir se o e-mail está correto.
Se perguntar por e-mail. Podem responder ou não (ainda mais agora na greve), e não tem prazo. Não faça as duas coisas.
Escolha sua forma, e se preferir, rcentrais.admin@irn.mj.pt
A carta deve chegar pelo correio com a exigência em 20 dias.
Pessoal,
hoje recebi um email com a informação da conclusão de meu processo, data de 31/07/2022.
Recebi um anexo em PDF com meu assento de nascimento. ;-)
Será que irei receber também via correios?
Valeu novamente pessoal, especialmente @Leticialele e @gandalf .... sempre precisos e atenciosos.... Vcs são nota 10 mesmo!
Agora é partir para de meus filhos e mulher! ;-)
Boa semana a todos!
@leonunes
Só pra confirmar, no assento está escrito a data do registo como 31/07/22, domingo, e ainda por cima furando a greve?
E seu processo é o Leonardo N & Daniela N?
Se recebeu o assento por e-mail eles não encaminham a carta.
@Aleborges
aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561
a transcrição pode ser dispensada para filhos se o português (pai/mãe) foi o declarante na certidão do requerente antes de 1 ano de idade, o outro cônjuge não for português, é o primeiro (ou único) casamento.
Se o assento atual de seu pai tem mais de 5 anos, você deve pedir um assento de nascimento novo pelo CivilOnline por €10. Receberá por email em 24h úteis. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
Não faça pelo consulado, que leva 12-18 meses e tem uma lista de documentos maior.
Faça pelo ACP que leva 5-6 meses. Ambos chegam ao mesmo resultado, a nacionalidade, mas são caminhos diferentes, docs diferentes. Basta mandar os documentos por DHL (se não tiver um perto, pode ser por SEDEX-EMS, mas demora mais).
Essas coisas podem parecer novidade para você, mas é o que todos usam aqui no fórum há anos. Siga as instruções e vai se dar bem.
@gandalf
Atualizando o processo do meu filho.
Como não consegui esperar, semana passada entrei no civil online e paguei 10 euros pela certidão.
Chegou hoje email do ACP com o assento em PDF.
Edição: chegou na sexta (29/07). Vi apenas hoje porque caiu no SPAM.
@Rodrigo79
Dá uma boa conferida nos dados do assento. Vc viu o caso do CarlosASP.
E a data do registo foi de fato dia 28/07/22?
@gandalf
Não. Bolinha 7 verde dia 28 mas a data do registo é dia 22/07, exatamente um mês após bolinha 6 verde (informado aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297513/#Comment_297513).
@Rodrigo79
Eu quis confirmar, agora que recebeu o assento, porque logo vc que acerta o de todo mundo na planilha não acertou o do filho?
Em casa de ferreiro o espeto é de pau! Rsrsrs
@leonunes , parabéns!!! Comemore com muito vinho verde e bacalhau!!!
@Rodrigo79 , parabéns ao seu filho!!! Suco de uva para ele!!
Obrigado @Leticialele
@gandalf eu nem mexo na planilha com medo de bagunçar ela toda.
Você pode me dizer qual era a previsão inicial do processo dele? Teve uma exigência (CNH).
@Leticialele .... farei isto sim! ;-) Obg!
@gandalf ... sobre a data do assento de nascimento, consta 29/07/2022. No sistema que acompanhamos o processo está 31/07 com finalizado. E recebi o email hoje às 6h da manhã com o PDF do assento. Logo, não receberei a via física neh... em que pese na tramitação do sistema indique que irei receber no meu endereço (msg padrão).
Pessoal, boa tarde!
Espero que estejam todos bem!
Enviei minha solicitação e dos meus 2 irmãos em fevereiro para a ACP. No dia 25/02/2022, recebi as chaves de acesso para acompanhar nossos processos.
Porém, desde segunda-feira dia 18/07/2022, foi aprovado e está na bolinha 7 (em marrom) o processo dos meus irmãos, o meu está na bolinha 4 (em marrom).
Esperei para ver se meu processo atualizava, mas até o momento nada. Enviei um e-mail para o arquivocentral.porto@irn.mj.pt no dia 25/07, para saber alguma informação e até o momento não me responderam.
Hoje pela manhã, recebi um e-mail da ACP informando o assento de um dos meus irmãos, este foi concluído com sucesso. Do meu outro irmão ainda está na bolinha 7 e o meu segue na 4.
Alguém poderia me dar alguma orientação no que eu posso fazer, referente ao meu processo? Como poderia entrar em contato com eles para obter alguma informação atualizada?
Desde já agradeço!
@Rodrigo79
Geralmente na hora da análise eles decidem: ou aprova, ou tem exigência.
O seu teria aprovado 13/06/22 se não fosse a exigência, mas 9 dias depois já tinha sanado e foi aprovado em 22/06/22.
O dele aprovou com 134 dias. Menos os 9-10 dias da exigência, seriam 124 dias. Para menores a média de aprovação está em 118 dias. Passou umas 2 semanas só.